O idioma grego possui uma história rica e repleta de influências, como a criação de palavras em outras línguas e até originar novos idiomas. Por conta desses fatores, pode-se notar como a língua grega teve um papel muito influente no desenvolvimento de vários aspectos na cultura ocidental.
Apesar de ser um idioma que apresenta certa complexidade devido a sua gramática e pronúncia de palavras, não se pode ignorar a rica história que a língua grega carrega. Dessa forma, aqueles que dedicarem a atenção adequada ao idioma grego podem conhecer a origem de muitas questões linguísticas do ocidente.
Como surgiu o idioma grego?
Toda a origem do idioma grego guarda muitas teorias em diversas partes de sua história. O começo se dá com o protoindo-europeu, uma suposta língua que nasceu quando povos da Índia passaram a conviver com os europeus. Em sequência, nasce o protogrego, que vai originar o grego micênico e ser escrito em cuneiforme linear.

Quando o ano de 800 a.C. chegou, o grego micênico foi substituído pelo grego clássico, que já contava com a criação de seu alfabeto. Também vale comentar que existe a ideia de que o alfabeto grego tenha começado por meio dos escritos fenícios, sendo esta uma das propostas mais aceitas pelos estudiosos.
O grego antigo pôde evoluir com vários momentos de desenvolvimento, a exemplo da fase helenística juntamente do período bizantino. Após a queda do império bizantino, por sua vez, determina-se o início do grego moderno, falado atualmente. Ou seja, a língua grega (também chamada de língua helênica) faz parte da família linguística indo-europeia que se originou na região sul dos Bálcãs.
Dessa forma, toda a história do idioma grego começa no oeste da Ásia Menor e ao redor do Mar Egeu (porção do Mar Mediterrâneo). A língua sofreu inúmeras modificações até chegar na versão moderna, que possui muitas diferenças em relação ao grego clássico, como as pronúncias diferentes, mas mantendo as escritas idênticas.
Quais países falam grego?
A Grécia é certamente o primeiro dos países que falam grego que vêm a mente quando se pensa nessa questão. No entanto, além desse exemplo, existem outros países que reúnem falantes do idioma grego listados logo abaixo – veja:
- Grécia;
- Chipre;
- Austrália;
- Albânia;
- Austrália.
A Grécia e o Chipre são os países que adotam o idioma grego como oficial. Logo, são os que possuem a maior distribuição de falantes da língua. Também é perceptível como a união de vários povos na região também foi responsável por enriquecer o vocabulário grego, fator este que também tem certo peso para o idioma ser bastante conhecido.
É difícil de aprender a falar em grego?
É difícil aprender o grego já que, além do seu alfabeto diferente e suas questões gramaticais, a pronúncia de algumas palavras podem desafiar os que desejam aprender a falar o idioma.
Assim, uma dedicação cuidadosa para compreender o alfabeto e a gramática da língua, treinamento constante de leituras de materiais do próprio grego e aperfeiçoamento da própria língua materna são algumas dicas que podem auxiliar no aprendizado do idioma grego.
Por isso, sempre que se for fazer materiais ou discursar, é interessante contar com um serviço capacitado para trazer uma tradução adequada. Com isso, é possível diminuir as chances de seu material ser mal interpretado e, assim, você conseguirá passar sua mensagem com a melhor precisão.
Desse modo, contar com a AGBT é a escolha mais adequada! Por meio de todo nosso conhecimento e possibilidade de fazer um rápido orçamento conosco, você consegue planejar bem a tradução que deseja fazer e, assim, obter um aproveitamento maior de seu material!
Influência do idioma grego
O idioma grego teve muita influência na criação de várias línguas do ocidente, a exemplo do português, francês e italiano. Tanto em vocábulos como em áreas a exemplo da matemática, medicina e filosofia, a língua grega aparece não só para criar palavras, mas também estabelecer uma estrutura de métodos para construir esses tipos de conhecimento.
Junto a isso, eventos como Jogos Olímpicos, modelos de governo como a democracia e avanços no teatro são outras influências muito relevantes da língua grega. Além disso, também é possível enxergar no vocabulário científico a influência que o idioma exerce.
Curiosidades do grego
Ser uma das línguas oficiais da União Europeia e ter influência na formação de palavras da língua portuguesa são algumas curiosidades bem marcantes do idioma grego. Além desses, existem outros pontos muito relevantes que essa língua oferece devido a todo o seu poder de influência e riqueza!
O idioma grego moderno não era língua oficial da Grécia até 1976
Na Grécia, a língua grega moderna só foi estabelecida como oficial em 1976. Mesmo que isso pareça estranho, isso aconteceu porque antes de 1976, o idioma que a Grécia tinha como o oficial era uma vertente do grego que vinha da versão clássica da língua, sendo que esta tinha origem do idioma grego bizantino.
Língua oficial da União Europeia
O idioma grego faz parte das 24 línguas oficiais da União Europeia e possui 17 milhões de falantes na atualidade. Países como a Grécia e o Chipre tem essa língua como idioma oficial, além de outros locais também contarem com uma quantidade de falantes, a exemplo da Albânia e até mesmo a Alemanha.
Produção de conhecimentos diversos
A produção de conhecimentos diversos é outro ponto relevante do idioma grego, já que a valorização da busca pelos saberes era uma das características do lugar. Desde conhecimentos matemáticos, como se pode ver em “Os Elementos”, do matemático grego Euclides, até os diálogos platônicos e desenvolvimento da medicina, nota-se como a variedade de conhecimentos também fortaleceu a divulgação do idioma grego.
Formação de palavras na língua portuguesa
A relevância que o idioma grego possui na formação de palavras na língua portuguesa é uma curiosidade bastante interessante, já que diversos termos nascem com base nas palavras do grego. Segue alguns exemplos de palavras da língua portuguesa com origem em vocábulos gregos logo abaixo:
- Clorofila – utiliza o termo grego Clorós, que significa verde;
- Monólogo- utiliza o termo grego monós, que significa só;
- Atmosfera- utiliza o termo grego atmós, que significa vapor;
- Hexágono- utiliza o termo grego héx, que significa seis;
- Telefone- utiliza o termo grego telê, que significa longe.
Por meio de todas essas palavras listadas, percebe-se como o significado de palavras que usamos cotidianamente possuem influência da língua grega. Isso reforça bastante a capacidade de influência que o idioma apresentou no desenvolvimento de sua história.
Importância para o cristianismo
O idioma grego teve um papel fundamental na bíblia cristã, pois o Novo Testamento foi escrito no grego Koiné. Assim, o fato da língua grega ser a mais popular da época permitiu que muitos leitores conferissem a Bíblia e, assim, a divulgassem para outras partes do mundo, permitindo que mais pessoas conhecessem as ideias cristãs na época.

Percebe-se como o idioma grego reúne uma história muito rica e, devido a todo o seu caráter de valorização do conhecimento, influenciou diferentes áreas do mesmo. Dessa forma, fica claro como o uso da língua é extremamente relevante e deve considerar os impactos que terá cada cultura ao recebê-la, pontos esses essenciais nas traduções.
Assim, para garantir que as suas traduções considerem os fatores necessários para serem bem recebidas, contar com a AGBT Traduções, por sua vez, é a escolha mais adequada que você tem. Com a nossa equipe rigorosamente escolhida e toda a experiência que contamos, podemos proporcionar o tratamento que os seus materiais precisam durante as traduções e transmitir a sua mensagem da forma desejada em outros idiomas!