Entender qual a língua oficial da Suíça é indispensável para quem deseja morar ou estudar no país. A Suíça é um país da Europa Central e se destaca pelo sistema de educação de excelência, elevado nível de estabilidade no mercado de trabalho e de acordo com uma pesquisa da ONU está entre os principais países no Relatório Mundial da Felicidade.
Além disso, o país possui uma rica história, além de ser reconhecido pela diversidade linguística que impressiona. Ainda, sua cultura tem bastante influência dos países vizinhos, como a França, Alemanha e Itália.
Cenário linguístico da Suíça
A Suíça é um país conhecido pelo multilinguismo, que se deu devido às ligações culturais vindas dos países vizinhos, tornando-se uma das principais características do país.
No entanto, pode-se dizer que o alemão é o principal idioma do país e, enquanto a língua falada é o suíço-alemão, a língua escrita é o alto-alemão.
Idiomas oficiais e sua distribuição
Na Suíça, são falados mais de quatro idiomas e as línguas estrangeiras mais frequentemente faladas são o inglês e o português. O alemão, também chamado de suíço-alemão é o mais falado por cerca de 62.3% dos habitantes, o francês por 22.8%, italiano por 8% e o romanche por 0.5%. Além disso, o inglês é falado por 5.8% e o português por 3.5%.
Importância do multilinguismo na cultura suíça
Para a Suíça, o multilinguismo é um aspecto fundamental e se encontra em lei. Quase dois terços da população falam alemão, que pode ser considerada uma língua oficial da Suíça. Um dos principais fatores que tornam o multilinguismo muito importante na Suíça é a quantidade de estrangeiros que habitam o país e geram o idioma adicional.
As quatro línguas oficiais da Suíça
O alemão, francês, italiano e o romanche são consideradas as quatro línguas oficiais da Suíça. A língua alemã é a mais falada de todas e possui algumas diferenças, visto que se trata da mistura de uma mistura de variados dialetos alemães e os estrangeiros que vivem no país contribuem bastante para a diversidade linguística.
Alemão
O alemão é a principal língua oficial da Suíça! Enquanto a língua falada é o suíço-alemão, a língua escrita é o alto-alemão. A língua alemã possui diversas diferenças regionais e, por isso, há uma diversidade de dialetos e vocabulários, além de variações na ortografia e na pronúncia.
Francês
A segunda língua oficial da Suíça é o francês suíço, falado principalmente na região oeste do país, abrangendo Jura, Genebra, Neuchâtel e Vaud. Embora seja conhecido como francês suíço, ele não se difere muito do francês tradicional.
A principal característica do francês suíço são as vogais mais longas, que torna a comunicação mais lenta e os falantes do francês padrão podem não ter muitas dificuldades para se comunicar, especialmente em Genebra e Lausanne.
Italiano
O italiano suíço é falado na parte sul de Graubunden e no cantão de Ticino. A região em questão, possui uma mistura da cultura suíça e italiana, o que se torna uma excelente opção para quem se interessa pelas duas culturas
Também chamado de lombardo, o idioma é falado por mais de 300 mil pessoas e tem forte influência do alemão e francês, o que o difere do italiano padrão em muitos aspectos. No entanto, ainda é possível ter uma boa comunicação.
Romanche
O romanche é a língua oficial da Suíça menos falada do país e é um idioma românico, que em 15 a.C., com a conquista da província de Rhaetia dos romanos, a língua nativa os influenciou. Atualmente o idioma é utilizado na educação, amplamente falado como língua da comunidade e também é usado pela governança.
Características das línguas suíças
Na Suíça, o alemão é o idioma falado por cerca de 60% da população e na realidade é um conjunto de dialetos alemães que se encaixa no termo suíço-alemão.
No geral, toda língua oficial da Suíça é uma mistura de idiomas de outros países – suas principais características, envolvem:
Estruturas gramaticais e fonéticas
O suíço-alemão possui algumas variações na pronúncia e ortografia em comparação com o alemão padrão. O francês suíço, por sua vez, possui diferenças por conta das suas longas vogais, o italiano une um pouco do francês e alemão e o romanche é a união da influência dos nativos com a língua dos romanos.
Influências culturais e históricas
Todos os idiomas da Suíça possuem influência dos seus países vizinhos, a França, Itália, Alemanha e Áustria. Por isso, não é incomum ver comunidades que misturam a cultura local com as de outros países.
Escrita e sistemas de alfabetização
Os idiomas oficiais da Suíça são distribuídos pelo país e, por este motivo, a depender da região, você pode escutar outros idiomas. Além disso, quando se trata de educação, nas escolas as crianças não apenas aprendem o idioma da região e a língua inglesa é bastante apreciada no país.
Aprendendo as línguas oficiais da Suíça
As línguas oficiais da Suíça não são difíceis e algumas, como a italiana e francesa, são as menos complicadas para brasileiros. Para um melhor aprendizado, é possível utilizar recursos, métodos e dicas para imersão – tais como:
Recursos e métodos de aprendizado
Para aprender os idiomas, você pode utilizar diferentes recursos, como vídeos do YouTube, aplicativos para celular, livros e sites. Pode ser mais complicado encontrar conteúdo sobre o romanche, mas existem recursos disponíveis online.
Dicas para imersão cultural
A Suíça é um destino popular para intercambistas devido à qualidade de vida e multilinguismo, além das suas paisagens de tirar o fôlego. Outra maneira de aprendizado, é ouvir podcasts, escutar músicas e assistir vídeos no idioma do seu interesse.
Desafios no aprendizado das línguas suíças
Há alguns desafios que podem tornar o aprendizado das línguas suíças mais complicado. Um dos principais motivos, é pela mistura de dialetos de outros idiomas, que torna o aprendizado uma experiência única.
Variedade de dialetos e sotaques
Os idiomas oficiais da Suíça se destacam pela pluralidade de dialetos e sotaques. Isso significa que, embora possuam influência de determinado idioma, cada um deles são adaptados.
Diferenças entre línguas escritas e faladas
O alemão suíço, por exemplo, é falado e escrito de maneiras distintas. A língua é falada no suíço alemão e escrita no alto-alemão. Além disso, os dialetos podem mudar conforme a região.
Zurique: expressões úteis em alemão
Quem fala apenas o inglês, não terá problemas com o idioma em Zurique. No entanto, para uma melhor comunicação, pode ser necessário ter uma lista de expressões úteis em alemão, uma língua oficial da Suíça. Confira abaixo os principais:
Português | Alemão |
Olá; | Guten Tag; |
Tudo bem?; | Wie geht ‘s?; |
Bem, obrigado; | Gut, Danke; |
Sim; | Ja; |
Não; | Nein; |
Adeus; | Auf Wiedersehen; |
Obrigado; | Danke sehr; |
Por favor. | Bitte. |
Por se tratar de um idioma considerado global, o inglês pode ser falado em diversos estabelecimentos como restaurantes, atrações turísticas, lojas e monumentos. Porém, o alemão continua sendo importante para o país.
Em muitos casos, recorrer a um tradutor profissional é indispensável, para isso, a AGBT (Agência Brasileira de Traduções) oferece uma variedade de serviços de traduções simples aos mais complexos, como a tradução juramentada e a tradução simples.
Entender qual a língua oficial da Suíça é fundamental para quem deseja visitar, estudar ou morar no país. A Suíça conta com quatro idiomas oficiais, sendo eles o alemão, italiano, francês e romanche. Acesse o site da AGBT e solicite um orçamento grátis!