Aprender inglês é considerado por muitas pessoas algo absolutamente obrigatório, uma vez que as relações se expandem cada vez mais para além das fronteiras das nações no mundo globalizado.
Já faz alguns anos que o inglês é praticamente uma disciplina escolar obrigatória, e de forma cultural é praticamente impossível que um indivíduo não conheça uma ou outra palavra, expressão ou frase em inglês que se mistura com a nossa própria língua ou é adaptada para nosso idioma.
Tudo isso aponta para uma só direção, a do inglês como uma língua absolutamente necessária. E há de fato inúmeros benefícios práticos em conhecer o idioma, não só apenas para o gosto pessoal por entretenimento ou uma espécie de enviesamento cultural.
Hoje o inglês é universalmente importante e é utilizado até mesmo como uma espécie de “supra-língua”, uma língua global. Venha aprender onde você pode utilizar a língua e qual importância de aprender inglês!
Países com inglês como língua oficial
Embora o idioma inglês seja associado em muito à Inglaterra e ao Estados Unidos, há diversos países que adotaram o idioma como língua oficial, o que reforça ainda mais a necessidade de aprender inglês.
Na verdade, devemos voltar a outro fato que já mencionamos no início de nosso artigo, praticamente hoje o inglês é uma espécie de “supra-idioma”, falado em todo o mundo e utilizado geralmente como um suporte linguístico.
Com suporte linguístico queremos dizer que na dúvida, indivíduos de línguas diferentes e com dificuldades em se comunicar optam pelo uso do inglês, assim a barreira linguística é quebrada pelo menos temporariamente.
Isso acontece com diversos países, porém há outros onde o inglês também foi adotado por razões culturais mais profundas, sejam por colonização da Inglaterra ou por outros movimentos culturais mais naturais.
Além dos Estados Unidos e da Inglaterra que já foram mencionados, o inglês é língua oficial na Jamaica, Granada, Malta, Guiana, Nova Zelândia, Irlanda, Porto Rico, Trindad, Bahamas e Austrália.
Claro, muitos desses países falam pelo menos duas línguas, como a Irlanda que fala irlandês e inglês, mas isso significa que pelo menos nas metrópoles as chances de encontrar falantes de inglês são muito prováveis e praticamente garantidas.
Esses são países ideais para se visitar para quem está no processo de aprender inglês ou mesmo já aprendeu e agora quer colocar em prática os seus dotes como bilíngue. O inglês, como já mencionamos, exerce uma forte influência cultural em todo mundo, não só pela sua grande presença como por sua cultura de entretenimento, de obras de arte e outras mídias que envolvem a língua. Isso reforça o interesse e a necessidade de aprender inglês.
Por isso é muito importante que pelo menos boa parte das pessoas, talvez a maioria, conheça o idioma. Isso já se tornou praticamente uma espécie de requisito em algumas empresas, e com o avanço da globalização nada indica que esse processo irá regredir, justamente o contrário, provavelmente só será mais e mais avançado. Então, não há motivos para não correr atrás e finalmente aprender inglês!
Onde é um bom lugar para turistar quando se está aprendendo inglês?
Aprender inglês pode variar bastante de pessoa para pessoa. Algumas têm muito mais facilidade para aprender e lidar com a língua, já outras demoram mais tempo para se adaptar e então começar a entender de maneira mais completa o idioma, até mesmo a começar a falá-lo com mais segurança.
Seja como for, como já mencionamos, é importante aprender inglês para que esses obstáculos sejam preponderantes e decisivos. Tanto para aqueles que sentem mais facilidade quanto para aqueles que tem mais dificuldade, a convivência com falantes nativos ou com um ambiente onde falar a língua é mais natural é extremamente benéfico.
E para isso visitar e turistar em países que falam inglês é uma excelente opção. A opção mais clássica e mais visitada é, claro, os Estados Unidos. O país é um gigante do entretenimento e praticamente todas as pessoas gostariam de visitá-lo.
Hoje o país é também um representante máximo da língua, mesmo que ironicamente a língua leve o nome do seu colonizador, Inglaterra, é os Estados Unidos que sempre é associado primeiramente ao inglês.
Essa associação não é por acaso, e acontece justamente devido ao peso que esse país tem sob o resto do mundo. Então se você deseja aprender inglês, esse é um destino que pode ser decisivo para realizar uma visita!
Outros países da Europa também são excelentes opções. Lá você pode encontrar alguns povos que falam inglês de maneira bastante peculiar que podem até mesmo enriquecer o seu vocabulário e refinar o seu ouvido para o idioma.
Além de poder conhecer a nação que deu origem ao idioma. Outra vantagem de viajar pela Europa é a livre circulação em diversos países diferentes, o que pode enriquecer bastante sua experiência.
Qual é o melhor lugar para turistar se você quer praticar seu inglês?
De todos os países que mencionamos, há países que aqueles que já aprenderam inglês e querem colocar em prática devem com certeza visitar. Na verdade, eles podem até mesmo ser os que citamos anteriormente.
Os Estados Unidos são com certeza mais uma opção para esses estudantes mais avançados. Lá o que não vai faltar serão interações humanas que forçarão qualquer pessoa a utilizar o idioma e todos os seus recursos.
Mas aprender inglês e, na verdade, qualquer outro idioma é uma experiência que sempre deve ser reforçada e refinada, então para entender novas formas de comportamento da língua também pode ser interessante que outros lugares que falam inglês como Irlanda, Inglaterra e Austrália sejam visitados.
Assim, o estudante de inglês irá conhecer sotaques, maneirismos e conotações diferentes do inglês americano mais tradicional. Tudo isso pode enriquecer bastante a experiência daquele que já aprendeu inglês, mas quer continuar o seu estudo e reforçar todas as suas lições.
E claro, além de visitar esses lugares, é importante que mídias no idioma sejam consumidas, tais como obras literárias, poemas, filmes, músicas e outras formas de lidar com o idioma sejam implementadas em sua vida. É absolutamente necessário que tudo isso seja considerado.
Há algum lugar que não é recomendado para turistas que estejam aprendendo inglês?
Mencionamos diversos lugares onde aprender inglês é bastante interessante. Mas claro, talvez haja lugares onde, para quem está aprendendo, não seja tão interessante assim. Para os iniciantes talvez visitar países onde a língua é falada com muito sotaque e maneirismos não seja uma boa ideia. Esse seria o caso da própria Irlanda, um país cuja fonte do idioma está fortemente impactada pela outra língua da nação.
Claro, isso não é exatamente algo sério, mas deve ser calculado para pessoas que estão bem no início do processo, o ideal é enriquecer a experiência visitando pelo menos a própria Inglaterra.
Outro país europeu como Nova Zelândia também pode ser um país excelente para se visitar por diversos outros motivos, mas não necessariamente para quem está nos processos iniciais de aprender inglês. Podemos também colocar nessa lista Guiana e Malta, e outros países onde a presença do inglês está bastante misturado por outros idiomas.
Como a AGBT pode te ajudar?
E seja para qualquer tipo de situação de aprender idioma, especialmente aprender inglês, a AGBT pode te ajudar! A AGBT é uma agência de tradução com responsabilidade e confiança e pode trazer para sua vida o inglês com o suporte da tradução em legendagens, em tradução simultânea e outros serviços.
Com esse suporte da tradução fica muito mais fácil aprender inglês! Então se você precisa de uma aula, vídeo ou qualquer que seja o produto em língua estrangeira, procure a AGBT para traduzi-lo e enriqueça sua experiência!