Língua portuguesa é um tópico que passa quase despercebido, já que estamos acostumados a aprender na escola apenas a norma culta e por isso, não damos a devida atenção que a língua deveria ter e o que mais teria de tão curioso?
A nossa língua portuguesa possui beleza e riqueza inegáveis. Mas também, é falada por mais de 200 milhões de pessoas e tem situações surpreendentes e curiosas que chamam atenção pela a linguagem escrita ou falada.
Um assunto como o de curiosidades sobre a Língua Portuguesa pode ser realmente fascinante e agregar muito. Hoje selecionamos 10 fatos, para você que gosta de estar sempre informado e saber curiosidades, além é claro de conhecer mais detalhes que não são explicados dentro do ambiente escolar.
Então, se você procura fatos interessantes na internet vai gostar de descobrir sobre os seguintes pontos:
- fatos surpreendentes sobre a Língua Portuguesa;
- curiosidades da Língua Portuguesa não contadas na escola;
- palavras diferentes do português;
- palavras para usar na redação;
- um pouco da história da Língua Portuguesa;
- expressões famosas da Língua Portuguesa e o que significam;
- palavras para aumentar o vocabulário;
- por que apreciar Língua Portuguesa, fatos e curiosidades.
Continue com a leitura em busca de aprimorar seu estudo da Língua Portuguesa, conhecer peculiaridades e a origem de palavras e expressões que chamam atenção.
10 Fatos da língua portuguesa que surpreendem
Com tanta riqueza para conferir, selecionamos alguns fatos e curiosidades que você não percebeu ainda no dia a dia, mas que agora, irá se surpreender:
Quantidade de países onde é a língua oficial
Contando com Brasil e Portugal, existem outros países que falam portguês, totalizam assim em nove países, entre eles estão:
- Angola;
- Cabo Verde;
- Timor Leste;
- Guiné-Bissau;
- Moçambique;
- Guiné Equatorial;
- Portugal;
- São Tomé e Príncipe,
- Brasil.
Inclusive, são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP. Mas mesmo que você tenha visto isso em disciplina de Língua Portuguesa, seja na escola ou em outros ambientes educacionais, o mais surpreendente é que a cada cinco indivíduos que falam o português no mundo, quatro são brasileiros ou de origem brasileira.
O que é a Comunidade dos Paíse de Língua Portuguesa
A CPLP é uma organização criada em julho de 1996, com o objetivo de unir os países que têm a Língua Portuguesa como principal idioma e busca intermediar o intercâmbio cultural e científico dos países membros.
A Organização também é responsável pelo Acordo Ortográfico, com o intuito de unificar e padronizar alguns aspectos da Língua Portuguesa, evitando assim os problemas de comunicação e entendimento entre os países lusófonos.
Palavras pouco usuais e conhecidas
A língua portuguesa vez ou outra nos surpreende com algumas palavras um tanto “esquisitas”, que pouco usamos no cotidiano, mas que mesmo não sendo conhecidas podem acrescentar muito na nossa linguagem.
Procurando palavras estranhas/diferentes e seus significados? Continue para conhecer e acrescentar estas 8 palavras no seu vocabulário:
Inócuo
Esse adjetivo se refere a algo ou alguém que não pode nos prejudicar; ou seja, que é inofensivo ou que não irá causar efeito ou consequências.
Homizio
Um substantivo masculino da língua portuguesa muito antigo, que, na verdade, tem vários significados.
Entre os mais interessantes, podemos destacar o que tem sentido figurado de esconderijo, ou então, o significado relacionado a quando alguém cometia um crime, antigamente, que era punido com a morte.
Irrupção
Essa é um tanto comum para nós, se olharmos apenas a pronúncia que logo vem à mente a palavra erupção. Apesar de também significar transbordamento, facilmente comparado com os vulcões, ela se diferencia no final, dando um sentido de invasão súbita, investida e ataque.
Graçolar
Verbo intransitivo que também se destaca na língua portuguesa, com o significado de que alguém quer dizer ou que diz graçolas ou faz piadas, que brinca.
Grazina
Você conhece uma pessoa grazina? Grazina é aquela pessoa que fala, ralha ou resmunga muito. Também podemos usar para determinar diferentes aves palmípedes comuns lá em Portugal, da família dos Larídeos (gaivina).
