Há aproximadamente 7.111 idiomas ativos pelo mundo e para os falantes nativos do português é possível listar as línguas mais fáceis de aprender. Desenvolver um novo idioma é a chance que muitos têm para enriquecer o currículo e conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Porém, não é somente essa vantagem que existe em aprender um novo idioma. Falando novas línguas, pode-se explorar novas culturas pelo mundo e conseguir viver, trabalhar ou até mesmo estudar em um país diferente.
Para aqueles que desejam aprender uma língua com maior facilidade, o ideal é procurar por uma que falantes nativos do português consigam desenvolver de forma mais simples e rápida. Conheça quais são as línguas mais fáceis de aprender e inicie sua nova jornada de estudos rapidamente.
Como podemos identificar as línguas mais fáceis de aprender?
As línguas mais fáceis de aprender são facilmente identificadas conforme o idioma que já sabemos, e, principalmente, aquele que somos considerados nativos. O português, por exemplo, é um idioma falado por aproximadamente 280 milhões de pessoas e é famoso por sua produção cultural e por ser de origem latina. Com isso, diversas línguas que existem são consideradas mais simples de se aprender para os falantes do português.
Além do idioma nativo, também é possível utilizar um segundo idioma como base para aprender um novo. No caso de uma pessoa que fala o inglês, a facilidade de aprender uma nova língua pode estar naqueles considerados europeus, como alemão e espanhol, por possuírem relações.
Também é possível encontrar similaridades entre o inglês e o francês, mesmo o segundo sendo um idioma que descende diretamente do latim. Por conta de questões geográficas e invasões do passado, é possível encontrar diversas palavras em francês no vocabulário do inglês.
Mesmo sendo possível encontrar línguas mais fáceis de aprender, é importante deixar claro que o aprendizado simples não depende apenas da escolha de um idioma considerado fácil, mas também das ferramentas utilizadas para aprender e também a dedicação.
Pessoas que estão em um novo país para aprender o idioma local costumam desenvolver-se na língua com maior facilidade, mas também é possível aprender por meio de outros materiais, como em sala de aula, por filmes e pela leitura. Também é importante ter em mente que, independente do idioma, o aprendizado leva tempo e demanda dedicação e paciência.
Inglês
Muitas pessoas julgam o inglês uma das línguas mais difíceis de aprender para falantes do português, porém não é verdade. A língua inglesa pode ser bastante fácil de se aprender por apresentar diversos fonemas já existentes no português.
Com isso, é possível se desenvolver com maior facilidade nos fonemas considerados mais difíceis dentro dessa língua tão popular. Além disso, a estruturação da língua inglesa é considerada bastante simples e menos complexa do que a do espanhol ou outros idiomas.
Também se pode afirmar que essa facilidade em aprender inglês se dá pelo fato do idioma ter uma grande influência do latim, o que é facilmente identificado por falantes nativos do português. Algumas palavras que se desenvolveram através dessa influência são information, culinary e abdomen. Hoje, aproximadamente 60% de todo vocabulário em inglês tem suas origens do latim. Por isso, muitos dizem que o inglês é a língua germânica com mais influências vindas do latim.
Espanhol
O que torna o espanhol uma das línguas mais fáceis de aprender é a sua semelhança com o português que conhecemos. Essa afirmação é tão real que muitas pessoas costumam até mesmo confundir as duas línguas na hora dos estudos.
Além da semelhança dos dois idiomas, o português é rico em fonemas, bem mais do que a língua hispânica. Por isso, aprender as pronúncias que o espanhol apresenta torna-se bem simples para falantes nativos do português.
Mesmo sendo idiomas parecidos e com palavras quase iguais, quem está aprendendo espanhol deve ter atenção redobrada com os falsos cognatos. Isso porque, apesar das palavras terem sons e escrita semelhantes, é possível que tenham significados totalmente diferentes.
Holandês
O idioma holandês pode assustar brasileiros em um primeiro momento, porém é, sim, considerada uma das línguas mais fáceis de aprender, isso porque a fonética desse idioma é bastante simples de se aprender, tornando a compreensão básica do idioma bastante rápida.
Essa facilidade também vem do fato do holandês carregar fortes influências do espanhol e do francês. Essas influências aconteceram durante o domínio espanhol que ocorreu por mais de um século.
A influência iniciou-se em 1556, quando a coroa holandesa pertenceu ao rei Filipe ll, o atual rei da Espanha. Sendo assim, o idioma tornou-se rico em palavras que se assemelham ao idioma latino. Além disso, a proximidade geográfica com a França e a Bélgica também tornou o holandês um idioma mais simples e com semelhanças nos vocábulos.
Francês
Mesmo com uma fonética um pouco complexa, principalmente para os falantes nativos do português, o francês pode, sim, entrar facilmente na lista de línguas mais fáceis de se aprender. Isso porque, sua gramática, tempos verbais e toda a grafia utilizada na língua são bastante semelhantes ao português que todos conhecem. Sendo assim, muitos conseguem aprender essa parte com bastante facilidade e sem muitos problemas.
O único obstáculo para brasileiros que se aventuram no francês são os fonemas. Mesmo assim, a língua é simples de se aprender, principalmente quando se aprende por imersão. Com pouco de estudo, qualquer pessoa já é capaz de se comunicar com o básico em um país onde o francês é a língua nativa, como França, Bélgica e alguns lugares do Canadá.
O interessante do francês é que além de uma língua fácil de se aprender, é também considerado um idioma bonito e o mais romântico. Isso se dá por conta da sua fonética, onde predomina mais vogais, assim, o som de suas palavras é considerado muito agradável aos ouvidos.
Italiano
O Italiano é um idioma muito popular. Além da Itália, podemos encontrar essa língua em alguns lugares da Argentina, Malta e até mesmo na Suíça. No total, há pelo menos 125 milhões de falantes do italiano pelo mundo. Felizmente, o italiano é uma das línguas mais fáceis de aprender e bastante simples para aqueles que já falam e entendem o português.
Esse idioma se torna simples porque possui muitas semelhanças com as línguas que carregam origens latinas. Além disso, o italiano possui poucos verbos irregulares, diferentemente dos idiomas como francês e espanhol.
Toda gramática lógica e a pronúncia das palavras é simples. Inclusive, é possível prever facilmente as conjunções verbais que serão utilizadas. Também é possível encontrar diversas palavras que são bem conhecidas no português.
De fato, aprender um novo idioma pode ser mais simples do que muitos pensam, ainda mais se o idioma escolhido for considerado mais fácil para falantes nativos do português, seja pela semelhança entre os dois idiomas ou pela gramática mais simples. Porém, independente da facilidade ou forma escolhida para se estudar, aprender um novo idioma demanda bastante tempo e dedicação.
Caso a ocorra urgência de entender um novo idioma por algum motivo, seja para traduzir documentos ou realizar uma tradução simultânea em uma reunião, ou evento, o ideal é buscar pela Agência Brasileira de Traduções, conhecida como AGBT.
A empresa é especializada em prestar serviços rápidos e de qualidade na área da tradução. Todos os profissionais são capacitados para prestar os melhores serviços. Além da tradução juramentada e simultânea, a AGBT também é especializada na realização de transcrições, degravações e legendagem. Conheça mais sobre os serviços no site oficial e realize um orçamento rapidamente!