Não se pode negar que construir o público de um podcast é a base e a chave para o seu sucesso. Afinal, são os seus ouvintes que irão estar sempre presentes em cada um dos episódios e divulgar para que os mais próximos possam também ouvir e acompanhar as conversas presentes neles.
Atualmente há inúmeros podcasts disponíveis dentro do mercado. Se antes de 2020 já tínhamos um nicho de podcasts bem limitado e conhecido, agora com o cenário pós-pandêmico, temos um grande aumento no número de programas presentes nas mais variadas mídias como Spotify, Deezer, YouTube e muitos outros.
E não só isso, de acordo com um levantamento realizado pela Globo em parceria com o Ibope, em média 57% dos brasileiros se tornaram público desse formato de mídia durante o período da pandemia. Ou seja, temos um cenário com um vasto público alvo e muitos podcasts no mercado.
Por isso, é muito comum ter dúvidas sobre como aumentar o público de um podcast quando se está começando nessa vertente de criação de conteúdo. Conquistar novos usuários e saber como mantê-los fiéis ao seu podcast, parece ser de fato uma tarefa difícil – entretanto, com as estratégias certas, não é nada complicado.
É claro que, conquistar e aumentar o público de um podcast não se trata de uma receita de bolo ou fórmula matemática. Tudo isso depende de um conjunto de métodos e estratégias para captar esses ouvintes e cativá-los a cada episódio que se passa.
Então, que tal alavancar o seu podcast e aprender como fidelizar seus ouvintes? Interessado? Confira em nosso artigo!
O que é um Podcast?
Com uma rotina cada vez mais atarefada e corrida na vida da maioria dos indivíduos, consumir conteúdos se torna um pouco mais difícil do que antes em decorrência do tempo livre. O podcast surgiu como uma surpresa justamente para isso, afinal, quem não gosta de ouvir uma entrevista, histórias ou até mesmo aulas enquanto está no transporte público ou no trabalho?
E é assim que podemos definir um podcast. Esse formato não é, nada mais, nada menos, do que um conteúdo semelhante ao rádio, só que sob demanda, que pode ser escutado em quaisquer plataformas de áudio sempre que o público desejar.
A proposta do podcast é justamente ser um programa em áudio, disponível para reprodução a qualquer momento e servindo como uma ferramenta de comunicação. Nesse caso, ele entra como uma excelente forma de divulgar conteúdo, seja levando mais informações ao público, gerando conteúdos educativos ou entrevistas e outras formas de entretenimento como histórias.
Atualmente, é possível observar que há um grande leque de temas e opções de podcasts disponíveis nas maiores plataformas de áudio do Brasil. Por isso, saber como aumentar o público de um podcast é de grande importância para se manter na ativa e fazer com que o seu programa cresça e consiga atingir todos os objetivos estabelecidos.
Para que serve o Podcast?
Um podcast acaba por ser uma ferramenta variada, capaz de divulgar inúmeros conteúdos através do áudio, como por exemplo informações a respeito do mundo, temas educativos e científicos, entrevistas e outras formas de entretenimento. No geral, há inúmeras funções que fazem aumentar o público de um podcast.
O principal objetivo do podcast é compartilhar o seu conteúdo, de forma simples e acessível ao seu grande público. Basta estabelecer um tema para ser conversado, elaborar um episódio para gravar e compartilhar nas plataformas de lançamento. Além de servir como um disseminador de conteúdos variados, o podcast também se torna uma ferramenta perfeita de marketing.
E esse conteúdo é perfeito para ser consumido diante de uma rotina acelerada, agitada e intensa visto que o formato não exige o contato visual por ser apenas em áudio. Assim é possível escutar um podcast a qualquer hora do seu dia, seja no carro, no transporte público ou a pé, caminhando para o compromisso, e inclusive enquanto pratica exercícios físicos.
Outras funções do podcast incluem entregar um conteúdo educativo ao ouvinte, assim como também poder compartilhar notícias do mundo, comentadas, sobre os mais diversos temas. De qualquer forma, o podcast serve exclusivamente para compartilhar conteúdo de forma acessível e prática para o seu público.
