Não é incomum que as pessoas mais curiosas pela nossa história tenham dúvidas sobre os idiomas mais antigos do mundo. Uma das principais riquezas da civilização humana são os inúmeros idiomas existentes ao redor do mundo, narrando, por meio deles, suas histórias, bem como ideais, comunicações simples e mais complexas.
Os idiomas antigos são verdadeiros tesouros linguísticos que nos permitem desvendar os mistérios do passado, além da beleza e complexidade da comunicação humana no decorrer da história.
Alguns fatos e curiosidades dos idiomas trazem debates e discussões sobre as civilizações e nos norteiam em relação à evolução das diversas línguas existentes ao redor do mundo. Conheça os idiomas mais antigos do mundo e como eles surgiram!
Os idiomas mais antigos do mundo e seus períodos históricos
Alguns dos principais idiomas mais antigos do mundo incluem o Sumério, Sânscrito, Hitita, Tâmil e a Língua Avéstica. Cada uma delas conta a sua própria história em um único período. Confira abaixo alguns detalhes:
- Sumério: idioma mais antigo do mundo originário do sul da Mesopotâmia, descrito pela primeira vez em 3100 a.C. Ao contrário de outros idiomas amplamente falados, o Sumério nunca foi além da Mesopotâmia, que atualmente é parte da Síria e o Iraque;
- Sânscrito: originário da região noroeste do subcontinente indiano, na Ásia. O Sânscrito é uma língua indo-ariana que os textos mais antigos incluem o Rigveda, mais antigos dos livros sagrados do hinduísmo e o Veda, coleção de poemas e liturgias indianas. Eles datam cerca de 1500 a.C.;
- Hitita: é considerado o idioma mais importante entre os indo-europeus extintos da antiga Anatólia, segundo a Britannica. O idioma também está associado a outras línguas faladas na região como o lídio, lício, cariano, paladino e o luciano;
- Tâmil: em 2004 foi considerada a língua clássica na Índia por se enquadrar em alguns critérios específicos, como a origem e tradição antiga;
- Língua Avéstica: idioma que deixou de ser utilizado por volta de 400 a.C. e incorretamente chamada de língua zend.
Explorar esses idiomas não apenas norteia a evolução das línguas com o passar dos anos, como também ajuda a ter uma percepção sobre as antigas civilizações, costumes e a vida diária.

Línguas da Antiguidade
Além do sumério, considerado o idioma mais antigo do mundo, existem outras línguas da antiguidade que também se destacam, que são o hebraico e o chinês antigo, substituído pelo chinês falado atualmente, que é considerado um dos idiomas mais difíceis de traduzir.
As informações sobre os idiomas mais antigos do mundo traz diversos debates e especulações sobre a origem do primeiro idioma do mundo, que possui variadas interpretações hipotéticas e sem evidências para que sejam aceitas por pesquisadores.
Línguas da Idade média
As línguas da Idade Média incluem o eslavo, grego, latim, alemão médio, língua vernáculas das pessoas mais comuns, inglês antigo e o eslavo eclesiásticos, que são considerados alguns dos idiomas mais antigos do mundo. Entenda abaixo sobre esses idiomas:
- Eslovaco eclesiástico e grego: dominantes na Europa Oriental por conta da forte influência do Império Romano no Oriente, além da Igreja Ortodoxa;
- Latim: dominava a Europa Central e Ocidental, além de ser considerada a língua universal da Igreja Católica Romana e do papado;
- Língua Vernáculas: eram idiomas falados pelas pessoas comuns;
- Inglês Antigo: passou por algumas mudanças no vocabulário e na gramática ao evoluir para o inglês Médio.
Bastante marcada pelo uso do latim inicialmente, por volta do século XII, as manifestações vernáculas em forma lírica e narrativa abandonaram o uso do latim clássico e romperam a tradição.
