Quer saber como revisar artigo científico? Essa pode ser uma tarefa extremamente difícil para qualquer acadêmico de graduação ou para um pós graduando. Afinal, há diversas regras específicas e formas de se direcionar no meio acadêmico. Mas essa não é uma missão impossível!
Na graduação, sabemos o quão complicado é iniciar e dar continuidade a um artigo científico. Em muitos casos, o seu orientador vai devolver o texto para que você corrija inúmeros pontos, melhore suas argumentações, conclua da forma correta, adicione novas fontes, e muitas outras alterações até que fique perfeito e ideal para ser publicado — tudo isso de acordo com a sua metodologia científica.
E sempre será assim: seu orientador dará feedbacks para você melhorar, a revista que você deseja publicar pode retornar o texto com alterações ou, até mesmo, você pode ser convidado na pós graduação para revisar um artigo científico e permitir ou não sua publicação no periódico.
Mas a grande questão é: como revisar um artigo científico? Quais regras devem ser seguidas para tornar um trabalho de grande relevância aceitável para, não só o periódico e para a banca como, também, para o público acadêmico?
Para te ajudar nessa missão, seja em sua graduação ou no seu programa de mestrado e doutorado, separamos os principais passos para se revisar artigo científico com qualidade, excelência e muita praticidade.
Quer chegar ao resultado perfeito e surpreender qualquer periódico que deseja publicar o seu trabalho? Pois bem, vem com a gente e saiba tudo sobre como revisar artigo científico!
O que é um artigo científico?
Por mais que seja óbvio para qualquer estudante de graduação, precisamos definir bem o que seria esse trabalho acadêmico antes de aprendermos mais a fundo sobre como revisar artigo científico.
Bem, de maneira resumida, um artigo científico pode ser definido como um trabalho ou produção feita dentro do meio acadêmico que está publicada em qualquer periódico, livro ou revista do nicho de atuação. Escrito como um texto dissertativo argumentativo, ele aborda temas pertinentes em várias esferas de assuntos diferentes, com embasamento científico e teórico.
O objetivo principal de um artigo científico é desenvolver um determinado assunto de acordo com a sua área de atuação. No nicho da saúde, por exemplo, observa-se muitos relatos de casos, técnicas de aperfeiçoamento dentro do campo cirúrgico, clínico, dentre outras pesquisas — ou temas que sejam puramente teóricos.
Todo artigo científico segue uma estrutura bem linear: temos uma introdução, na qual somos apresentados ao assunto, os objetivos do presente trabalho acadêmico, as metodologias utilizadas para o seu desenvolvimento, o corpo do texto com o assunto foco sendo abordado em si, as conclusões que temos em sua leitura e a bibliografia ou referências utilizadas em sua confecção.
Mas porque precisamos ter em mente toda essa estruturação do artigo? Simples: ela será uma das bases para alguém revisar o seu artigo científico. Esses trabalhos acadêmicos não costumam ter mais de 20 páginas e, geralmente, sua média é de 10 a 20 páginas.
Para que serve um artigo científico?
É fundamental saber como revisar artigo científico da forma adequada e correta, afinal, ele será lido por um vasto público acadêmico e poderá ter relevância dentro do nicho abordado. Mas, para que serve esse trabalho? Qual a sua função?
Bom, um trabalho científico serve para apresentar um determinado tema, que pode ser (ou não) de alta complexidade. De certa forma, ele desenvolve esse tema de acordo com a sua estrutura textual e mostra diferentes pontos de vista a respeito desse assunto.
Mas, não só isso: o artigo científico também é uma ferramenta bastante importante para enriquecer o seu currículo acadêmico e garantir que o seu nome seja relevante dentro do cenário científico. Como autor principal, você ganha autoridade no seu campo.
Além disso, caso você esteja ainda na graduação e queira entrar em programas de residência, mestrado ou doutorado, é através destes artigos científicos que você conseguirá maiores pontos na análise curricular. Ou seja, além de propagar conhecimento científico e torná-lo acessível, um trabalho acadêmico também pode abrir portas para o seu futuro.
Como revisar artigo científico?
Agora que já sabemos o básico sobre essa forma de trabalho acadêmica, chegamos ao objetivo principal do nosso texto: como revisar artigo científico da melhor forma possível?
