Conseguir um visto para o Canadá é um sonho para muitos brasileiros. É de se imaginar que o país norte-americano seja um dos destinos mais desejados não só por brasileiros, mas também por pessoas de várias nacionalidades. O país é dono de um invejável IDH 0,929, quase a nota máxima e ainda assim considerado muito alto, ou seja, uma das melhores nações para se viver.
Por ser um país com todas essas características, é de se imaginar que tenha um certo controle de imigração, e de fato é assim mesmo. E um dos sistemas de controle de imigração universal é o visto, também usado no país. Portanto, é necessário conhecer quais são, como conseguir essa autorização para visitar o Canadá e assim passar um tempo ou até mesmo viver por lá como estrangeiro.
Em nosso artigo você conhece um guia completo sobre como tirar o visto para o Canadá, quais os tipos e o processo adequado para conseguir o seu. Confira!
Quais são os tipos de visto para o Canadá?
Para entender melhor como funciona tirar o visto para o Canadá, é necessário conhecer quais são seus tipos. Cada estrangeiro tem um tipo adequado de visto para tirar, que se encaixa para suas características e para o que busca no outro país.
Por isso, conhecer cada um deles é essencial, assim você consegue identificar qual o ideal para seu caso. E eles dependem estritamente do que o visitante irá realizar no país, seja o simples turismo, trabalhar ou estudar.
Turismo
Existem países que não precisam de visto para entrar, mas infelizmente o Canadá não é um deles, sendo necessário o documento para conseguir visitar o país como turista. Mas fique calmo, o visto é o mais fácil de conseguir (no caso do Canadá), e o mais simples de solicitar.
Outro diferencial que compensa a necessidade de visto para visitar o Canadá como turista é o tempo de permanência no país, o qual é de 6 meses. Ou seja, um ótimo tempo para que o visitante curta o país e visitar as cidades mais procuradas, frequente os melhores eventos, entre outras atividades em território canadense.
Mesmo sendo um visto para turista, ele é tão vantajoso, que é utilizado por estudantes para fazer cursos breves. E como prometido, conseguir solicitá-lo é bem simples. Basta entrar no consulado canadense e preencher o formulário presente no site. Claro, com todos os documentos em mãos:
- Cópia digitalizada do passaporte;
- Formulário preenchido do visto — presente no site do consulado;
- Documento de identidade;
- Foto com data e assinatura;
- Extrato e comprovante financeiro de renda para se manter no país;
- Exames médicos — solicitados no site do consulado.
Após conseguir todos os documentos e o formulário, basta enviar para o consulado e esperar a resposta.
Estudante
Para aqueles que querem estudar no Canadá, também há o visto ideal. Há nesta categoria dois tipos de estudante: Estudante e Study Permit.
A categoria estudante é bem similar ao primeiro que mencionamos e permite que o estudante faça um curso breve, de menos de 6 meses, em uma instituição canadense. Esta é uma categoria muito utilizada por aqueles que têm pretensão de estudar idiomas ou fazer cursos profissionalizantes e de treinamento muito mais breve.
Já o Study Permit é um visto para estudos mais sérios e prolongados, como uma faculdade, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Este curso também permite que os estudantes consigam trabalhar até 20 horas semanais sem o visto de trabalho, o que faz desta categoria muito mais funcional.
Para conseguir este visto os documentos são quase os mesmos que mencionamos acima, com o acréscimo de comprovante de matrícula na instituição de ensino canadense.
Trabalho
O visto para o Canadá de trabalho, também conhecido como Work Permit, assim como o visto de estudante, precisa de um objetivo bem formado a respeito de empregabilidade no país.
Para este visto também é necessário apresentar documentações específicas, como contrato de trabalho e um documento distinto solicitado pelo governo canadense chamado Labor Market Opinion ou LMO. E quem emite esse documento é a empresa do Canadá que contratou o brasileiro. O documento acompanha uma carta da empresa que será enviada ao consulado com o resto da documentação.
A depender do trabalho, certos exames médicos laborais serão solicitados pelo Canadá. Por isso é necessário consultar sempre o consulado.
Visto Parent and Grand Parent
O governo do Canadá libera um visto especial para pais ou avós de cidadãos canadenses, ou estrangeiros com residência reconhecida pelo governo.
O cidadão canadense precisa afirmar que aceita essa responsabilidade por carta, comprovar que tem renda o suficiente para receber e manter os parentes no país e convênio médico para os idosos.
Esse visto tem validade de dois anos e pode ser utilizado sem renovação por dez, ou seja, o parente pode sair e voltar do país por dez anos, permanecendo em cada ida e vinda por até dois. O pai ou avô do cidadão canadense não tem direito de trabalhar com esta categoria de visto.
É preciso saber inglês para tirar visto para o Canadá?
Para conseguir solicitar seu visto e até mesmo obtê-lo não é preciso saber inglês. No entanto, o formulário inteiro é inglês e também deve ser preenchido no idioma. Logo, no mínimo, o brasileiro precisa do auxílio de uma pessoa que conheça o idioma.
Mas ainda assim, não é preciso comprovar o domínio do idioma como em certos países, o que é uma grande facilidade para conseguir o visto.
Quanto custa para tirar o visto para o Canadá?
Cada visto para o Canadá tem um valor específico. O visto deve ser pago e enviado com toda a documentação para ser aprovado pelo consulado. Assim, os valores são:
- Turista: $100,00;
- Study Permit: $150,00;
- Work Permit: $155,00;
Esses são os valores médios de algumas categorias de visto para o Canadá. Mas saiba que os valores podem ser alterados a qualquer momento pelo consulado. Entre em contato com as autoridades canadenses para conhecer o preço do momento.
Quanto tempo leva para tirar o visto para o Canadá?
Para aqueles que se perguntam sobre a demora para conseguir um visto, isso pode variar bastante quanto a categoria. Mas, o tempo médio para conseguir a autorização é de 20 a até 90 dias a depender do consulado e do momento que a solicitação for feita.
É preciso renovar?
Os vistos precisam, sim, ser renovados, já que esta é uma das principais diferenças entre um visto e uma cidadania, mesmo os considerados “permanentes” precisam ser periodicamente verificados pela autoridade do país.
Sendo assim, independente do visto canadense que você utilizar, vai precisar sim, renová-lo de modo periódico. Para saber como e quando, consulte o consulado.
Como tirar o visto para o Canadá: Passo a Passo
Por fim, conheça um guia completo para conseguir o visto para o Canadá, assim você terá um passo a passo direto para realizar a solicitação. Confira!
Solicitando o visto no consulado
No link disponibilizado, você precisa baixar o formulário de visto no consulado do Canadá. Se for necessário, entre em contato com as autoridades canadenses para saber qual o visto ideal para sua situação.
Baixe o formulário e preencha. Mas vale lembrar que ele está em inglês, portanto, caso não domine o idioma, precisará de alguém que compreenda para auxiliá-lo.
Preparando a documentação
Com o formulário em mãos, consiga toda a documentação necessária. Preencha o formulário e o envie com o resto dos documentos. Após enviar ao consulado, espere a aprovação das autoridades canadenses.
Conseguindo o visto!
Após conseguir o visto, basta se preparar para a viagem. Veja as condições em que irá ficar no país e os demais detalhes.
Se você sentir dificuldade ou precisar de um serviço de tradução, conte com a AGBT! A qual é um agência de tradução que oferece diversos serviços, desde a tradução simples,
documental até a juramentada.
Assim, com seu visto para o Canadá você conseguirá ficar no país, curtir uma das melhores nações do mundo e até mesmo aprender com os nativos o idioma mais falado do mundo.