Além de ser um idioma falado por mais países no mundo inteiro, também existem diversas curiosidades do inglês que nem todo mundo conhece. Um idioma é formado não só a partir de palavras, mas também de história, costume e cultura. Afinal de contas, são pessoas que, em diversas regiões do mundo e épocas diferentes, desenvolvem a língua.
Com origem europeia e popularidade devido à cultura americana, o que não faltam são curiosidades do inglês. Esse idioma fez parte de revoluções históricas, guerras, obras de arte, eventos, além de ser uma influência na cultura do mundo até hoje. Por mais que o entretenimento seja produzido ao redor do globo, não há como negar a força do cinema e cultura americanos.
Além da disseminação cultural, um dos motivos para a popularidade do inglês é o fato desse idioma ser considerado gramaticalmente fácil. É uma língua mais fácil de decorar, com suas estruturas e regras gramaticais simples. Não é à toa que tornou-se tão adaptável e ainda é.
20 curiosidades sobre o vocabulário inglês
Uma língua com origem nos povos germânicos, a cerca de 2000 anos atrás, que passou por diversas transformações e que o hoje simboliza o poder cultural de uma nação.
Conheça a seguir as 20 maiores curiosidades do inglês.
Alfabeto e fonética
Para começar as curiosidades do inglês, temos o alfabeto e a fonética. O idioma possui 44 sons, formados a partir de 26 letras. Cada letra é utilizada para representar os sons em 650 formas diferentes.
Sotaques e endereços
Por ser tão disseminado ao longo da história, essa é uma das curiosidades do inglês que impressiona. O idioma nativo possui sotaques que correspondem às regiões da Escócia, Inglaterra, Irlanda, Canadá, Caribe, Austrália, países da Ásia, entre outros.
Uma palavra sem vogal
Embora, no português, a palavra “rythm” (ritmo) possui som de “i”, esse som não é referente a uma vogal, mas a consoante “y”. Dentre as curiosidades do inglês, uma palavra sem vogal é difícil de pronunciar para os brasileiros, uma vez que o português é falado com a combinação sucessiva de vogais e consoantes.
Uma vogal e uma sílaba
Apesar do tamanho, “strenghts” (forças) não possui divisão silábica, além de ter somente uma vogal. Somente um som de vogal, inclusive.
A letra S
Uma vez que o idioma inglês é marcado por consoantes e sons de consoantes que são estranhos para nós, essa é uma das curiosidades do inglês que serve como uma dica para expandirmos o vocabulário: a maioria das palavras em inglês começa com “s”.
Frases curtas
No inglês existem duas frases bem curtas, que são exclamações. A primeira só tem uma palavra: “Go!”, que significa “Vai!”. Assim como no português, há frases que só tem o verbo, sem necessariamente aparecer um sujeito e um objeto.
A outra frase é “I am”, que no português é o nosso “Eu sou”.
Palavras diferentes, pronúncia igual
As palavras “ewe” (ovelha) e “you” (você) são ditas da mesma forma, embora sejam constituídas de letras totalmente diferentes. Dentre as curiosidades do inglês, são mais um exemplo de vocabulário confuso para quem estuda o idioma. O mesmo pode ser dito das palavras “I” (eu) e “eye” (olho).
Centenas de definições
Quando estudamos inglês, sempre surgem palavras que possuem múltiplos significados. Algumas, como “get” (pegar) podem ter mais de dez significados. Mas, de longe, o recorde vai para a palavra “set”, que possui mais de 450 definições!
Adjetivo
No inglês, o adjetivo mais usado é “good” (bom).
Substantivo
Já o substantivo mais comum de todos, usado entre os falantes nativos ou não, é “time” (tempo).
Letras totalmente diferentes
Existe uma palavra em inglês que é grande e, acredite ou não, é constituída de um total de 15 letras, todas diferentes: “uncopyrightable” (sem direitos autorais).
Faz sentido?
Dentre todas as curiosidades do inglês, essa é a mais estranha e que existe por motivos culturais. Incrivelmente, a frase “Buffalo buffalo buffalo buffalo buffalo buffalo buffalo buffalo” tem um sentido próprio no idioma.
Só duas palavras
Em todo o léxico inglês, somente duas palavras terminam com “gry”. São as palavras “hungry” e “angry”, as quais significam, respectivamente, “com fome” e “com raiva”. Atualmente, os jovens usam a gíria “hangry”, que é estar com raiva por causa da fome.
Plurais confusos
As curiosidades do inglês geram motivos para confusão. Um exemplo é a palavra “man” (homem), cujo plural é “men”, e a palavra “woman” (mulher), que no plural vira “women”. Mas a palavra “human” (humano) tem o plural “humans”.
Vocabulário
Dentre todos os idiomas no mundo inteiro, o inglês é o que possui o maior vocabulário, isto é, o maior número de palavras.
Origem e evolução
O inglês tem origem germânica e possui cerca de 1500 anos de história. Mas, ao longo de sua evolução, o inglês ganhou termos francês-normando e latinos. De fato, hoje em dia, mais da metade do vocabulário inglês tem palavras dessas línguas.
Crescimento constante
Não é à toa que o inglês tem o maior vocabulário do mundo. Estudos estimam que, a cada duas horas, uma nova palavra é adicionada ao idioma. Todos os anos, ao menos 4 mil novas palavras são incluídas no dicionário.
Em ordem alfabética
A palavra mais longa em inglês, cujas letras estão em ordem alfabética é “almost” (quase).
Antiga e sucinta
O “I” (eu) é a palavra mais curta e antiga em todo o idioma inglês.
Importância do inglês no mundo
Sem dúvida, para além das curiosidades o inglês é a língua mais influente no mundo inteiro. Seja em termos culturais, políticos ou de mercado de trabalho.
O idioma inglês exerce tanta influência em nossas vidas, que às vezes nem percebemos as palavras que usamos. No meio digital, vários termos em inglês já caíram no uso comum. Em redes sociais, por exemplo, é normal o uso de palavras que são gírias nos Estados Unidos, como “over”, “fit”, “crush”, entre outras.
Profissionalmente
No mercado de trabalho o impacto do inglês é praticamente inevitável. Para começar, todo currículo que demonstra a fluência de inglês coloca o profissional automaticamente na frente dos outros.
Além de ser uma vantagem na competição por um bom emprego, o inglês também influencia o mercado, uma vez que as grandes marcas estão por todo o mundo.
Na tecnologia e internet
Todos os softwares e apps possuem o código em inglês. Para um programador, analista ou técnico de TI o domínio do inglês é uma exigência dessa carreira. Isso também pode ser dito de todas as profissões que usam a internet como ferramenta, como o marketing digital e suas muitas ramificações.
Ademais, por causa da internet, agora temos acesso aberto a outras culturas e conhecimentos. Mas é preciso ter o inglês para vencer a barreira linguística.
Quantas pessoas no mundo falam inglês?
Em termos de número absoluto de pessoas, o inglês é o segundo idioma que mais se fala em todo o mundo, com um total aproximado de 1.268 milhões de pessoas. Os falantes nativos correspondem a 379 milhões. Já os não nativos passam de 753 milhões. Isso mostra o quanto o inglês é influente na cultura.
Para além das curiosidades do inglês, esse idioma oferece muita história, cultura e a possibilidade de falar uma segunda língua, conhecer novos países e trilhar o caminho para uma carreira de sucesso.