O Google tradutor é essencial para as pessoas com dificuldade em falar determinados idiomas ou de entender algumas expressões, sobretudo se estiverem em terras estrangeiras. A ferramenta é também indicada para quem não entendeu conceitos de placas ou outdoors e necessita de uma tradução rápida.
A AGBT apresentará a você algumas situações em que o aplicativo se tornará essencial, e salvará a sua viagem, acompanhe a seguir!
Conversar
Quando você viaja para um país estrangeiro sem ter conhecimento integral do idioma nativo, terá dificuldades até mesmo para conversar e entender o que é dito. Para evitar maiores problemas, você poderá ter disponível o Google tradutor para digitar o que necessitar e ter os dados traduzidos prontamente.
Além disso, você também consegue conversar com qualquer pessoa através da digitação do celular. É um método de se aprender a falar um novo idioma que, à primeira vista, parece ser muito complicado, mas após algumas leituras e a tentativa de falar, você conseguirá pronunciar um “olá” ou “como você está”, a um colega que conheceu.
No aplicativo, disponível para Play Store e iOS, há uma nova ferramenta útil, chamada “Conversa”, no qual um estrangeiro diz uma frase completa e o App traduz na sequência. Você pode falar ao selecionar o microfone escrito “português” ou optar pelo processo automático que acontece em simultâneo, sem ter que escolher os idiomas.
O que mais chama atenção do Google tradutor é o fato de você conseguir fazer todo tipo de tradução em questão de segundos, sem precisar digitar nada. Se antes as pessoas não viam tanta vantagem no aplicativo, hoje em dia conseguem se virar bem, mesmo que não sejam falantes de inglês ou francês, por exemplo.
Tirar dúvidas
Neste caso, imagine uma conversa com um estrangeiro mexicano, onde você pergunta como chegar a uma rua, mas não sabe como falar, tampouco entende o que é dito por ele. Basta você digitar no aplicativo que automaticamente aparecerá a pergunta em espanhol para você ler e questionar as pessoas.
Você consegue tirar dúvidas sobre como chegar a um banco, como é o caixa eletrônico ou como pedir um sorvete. É possível fazer uma variedade de perguntas e ter os questionamentos traduzidos ao espanhol, que você consegue ler e arriscar dizê-las às pessoas ou simplesmente mostrar a tela do celular a um nativo (o que não é recomendado).
O espanhol não é um idioma complicado de aprender e apenas exige um pouco mais de entonação na voz para falar algumas palavras. É prático de entender alguns dizeres, porém, é necessário ter atenção, porque um conceito pode significar outro e é neste momento que o ato de conversar (da ferramenta) fará diferença.
Caso você esteja com dúvidas sobre como ler qualquer tipo de informação, basta mirar a câmera para um menu de lanchonetes ou bares. O Google Lens ajuda a traduzir o que for necessário e em segundos você terá todo o cardápio de um restaurante traduzido, facilitando na hora de decidir o que comprar, por exemplo.
Se localizar melhor
Quando se viaja a um local desconhecido, sobre o qual nunca houve uma pesquisa acerca de pontos turísticos ou hotéis, a saída é começar a navegar pelo Google tradutor a fim de descobrir o nome de ruas, regiões e ter uma localização rápida de onde está.
É através do próprio App que você consegue se comunicar com as demais pessoas para perguntar como chegar a determinado destino. Tudo o que deve ser feito é fotografar a imagem e selecionar as palavras que deixaram-no com dúvidas e que devem ser traduzidas e a ferramenta te ajuda a entender.
Sempre que você for conhecer um local novo, opte fazer o uso do Google tradutor para se localizar e não ficar perdido. Os países tendem a ser grandes, movimentados e com algumas ruas fáceis de confundir, principalmente se for nos Estados Unidos.
Como dica da AGBT, você deve sempre salvar o que traduzir ou tirar fotografias para não se perder. Tenha cuidado também ao deixar o aparelho muito exposto em áreas que você desconhece e não sabe se são seguras.
