Procurando informação e orientação sobre como tirar visto para a Alemanha? Chegou ao lugar certo! Terra de revoluções religiosas como a revolta protestante, e de gênios formidáveis como Bach, Albert Einstein e Nietzsche, a Alemanha é sem dúvidas um dos melhores destinos do mundo.
E como todo país, tem suas formas de regularizar a entrada em seu território. Então para uma estadia superior ao tempo de turista, você precisa de um visto. Em nosso artigo falaremos sobre os tipos de vistos diferentes para este país incrível. Não sabe como tirar?
Fique tranquilo, aqui você ficará por dentro de quais são, como tirar e o que é necessário para ter seu visto para a Alemanha!
É realmente necessário tirar visto para a Alemanha?
Em primeiro lugar, é bom deixar claro que o visto para a Alemanha só é necessário caso você queira passar da condição de turista e ficar no país por um tempo maior que 90 dias.
Todo turista brasileiro tem direito a ficar pelo menos 3 meses no país e esse é um tempo razoável para viagens, férias e passeios em geral. No entanto, se seu objetivo é estudar ou trabalhar, esses três meses são pouco interessantes, fazendo com que o visto seja essencial.
O visto confere uma permanência mais abrangente no país e com ele você tem a possibilidade de praticar uma das atividades descritas acima. Afinal, sem o visto você sequer tem a possibilidade de conseguir um emprego formal.
Lembrando que, caso seja pego ilegalmente no país, você pode sofrer multas e a suspensão do direito de viajar até mesmo como turista por 5 anos, além de problemas judiciais até mais graves.
Tipos de visto para a Alemanha
Existe mais de um tipo de visto para a Alemanha e tudo depende de que tipo de estadia você quer ter no país. Conheça cada um desses vistos, como funcionam e para quem eles são feitos.
Para trabalho em geral
Visto para trabalho em geral, conhecido na Alemanha como Visum für eine sonstige Beschäftigung, é um dos mais solicitados.
Mesmo sendo bem famoso, ainda não é uma tarefa simples conseguir um visto dessa natureza. Por ainda não se tratar de um trabalho especializado, o governo alemão analisa certos pontos antes de aprovar o visto. Os principais considerados são:
- Se não há mão de obra alemã capaz de executar o serviço;
- As diferenças entre as condições que serão impostas ao imigrante e ao alemão;
- Como se dá o ofício e o trabalho.
No momento de solicitação deste visto, o estrangeiro deve detalhar como irá desempenhar suas funções e apresentar uma carta da empresa que garante a intenção de contratação. O salário também deve ser mencionado no momento da solicitação.
Para trabalho especializado
Diferente do visto para trabalho em geral, este é de uma categoria que exige alta qualificação do candidato estrangeiro.
O visto é chamado de Arbeitsvisum als Fachkraft e para conseguir um visto dessa categoria é preciso um conhecimento superior ou técnico muito específico. Além disso, o governo alemão também deve aceitar o seu diploma, algo que devemos salientar ser bem complicado.
Para esta modalidade de visto também é exigido do solicitante um grau de conhecimento da língua alemã de pelo menos A2 ou B1 — nível básico e intermediário.
Para trabalho com reconhecimento parcial da qualificação
Esse visto é ideal para aqueles que já são formados, e podem ter uma oportunidade de emprego na Alemanha, no entanto, seu diploma não é reconhecido pelo governo alemão.
Neste caso, o Visum zur Arbeitsaufnahme bei teilweiser Anerkennung der Berufsausbildung garante que o estrangeiro possa desempenhar seu trabalho no país desde que passe por uma complementação de sua qualificação exigida pelo governo alemão. Como o visto anterior, também exige um conhecimento mínimo da língua.
Os documentos, certificados, diplomas e tudo o mais referente a qualificação devem estar traduzidos segundo manda a tradução juramentada.
Para freelancers
Essa é uma modalidade de visto difícil de encontrar em outros países, permitindo que trabalhadores não tenham um emprego formal. Como é de se esperar, o Visum für selbstständige und freiberufliche Erwerbstätigkeit é bem complicado de ser obtido. Para começar, o freelancer deve cuidar de toda papelada sozinho, uma vez que não há empresas por trás de todo o processo.
O governo alemão exige experiência comprovada e o freelancer deve correr atrás para provar que há demanda pelos seus serviços dentro da Alemanha. Além de tudo isso, o governo exige que o freelancer comprove e mostre:
- Qual o perfil do seu negócio;
- Plano de negócio;
- Descrição das próprias qualificações;
- Plano de marketing;
- Análise do mercado para seu negócio;
- Perfil da concorrência;
- Possíveis tecnologias em desenvolvimento que possam impactar seu negócio;
- Empregos que seu trabalho pode gerar;
- Expectativa e previsões concretas de lucro.
