Um visto para a China permite que você possa passar um bom tempo no país. Seja a trabalho, estudos ou realizando qualquer atividade relevante, o visto te oferece oportunidades incríveis. Mas como conseguir? Em nosso artigo você obterá a resposta!
Saiba qual o passo a passo de conseguir um visto para a China, o que você deve priorizar, quais as características de cada tipo de visto e para quem eles são dedicados. Confira tudo sobre o processo e esteja mais apto do que nunca para solicitar o visto ideal para sua situação. Confira!
Quando tirar o visto para a China?
O visto é uma autorização do país que está sendo visitado para que o estrangeiro possa passar uma temporada em seu território. No geral, esse visto tem características bem definidas. Por exemplo, não é sempre que é exigido dos turistas brasileiros, sendo apenas necessários quando há a pretensão de passar um bom tempo no local, para estudos, trabalho ou para realizar qualquer atividade.
Isso faz com que turistas brasileiros raramente tenham que tirar um visto para visitar países ao redor do mundo. Porém, a China, diferente desses países mais liberais, exigem visto para todos os turistas.
Por este motivo, planejar uma viagem para a China sempre exige cuidado, pois há esse documento extra, cheio de burocracias, etapas e processos a serem realizados. Mas fique calmo, estamos aqui para te ajudar a conseguir o tão sonhado — e necessário — visto para a China, para que sua viagem seja tranquila.
Tipos de visto para a China
Existem diversos tipos de visto para a China. Conhecê-los é necessário para você entender em qual se encaixa e qual é o ideal para sua situação. Confira todos e suas características.
Para turismo
O visto para turismo é o mais básico e procurado, afinal, todo turista precisa de um. Por essa razão, também é o visto mais fácil de ser adquirido.
Para conseguir seu visto de turista você precisa preencher o formulário oferecido nas embaixadas e consulados chineses e conseguir a seguinte documentação:
- Passaporte válido — com mais de 6 meses de validade — com uma página para visto em branco;
- Uma foto 3 por 4 com fundo branco;
- Roteiro da viagem para turismo;
- Cópia da passagem para China, ida e volta;
- Voucher para os hotéis;
- Certificado de que tomou a vacina contra febre-amarela;
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de residência;
- Contrato de trabalho — caso seja empregado;
- Carta da empresa informando o período de férias;
- Para estudantes: comprovante de matrícula;
- Caso seja aposentado, autônomo ou desempregado: declaração de próprio punho autenticado em cartório informando sua situação.
Esses são os documentos exigidos para quem busca a China como turista. Com eles em mãos, basta solicitar seu visto! Abaixo apresentaremos as 3 divisões básicas de visto para turistas.
Para turista: de uma entrada
O visto para uma entrada permite que você visite a China por apenas uma única vez. Caso saia da China por um período maior que 90 dias, terá que realizar toda sua solicitação do visto novamente.
Para turistas: de duas entradas
Como é de se esperar, este visto permite que o indivíduo saia da China e volte novamente, mas é limitado apenas uma saída e uma volta. É um visto muito procurado para aqueles que esperam visitar mais de um país do extremo oriente.
Para este visto o período em que a pessoa pode se ausentar da China é maior, 180 dias sem perder sua validade.
Para turistas: de múltiplas entradas
Permite que o turista visite vários países da Ásia e volte para China quantas vezes quiser. Categoria muito apreciada para os turistas que planejam muitas viagens pelo continente.
Também permite que os turistas fiquem fora do país por um período de 180 dias, mas atenção: fique ligado com esse tempo de validade fora da China, o próprio consulado chinês deixa claro que ele pode ser alterado e sem aviso prévio pelas autoridades chinesas.
Visto para Taiwan
Muitas pessoas encaram Taiwan como território chinês, mas não é. Então este é só um aviso: se você visitar Taiwan e espera que seu visto seja aceito na China, irá se decepcionar.
Para transitar entre os dois países você precisará de 2 vistos diferentes, um para cada território, e ambos, claro, com regras distintas.
Para negócios
Categoria de visto que compreende diversas atividades como participar de feiras, realizar negócios, frequentar eventos, congressos ou mesmo realizar pesquisas.
Também pode ser solicitado para quem pretende cursar algo rápido e menos formal em território chinês, permitindo que o estrangeiro fique 6 meses dentro do país. Para conseguir esta categoria de visto, é necessário que uma pessoa, empresa ou instituição da China escreva uma carta-convite que será mandada para o consulado chinês.
Para jornalistas
Um visto concedido pelo Departamento de Imprensa e Ministério de Relações Exteriores da China. Como é de se imaginar, é uma modalidade dedicada para jornalistas.