Lista de frases do Google Tradutor
Quando você abrir e usar o aplicativo, verá que ao digitar frases ou qualquer palavra, haverá uma estrela que fica perto do relógio. Toque no ícone de estrelinha para conseguir salvar tudo o que você achar necessário e que te ajudará no decorrer da sua viagem.
Retorne a página inicial do Google tradutor e clique na estrela para acessar tudo o que foi salvo. Sempre que você esquecer de qualquer informação, conseguirá consultá-la em questão de segundos para lembrar do significado.
Além disso, há o seu histórico onde você checa todas as frases já traduzidas. É possível salvá-las para usar mais tarde e ter acesso prático logo na parte de entrada do aplicativo, ao invés de parar e procurar alguma frase específica.
É graças às atualizações do Google tradutor que você pode ter uma viagem mais prática, sem que seja fluente em inglês, espanhol ou outro idioma. Hoje em dia, não é necessário ficar preocupado ou sentir medo de não conseguir conversar, devido à tecnologia que avançou neste processo e trouxe benefícios aos viajantes.
Como funciona o Google tradutor Manuscrito
O processo manuscrito consiste em fazer a escrita de uma palavra com os dedos, ao invés de apenas digitá-las no seu teclado alfanumérico. É como se você pegasse um lápis e escrevesse uma frase inteira no caderno ou desenhasse símbolos vistos na lousa.
Isto acontece por existirem determinados conteúdos que o aplicativo não traduz por não captar direito as sentenças. Dessa forma, você tem que realizar o processo manualmente. Apenas não se preocupe com figuras tortas, letras um pouco grandes ou pequenas, porque são traduzidas independente disso.
É necessário apenas se certificar de que fiquem legíveis para o Google tradutor realizar a tradução adequada e correta. Leia com atenção as palavras, e se forem símbolos, copie-os da mesma forma que observou em estabelecimentos.
Melhores locais para viajar
Se você quer fugir dos Estados Unidos como primeiro e principal destino, por que não conhecer a Inglaterra, que possui um inglês requintado e com algumas poucas diferenças na conversação? É um local histórico, que possui diversos pontos turísticos e que valem a pena ser conhecidos na sua viagem. Além desse, outros destinos interessantes, são:
- Itália;
- Egito;
- Islândia.
O último país é mais frio e recomendado às pessoas que querem descobrir as maravilhas da Aurora Boreal e curtir em um local especial. Por mais que faça muito frio e haja neve na maior parte do tempo, você consegue apreciar diversos pontos turísticos e degustar pratos típicos da região.
No caso da Itália, você terá a possibilidade de traduzir algumas frases e de conversar com muitos italianos nativos e naturalizados, assim como os turistas brasileiros. Esta também é uma ótima maneira de fazer amizades e aprender o idioma local sem grandes complicações, como seria se você não tivesse o Google tradutor em mãos.
Inglaterra
Você pode visitar Liverpool e apreciar todos os pontos turísticos para fotografar e conhecer de perto. Há o rio Tâmisa que você também pode conhecer, bem como é possível realizar uma excursão ao Stonehenge.
Itália
A famosa Torre de Pisa, o Coliseu, os restaurantes, as músicas e os demais pontos turísticos e gastronômicos fazem com que a Itália seja um dos melhores locais para visitar da Europa, em uma primeira viagem especial e marcante.
Egito
O sonho de muitas pessoas é o de visitar o Egito para ver de perto as famosas pirâmides, realizar excursões e aprender mais sobre os costumes de um dos locais mais antigos do mundo. É perfeito também para apreciar a culinária, as danças e conhecer mais da história egípcia.
Islândia
Por mais que faça frio, a Islândia é um país agradável para visitar, o qual permite conhecer as baleias, assim como degustar de pratos exóticos em restaurantes locais. Você consegue visitar o vulcão Krafla e tirar fotografias, ou conhecer o Hverarönd que é um sítio geotermal.
Estes são alguns dos locais que você deve conhecer e se aventurar com ajuda do Google tradutor, para conversar com as pessoas e se divertir mesmo sem saber o idioma nativo plenamente.