Existem diversos países que falam italiano e entender onde ficam e quais são os principais é crucial para quem deseja viajar ou realizar um intercâmbio cultural para aprender o idioma de maneira mais fácil e imersiva.
Muitos não sabem, mas o italiano é o terceiro idioma mais falado da União Europeia e conta com mais de 85 milhões de falantes. A influência do italiano se estende para além da Itália e é comumente falada em diversos países, especialmente por comunidades de imigrantes.
Além da Itália, países como Vaticano, Suíça e San Marino são outras nações em que a língua é falada. No continente americano, existe uma variedade de comunidades italianas, o que inclui o Brasil. Além disso, pequenas comunidades também em Montenegro, França e Tunísia.
A preservação do idioma por imigrantes italianos nos séculos XIX e XX em diferentes partes do mundo, apenas enriqueceu ainda mais a cultura de diversos países globalizados. Com isso, cada vez mais pessoas se interessam pelo idioma e por aprendê-lo, além de conhecer a Itália mais de perto e sua rica cultura.
Onde ficam os países que falam italiano?
Os países que falam italiano não estão limitados à União Europeia. Existem países em outros continentes que também adotaram o idioma como oficial ou co-oficial que ficam localizados nas Américas e no continente africano. Os principais exemplos incluem:
- Suíça;
- Chipe;
- Egito;
- Etiópia;
- Líbia;
- Líbano;
- Libéria;
- Sudão;
- Malta;
- Somália.
De pequenas minorias linguísticas em regiões como Montenegro, França e Tunísia a comunidades italianas como a do Brasil, implantada no país há muitos anos, o italiano é um idioma muito influente ao redor do mundo.
A sua presença ao redor do mundo, destaca sua variedade linguística e riqueza cultural. Aprender o idioma não é apenas uma maneira de se comunicar com nativos e falantes, mas também de conquistar novas oportunidades acadêmicas e de trabalho, não apenas na Itália, mas em outros países, especialmente os que possuem comunidades italianas.
Itália
A Itália é um país conhecido por sua rica história e é o berço do idioma italiano. Como um dos países mais emblemáticos do continente europeu, a Itália se destaca por sua culinária altamente popular ao redor do mundo e construções milenares, como o Coliseu, que é reconhecido como uma das maravilhas do mundo. As principais cidades da Itália incluem:
- Roma: lar dos pontos turísticos mais conhecidos da Itália e do mundo como o Vaticano, Coliseu, catedrais, templos, piazzas, foro romano e outros;
- Pompeia: local dizimando pela erupção do vulcão vesúvio em 79 d.C. e hoje é um reconhecido como sítio arqueológico e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO;
- Gênova: uma cidade popular que representa uma variedade de culturas com diversos pontos turísticos;
- Bolonha: onde está localizada a universidade mais antiga do ocidente e é rica em cultura e história, sendo perfeita para pessoas que desejam mergulhar na história do país e da própria da cidade;
- Verona: conhecida por ser palco de grandes lutas de gladiadores, Verona conta com uma variedade de tipos de apresentações;
- Milão: conhecida pelas pessoas que se interessam pelo mundo da moda, especialmente para quem deseja comprar em lojas de grife como Dior, Chanel, Versace, Moschino, Dolce & Gabbana e Giorgio & Armani;
- Veneza: reconhecida mundialmente por ser uma das cidades com o cenário mais romântica do mundo e recebe milhares de turistas todos os anos;
- Florença: é uma das cidades mais bonitas reconhecidas como o berço do renascimento.
A cultura italiana se encontra profundamente enraizada não apenas na Itália, mas também em diversos países em que ocorreram grandes imigrações em séculos passados e se destaca pela culinária, que foi modificada nesses países conforme as preferências e costumes do país.
Atualmente, muitas pessoas optam pela Itália para viajar e realizar intercâmbio cultural, quando o assunto são países que falam italiano, mas isso não se limita a apenas pessoas ligadas ao mundo da moda, mas também a outras áreas de estudo. Isso sem contar que o país também é a escolha de muitos imigrantes, sendo descendentes de italianos ou não.
Vaticano
A cidade do Vaticano trata-se de uma cidade-estado e o menor país da União Europeia e é um dos principais países que falam italiano. Todos os seus mil habitantes são falantes nativos do italiano e contam com uma cultura religiosa altamente significativa.
O Vaticano é a residência do papa e o país possui construções com arquiteturas exuberantes, além de possuir museus que exibem antigas esculturas romanas. O país é amplamente visitado por turistas religiosos e que possuem curiosidade sobre a religiosidade.
Para turistas que buscam por conhecer o país onde se encontra o coração do catolicismo, vale a pena todo o esforço, visto que o local é uma parada quase obrigatória para pessoas que seguem a religião católica.
Suíça
Localizado na Europa Central, a Suíça é um dos países que falam italiano, além do Alemão, Romanche e Italiano. O país se destaca como o mais industrializado do mundo e é reconhecido mundialmente como um país pacífico, sem histórico de conflitos globais.
Além disso, seus habitantes podem desfrutar de um ótimo padrão de vida e contar com diversidade de belezas naturais, especialmente montanhas cobertas pela neve. Um dos aspectos que contribui para a economia é o turismo, visto que o país atrai turistas não apenas da Europa, mas também de diversas outras partes do mundo.
A Confederação Suíça formou-se em 1648 através da união de diversos cantões da Europa Central. O país conta com um terreno montanhoso onde os Alpes Suíços se destacam, sendo um amplo destino turístico.
Com cerca de 8 milhões de habitantes, a Suíça é um país pouco populoso e sua cultura influenciou fortemente os países vizinhos como França, Itália e Alemanha. Seus principais pontos turísticos incluem o centro histórico de Genebra, Monte Pilatus, Alpes Suíços, Catedral St. Pierre, Lago Lucerna e o Castelo Chillon.
Algo que se destaca na Suíça, é a fabricação de chocolate e conta com grandes empresas que produzem o alimento. Além disso, vale destacar que o domingo é um dia bastante sagrado para os suíços e grande parte dos estabelecimentos não funcionam nesse dia.
San Marino
Situado na Europa, San Marino é um país bastante encantador e fica mais precisamente localizado nas fronteiras da Itália. O país é oficialmente conhecido como República de São Marino e conta com um clima mediterrâneo, além de se destacar entre os países que falam italiano.
San Marino conta com 34 mil habitantes e é um dos países menos populosos do mundo e ainda que seja pequeno conta com incríveis belezas naturais, que atraem turistas de diversas partes do mundo, especialmente em sua capital, também chamada San Marino.
Outros países que falam italiano
Países como Malta, Líbia e Chipre possuem o italiano como língua oficial ou minoritária. Além disso, alguns países situados no continente africano também falam o idioma, isso sem contar nas comunidades italianas presentes em diferentes nações também nas Américas.
Essas comunidades presentes em países como o Brasil preservam a língua italiana, bem como os hábitos e culturas do país. No entanto, para aprender o idioma, muitos preferem viajar para a Itália para de fato contar com uma maior imersão.
Os países que falam italiano incluem a Itália, Vaticano, Suíça e San Marino, além de países que possuem comunidades italianas, ou adotaram o idioma como co-oficial. E se você precisa de serviços de tradução como tradução juramentada e tradução simultânea, pode contar com a Agência Brasileira de Traduções (AGBT), que atua no mercado há anos e possui um corpo de tradutores especializados em diversas modalidades e idiomas.