Engodar
Não confunda com engordar! É realmente escrita assim, engodar, sem o “r” no meio. Este, portanto, é um excelente sinónimo para “mentir” é uma palavra para usar na redação, de repente, ou em outro lugar.
Na língua portuguesa, ela significa atrair com engodo, ou seja, enganar ardilosamente.
Tebas
Mais uma das palavras estranhas e que são pouco usuais. Tebas se você pesquisar já encontrará a antiga cidade grega, porém, nos fatos e curiosidades sobre a língua portuguesa, é um indivíduo valente.
Belicoso
Você provavelmente já ouviu essa palavra nas matérias de História. Quando olhamos para a língua portuguesa, o adjetivo “belicoso” serve para descrever alguém ou algo com intenções de guerra (que é belígero).
Novas palavras incorporadas de outras línguas
As palavras surgem a partir de momentos de necessidade do ser humano, quando se quer expressar algo novo. Assim também acontece com o nosso português e com isso há várias adaptações de termos e expressões.
Uma das expressões de língua estrangeiras mais comum e fácil de adaptar é o inglês, por exemplo, o termo “tweet” foi adequado para “tuitar”, fazendo com a palavra se tornasse um verbo, e isso é muito comum principalmente para os brasileiros.
Maior palavra da língua portuguesa
A maior palavra da língua portuguesa tem 46 letras! Boa sorte para você tentar ler de primeira: Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.
Se você já procurou pela maior palavra da língua portuguesa, esta singela palavrinha dá nome à pessoa que sofre da doença Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose.
O plural de “qualquer”
Um dos fatos e curiosidades da língua portuguesa bem controversos é sobre como escrever certo no plural, que geram dúvidas ao escrever, como é o caso de “qualquer” ou “quaisquer”. Sendo correto, o plural de qualquer é quaisquer.
Algo interessante sobre a língua portuguesa é que aplicamos o padrão para usarmos o plural quase sempre no final da palavra, não é mesmo? Contudo, você sabia que “qualquer” é a única palavra que colocamos o “s” no meio? Está aí, um dos fatos e curiosidades sobre a língua portuguesa.
O surgimento e evolução da cedilha
A origem da palavra vem, basicamente, do espanhol que é “cedilla”. Agora, o mais curioso da língua portuguesa é que, antes, escrevíamos a cedilha como um pequeno “z” embaixo do “c”.
Isso porque era a forma de deixar claro que a letra tinha o som de “s”. Só mais tarde que o pequeno “z” sobrescrito, foi acoplado ao “c” e, finalmente, se transformou no “ç”, como conhecemos hoje.
Palavras com diferentes significados em outros países de língua portuguesa
Em Portugal e em outras regiões, algumas palavras apresentam significados diferentes do que a gente usa por aqui no Brasil. O que gera situações confusas e engraçadas.
Por exemplo, a palavra “propina” significa suborno no Brasil, e por outro lado, “propina” em Portugal é a mensalidade paga pelos estudantes na universidade! Além de outras palavras mais comuns como “rapariga” que em terras tupiniquins usamos no sentido de amante e também é usada no sentido de ofensa, já em Portugal é usada para denominar meninas que estão entre a fase de infância e adolescência.
Isso ocorre também em certas regiões do Brasil, como no vocabulário marabaense (Pará) com “gostoso” que significa “tornozelo”; “nojento” que pra eles é o mesmo que ser eficiente, persistente; “amarrar o facão” (na verdade, uma expressão) quer dizer “entrar na menopausa”; e, por último, “apaixonado” que é estar “nervoso ou chateado”.
Diferenças de “mas” do “mais”
Outro fato da língua portuguesa pra você anotar é um grande deslize que muitas pessoas cometem ao usarem errado essas duas palavras.
Para você gravar de uma vez quando e como usar “mas” e “mais” entenda que:
- “Mas” serve para dar contrariedade, algo que é oposto;
- “Mais” serve para aumentar ou adicionar coisas, e dar intensidade.
A diferença entre “mas” e “mais”, além do acréscimo do “i” é o que você pretende expressar, sendo que elas trazem ideias diferentes.
Substitua “mas” por outras palavras como “porém”, “contudo”, “todavia”. Enquanto que, “mais” é sempre pra contar quantidades, ou então, exemplos de palavras para usar na redação conforme o assunto seriam “além disso”, “ademais”, “aliás”, e outras.
