Os certificados de proficiência em inglês constituem a prova legítima de que alguém possui fluência nesse idioma. Já faz muito tempo que o domínio da língua inglesa é vital para obter cargos melhores, e em alguns casos, é imprescindível.
Isso ocorre principalmente devido à globalização e a era da informação, que impactou bastante as empresas no mundo inteiro e, por consequência, o mercado de trabalho. Já que a internet tornou-se um veículo tão fácil para o consumo de produtos, serviços e conteúdos, o mundo dos negócios também se voltou para isso. Em suma, a oferta de trabalho para os falantes de inglês está maior do que nunca, dentro e fora do país.
Obviamente, conseguir um dos certificados de proficiência em inglês não é algo automático. É necessário passar por um processo rigoroso, já que esse documento prova, em seu currículo, que você é capaz de desempenhar funções que envolvem o inglês.
Portanto, conheça agora o que são os certificados de proficiência em inglês, para que servem, sua importância, quais são os níveis de fluência, além de onde e como tirar o seu!
O que são os certificados de proficiência em inglês?
Os certificados em inglês são documentos necessários, os quais provam que uma pessoa é proficiente no idioma, cujos mais conhecidos são o TOEFL e o IELTS. É preciso apresentar tal documento em situações de intercâmbio e para conseguir emprego em um país de língua inglesa.
Munido do certificado, o candidato a vaga demonstra que tem capacidade de acompanhar as aulas ou, no caso do mercado de trabalho, consegue exercer a sua função, sem necessitar de um tradutor.
Para que serve o certificado de proficiência em inglês?
O currículo é uma das maiores ferramentas para obter um bom emprego. Isso é um fato inegável. Logo, contar com os certificados de proficiência em inglês no currículo é uma maneira de sair na frente da concorrência aqui no Brasil.
Já para trabalhar em um país estrangeiro, os certificados de proficiência em inglês são pressupostos, pois sem eles, não é possível sequer concorrer a uma vaga.
Qual a importância do teste?
Embora cada um dos certificados de proficiência em inglês tenham os seus benefícios próprios, é inegável que esse idioma é o mais falado no mundo, no que tange o mercado de trabalho.
Ainda que você seja formado em inglês em um curso brasileiro, o MEC só reconhece os certificados de proficiência em inglês. Mesmo dentro do Brasil, o certificado é importante, pois é uma exigência das grandes companhias.
Níveis de proficiência em inglês
É preciso dar atenção aos níveis de proficiência, pois eles correspondem a certificados diferentes. O padrão é europeu, através de classificação que vale para todos os países.
Nível A
O primeiro nível da proficiência está entre A1 e A2, onde A1 determina o básico, o qual precede o A2, que é o iniciante. Um certificado desse nível prova que uma pessoa é capaz de usar expressões conhecidas em seu cotidiano.
Nível B
O nível B1 e B2 é intermediário, com bom entendimento do inglês. Em B1 é demonstrado que alguém pode compreender questões principais, as quais envolvem assuntos familiares. Já no B2, o nível de compreensão aumenta, pois a pessoa já conhece extrair as ideias mais complexas de um texto, além de ter maior domínio sobre vocabulário técnico de sua própria área.
Nível C
Por fim, o Nível C corresponde a fluência, onde o C1 está mais avançado e o C2 já é proficiente. No último nível, o aluno é plenamente capaz de compreender sem esforço tudo o que lê e ouve, além de se comunicar sem barreiras.
Onde e como tirar o certificado de proficiência em inglês?
Se você já alcançou o domínio do idioma, é hora de ir atrás dos certificados de proficiência em inglês. Embora o IELTS e TOEFL sejam mais conhecidos, existem outros que podem ser conquistados.
Todos os certificados mostrados abaixo são provas válidas da proficiência em inglês. No contexto de um currículo ou intercâmbio, todos eles são importantes como documentos. Contudo, cada certificado possui suas particularidades e, no que depender da sua necessidade, vale mais a pena escolher um do que outro.
TOEIC
O primeiro da lista é considerado um dos melhores certificados de proficiência para o meio corporativo, pois demonstra que uma pessoa consegue ler e compreender mensagens em inglês.
Cambridge
Já para o meio universitário, especialmente para quem planeja obter uma bolsa de estudos internacional, o de Cambridge é o mais indicado dentre os certificados de proficiência em inglês.
O aluno deve obter notas satisfatórias nas seguintes habilidades: leitura, fala, escrita e audição.
ECPE
Esse é um dos certificados de proficiência em inglês que serve tanto no meio universitário quanto no corporativo, embora seja mais utilizado em empresas.
BEC
Além do certificado tradicional, a Universidade de Cambridge também entrou no mundo dos certificados de proficiência em inglês, com objetivo de satisfazer as necessidades dos candidatos à vaga no mundo corporativo.
GMAT
Dentre todos os certificados de proficiência em inglês vistos até então, o GMAT é mais completo, pois também abrange habilidades para as finanças, políticas públicas, dentre outros conhecimentos. Por isso, é muito requerido em companhias na Europa e nos EUA.
BULATS
Também entre os certificados de proficiência em inglês oferecidos por Cambridge, esse é bem específico. Sua função é mostrar o quanto um colaborador demonstra conhecimento, dentro de sua empresa.
O teste, que avalia leitura, escrita, compreensão oral e de textos, vai de 0 até 100, mas na realidade, é preciso tirar no mínimo 70 para ter um resultado minimamente interessante.
IELTS
O mais tradicional dentre todos os certificados de proficiência em inglês, o IELTS, é aplicado no Brasil faz décadas, e os critérios de avaliação permanecem nas habilidades de: redação, interpretação oral, compreensão de textos e conversação.
EF SET
Esse é um teste muito usado por empresas, uma vez que é gratuito. Mas é um dos que mais permite saber o quanto o aluno sabe, pois avalia em três etapas a compreensão auditiva e habilidade de leitura.
Benefícios do certificado de proficiência em inglês
Obter qualquer um dos certificados de proficiência em inglês mostrados acima é uma grande vantagem. Afinal, esse documento legitima anos de estudo e dedicação, mas existem outros benefícios que merecem ser citados.
Reconhecimento internacional
As instituições que emitem certificados de proficiência em inglês são internacionais. Logo, o certificado também será, o que denota prestígio diante do ambiente universitário ou corporativo.
Diferencial no mercado de trabalho
É necessário ter em mente a simples noção de que estar no mercado é como estar em uma grande competição. Nessa analogia, ter o certificado de proficiência coloca você para largar na frente da maioria dos competidores.
Ao seguir essa lógica, basta fazer a pergunta: quem tem mais chances de chegar primeiro?
Impulsionamento na carreira
Por um lado, o que não falta nas empresas brasileiras são vagas para colaboradores que têm proficiência em inglês, mas por outro lado, faltam colaboradores qualificados.
Com um certificado de proficiência em inglês, você aumenta as chances de subir em sua carreira.
Agora que você já conhece a importância dos certificados de proficiência em inglês, assim como todos os motivos para obter um, o próximo passo é afiar seu idioma e buscar o teste que lhe trará mais vantagens!