Para pessoas que sonham com esse país, conseguir o desejado visto para os Estados Unidos é o primeiro passo para realizar esse sonho. O visto se faz necessário até mesmo para turistas que estão apenas de passagem, independente da cidade ou estado que desejam visitar dentro dos EUA.
Para que esse sonho se realize, antes de tudo é preciso estar com o passaporte em dia ou tirar um novo. Depois disso, é hora de buscar pelo visto por um consulado e só assim entrar no país legalmente se torna possível.
A seguir, confira como tirar o seu visto para os Estados Unidos e realizar o sonho de conhecer a famosa Terra do Tio Sam!
Quais são as vantagens de se tirar visto para os Estados Unidos?
A primeira vantagem consiste na possibilidade de conhecer um novo país, visitar a família ou até mesmo permanecer em solo americano por algum motivo específico, como cursos e intercâmbios. Para que essa estadia seja possível e legal, é necessário que a pessoa tenha o documento vinculado ao passaporte.
Com o visto em mãos, é possível visitar todos os lugares e atrações possíveis dentro dos Estados Unidos. Atualmente, existem alguns tipos de visto americano, entre os principais podemos citar o visto de turista (considerado o menos burocrático de todos e mais fácil para conseguir), visto familiar, visto para estudante e visto para trabalho.
Documentos importantes para tirar visto para os Estados Unidos
Para a retirada desse visto, é necessário ter em mãos alguns documentos importantes, que devem ser entregues presencialmente em um consulado disponível no Brasil. No momento, os mais importantes para obter esse visto são:
- Passaporte brasileiro (a validade deve ser superior a 6 meses);
- Passaportes antigos que estejam vencidos (caso a pessoa tenha);
- Formulário DS-160 que esteja impresso e com código de barras visível.
Além desses documentos, o recibo original do pagamento realizado pela taxa do visto para os Estados Unidos, também deve ser apresentado de forma presencial no consulado, junto de todos os documentos citados.
O que pode dificultar na hora de tirar visto para os Estados Unidos?
Muitas pessoas infelizmente podem sofrer com a situação de visto negado e esses casos são decorrentes da falta de informação suficiente, escolha inadequada do tipo de visto, apresentação de documentação errada, um itinerário incompleto ou incorreto. Além desses motivos, muitos outros podem levar para o visto ser negado. Por isso, é necessário atenção.
O visto para os Estados Unidos é um documento que funciona como autorização oficial para entrar em solo americano. Seu principal objetivo é constatar que o turista é uma pessoa idônea e que tenha a possibilidade de custear sua própria estadia no país. Por conta disso, o processo é considerado burocrático e demanda atenção a todas as informações.
Como tirar o visto para os Estados Unidos: Passo a Passo
Para pessoas que sonham em conhecer os Estados Unidos e já estão vendo os detalhes da viagem, separamos aqui o passo a passo de como tirar visto para entrar no país legalmente e como turista.
Lembrando que o visto para os Estados Unidos se faz necessário para entrar em qualquer cidade ou estado do país. Além disso, o processo é considerado bastante burocrático. Por isso, depende de um planejamento prévio, feito antes mesmo da compra de todas as passagens aéreas. Conheça o processo para tirar o visto a seguir:
Preenchimento do formulário de solicitação DS-160
A primeira coisa que um futuro turista precisa fazer para conquistar o visto para os Estados Unidos é o preenchimento de um formulário de intenção presente no site do Consulado responsável pelos Estados Unidos.
Esse formulário deve ser respondido em inglês e de forma correta. Caso seja respondido com erros, o processo deverá ser feito novamente. Pessoas que não falam inglês podem pedir ajuda para alguém fluente da família ou até mesmo contratar uma Agência de Tradução. Também é possível traduzir algumas informações pelo próprio site.
Uma grande dica para preencher esse formulário é contar com a organização de todos os documentos. Além disso, procure limpar o histórico do computador e finalizar todas as tarefas paralelas antes de iniciar o preenchimento.
Validade DS-160
É preciso ressaltar que o DS-160 tem uma validade. Atualmente, ele é válido por apenas 6 meses, portanto, caso a entrevista com consulado não seja realizada dentro desse prazo, será necessário responder um novo formulário do zero.
Pagamento da taxa de solicitação (MRV)
Para tirar o visto para os Estados Unidos é necessário realizar o pagamento de uma taxa de US$ 160, aproximadamente R$ 813. Essa taxa é denominada como MRV, sigla que se refere a “Visto Legível por Máquina”. Lembrando que essa taxa é obrigatória e não reembolsável.
Agendamento da entrevista
Após o pagamento do MRV, a pessoa deverá aguardar o prazo de 2 dias úteis para realizar o agendamento oficial para uma entrevista com o consulado responsável pelos Estados Unidos. O agendamento pode ser feito com a utilização do site do Governo Americano, mas também é possível realizar através do telefone.
Para efetivar um agendamento, é preciso que a pessoa esteja com o número responsável por identificar o boleto da DS-160 em mãos e também o recibo de pagamento. Após escolher uma data para a entrevista, é necessário também escolher qual será a forma para entregar o passaporte.
CASV
Antes mesmo da entrevista para tirar o visto, a pessoa deverá comparecer ao CASV, uma espécie de centro de atendimento ao solicitante. Nesse ambiente, os dados biométricos serão recolhidos, assim como o passaporte válido e o formulário preenchido do DS-160.
Pessoas menores de 15 anos ou maiores de 66 não precisam que a digital seja recolhida. Eles deverão entregar somente uma foto 5×7 e a confirmação do DS-160. Essa foto deve ser feita em um fundo branco e sorrindo.
Atendimento
Para esse procedimento, o solicitante deve comparecer em um CASV das 7h às 16h. Normalmente, essas unidades funcionam em dias úteis e na cidade de São Paulo é possível também agendar aos domingos.
Entrevista
Para a entrevista com o consulado, a pessoa deverá comparecer com o passaporte e o formulário com código de barras. Em alguns casos, o oficial pode pedir para ser entregue alguns comprovantes financeiros, necessários para comprovar que o viajante poderá custear sua viagem.
Nesse caso, vale entregar Imposto de Renda, comprovantes de renda, carteira de trabalho ou até mesmo contracheques. Para pessoas que não possuem renda, vale utilizar certidão de casamento e comprovante de renda dos pais ou responsáveis.
No dia da entrevista com o consulado, evite a utilização de bolsas grandes, aparelhos eletrônicos, mochilas e relógios digitais.
Entrega do Visto
Após realizar todos os passos de forma correta, é provável que o visto seja concedido. Atualmente, cerca de 95% de todos os pedidos para visto são concedidos aos brasileiros.
Para os aprovados, o passaporte com o visto é enviado diretamente para a casa ou para um CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Também é possível receber o seu visto por uma transportadora, que leva em torno de duas semanas para a entrega ser feita.
Entrar nos Estados Unidos não é uma tarefa fácil mesmo para um simples turista. Porém, para quem quer saber de todos os processos e consegue arcar com o procedimento de viagem, o visto para os Estados Unidos têm muitas chances de ser concedido. Por isso, procure se informar o máximo possível e organizar todos os documentos necessários e de forma prévia antes de iniciar o processo. Boa viagem!