Em termos de curiosidades linguísticas, português é aquele que entra para a lista dos idiomas mais interessantes. Não apenas é a nossa língua materna, como também demonstra um choque cultural entre o antigo, representado por Portugal, e o novo, na figura do Brasil.
A história do país que nos deu nossa língua mais falada, Portugal, é riquíssima, pois essa nação, pequena hoje em dia, já foi uma das grandes potências no mundo inteiro. O Brasil fazia parte de seu domínio mundial, e por isso, herdou tantos traços culturais portugueses.
Curiosidades linguísticas do português: ele é uma língua de apelo emocional tanto quanto histórico para nós.
Além da origem, é preciso falar também da influência do idioma português, uma vez que ele foi espalhado não apenas na América do Sul, com o Brasil, mas em países africanos também.
De fato, muitos países que não dividem a mesma fronteira compartilham da mesma linguagem. Isso faz parte das curiosidades linguísticas do português.
A influência da língua portuguesa é tamanha que já alcançou até mesmo a China, mas poucos sabem das curiosidades linguísticas do português nessa parte do mundo.
Tudo isso tem a ver com a história europeia, na qual Portugal foi protagonista por séculos. A língua portuguesa foi, e ainda é, importante como um instrumento comercial.
Conheça a seguir as principais curiosidades linguísticas do português, que vão desde a origem do idioma em seu berço cultural até as variações e locais no mundo inteiro por onde se espalhou. Veja também a importância comercial da língua portuguesa e porque o mundo acha que o Brasil está na vanguarda desse idioma tão importante.
Principais curiosidades linguísticas do português
Quanto mais estudamos o idioma e mergulhamos na cultura portuguesa, brasileira e de outras nações que sofreram a sua influência, mais as curiosidades linguísticas do português se amontoam. Mas, vale a pena conhecer as principais, pois estas abrangem tanto os aspectos mais comuns, quanto os menos conhecidos dessa língua.
Podemos encontrar curiosidades na origem do português, nos países onde essa é a língua oficial e nas fusões linguísticas, como é o caso do “portunhol” uruguaio.
Origem
Esse idioma que falamos e transformamos diariamente tem uma história mais antiga do que podemos imaginar. Entre as curiosidades linguísticas: português tem as suas origens bem intrigantes.
Para resumir, o português tem origens diversas. Uma na vulgata latina, isto é, no idioma latim informal ou neolatim, e outra origem está no árabe.
A terceira origem é a língua galega, já que o português surgiu de uma amálgama entre esses antigos idiomas.
O contexto histórico para a origem se deu na Europa, a cerca de 2000 anos atrás. Naquela época, o que incluía a região que se tornaria as nações de Portugal e Espanha, era dominada pelo império romano. E qual era o idioma oficial do império? O latim.
Mas, o latim utilizado nas províncias romanas era vulgar, diferente daquele usado nos escritos e poemas. Além disso, as regiões do império eram cosmopolitas, o que significa que aderiram à cultura dos povos conquistados. Era uma espécie de “globalização”, mas em pequena escala.
Com isso, o idioma latim vulgar tomou “emprestado” termos de outras línguas e formou novos dialetos, e deles nasceram o castellano, o catalão e o galego-português, que é a origem mais próxima do português atual.
Países de língua oficial portuguesa e que não fazem fronteiras uns com os outros
Essa é uma das curiosidades linguísticas do português que não vemos em outros idiomas. Por exemplo, alguns países que falam inglês fazem fronteira uns com os outros, como é o caso dos EUA e do Canadá.
Nenhum país que fala português faz fronteira com outro de língua portuguesa por dois motivos. O primeiro é o fato de Portugal ter sido um império no passado, que obteve colônias por todo o mundo, como na África e, obviamente, o Brasil, que foi a maior de todas.
O segundo motivo é a nossa história brasileira. Mesmo com suas proporções continentais, o Brasil nunca se dividiu em território e formou outros países.
Essa unificação permitiu que um só país falasse português, o que é diferente de outros países da América do Sul que falam espanhol e fazem fronteira uns com os outros.
Linguagem mais falada em um continente
Ao considerar a América do Sul como um continente próprio, podemos dizer que o português é a língua mais falada no mesmo continente.
Tudo isso devido ao Brasil, cuja língua oficial é o português, e que possui dimensões e populações equivalentes a um continente inteiro.
Em outras palavras, só no Brasil falamos mais português do que todos os países que falam inglês na América do Norte e do que todos os que falam espanhol na América do Sul.
Português como língua oficial de parte da China
Essa é uma das curiosidades linguísticas do português que poucos conhecem! Mas, quando falamos da região de Macau, essa informação fica mais clara. Nessa região, há dois idiomas oficiais: o chinês e o português.
O portunhol uruguaio
Apesar de o Uruguai fazer fronteira com o Brasil, não podemos dizer que o português é a língua oficial desse país, já que essa função cabe ao espanhol. No entanto, é inegável que o chamado “portunhol” é falado entre mais de 100 mil pessoas no país.
Com todos os sotaques e adaptações, os uruguaios adotaram, de maneira informal, o “portunhol” como parte de seu vocabulário.
A importância comercial da língua portuguesa
O Brasil ocupa uma posição única no que diz respeito à disseminação do português brasileiro com intenções comerciais. Por um lado, é uma das maiores economias do mundo, um país com população que já ultrapassou 200 milhões de pessoas e que possui a terceira língua mais falada do Ocidente. Por outro lado, não possui políticas públicas para disseminar o português no mundo.
É uma posição paradoxal na qual o idioma português brasileiro simplesmente é aprendido por cidadãos ao redor do mundo por inércia, porque mesmo sem o foco certo, o Brasil é um país enorme em termos geográficos e culturais. Por isso, sua influência ainda persiste no cenário internacional.
O inglês americano e britânico são bem mais agressivos nesse sentido, pois é lógico que a dominância de idioma deve condizer com a dominância econômica. Mas no Brasil, há um descompasso absoluto entre as duas.
Se o poder público brasileiro investisse em disseminar o nosso português lá fora, a própria economia do país, bem como sua imagem perante a comunidade internacional, seria bem diferente.
Mas se não há políticas públicas que possam melhorar essa situação, o mercado faz isso. Indicadores mostram que o mercado online de idioma português, com ênfase no Brasil cresceu e continuará nesse ritmo.
Brasil na vanguarda da língua portuguesa
Por conta de seu tamanho e influência cultural, o Brasil já passou Portugal como representante mais forte do idioma, e tem o potencial de até mesmo sobrepujar o inglês americano como a língua mais falada em todos os continentes do mundo.
Porém, é necessário investir nesse mercado e ativar os pontos de aprendizado da língua ao redor do mundo, assim como os Estados Unidos já fazem.
Ao vermos as mais interessantes curiosidades linguísticas do português, vemos o quanto o nosso idioma é rico em história e cultura.
Porém, vemos além disso, já que é um idioma que está em constante evolução e que tem o potencial para influenciar estudantes de línguas estrangeiras no mundo todo e tornar o Brasil uma potência linguística e econômica.