Em todo o globo existem aproximadamente 7 mil línguas, mas, muitos têm a curiosidade sobre qual a língua mais difícil do mundo? Essa dúvida é muito comum entre aqueles que desejam aprender um novo idioma ou visitar um novo país.
Dentre todas essas línguas que existem, de fato, há aquelas em que um estrangeiro consegue se sentir mais familiarizado e aprender com rapidez. Porém, também há aquelas mais complexas e totalmente diferente do idioma que estamos acostumados aprender e da própria língua nativa.
Mesmo após descobrir qual a língua mais difícil do mundo, não é preciso desanimar. Até mesmo as línguas mais complexas são possíveis de aprender com bastante empenho, basta entender suas características e realizar a imersão cultural.
Qual a língua mais difícil do mundo?
Atualmente, a língua mais difícil do mundo é o árabe, principalmente para brasileiros. Esse idioma tem características totalmente opostas do português que conhecemos e também das línguas populares, como o inglês.
O seu sistema de escrita é chamado de abjad sendo criado da esquerda para a direita, com a utilização somente de consoantes. Com isso, um leitor comum deve interpretar quais são as vogais corretadas para a leitura.
Quando falamos de fonética, o árabe é composto por 28 consoantes e somente 3 vogais, sendo A, I e U. Essas vogais podem oferecer pronuncias diferentes (mais longa ou mais breve) conforme a palavra escolhida. Em grande, os outros idiomas são formados por somente Plural e Singular. No árabe, a regra muda, pois eles utilizam também do ‘’dual’’. Essa flexão gramatical é utilizado unicamente para conjunto.
No árabe também há duas vertentes: a clássica e a coloquial. A clássica vem dos povos pré-isâmicos, muito utilizada durante a leitura do Alcorão. Já a coloquial é a língua falada pelas pessoas na rua. Além de entender qual a língua mais difícil do mundo, é importante também conhecer os lugares onde se utiliza o idioma.
No caso do árabe, há ao menos 26 países que usam o idioma como oficial, sendo os principais: Iraque, Arábia Saudita, Sudão, Síria, Líbia, Líbano, Israel e Marrocos. Por conta disso, há também diversos dialetos no árabe: Árabe Norte-africano, Egípcio, Sudanês, dos Estados do Golfo e dialetos orientais.
Quais as outras línguas difíceis?
Sabemos qual a língua mais difícil do mundo, mas é importante ressaltar que não existe somente o árabe de idioma complexo. Há outros diversos idiomas em que estrangeiros não familiarizados sentem dificuldade na hora de desembarcar no país ou até mesmo quando decidem aprender o básico sobre essa língua.
É preciso lembrar que a dificuldade de aprender essas línguas vem mais de sua falta de familiarização e diferenças culturais. Porém, não é impossível de aprendê-las caso haja interesse. Também é outros diversos meios de conhecer o país em que essas línguas são faladas. Além de aprender um pouco mais sobre qual a língua mais difícil do mundo, conheça também outros 3 idiomas considerados complexos por brasileiros.
Persa ou Farsi
O Persa, também conhecido como Farsi, também pode responder à pergunta de qual a língua mais difícil do mundo. Esse idioma indo-europeu é utilizado como oficial por pelo menos 70 milhões de pessoas. Mesmo sendo muito utilizado, principalmente por países como Afeganistão e Irã, brasileiros veem bastante dificuldade em aprendê-la.
Isso se dá pelo fato de que no Persa utiliza-se a escrita árabe, muito diferente de todo alfabeto que estamos acostumados. Assim como no árabe, a leitura é feita sempre da direita para esquerda. O interessante do Persa é que, apesar da sua dificuldade de entendimento, suas palavras possuem significados profundos.
Hindi
Conhecemos o Hindi como uma das línguas mais difíceis do mundo. Esse idioma é um dos mais utilizados na Índia, totalizando 341 milhões de falantes. Outros países também utilizam do Hindi como língua oficial, como Paquistão e Nepal.
Para escrever o Hindi, é preciso utilizar o script Devanagari, feito da esquerda para a direita. Essa escrita é composta por 47 caracteres primários, 14 vogais e 33 consoantes. Esse é considerado um sistema utilizado em 120 idiomas; por isso, trata-se do mais utilizado do mundo. Mesmo com as diferenças, o Hindi é uma língua muito rica culturalmente e cheia de história.
Vietnamita
O idioma vietnamita é o idioma oficial do Vietnã, sendo utilizada por 76 milhões de falantes nativos. O maior problema do vietnamita para brasileiros é a pronúncia das palavras. Existem ao menos seis variações tonais no vietnamita. O significado e contexto do que é falado pode ser mudado apenas com a entonação utilizada.
Com isso, há um enorme obstáculo para se aprender Vietnamita, não somente para aqueles que falam português. Mesmo assim, não é uma tarefa impossível. Atualmente, o vietnamita é considerado um idioma austro-asiática.
Qual é a língua mais bonita do mundo?
A língua mais bonita do mundo é considerada por muitas pessoas o Francês, porém isso não é um fato. Existem mais cerca de 7 mil idiomas no mundo e o que determina a língua mais bonita do mundo, depende da língua materna de cada um. É totalmente uma questão de gosto e familiarização.
Mesmo assim, muitos adoram o Francês e consideram essa língua muito bela durante a conversação. Isso se dá pelo fato de ser um idioma bastante fluido e suave, muitas vezes considerado elegante durante os diálogos falados. Nesse idioma, não existe pronúncia para a letra ‘’R’’, por isso as vogais conseguem criar uma entonação musical aos que não são nativos.
Além de ser considerada uma das mais bonitas do mundo, a língua também é conhecida por muitos como a mais romântica. Isso por conta das músicas que se popularizam na língua. Dentre as mais famosas, podemos citar La Vie en Rose, de Edith Piaff.
Atualmente, há cerca de 136 milhões de pessoas consideradas falantes nativas do francês. Grande parte dessas pessoas faz parte da França, mas também é possível encontrar falantes nativos no Canadá.
Qual a língua mais fácil?
Conhecemos qual a língua mais difícil do mundo e agora é preciso contar um pouco sobre a mais fácil, o inglês. Conforme a maioria das pessoas, principalmente os brasileiros, o inglês é muito fácil de se aprender e colocá-lo em prática. Isso se dá pelo fato das palavras em inglês serem curtas e os verbos com apenas conjugação em terceira pessoa. Outro ponto é que o alfabeto utilizado no inglês é muito semelhante ao do português.
Além de ser considerada fácil de se aprender, o inglês também está como número 1 no ranking das línguas mais faladas do mundo, tendo cerca de 1.132.366.680 falantes ao redor do globo. Em qualquer lugar do mundo, é possível se comunicar e orientar em inglês. Essa é uma das principais vantagens de se aprender inglês.
Há muitas línguas espalhadas pelo mundo todo, fáceis e difíceis. Mesmo assim, nenhuma carrega o título de impossível de se aprender, principalmente para falantes nativos do português. Aqueles que não tiveram oportunidade de aprender ou não são totalmente avençados em determinado idioma pode contar com a Agência Brasileira de Traduções, a AGBT.
Essa empresa é especializada em traduções feitas com rapidez e qualidade, com os melhores profissionais da área. Lá, é possível encontrar os principais trabalhos em tradução, como transcrição e degravação, tradução livre e simples e a famosa tradução juramentada, feita para traduzir documentos oficiais e demandam o trabalho de um tradutor – por isso, entre em contato com a AGBT e faça um orçamento gratuito!