Escrita cuneiforme
A escrita cuneiforme trata-se de um sistema de escrita que se baseia no uso de uma ferramenta em formato de cunha para gravar símbolos em placas de argila. Ela foi utilizada para o registro de transações comerciais, receitas, impostos e outros. Confira abaixo algumas curiosidades sobre a escrita cuneiforme:
- Considerada fruto de uma diversidade de inovações motivada pelo engenho dos escribas;
- Era feita com um estilete em formato de cunha;
- Foram simplificadas com o tempo à medida que se popularizou no Oriente Médio e nas proximidades;
- Foi o primeiro método de escrita criado e primeiro foi utilizado pelos sumérios por volta de 3200 a.C.;
- A Mesopotâmia tornou-se pioneira no desenvolvimento de variados tipos de registros por conta da invenção da escrita cuneiforme;
- Os acádios foram responsáveis por serem um dos primeiros povos estrangeiros a terem contato com a escrita e a tornarem mais complexa;
- Na Mesopotâmia as mensagens escritas se tornaram tão comuns e populares, que possibilitaram a comunicação com outras civilizações.
As escrituras eram gravatas em tabletes de argila, que eram posteriormente cozidas em fornos para garantir um registro permanente. Elas também podiam ser reaproveitadas caso fossem revestidas de cera, o que possibilita apagar o que foi escrito.
Línguas Mortas
Dentre os idiomas mais antigos do mundo, as línguas mortas também são incluídas. Uma língua é considerada morta quando não existem mais falantes nativos, mas ainda podem ser utilizadas por conta do vocabulário e gramática conhecidos, bem como registros escritos. Alguns dos principais exemplos de línguas mortas, incluem:
- Grego Antigo: língua indo-europeia falada na Grécia na antiguidade. O idioma evoluiu para o grego moderno e é dividido em diversos períodos, como o clássico, arcaico, micênico e homérico;
- Latim: língua do Império Romano que resultou em diversos outros idiomas;
- Gótico: língua pertencente ao grupo de línguas germânicas orientais em uma família das línguas germânicas;
- Copta: considerado o último estágio da antiga língua egípcia escrita com letras gregas, com algumas palavras latinas e gregas acrescentadas;
- Sânscrito: língua clássica proveniente da Índia.
Embora sejam consideradas línguas mortas, os idiomas grego e o latim ainda são utilizados em aulas em alguns países ao redor do mundo e o latim é o idioma oficial da Cidade do Vaticano.
Um idioma é considerado extinto quando não existem mais possibilidades de aprender por meio de registros e documentos. Alguns idiomas correm risco de extinção e segundo o Projeto Idiomas em Risco, 40% dos idiomas que existem atualmente sofrem risco de desaparecer nos próximos 100 anos.
Quando a tradução de um idioma é necessária, é importante contar com um tradutor profissional. A AGBT (Agência Brasileira de Traduções) conta com uma equipe disponível para realizar a tradução de diferentes tipos de documentos e outros conteúdos.
A Torre de Babel: a mitologia das diversas línguas
A Torre de Babel é um mito que conta como surgiram tantos idiomas no mundo. De acordo com ele, um povo monolíngue decide construir uma torre que chega ao céu. No entanto, Deus ficou irritado com eles devido à prepotência e decidiu confundir as línguas deles para que eles não pudessem mais se entender e espalhar os idiomas ao redor do mundo.

A narrativa em questão pode retratar como ocorreram as mudanças de línguas humanas. Pode-se dizer que quanto mais falantes houver em um amplo território geográfico, mais distintas serão as suas maneiras de se comunicar. Em contextos diferentes, os povos podem adotar seus próprios dialetos, maneiras de se comunicar e tradições, até que os grupos não se entendem mais.
Um dos principais exemplos é o latim, que com o tempo acabou se tornando, espanhol, português, francês, italiano e outros mais de vinte idiomas espalhados pelo mundo. Isso explica a semelhança entre muitos idiomas e quais os motivos pelos quais, ao mesmo tempo, eles são tão diferentes.
Para exemplificar um pouco mais, o português de Portugal, do Brasil e de outros países que possuem a língua portuguesa como principal idioma, também se diferem bastante, não apenas em sotaque, como também em relação aos termos e variações linguísticas.
Os idiomas mais antigos do mundo incluem o latim, grego antigo, hebraico, sânscrito, hitita, tâmil e diversos outros, assim como o sumério, que é considerada como a língua mais antiga do mundo, embora não se saiba qual o primeiro idioma do mundo. Para traduzir conteúdos complexos aos mais simples, conte com a AGBT e sua equipe!