Além de ser um idioma de extrema importância, as curiosidades do francês também demonstram sua relevância e singularidade. Certamente uma das línguas mais faladas em todo mundo, e com uma carga histórica e cultural imensa, o francês é um idioma conhecido por ser bonito, charmoso e importante para obter uma boa carreira.
Ainda que esse idioma fique atrás do inglês e do espanhol como mais falados, ainda está entre os 10 mais usados no mundo inteiro. Diferente do mandarim, que é disseminado mais em uma região somente, o francês é falado na América do Sul e do Norte, na Europa e na África. A sua influência remete aos tempos do colonialismo e consequente imperialismo, isto é, ao domínio da França sobre outras nações, o que reflete na influência cultural até hoje.
Conheça a seguir as principais curiosidades do francês, bem como os países que adotaram esse idioma como o oficial e qual a importância no francês no mercado atual!
Quais as maiores curiosidades do francês?
Uma língua que possui séculos de história, e que é atualmente falada por mais de 130 milhões de pessoas ao redor dos continentes, com certeza tem muitos fatos curiosos em sua origem e evolução.
Conheça agora as principais curiosidades do francês.
Língua oficial da Inglaterra
Sabemos que, historicamente, a Inglaterra e a França foram rivais durante séculos, literalmente. Como é o caso da Guerra dos Cem Anos, que ocorreu entre os séculos XIV e XV. Hoje em dia, a rivalidade é mais cultural, e tem semelhança com a nossa rivalidade brasileira contra os argentinos.
Por isso, uma das maiores curiosidades do francês é saber que esse já foi o idioma oficial da Inglaterra. Isso ocorreu do ano de 1.066 até 1362. Deixando indícios em palavras como “fiancée” ou “pardon”. De fato, cerca de 30% das palavras do inglês têm origem na língua francesa.
“C’est pas mal” não é o que parece
Ao ouvirmos o “mal” nessa expressão já somos induzidos a pensar que significa alguma forma de insulto ou, no mínimo, uma crítica. Mas na verdade trata-se de um elogio!
Como parte das curiosidades do francês, essa expressão traduzida literalmente é “Não é/está ruim”. Mas no português isso não soa como elogio. Falar que algo não é ruim é bem diferente de falar que é bom. Mas no francês quer dizer que algo é bom, de fato.
“Madame” para todas
Essa é uma das curiosidades do francês mais interessantes, pois envolve o uso da palavra aqui no Brasil, “madame” se refere a uma mulher, geralmente mais velha e rica. O termo está intimamente ligado à condição econômica e social de uma mulher. Mas no francês qualquer mulher pode ser madame. As mais jovens recebem o termo “mademoseille”, mas também podem ser chamadas de madame.
Inglês no francês
Após ver as curiosidades do francês relativas à história da França e da Inglaterra, faz sentido que o francês tenha palavras em inglês e vice-versa. Palavras como “weekend” e “parking” foram puxadas direto do inglês.
Mas é preciso mencionar que essa mistura ficou no passado em boa parte, uma vez que os franceses, especialmente as autoridades especializadas em veicular o idioma ou qualquer produto de comunicação, realmente protegem a língua materna.
Um fato curioso é que os canais franceses não possuem opção de filmes com áudio estrangeiro. Esse é um dos fatores que explica o fato da população francesa usar cada vez menos palavras em inglês. É um fenômeno bem diferente do idioma português, que abraça os termos em inglês cada vez mais.
Números confusos
Uma das curiosidades do francês mais conhecidas para quem estuda o idioma são os números. Até o número sessenta, não há nenhuma mudança. A partir daí as coisas ficam um pouco complicadas. É preciso fazer uma espécie de “conta” para escrever ou pronunciar os números.
O número setenta, que é dito “soixante-dix”, soaria literalmente como “sessenta-dez”. Já o oitenta é “quatre-vingt” o que poderíamos traduzir como “quatro-vinte”. Como se vê, é preciso saber um pouco de matemática básica para aprender francês.
Chez
Quem estuda francês se depara frequentemente com essa palavra, que é uma preposição de origem celta. Por isso é impossível achar uma tradução literal dela em português.
A preposição soa complicada, mas não é tanto assim. “Chez” significa “em casa”, “na casa de”, entre outras variações. O famoso “Chez moi, chez toi?” é nada além de “Na minha casa ou na sua?”
Chez… em restaurantes
Outra das curiosidades do francês: você já reparou que muitos restaurantes possuem a palavra “Chez” em seus nomes? Isso é um fato puramente cultural. Na França, é comum que alguns restaurantes sejam, em essência, uma parte estendida da sala de jantar das famílias, onde as pessoas se reúnem para comer.
EUA e França
Por questões histórico-culturais, diversos estados e cidades dos EUA usam o francês ou alguns de seus dialetos. As regiões mais conhecidas são as de Vermont, Louisiana, Dakota do Norte, Rhode Island, Massachusetts e Michigan.
Árabe e francês
O francês é uma língua que influenciou muitas outras? Com certeza, mas também recebeu impacto de outras culturas idiomas. Mas o fato do árabe ser uma dessas influências é uma das maiores curiosidades do francês. Aproximadamente 400 palavras usadas até hoje no francês possuem origem árabe.
Podemos citar: “sucre”, “coton” e “satin”, que significam “açúcar”, “algodão” e “cetim”, respectivamente.
Ironia em pontuação
Antigamente, era necessário usar um ponto de interrogação invertido nas palavras escritas para indicar uma ironia na frase. Conforme a língua e, principalmente, a interpretação textual evoluiu, esse ponto foi excluído do idioma.
Quais são os países onde o francês é a língua oficial?
O francês está presente no mundo há séculos, e já foi, assim como deixou de ser, a língua oficial de diversos países e regiões. Isso ocorreu porque a França era uma região, hoje em dia um país, que influenciou pessoas, locais e culturas ao longo de séculos.
Por isso, não é à toa que atualmente 56 países falam francês, seja como idioma oficial ou como uma língua co-oficial. Veja alguns abaixo:
- Togo
- Senegal
- Costa do Marfim
- Mônaco
- Polinésia
Outros países já têm o francês como uma segunda língua oficial
- Suíça
- Luxemburgo
- Camarões
- Haiti
- Bélgica
- Canadá
- Madagascar
A lista de idiomas demonstra o quanto o francês ainda é uma língua usada e que justifica o número de pessoas que a estudam em todo o mundo.
A importância do francês no mercado mundial?
Eis um fato que, isolado, já demonstra a importância do francês para o mercado internacional: essa é a terceira língua mais falada no mundo dos negócios. Além disso, a França nunca deixou o posto de uma das maiores economias do mundo, além de gozar da segunda posição como o PIB mais alto em toda a Europa.
Esses fatos vão de encontro com outro: boa parte das maiores empresas do mundo (31 de 500) são francesas. Ao falarmos de marcas como Renault, L’oreal, Danone, Cartier, Louis Vuitton, pensamos, automaticamente, na França. Além de ser um pólo econômico consolidado, a França também é um pólo cultural de história ampla e tradicional. Os maiores museus, artistas, indústria cinematográfica e da moda estão na França.
Todos esses fatores encabeçam a lista de motivos para estudar francês a fim de entrar no mercado de trabalho. As empresas sempre valorizaram esse idioma no currículo, e essa prática persiste até hoje.
Em conclusão, as curiosidades do francês podem ser vistas como uma interessante ponta do iceberg para um idioma riquíssimo, uma cultura vasta e a possibilidade de uma carreira brilhante, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.