Conseguir este visto para a Alemanha não é tarefa fácil, mas concordamos ser uma liberdade peculiar e difícil de encontrar em outros países.
Para artistas
O processo de solicitação deste visto segue o mesmo que o visto para freelancer. A diferença é que a expectativa de aprovação para ele é melhor e mais rápida.
Outra grande diferença é que este visto não pode ser emitido para artistas que queiram residir fora da capital da Alemanha, Berlim, ou seja, em outras cidades como interior.
Para procura de emprego
Mais um visto que denota uma certa liberdade para vistos alemães. Para estudantes estrangeiros que estão na Alemanha, o visto Arbeitsplatzsuche permite que eles possam procurar por emprego após a conclusão dos seus estudos e por 18 meses.
Profissionais com diplomas válidos e reconhecidos pelo governo alemão também têm esse benefício. Porém, podem procurar por emprego dentro da Alemanha por apenas 6 meses.
Para trabalho voluntário
O visto Freiwilligenaufenthalt permite que um estrangeiro trabalhe como voluntário no país por até dois anos.
Para emitir este visto é necessário comprovação mediante uma empresa que realize este tipo de trabalho.
Para estudante
E claro, não poderia faltar o visto para estudante. Este visto para a Alemanha é disponibilizado para aqueles que querem estudar no país e como é de se imaginar, existem diversas categorias para esta modalidade.
- Visto Sprachkurs: Para aqueles que querem aprender alemão. O visto permite que o estudante de alemão permaneça no país por dois anos e três meses. A categoria veta possibilidade de trabalho e para ser válido o curso deve ser de pelo menos 18 horas semanais;
- Visto Schüleraustausch: Quase um visto para intercâmbio. Permite que menores de 18 anos estudem na Alemanha e dá pelo menos 1 ano de permanência no país;
- Visto Berufsausbildung: Permite que o estudante faça um curso técnico – segundo o governo alemão, não necessariamente segue nossa regra de curso técnico. Pode, ou não, ser seguido de estágio e o estudante declara na solicitação do visto se precisa de renda extra;
- Visto Studium: Disponibilizado para aqueles que buscam curso superior, pós-graduação, mestrado ou doutorado na Alemanha. O visto permite que o estudante tenha 120 horas de trabalho integral ou 240 horas de trabalho em meio período;
- Visto Wissenschaftliche Aufenthalte: Visto dedicado a cientistas e pesquisadores. Permite que eles colaborem com instituições de pesquisas alemãs, trabalhem ou cursem uma bolsa de estudos no país;
- Visto Praktikum: Permite que estudantes que ingressarem em universidades brasileiras façam estágio na Alemanha. O visto oferece um ano de permanência.
Veja quantos vistos existem para permitir que brasileiros passem um tempo na Alemanha. Estude caso a caso e veja em qual você se encaixa.
Documentos necessários para visto para a Alemanha
Os documentos necessários para sua solicitação de visto alemão dependem, claro, do tipo de visto que você pretende solicitar. De modo geral, os documentos mais requisitados são:
- Passaporte válido;
- Fotos biométricas nos moldes como são exigidas na Alemanha;
- Formulário preenchido;
- Comprovante de seguro de saúde – cobertura mínima de 50 mil dólares;
- Conhecimento básico de alemão.
Esses são os documentos gerais. Outros como diploma, contrato e demais irão depender do tipo de visto solicitado.
Diferença ente cidadania e visto para a Alemanha
A cidadania na Alemanha dá ao indivíduo plenos direitos e obrigações como cidadão alemão. Ele não precisa justificar em nada sua estadia e a mesma também não tem limites.
Já o visto tem seu limite, veta certos tipos de trabalhos ou atividades e também é válido somente em situações específicas. Ele não dá o direito à cidadania ao estrangeiro, que pode solicitá-la caso achar que tem os meios necessários para isto. Mas essa solicitação deve ser feita em território alemão.
Como tirar visto para a Alemanha? Passo a Passo
Conheça os passos necessários para conseguir seu visto para a Alemanha. Não deixe seu sonho para depois!
Entre em contato com a embaixada ou consulado alemão
Você precisa entrar em contato com essas instituições representantes da Alemanha em nosso país. Assim você se orienta a respeito de como pedir o seu visto e qual aquele necessário para sua estadia.
Separe seus documentos, comece a tradução
Alguns documentos que devem ser traduzidos. Não se esqueça deste ponto importante, traduza o que é necessário e também seus documentos pessoais. Assim você pode usar tudo quando chegar na Alemanha.
Prepare-se para a viagem
A viagem também é mais do que a solicitação do visto. Se aprovado, não se esqueça de todas as taxas consulares a respeito do seu visto, além daquilo que irá gastar com a própria viagem, portanto, esteja preparado.
Seguidos todos esses passos, só embarcar para o país com seu visto! Não deixe de aproveitar a oportunidade oferecida e dar o seu melhor como um convidado na Alemanha.