Bom, a verdade é que não há nenhum segredo ou fórmula mágica para conduzir você durante sua correção. Embora haja sim determinadas listas de itens para você checar e ver se determinado fator se encontra inserido no texto de forma adequada, ela não é válida para todas, e cada artigo científico merece uma atenção especial.
Então, como primeiro passo, você deverá ler o artigo científico como um todo. Sem nenhum olhar analítico ou crítico, sem nenhuma preocupação em realizar correções agora. Apenas sinta qual o tema está sendo retratado, o objetivo por trás do texto. Enfim, leia o trabalho como um todo.
Finalizada a leitura, agora é hora de realizar uma série de perguntas, fazer um fichamento e começar a revisar artigo científico. Então, quais pontos você deve avaliar para sua revisão?
Pois bem, quando for revisar artigo científico, verifique com atenção se: o tema é original e relevante, quais os pontos fortes e fracos do desenvolvimento, se está escrito de forma adequada, se a metodologia é confiável, se os resultados estão claros, se os termos científicos estão aplicados corretamente e se a conclusão é coerente com o restante do texto.
Mas, para verificarmos todos esses pontos, precisamos nos atentar a certos detalhes na hora de revisar artigo científico e que podem tornar essa tarefa bem mais fácil. São elas:
Avaliar a sua introdução
Primeiramente, o que devemos prestar atenção na hora de revisar artigo científico é em sua introdução. Antes de começarmos a avaliar de forma crítica a sua metodologia e o seu desenvolvimento, devemos prestar atenção e analisar como a introdução está escrita.
Ela apresenta bem o tema que será abordado? Consegue introduzir o leitor com clareza sobre o assunto principal do artigo científico? Está gramaticalmente bem escrita e coerente com o resumo? Esses são pequenos detalhes que fazem toda a diferença para a continuidade do texto.
Verificar o índice de plágio
Em qualquer trabalho acadêmico, especialmente em artigos científicos, é fundamental que não haja nenhum tipo de plágio a nenhum outro texto ou trabalho publicado anteriormente. Quando tiver alguma menção, deve estar em forma de citação com sua respectiva fonte presente logo ao lado e na referência bibliográfica.
Caso haja plágio, o texto perde seu valor científico e é desconsiderado — além de trazer uma má reputação ao autor do trabalho. Por isso, precisamos verificar o índice de plágio e evitá-lo ao máximo. Há programas, como o Plagius, que são bem úteis para avaliar esses resultados dentro dos mecanismos de busca.
Analisar as citações presentes
Como dissemos acima, qualquer menção a outro trabalho deve ser citada de forma direta ou indireta, com a sua fonte logo em seguida. Analisar todas as citações presentes em um trabalho na hora de revisar artigo científico é fundamental, a fim de verificar se está coerente com o que foi apresentado em seu desenvolvimento e se casa com a obra original.
Faça uma leitura superficial do artigo em voz alta
Sabemos que, para um trabalho acadêmico ser bem visto, não basta apenas ter um bom conteúdo: é necessário também uma boa escrita. E agora, como avaliar bem a ortografia e a gramática do texto?
Uma dica extremamente importante quando você for revisar artigo científico é ler o texto em voz alta. Assim, você vai conseguir identificar os erros mais comuns na escrita e corrigi-los antes de enviar ao seu orientador ou ao periódico desejado.
Verifique a justificativa e a relevância do artigo
Para um artigo científico se destacar dentro do cenário acadêmico, ele deve ser relevante. Por isso, sempre que possível devemos ver se a justificativa para a existência do texto é válida, e qual sua pertinência dentro da comunidade científica.
Entenda completamente a metodologia
Um artigo científico nunca vai valer se sua metodologia for confusa e sem fundamento. É necessário que você, quando revisar artigo científico, entenda como o trabalho foi feito e desenvolvido. Por isso, a metodologia deve estar clara e definida, de modo que você a entenda por completo.
Os trabalhos acadêmicos fazem parte da vida de qualquer aluno de graduação ou de pós e, por isso, saber revisar artigo científico é fundamental para dar o melhor de si e fazer um texto bem feito, que seja relevante e que possa ser publicado sem precisar realizar grandes correções. Invista numa boa revisão e ganhe autoridade no cenário acadêmico e científico!