Como surgiu o Podcast?
Por mais que haja certas divergências a respeito da origem do podcast, a sua ideia inicial surgiu logo no início dos anos 2000. Foi quando um programa de rádio decidiu disponibilizar um de seus episódios para download na internet – dessa forma, o ouvinte que não pudesse escutar ao vivo, teria acesso ao programa depois.
É claro que, naquela época, não existia nenhuma plataforma de música e de podcasts, apenas endereços eletrônicos e faixas de áudio. Ou seja, o usuário teria que baixar aquele arquivo e escutar em seu computador.
Com o tempo, foram desenvolvidas novas formas e portais para se publicar e divulgar os episódios gravados. Logo em 2004, essa tendência foi crescendo (principalmente dentro do iTunes) e com as evoluções em tecnologia e em mídia, chegou ao que conhecemos nos dias atuais.
Por mais que tivéssemos os seus precursores, como o podcast do Jovem Nerd, o público de um podcast e o seu sucesso aumentaram exponencialmente graças ao Spotify, ao Apple Music e ao Deezer, assim como no cenário pandêmico de 2020. Desde então, diferentes programas de áudio foram e ainda são criados e divulgados ganhando popularidade através das redes sociais.
Como aumentar o público de um Podcast?
É claro que, com a febre dos podcasts, muitos vêm sendo criados ao longo dos dias. E, por isso, muito se questiona sobre quais são as estratégias mais eficazes para aumentar o público de um podcast. Por mais que pareça se tratar de algo complexo, não é nenhuma missão impossível – basta se atentar a certas estratégias e comportamentos.
O primeiro passo é saber divulgar o seu podcast. Utilize todos os serviços de streaming de áudio disponíveis: Deezer, Spotify, Apple Music, Soundcloud, dentre outros. Procure diversificar e disponibilizar seu conteúdo nas mais variadas plataformas. Outra forma interessante é utilizar outras mídias, como o Youtube, para compartilhar trechos ou até mesmo o episódio de podcast gravado em audiovisual.
Outra oportunidade para divulgar bem o seu podcast é através do guesting, onde você é convidado de um outro programa e, por meio disso, consegue captar e aumentar o seu público. Outras formas para aumentar o seu número de ouvintes incluem:
- Defina o seu público-alvo e saiba o que eles querem ouvir;
- Mantenha um bom relacionamento com os seus ouvintes, por meio das redes sociais;
- Sempre ofereça conteúdos extras e bônus, como fotos da produção e vídeos do dia a dia;
- Procure convidar pessoas que agreguem valor ao programa, como famosos ou influenciadores conhecidos.
Por fim, fique sempre de olho nas estatísticas do seu podcast. Analise suas métricas, veja qual foi a taxa de ouvintes semanais e procure sempre melhorar suas estratégias para aumentar o público de um podcast através das informações obtidas.
Como manter seu público no Podcast?
Mas, então, já que captamos um bom público para o podcast, como podemos manter ele fiel ao nosso programa? Pode parecer bem complicado pensar em novidades para atrair e fidelizar os ouvintes, entretanto, menos é mais e essa tarefa é mais fácil do que parece. Para manter o público de um podcast, basta:
- Sempre chamar a atenção em seus episódios;
- Oferecer prévias do que está por vir;
- Manter sempre a duração média entre os episódios;
- Anunciar de forma estratégica, sem exageros;
- Ter foco em conteúdos de grande valor;
- Incluir ideias e dicas geradas pelos próprios ouvintes.
Investir em entrevistas e em convidados especiais sempre é uma boa forma de gerar engajamento, conteúdo e de fidelizar um público. Afinal, ele sempre estará esperando o convidado ansiosamente para aproveitar o episódio.
Entendeu como aumentar e engajar o público de um podcast não é tão complicado como parece? É claro que manter uma produção de qualidade e compreender a necessidade do público são fatores fundamentais para o sucesso, entretanto, quando ajustamos o podcast para o público-alvo, atingimos o objetivo rapidamente.