Já pensou em publicar no Facebook em vários idiomas? Desde 2016 existe uma ferramenta desenvolvida justamente para que um texto seja traduzido para outras línguas. Mas apesar de ser uma ferramenta útil, é preciso entender as suas limitações diante do que é exigido de uma boa tradução.
Tendo isso em mente, se você realmente quer publicar no Facebook em vários idiomas, acompanhe esse artigo em que separamos tudo que você precisa saber para aumentar o alcance da sua comunicação nesta rede!
Por que publicar no facebook em vários idiomas?
Normalmente, optamos por escrever um post no Facebook com nossa língua materna, principalmente quando estamos em nossa conta pessoal. Afinal, temos muitos amigos que se comunicam em apenas uma língua, então faz sentido priorizá-la.
Ainda assim, existem outros casos em que a inserção de outros idiomas pode ser importante. Empresas multinacionais e artistas costumam ter páginas no Facebook com muitos seguidores, e esse é um espaço onde usam com sabedoria para fazer avisos, contar novidades, divulgar trabalho e engajar com o público.
Mas você concorda que se atingem pessoas de diferentes nacionalidades, eles não conseguem falar com todos ao usar apenas um idioma? É nessa hora que essa ferramenta se faz presente e permite publicar no Facebook em vários idiomas.
O ideal é estudar de qual país vem a maior quantidade de acessos e publicar em diferentes idiomas para se comunicar melhor com o público. Além de gerar uma conexão maior, você pode notar que, ao publicar no Facebook em vários idiomas, a sua página gera mais engajamento por parte desse público estrangeiro.
Lembre-se que essas publicações devem ser feitas de forma estratégica e intencional. Não adianta escrever em inglês se todo o seu público é do Brasil e falam português. A não ser que seu projeto esteja em mudar totalmente o público da sua página atingir pessoas de fora do país.
É vantajoso publicar no facebook em vários idiomas?
Fazer a tradução para se comunicar com o público multilíngue facilita que as pessoas compartilhem mais os posts, entendam o que está escrito nela e se conectem.
Vamos apresentar a você duas situações, uma onde há vantagem e outra que não há para você entender como é possível fazer um bom uso dessa ferramenta para publicar no Facebook em vários idiomas.
Uma vez que os idiomas mais falados do mundo são Inglês, Mandarim, Espanhol, Hindi e Francês, já temos uma referência de línguas com mais falantes — sejam eles nativos ou não.
Suponhamos que uma cantora famosa e conhecida internacionalmente tenha uma página no Facebook e precise divulgar o lançamento de sua nova música. O intuito dela e de sua equipe é fazer com que a música viralize tanto no país em que nasceu quanto em outros países.
Para que todos seus seguidores se sintam acolhidos, ela faz em português e outros em inglês. E ainda disponibiliza a ferramenta para tradução automática. Isso gera uma aproximação do público com a cantora, quando ela tem uma estratégia e deseja mirar em uma língua específica, faz de forma intencional — que claramente torna vantajoso seguir essa estratégia.
Mas se imaginarmos outra situação, como a de uma página de um negócio local, a perspectiva muda completamente. Nesse caso, o público habita na região local e fala a língua do país onde foi criado esse negócio. Assim, não faz sentido algum tentar fazer posts em outro idioma.
O objetivo desse negócio local, é atrair pessoas para ir a sua loja e consumir ou contratar seu serviço. Assim, se ele fizer posts em inglês ou espanhol, não ajudará em seu faturamento. Esse é um exemplo de situação onde publicar no Facebook em vários idiomas seria desvantajoso. Tudo depende de um alinhamento e estratégia de cada empresa.
Seu anúncio chegará ainda mais longe
Antes de investir dinheiro em um tráfego pago, é necessário saber as pessoas que vão se interessar no que você tem a oferecer. Uma loja que atua apenas nas plataformas online e vende para todo o Brasil no mercado de moda feminina, pode anunciar para todo esse território brasileiro.
Mas se deseja fazer vendas internacionais, os anúncios precisam ter o idioma alterado. Ainda que sua sede seja no Brasil, conseguirá atingir pessoas de outras nacionalidades. Obviamente, o seu orçamento deve estar alinhado com as suas expectativas. Anunciar é uma ótima forma de atrair mais clientes, mas apenas se executado da maneira correta.
A partir do momento que começou a anunciar para esse público do exterior, você também precisa ter um site que tenha opção de traduzir para que o seu cliente entenda a descrição e como funciona a entrega.
Para criar um anúncio em vários idiomas, você precisa seguir a criação do post da mesma forma que faz agora, mas durante o processo você vai se deparar com um botão “criar em outro idioma”, selecione ele para escolher um idioma padrão e assim você pode adicionar mais cinco de sua preferência. Salve para que o Facebook analise o seu anúncio e depois que for aprovado começará a ser distribuído.
Clientes em potencial fora do país geram mais lucro
Há todo um planejamento por trás de cada estratégia aplicada para aumentar o lucro. Os negócios online possuem um benefício em termos de poder atender várias pessoas, de diferentes nacionalidades — seja na venda de produtos ou serviços.
No caso do Brasil, ao expandir o seu alcance com publicações no Facebook em diferentes idiomas, que naturalmente atraem público de outros países, você pode começar inclusive a receptividade de novas moedas com diferentes graus de valorização, como o dólar ou a libra.
Por atender estrangeiros, sua marca ficará cada vez mais reconhecida ao nível mundial e consequentemente ganhará mais autoridade. Quanto mais pessoas alcançar, maior a sua chance de efetuar mais vendas.
Como publicar no Facebook em mais de um idioma?
Em primeiro lugar, deve ser ativada uma configuração na página que seja possível publicar no Facebook em vários idiomas. Acesse a página em que deseja fazer essa alteração e vá em “configurações”. Em seguida, clique em “geral” e selecione “publicar em vários idiomas”.
Não esqueça de habilitar a caixa ao lado, a qual permite que outras pessoas que te ajudam a gerenciar a página também consigam publicar no Facebook em vários idiomas, e salve essas alterações.
Você ainda pode ter dúvidas sobre como deve ser no caso de posts, mas saiba que funciona do mesmo jeito. Basta ir até a página e escrever o texto na sua linha do tempo na parte de cima — que deve estar na sua língua padrão. Selecione “escrever publicação em outro idioma” e escolha o que você deseja. Após ter seguido todos esses passos, clique em “publicar”.
Conforme o post for entregue para sua audiência, o Facebook priorizará mostrar o texto no idioma padrão selecionado de cada conta. Ou seja, se o post foi escrito em português e você optou por traduzi-lo em inglês. Se um usuário possui uma conta com idioma padrão definido em inglês o Facebook entregará em inglês. Caso contrário mostrará em português.
A tradução feita de forma automática pode alterar o sentido de seu texto, então não deixe verificar e editar. O mais indicado seria um profissional fluente na língua ficar responsável por essa tarefa, para garantir que a mensagem esteja correta.
Na página “Help” do próprio Facebook, diz que em algumas publicações a tradução é muito solicitada. E por essa razão já aparecem traduzidas de forma automática.
Então se você quer melhorar o seu alcance, saiba que publicar no Facebook em vários idiomas é muito prático e vantajoso. Caso você ainda tenha dúvidas sobre a tradução dos seus conteúdos, continue acompanhando nossos conteúdos no blog da AGBT!