Culinária e a noção de coletividade são algumas das diferenças culturais ocidentais e orientais mais observadas pelas pessoas que conhecem ambas as culturas. Além disso, as questões relacionadas à hierarquia e tratamento dos mais velhos dos orientais também merecem enfoque, por conta do grau de diferença em comparação ao contexto ocidental.
Por serem povos que cresceram em condições completamente diferentes entre si, com questões geográficas e sociais distintas, as diferenças culturais ocidentais e orientais podem até gerar um certo conflito na transmissão de mensagens. Conheça as principais delas e saiba mais sobre essas culturas incríveis!
Noção de coletividade
A noção de coletividade é uma das principais diferenças culturais ocidentais e orientais. Por um lado, os orientais são ensinados a observar cada pessoa como parte orgânica de um todo. Um exemplo bem prático para visualizar esse ponto está na copa do mundo de 2014, na qual os japoneses recolheram o lixo no estádio brasileiro, inserindo-se assim no contexto do país no qual estavam.

Os ocidentais, por outro lado, adotam uma visão maior de independência de cada indivíduo em relação ao todo. Assim, o raciocínio que viria à mente de um ocidental no mesmo contexto seria, em geral, o de “cada pessoa teria autonomia o suficiente para recolher o seu próprio lixo”.
Soluções de saúde
Soluções para as questões de saúde se concentram como diferenças culturais ocidentais e orientais muito relevantes. Por um lado, temos uma medicina ocidental completamente direcionada para resolver problemas específicos de forma individual, especificamente para cada situação. Exemplos disso são os muitos tratamentos próprios até formação profissional na área para fazer a prática com o uso da química para solucionar as questões.
No contexto oriental, por sua vez, temos a medicina tradicional chinesa que tenta cuidar e encontrar soluções para a pessoa em várias áreas simultaneamente, de maneira mais holística. Logo, há a busca em alinhar a questão da energia, a parte física e a emocional em um estado na qual as três entrem em equilíbrio.
Por isso, a acupuntura, acupressão e ventosa (uso de copos de vidro quente para tirar sangue da pele) são alguns dos métodos utilizados por curandeiros chineses. Também há a criação de bebidas com muitas combinações de plantas medicinais e algumas partes completamente secas de animais como os escorpiões e cobras.
Culinária
A culinária certamente reúne muitas diferenças culturais ocidentais e orientais, já que ambas partem de regiões com condições muito diferentes para a aquisição de alimentos, além da variação de costumes. Como exemplo, os ocidentais têm o hábito de combinar diferentes ingredientes com sabores diversos para criar algum prato. Os orientais, por outro lado, preferem combinar ingredientes que possuem sabores semelhantes.
Também existem alguns outros costumes conflitantes, como o fato de ocidentais cozinharem alimentos em pedaços maiores, já que se utilizam garfo e faca para comer. No oriente, principalmente na China, tenta-se ao máximo cortar os ingredientes em pedaços menores para reduzir essa necessidade.
O consumo de arroz também é um ponto de diferença entre a culinária de países ocidentais e orientais. Enquanto em locais como no Brasil, o arroz é consumido em algumas refeições específicas como no almoço e na janta, países no Oriente consomem o ingrediente em praticamente todas as refeições do dia, não à toa eles possuem panelas direcionadas apenas para o preparo do alimento – geralmente, grudado e sem tempero.
Questões de hierarquia
As questões relativas à hierarquia também se destacam entre as diferenças culturais ocidentais e orientais observadas, já que os orientais apresentam o costume de tratar os mais velhos com muita reverência. De modo geral, esses povos apresentam um grande respeito pelo fato das pessoas mais velhas serem consideradas mais sábias.
Enquanto isso, os ocidentais apresentam uma comunicação mais direta e tratamento sem tantas devoções. Assim, a relação fica bem mais objetiva e linear, embora isso não signifique que não exista respeito dos ocidentais mais novos para com os mais velhos.
