A conquista da cidadania estrangeira é o desejo de milhares de pessoas que descendem de italianos, albaneses ou franceses. Porém, para terem este direito, precisam da certidão negativa de naturalização.
Sem a certificação validada, não é possível prosseguir com o seu pedido perante à Embaixada pois seus dados e documentações estão incompletos. No entanto, obter a certidão para comprovar as informações a respeito de seu descendente leva pouco tempo e é fácil de ser emitida. Porém, é necessário saber o que ela é e que tipos de documentos são necessários para adquiri-la, junto aos órgãos competentes.
O que é uma certidão negativa de naturalização?
Certidão negativa de naturalização é um documento que comprova a não-naturalização do seu parente que mudou da Itália para o Brasil. Este é um dos documentos mais importantes para solicitar a cidadania através do Jus Sanguinis, por exemplo, e sem ele você não consegue entrar com o pedido junto ao Consulado.

Dentre as principais documentações, esta é a que precisa ser emitida por último. Evite fazer a solicitação da CNN primeiro, pois você precisa estar com certidões do descendente disponível, e a pesquisa sobre onde se encontram pode levar mais tempo.
Conforme você for emitindo os demais documentos requeridos para a naturalização italiana ser feita, converse com familiares mais próximos em busca de saber se eles estão em posse das certidões, visto que no momento de preencher o cadastro, são solicitados informações obrigatórias, como nome do pai e da mãe do seu parente, e data de nascimento.
Como solicitar uma certidão negativa de naturalização para uso internacional?
Para pedir a certidão negativa de naturalização, não é necessário sair de casa e frequentar cartórios. O procedimento é realizado diretamente online, de forma gratuita e pode ser conferido antes da impressão.
A AGBT recomenda que você não faça o procedimento sem os documentos necessários, pois sem eles, é menos provável que o pedido aconteça. Para proporcionar mais segurança na solicitação, acesse o e-Certidão, e siga os seguintes processos para solicitar a CNN:
Onde tirar a Certidão Negativa de naturalização?
A emissão da certidão negativa de naturalização é feita pelo Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça. Através deste site, você encontra um formulário para preencher com as suas informações pessoais e do requerido que, no caso, é seu parente. Entenda abaixo:

Na parte do parente, informe o nome completo e se houver variações, clique no botão de “+” no lado direito para adicionar um novo campo. Na sequência, informe o sexo, nome do pai e, obrigatoriamente, o da mãe, data de nascimento e o local que nasceu.
Insira os caracteres no campo válido e clique na caixinha para solicitar a certidão negativa para confirmar que você concorda com os termos de privacidade. Antes de emitir, certifique-se de ter o Adobe PDF Reader disponível em seu computador ou celular, pois apenas com o software é possível verificar o documento.
É obrigatório ter a CNN?
Todas as pessoas que têm o desejo de se naturalizar precisam estar com a certidão negativa de naturalização em mãos e previamente organizada em uma apostila. Mesmo que seja para conquistar a cidadania italiana, você precisa confirmar que seus bisavós ou avós nasceram na Itália e não alteraram a nacionalidade.
Como saber se os descendentes se naturalizaram brasileiros?
Para descobrir se os descendentes se naturalizaram como brasileiros, acesse o Diário Oficial da União e no campo de pesquisa coloque o nome do seu parente. Observe o que você deve pesquisar:

Faça como no exemplo ao colocar o nome e sobrenome com o complemento “naturalização”. Se nenhuma informação aparecer durante sua pesquisa, significa que não ocorreu uma naturalização e você tem mais facilidade em pedir a sua sonhada cidadania.
Como comprovar que o descendente não se naturalizou?
A partir do momento que você sabe que seu descendente não se naturalizou, pode realizar a emissão da certidão negativa para comprovar as informações. Porém, não esqueça da importância de estar com os documentos completos em mãos no momento de preencher o formulário.
A certidão negativa de naturalização demora para ficar pronta?
Emitir a CNN leva questão de segundos, que permite a impressão em folha A4. A partir deste processo, é indispensável conversar com excelentes especialistas em tradução juramentada da AGBT para auxiliar você a validar as documentações.
Quem pode solicitar este serviço?
Brasileiros ou imigrantes podem fazer o pedido da certidão negativa no e-certidão ou encaminhar o pedido através do e-mail processos.migracoes@mj.gov.br. Certifique-se de enviar as informações completas a respeito do seu descendente a este endereço eletrônico para agilizar o pedido.
O governo também informa que homônimos podem ser identificados pelo sistema, o que torna necessário preencher um novo formulário com novos detalhes. Dessa forma, a pesquisa ocorre com mais eficiência para ser analisada e concluída com uma resposta positiva da divisão competente.
Quanto tempo demora para um estrangeiro se naturalizar brasileiro?
De acordo com o Governo Federal, o processo de conclusão da naturalização para brasileiro leva 180 dias. É possível que aconteçam atrasos inesperados, geralmente ocasionados por erros internos ou por haver uma alta demanda, mas que são informados para gerar mais segurança.
Caso o seu documento retorne, significa que o formulário pode ter sido preenchido incorretamente. No momento de adicionar as informações, confirme os dados com calma antes de enviar o documento ao governo para se certificar que estão corretas.
Onde verificar a decisão do processo de naturalização para brasileiro?
Todas as informações competentes à naturalização ficam disponíveis no Diário Oficial da União. A pesquisa é feita ao incluir nome e sobrenome e acompanhamento de “naturalização” e se documentos aparecerem, significa que a decisão foi aceita.
O que fazer se o pedido de naturalização para brasileiro for arquivado?
Reúna a petição do recurso que contenha seu nome completo, o número do processo e também o número de Registro Nacional Migratório. Esteja com documentos que comprovem o motivo do arquivamento do pedido e informações que validem o erro gerado durante a análise.
É possível enviar o pedido de recurso através do MJSP, mas se você não tiver cadastro, mande-o pelo correio. O endereço completo é: Ministério da Justiça e Segurança Pública – Departamento de Migrações, Esplanada dos Ministérios. Bloco T, anexo II, sala T3. Brasília – DF, CEP 70.064-900.
Como a AGBT pode te ajudar no processo?
Tanto a sua certidão negativa de naturalização quanto as demais devem estar traduzidas e a equipe da AGBT se responsabiliza pela tradução juramentada destes documentos. O procedimento não leva muito tempo para ser concluído, dependendo da quantidade de documentos.
No momento em que a certidão negativa de naturalização estiver pronta, entregue-a aos órgãos competentes junto da versão oficial. A tradução juramentada não é uma substituta dos documentos originais e precisam estar em ordem na apostila de Haia.
A AGBT emite a apostila de Haia?
O apostilamento de Haia é feito pela AGBT e você não precisa se preocupar com nenhum processo, pois garantimos a entrega completa do documento em pouco tempo. Assim, você tem mais segurança ao conversar com a embaixada italiana e assim confirmar suas informações através da certidão de naturalização.
A apostila de Haia consegue autenticar as certidões e torná-las válidas em países estrangeiros, que fazem parte da convenção. Por exemplo, se você tem descendentes albaneses, precisa se certificar que a Albânia faz parte dos países signatários que aceitam este certificado.
Conte com a equipe de tradutores da AGBT para traduzir a sua certidão negativa de naturalização com qualidade e eficiência. Dessa forma, você tem sucesso com seu pedido junto da Embaixada e pode conquistar a sua tão sonhada cidadania sem impedimentos!