Para conseguir um desses, o jornalista deve apresentar uma carta da instituição da qual é empregado e então entrar em contato com a embaixada da China no departamento que cuida de vistos à imprensa. Esta categoria oferece duas opções de visto:
- Visto de longa duração: oferece alguns meses para o jornalista ficar na China;
- Visto de curta duração: oferece apenas 180 dias para o jornalista, ideal para coberturas rápidas.
É necessário sempre se informar com a embaixada e explicar a situação concreta para conseguir este tipo de visto. Pois há diversos processos específicos para a categoria.
Para estudos
Modalidade para aqueles que querem passar um tempo na China estudando. Para conseguir um desses vistos, o estudante deve apresentar sua matrícula na instituição chinesa.
Para cursos breves, o visto pode ser emitido com validade de apenas 180 dias, mas o estudante pode solicitar um visto longo para cursos tradicionais. Esta categoria de visto compreende tanto ensino superior, técnico, especializações e pós-graduações.
Para trabalho
A China também oferece um visto para trabalho, dedicado para todo estrangeiro que foi contratado para desempenhar suas funções em uma empresa chinesa e em território chinês.
Embora pareça simples, o visto exige uma série de burocracias que dependem da categoria de trabalho que será exercida pelo estrangeiro. Os documentos exigidos podem variar em:
- Licença de Trabalho para Estrangeiros emitida pelo governo chinês;
- Carta de Notificação de Permissão de Trabalho para Estrangeiros na República Popular da China;
- Licença de Trabalho para Especialistas Estrangeiros;
- Carta de convite para Estrangeiros para Operações Petrolíferas Offshore — para trabalhadores da indústria de petróleo;
- Documento original de aprovação para apresentações artísticas comerciais;
- Certificado de Registro de Representações Residentes de Empresas de países estrangeiros.
Com todos esses documentos exigidos para diversas situações, procure a embaixada da China para se orientar a respeito da sua situação específica.
Para Trânsito
Por fim, temos uma categoria especial de visto para a China, que é o visto de trânsito. Essa modalidade permite que um viajante passe um curto período em território chinês, com prazo máximo de 72 horas, antes de seguir seu rumo para outro país.
Nem toda cidade na China é válida para este visto. Antes de viajar, o indivíduo deve entrar em contato com a embaixada e consulado chinês para saber que cidades são elegíveis para ele. A lista muda de modo periódico.
Tem como visitar sem ter visto para a China?
Diferente de outros países, não há como visitar a China como turista sem visto. Mesmo na categoria de menor tempo dentro do país, 72 horas, é necessário um tipo de visto específico. Isso aumenta a importância do visto para este país.
Qual a validade do visto para a China?
A validade varia bastante de visto para visto. Para turistas, os vistos podem chegar até 6 meses, mas há vistos maiores que permitem estadia de anos, para trabalhadores e estudantes.
E claro, o menor visto sem dúvidas é o visto para trânsito, que permite que um viajante passe 3 dias, no máximo, em território chinês.
Quanto custa o visto para a China?
Diferente de outros países, o visto para a China tem um valor único para todas as categorias, o que facilita bastante a situação do solicitante.
O valor é de R$ 760,00 e demora cerca de 5 a 7 dias para ficar pronto. Porém, caso o solicitante pague uma taxa de urgência no valor de R$ 140,00 o visto pode ficar pronto em 1 ou 2 dias. Os valores são com base no ano de 2023, mas podem alterar sem aviso prévio por ordem do consulado e embaixada.
Como tirar visto para a China? Passo a Passo
Após descobrir todos os tipos de visto para entrar em território chinês, você deverá analisar suas necessidades e escolher qual deles se encaixa naquilo que você precisa. Para você que quer entender como tirar seu visto para a China, segue nosso passo a passo:
Entre em contato com a embaixada e consulado chinês
Cada visto exige uma série de cuidados, documentações e processos específicos. Então tudo deve começar com uma consulta completa com as autoridades chinesas sobre sua situação. Assim você não corre o risco de solicitar o visto errado.
Prepare sua documentação
A documentação é necessária e fundamental para sua viagem. Deixe todos os documentos preparados, verifique quais os mais essenciais e que devem ser traduzidos e prepare tudo de antemão.
Caso turista, tenha o roteiro da viagem
O governo chinês irá pedir para o turista o roteiro de sua viagem para a China. Então tenha ele em mãos e verifique tudo em relação a esse roteiro como transporte, alimentação, entre outros cuidados.
Por fim, é só viajar e curtir sua ida para a terra da Grande Muralha! Aproveite que o visto para a China não costuma demorar para ficar pronto e escolha bem seu destino para viagens e férias.