Espiritualidade
As diferenças de espiritualidade entre os dois povos começa quando o oriental procura seu despertar espiritual de dentro para fora, ou seja, uma forma introspectiva de trabalhar. O ocidental, por outro lado, desenvolve o espiritual pelo caminho contrário e faz a busca da parte religiosa externamente para manter um relacionamento com esse lado após esse encontro.
Também é válido destacar as diferentes simbologias para os acontecimentos, como o caso do luto. Enquanto os orientais utilizam vestimentas brancas, os ocidentais associam o preto para demonstrar seu luto. Ainda em relação ao luto, os orientais têm o costume de montar um altar específico para a pessoa que faleceu e, após isso, eles podem acender velas e fazer orações.
Desenvolvimento de raciocínios
O modo de desenvolver raciocínios também se diferencia bastante, já que os orientais tendem a apresentar maior intuição e trabalhar bastante o seu lado interior. Por conta desse ponto, a parte religiosa e espiritual dos orientais é bem desenvolvida e utilizada em muitas ocasiões.
Com os ocidentais, ocorre um desenvolvimento muito maior voltado para as questões científicas e racionais exteriores. Além disso, eles costumam dar mais foco ao lado externo do mundo e, devido a isso, os ocidentais apresentam uma maior tendência para questões técnico-científicas, mesmo que também se preocupem, em contextos específicos, com questões religiosas.
Escrita
Enquanto a escrita ocidental é baseada na construção por meio de letra por letra, a escrita oriental utiliza as próprias palavras ou símbolos que expressam alguma ideia. Além disso, no ocidente as palavras são escritas da esquerda para direita, enquanto no oriente a escrita é feita da direita para a esquerda.
As formas de expressão são outras diferenças bem gritantes entre ocidentais e orientais, principalmente em relação ao tom de voz utilizado nas conversas. Como exemplo, basta observar que a altura da voz que os brasileiros adotam normalmente em conversas pode ser interpretada como equivalente a um grito pelos japoneses.
Considerar todos esses pontos, portanto, é indispensável para estabelecer uma boa comunicação entre os dois pontos do espectro, principalmente se você é um ocidental que vai para o oriente, por exemplo. Desse modo, há maiores chances de não haver interpretação incorreta de sua mensagem.
O mesmo vale para a tradução de materiais e documentos que visam passar determinada mensagem à outra cultura. Por isso, para você ter a melhor precisão na transmissão das suas ideias, o ideal é contar com o serviço que a AGBT Traduções oferece e obter assim o melhor tratamento para transformar adequadamente o idioma do documento que quer traduzir!
Como a cultura influencia no comportamento?
A cultura altera diretamente a maneira que cada povo enxerga os comportamentos adequados e ruins. Basta observar como o fato dos ocidentais serem mais expressivos trazem como principal consequência a tendência de falarem mais alto e gesticular mais, enquanto os orientais tendem a mostrar a imagem mais contida.

Também é possível observar alguns gestos que não são comuns no cenário ocidental, a exemplo das reverências que os japoneses costumam fazer em saudações, pedidos de desculpas e em outros contextos. Por fim, o contato físico mais frequente que os ocidentais empregam também é visto de forma diferente da perspectiva oriental.
Nota-se como as diferenças culturais ocidentais e orientais são bem específicas, mas representam as peculiaridades de cada cultura. Por isso, conhecer esses pontos é fundamental para realizar a tradução de materiais de uma forma que conquiste as pessoas de ambas as localidades e permita que ambos os lados consigam se comunicar.
Logo, para contar com traduções de nível excelente e que considerem as diferenças culturais ocidentais e orientais, a AGBT Traduções é a agência mais adequada para você. Por meio de toda nossa experiência e cuidado nos arquivos, certamente podemos compreender a sua proposta e satisfazê-la para que você tenha a melhor tradução do seu material!