O português de Portugal não é falado no Brasil
Esse fato surpreendente sobre a Língua Portuguesa todos sabem. O Português de Portugal e português do Brasil são, na verdade, apenas variantes do mesmo idioma.
Já que fomos colonizados pelos portugueses, foi então, a partir de 1500 que a língua portuguesa passou a pegar as influências das línguas tupis (indígena) e banto (africana).
Mesma palavra com grafias diferentes
Nessa história de fatos e curiosidades sobre a Língua Portuguesa, você talvez caia na confusão de usar algumas palavras que possuem dupla grafia ou com mais de uma grafia correta.
Dois exemplos clássicos: berinjela (beringela) e diabetes (diabete). No primeiro, é correto colocar tanto o “j” quanto o “g”, mas a norma culta exige o “j”.
A mesma coisa serve para diabetes e diabete, sendo que você pode escrever de 4 formas: o/a diabete, os/as diabetes.
Outro exemplo desse fenômeno da língua portuguesa é o jeito de escrever o numeral 14, o qual pode se dar como quatorze ou catorze.
Expressões bastante conhecidas e seus significados
Sabe aquelas expressões populares que usamos na língua portuguesa? São aquelas com duplo sentido, ou com significado oculto, ou que só quem nasce em certa região conhece. Sendo as mais comuns:
Acaba em pizza
O brasileiro fala essa expressão em toda discussão ou comentário de política. Significa que algo nesse cenário vai dar ou deu errado, houve corrupção, mas ninguém foi punido. Só que a origem da expressão “acabar em pizza” ou “terminar em pizza” vem do futebol, mais precisamente, de 1960.
A história contada é que os dirigentes de um famoso time paulista se reuniram para resolver problemas. Isso durou 14 horas de discussões, o que deixou os envolvidos cansados e com fome. Foram, portanto, todos à pizzaria e, como num momento de lazer, esqueceram os problemas e se entenderam.
Tá falando grego
É comum os brasileiros soltarem um “está falando grego” quando não entendem algo em uma conversa. Já os gregos, usam “está falando chinês” para a mesma situação
Pé rapado
Agora, essa curiosidade da língua portuguesa quanto a origem do “pé rapado” diz sobre um tempo em que a entrada de igrejas e prédios tinham um objeto metálico na para o público raspar a lama da sola dos sapatos.
Muitas pessoas acabavam tendo os pés mais sujos – pois não tinham boas condições financeiras de andarem calçadas. Acontecia de serem aquelas ainda mais pobres, e, assim, raspavam os próprios pés.
Em certos livros, o termo diz respeito à população que lutou descalça durante a Guerra dos Mascates, levando assim a uma expressão depreciativa como conhecemos atualmente.
Outros quinhentos
Por fim, usamos a expressão “outros quinhentos” na língua portuguesa quando a conversa toca em um assunto que tem outro momento para ser resolvido.
“Aí são outros quinhentos”, significa que isso é “outra história”, “outra coisa”, “isso é um assunto diferente”. A origem é de Portugal, no século XIII. Isso porque quem agredia os fidalgos, que eram os nobres da época, teria que pagar 500 soldos para ser absolvido.
Porque devemos apreciar os fatos de diversidade da língua portuguesa?
A verdade é que a diversidade engrandece a Língua Portuguesa. E, falar sobre fatos curiosidades do português ajuda a entendermos a complexidade desse amado idioma.
Com isso, ainda há quem julgue que a língua portuguesa falada pelo europeu é a forma mais correta de se falar, ou até mesmo que falar ou escrever segundo a norma culta padrão te torna melhor que os outros.
Estudar a língua portuguesa nada mais é que recordar a história e a sociedade do povo brasileiro e as populações que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) representa.
Saber quais palavras usar numa redação, os significado de expressões famosas e demais fatos e curiosidades da língua portuguesa aqui listados, é algo que devemos apreciar.
E então? Gostou de saber estes 10 fatos e curiosidades da Língua Portuguesa? Quais deles você já conhecia? Quais ouviu pela primeira vez?
Trouxemos este conteúdo com intuito de valorizar as marcas através da cultura e idioma da língua portuguesa e proporcionar conteúdos incríveis que você gosta.