Muitos têm a curiosidade de saber quais as línguas mais faladas no mundo, e a resposta pode surpreender. Mas isso depende do ponto de vista, já que é possível saber quantas pessoas falam o mesmo idioma no mundo, ou quantas pessoas falam o idioma e são nativas.
Descobrir quais são as línguas mais faladas do mundo é uma forma de descobrir como aprender um novo idioma. Muitas pessoas fazem essa escolha com base nas possibilidades de uma viagem, mas principalmente de uma carreira internacional.
Ter intimidade com as línguas mais faladas no mundo permite que o falante possa conhecer diversos países, povos e culturas.
Dominar um idioma além do nativo é a melhor ferramenta para conhecer melhor o mundo, de forma que é possível estreitar o contato entre nossa cultura e a daquela que corresponde ao idioma aprendido.
10 línguas mais faladas do mundo?
Além de oferecer uma oportunidade que pode mudar completamente nossa visão sobre cultura e humanidade, conhecer outro idioma permite também o aparecimento de oportunidades de trabalho. No âmbito profissional, vale a pena escolher ao menos uma das línguas mais faladas em todo o mundo para ser fluente.
Essa habilidade é altamente valorizada em empresas e possibilita melhores cargos, como de gerência e liderança, além de uma carreira internacional. Ademais, o domínio de uma ou mais línguas, além da nativa, é uma porta para profissões de tradutor, intérprete, entre outras. Tanto a carreira corporativa quanto a acadêmica são elevadas com o acréscimo de um ou mais idiomas.
Veja a seguir quais são as 10 línguas mais faladas do mundo.
Inglês
Apesar das estatísticas apontarem o crescimento cada vez maior do mandarim, o inglês ainda é o idioma padrão no mundo. É através dessa língua que a maioria dos negócios e transações de toda espécie são conduzidos no planeta.
Muitos falam que, sem sombra de dúvida, esse é o idioma mais usado no mundo, mas isso depende da perspectiva. No caso do número de pessoas no planeta que falam o idioma, sim, o inglês é campeão, com um total de 1,132 bilhão de falantes, entre nativos e não nativos.
Mas em questão de falantes nativos somente, o inglês perde para o mandarim. A maior surpresa é que existem mais falantes nativos de espanhol do que de inglês, que fica em terceiro lugar nesse ranking.
Mandarim
O mandarim é um idioma bem particular por dois motivos. O primeiro é a forma de compreender as palavras, pois o significado de cada uma se dá com base no tom em que são ditas. O segundo é o fato do mandarim ser uma reunião de dialetos, mas mesmo assim, é possível que os falantes dos diferentes dialetos se entendam.
Campeão em termos de falantes nativos do idioma, com 918 milhões de pessoas que falam a língua, o mandarim cresce em influência nos dias de hoje. Atualmente, a força econômica e cultural da China têm levado muitos ao estudo do mandarim, sem contar a própria força populacional do país, que possui mais de 1 bilhão de pessoas, entre chineses natos ou não.
Hindi
A índia possui o hindi como idioma oficial, junto ao inglês. A forte influência do Império da Inglaterra sobre a antiga colônia, a Índia, determinou a disseminação do inglês no país.
Vale mencionar que a Índia ainda possui 22 línguas oficiais, onde são faladas cerca de 1.600 línguas. Por ser um país excessivamente populoso, a Índia ocupa o quarto lugar no ranking de total de falantes nativos.
Espanhol
No que diz respeito ao total de falantes nativos, o idioma espanhol passa o inglês e só perde para o mandarim. Portanto, é o segundo idioma mais falado entre nativos no mundo.
Entre as línguas mais faladas do mundo, o espanhol também ocupa a posição de segundo idioma mais estudado. Muitos brasileiros, em especial, buscam aprender o espanhol, pois é um idioma latino, parecido com o português.
Francês
O francês também se encontra entre as línguas mais faladas do mundo, porque a França também foi um grande Império, que dominava colônias ao redor do mundo. Atualmente, 29 países, espalhados por diversos continentes, têm o francês como língua oficial.
Árabe
O árabe entra como uma das línguas mais faladas do mundo e também tradicionais, no sentido histórico. Por ser uma das mais antigas, o árabe exerceu influência sobre as línguas europeias, além de ser o idioma oficial para a liturgia do islã.
Todos que desejam ter uma carreira no mercado árabe, em ramos prósperos como o do petróleo, devem aprender esse idioma, que de fato, é uma reunião de dialetos, porque o povo árabe passou por diversas dispersões em seu território.
Atualmente, o árabe é o sexto idioma mais falado no mundo, o que inclui nativos e não nativos.
Bengali
Assim como a densidade populacional explica o volume de falantes de mandarim, isso pode ser aplicado ao bengali, que é o idioma falado em Bangladesh. Mesmo que seja uma região pequena, é extremamente populosa, onde cerca de 228 milhões de pessoas falam bengali e são nativos de Bangladesh.
Algo incomum a se destacar no alfabeto bengali é o som de vogal, que permeia cada consoante. Isso não ocorre com frequência nos idiomas ocidentais.
Russo
Além de ser o idioma que foi disseminado por toda a antiga União Soviética, o russo é uma das línguas mais faladas do mundo, também por causa da densidade populacional russa, pois em um país onde as dimensões são continentais, já é esperado que o idioma seja muito bem disseminado.
Não é uma surpresa dizer que o russo é a língua mais falada por nativos em toda o continente europeu.
Uma das curiosidades do idioma é seu vocabulário sucinto, com apenas 200 mil palavras (em termos comparativos, o inglês possui mais de 1 milhão). Com isso, o russo, que é umas línguas mais faladas do mundo, possui muitas palavras com mais de um significado, o que a torna difícil de aprender.
Português
Com certeza, o Brasil contribui para o fato de que o português também figura entre as línguas mais faladas do mundo, só pelas suas dimensões continentais e quantidade de nativos. Mas também há o componente histórico, visto que Portugal foi uma grande potência na Era Colonial, o que deixou sua marca pelo mundo.
Atualmente, 9 países no mundo falam português, espalhados pelos continentes americano, asiático, europeu e africano.
Indonésio
A décima língua mais falada do mundo pode ser uma surpresa para alguns, quando nos deparamos com idiomas bem conhecidos culturalmente, como o Alemão e o Italiano. Porém, é preciso lembrar que em termos de população, a Indonésia é o quarto no ranking de mais populosos.
O poder do idioma indonésio se torna ainda mais interessante, pois na Indonésia são falados 200 idiomas. O indonésio serve como a junção de todos, onde as pessoas podem se entender, mas, na prática, é a segunda língua oficial do país.
Apesar das condições para o estabelecimento da língua indonésia serem peculiares, o idioma em si é considerado um dos mais fáceis de aprender.
Quantas línguas existem no mundo?
É incrível pensar que as 10 línguas mais faladas do mundo constituem apenas uma pequena fração de um total de 7 mil idiomas. A influência dos países que são considerados potências hoje em dia, junto a densidade populacional de algumas nações, explica porque apenas 23 línguas correspondem ao volume enorme de metade da população do mundo.
Isso quer dizer que num planeta onde há 7 bilhões de habitantes e 7 mil idiomas, cerca de 3,5 bilhões de pessoas falam somente 23 idiomas. A desproporção de raízes histórico-culturais é claríssima.
Conhecer quais são as línguas mais faladas do mundo é uma oportunidade para entender mais sobre o papel de cada país na cultura, passada e atual. Ademais, é um passo para explorar novos povos e culturas, e construir novas histórias, carreiras e sonhos, além das fronteiras nacionais.