Se engana quem pensa que a língua falada no Haiti se limita a somente um idioma! No país, estão presentes duas opções de dialetos: o crioulo haitiano e o francês. A primeira é uma linguagem natural de nativos, enquanto a segunda advém de uma herança colonial.
Embora ambas sejam consideradas línguas oficiais, o francês possui maior prestígio. Por isso, veremos mais um pouco sobre a língua falada no Haiti e conheceremos um pouco melhor sobre esse país – confira!
Qual a língua falada no Haiti?
A principal língua falada no Haiti é o crioulo haitiano, também conhecido como créole. Esse é um idioma natural falado pela maior parte da população, no qual cerca de 90% dos habitantes desse país se comunicam por meio do dialeto.
Já o francês é praticado por uma parte menor da população, além de ser vista com maior prestígio por ser mais praticada pela elite, assim como por ser usada em documentos oficiais e na educação. É um idioma considerado um símbolo de status.
Vale ressaltar que quem deseja trabalhar nos órgãos governamentais do Haiti deve falar o francês – este é um requisito fundamental. Por outro lado, o crioulo haitiano é falado naturalmente pela maioria dos habitantes e tem como base o idioma francês e africano, se tornando a língua oficial do Haiti em 1987.
Nas escolas, a lei do país estipula que o crioulo haitiano seja utilizado na alfabetização do ensino primário – ou seja, 1° ao 6° ano -, e que o francês seja ministrado nos próximos anos de ensino, com foco na oralidade. O francês e o crioulo haitiano são inteligíveis entre si, em outras palavras, quem fala um idioma não necessariamente compreende o outro, pois ambos apresentam gramática e vocabulário diferentes.
A gramática do crioulo é mais simples em relação ao francês, os verbos da língua não variam por gênero e pessoa, e não existe gênero gramatical. A ordem das palavras (sujeito-verbo-objetivo) muito se assemelha a do francês, entretanto, as orações tem mais simplicidade.
Quais outras línguas são faladas no Haiti?
O espanhol é outra língua falada no Haiti, apesar de ter pouca popularidade e ser praticada por uma minoria. Outros dialetos praticados no país são o inglês e o português – este último idioma já começa a se popularizar no local.
No que se trata de língua falada no Haiti, não existem muitas variedades de idiomas regionais, como ocorre em outros países que contam com dialetos indígenas. O inglês é uma língua falada no Haiti mais comum em cidades consideradas pontos turísticos, por receber pessoas de vários lugares do mundo, a língua inglesa se torna presente entre os habitantes.
Qual a população do Haiti?
O Haiti, localizado na América Central, é banhado pelas águas do Caribe. Sua capital é Porto Príncipe, estima-se que a sua população seja de 11 milhões de habitantes, dos quais aproximadamente 23% residem na capital. Seu território é pequeno e a maioria da população é negra.
Entre os quase 11 milhões de habitantes, cerca de 5 milhões são homens e 6 milhões são mulheres. Nota-se uma maior presença feminina no país. A nação é formada por afro-americanos, eurafricanos, europeus meridionais e outros.
O país é situado na ilha de São Domingos, também chamada de Hispaniola. Ele ainda ocupa cerca de 27.750 km², no mar do Caribe, fica bem ao leste de Cuba e da Jamaica, e também ao sul de Bahamas.
A economia nacional tem como base atividades primárias, e é pouco desenvolvida. O principal produto exportado é o açúcar, mas o país também trabalha com o cultivo de milho, manga, banana e outros.
O segmento de exportação é um dos que mais empregam no Haiti. No que se trata de religião, estima-se que 93% seja adeptos ao cristianismo (católicos, protestantes e outros), 3% não possuem religião e 1% são ateus.
Quais os pontos turísticos do Haiti e a língua falada desses locais?
Um dos principais pontos turísticos do país é a Citadelli Laferrière, também conhecida como Cidadela. É a maior fortaleza do continente americano e chegou a ser declarada como patrimônio mundial da Unesco em 1982, o idioma mais falado na região é o crioulo haitiano e o francês, porém, por ser um destino para turistas de vários locais, muitos falam o inglês.
Outro ponto turístico é o Labadee, situado na costa norte do Haiti. É um resort privado, alugado para a Royal Caribbean até 2050. O francês de faz presente, assim como o inglês e o espanhol, haja vista, o local é um dos que mais recebe turistas estrangeiros.
Não podemos deixar de falar da capital Porto Príncipe, que conta com os principais monumentos: Museu Nacional, Bicentenário da Independência, Palácio Nacional e a Universidade do Haiti. Os idiomas predominantes são o crioulo haitiano, francês, acompanhado por uma parte que fala espanhol.
Jacmel, capital cultural do Haiti, é uma cidade pequena, quieta e distante do tumulto político presente na capital. Assim como em outras regiões, o idioma crioulo é predominante entre os nativos, mas com a presença do francês.
Ainda, entre os pontos turísticos, temos Cabo Haitiano, ou, Cap-Haitien, a mais importante do norte do país. A cidade é grande, e conta com muitos pontos históricos e devido a sua proximidade com o mar do Caribe, se torna um destino muito visado por turistas de classes altas do Haiti. Além dos idiomas oficiais, o inglês é praticado pelos moradores.
Gonaives é outro ponto turístico que chama atenção no Haiti. É uma cidade histórica, onde em 1 de janeiro de 1804 foi declarada independência do país. O local conta com lindas praias, a população fala crioulo haitiano e francês.
Uma característica do país é que na capital Porto Príncipe, a população de mais baixa renda, mais pobre, ocupa a região beira-mar, ou seja, estão mais próximos das praias. Já a área nobre, com uma população mais rica, ocupa as partes montanhosas.
A língua falada no Haiti é predominantemente o crioulo haitiano e o francês, em geral, nas cidades que são pontos turísticos, se fala também o inglês e o espanhol, e o português já começa a ganhar adeptos.
No Haiti o turista pode fazer várias coisas, como, frequentar as praias, conhecer praças, museus, igrejas, restaurantes, e passear pelos locais de várias cidades. A maioria dos pontos turísticos conta com pessoas que falam também o inglês, principalmente na capital, por ser um dos destinos mais procurados por visitantes.
No Haiti não há necessidade de visto para quem pretende ficar no país por até 90 dias, passando esse período, é necessário o documento que autorize o turista a permanecer no local.
Em alguns países, para obter o visto e fazer residência e trabalhar, pode ser necessário documentos autenticados, traduzidos e juramentados. Esse procedimento pode ser realizado pela AGBT, a Agência Brasileira de Traduções.
Em alguns casos, para obter o visto o turista deve apresentar atestados ou documentos traduzidos para o idioma do país. Algumas situações requerem a tradução juramentada, que é um procedimento feito por um profissional nomeado como tradutor público e intérprete comercial (TPIC).
A tradução juramentada se difere da simples, porque atende processos que precisam de legitimação nos documentos. A AGBT conta com profissionais para várias situações nas quais o indivíduo precisa traduzir seus documentos.
Com a Agência Nacional de Traduções, você pode traduzir seus atestados ou outras documentações do português para a língua falada no Haiti, seja ela a nativa ou a língua francesa. A AGBT conta com uma equipe capacitada que oferece tradução juramentada, simples, simultânea e consecutiva. Entenda mais entrando em contato com um de nossos especialistas para saber como te ajudar da melhor forma possível!