Alfabeto cirílico português: saiba tudo sobre!
Linguagem

Alfabeto cirílico português: saiba tudo sobre!

Entender a relação entre o alfabeto russo e o nosso idioma, ou alfabeto cirílico português, é importante para aprender diversas línguas eslavas, como o próprio russo, búlgaro, ucraniano e muitas outras. O alfabeto existe desde o século IX e até hoje é utilizado por mais de 10 países.

Conhecer este alfabeto é o primeiro passo que qualquer estudante de línguas deve dar na direção do aprendizado do russo e demais línguas eslavas. E além de suas características gramaticais e importância linguística, este alfabeto tem uma rica e relevante história que vem desde o apogeu do império bizantino. 

O que é o alfabeto cirílico?

Alfabeto cirílico é aquele utilizado pelas línguas e povos eslavos, que são originários do leste europeu. O alfabeto cirílico português com nosso idioma guarda muitas semelhanças e diferenças: certas letras como A, B e H podem ser encontradas no sistema de escrita eslava, mas há diversas letras desconhecidas pelo português como o Ж. 

O que é o alfabeto cirílico
Fonte/Reprodução: original

Atualmente o alfabeto tem 33 letras, com pequenas alterações a depender do país onde é utilizado. Estas alterações, aliás, foram comuns neste alfabeto ao longo dos séculos que acabou por abandonar algumas letras, substituir outras e até mesmo anexar certos fonemas que julgou importantes. 

Hoje a União Europeia reconhece o alfabeto cirílico, considerado o terceiro em toda a Europa, atrás do latino e grego. Aliás, ambos alfabetos, grego e latino, estão muito presentes no cirílico, por isso que as relações com a língua portuguesa são visíveis. 

História

É muito rica a história do alfabeto cirílico, que tem sua origem com São Cirilo e São Metódio. Os santos que eram irmãos e missionários tiveram a difícil tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras cristãs para o idioma eslavo, na metade do século IX. Tal tarefa se mostrou extremamente complexa por conta dos fonemas.  

Muitos dos fonemas eslavos simplesmente eram irreplicáveis com as letras dos alfabetos latinos ou gregos. Houve então a necessidade de criar um novo sistema de escrita capaz de reproduzir aqueles fonemas com precisão. Originalmente essa necessidade foi tão grande que o primeiro alfabeto cirílico tinha 44 letras. 

No começo este mesmo sistema de letras se chamava glagolítico. Lentamente este alfabeto passou a ser utilizado por povos eslavos que hoje correspondem a territórios como: Bulgária, Rússia e Ucrânia. Sendo que, originalmente, o alfabeto teria sido criado no antigo Império Búlgaro. 

Quantas letras tem?

Em seu primeiro sistema o alfabeto cirílico tinha 44 letras, um número impressionante para um sistema alfabético. Não é à toa que essa quantidade de letras foi diminuída com o tempo, já que com o passar dos anos o idioma se tornou cada vez mais refinado e certos fonemas passaram a corresponder a outras letras. 

Atualmente o alfabeto mais próximo do sistema arcaico é o russo, com suas 33 letras. Mais precisamente, no alfabeto russo encontramos 6 vogais e impressionantes 27 consoantes. Há ainda certas letras que têm um papel diferente do nosso alfabeto latino, que alteram o som das próximas letras presentes nas palavras. 

Países que utilizam

Diversos países utilizam o alfabeto cirílico, a maioria de origem eslava. Porém, há outros que por diversas razões, como invasões históricas e colonização, passaram a utilizar este mesmo sistema de escrita. Cerca de 270 milhões de pessoas fazem uso deste alfabeto, que faz parte da escrita dos países: 

  • Abecásia;
  • Bielorrússia;
  • Bósnia;
  • Bulgária;
  • Cazaquistão;
  • Macedônia do Norte;
  • Montenegro;
  • Ossétia;
  • Rússia;
  • Sérvia;
  • Tajiquistão;
  • Ucrânia.

Muitos desses países acabaram por ser invadidos pela Rússia no movimento expansionista da União Soviética. Alguns, inclusive, utilizaram temporariamente – ou até mesmo de forma ocasional – este sistema de escrita, como aconteceu na Mongólia. Também é válido mencionar que as semelhanças com o alfabeto cirílico português podem mudar de acordo com a língua falada. 

Letra Z no alfabeto cirílico

No alfabeto russo, o mais próximo do cirílico original, a letra Z é representada pelo caractere э, muito parecido com o nosso número 3. Porém, seu papel fonético no alfabeto corresponde ao nosso Z, o que mostra mais sobre a relação entre o alfabeto cirílico português e suas diferenças. 

Recentemente a letra Z causa bastante polêmica na Rússia, Ucrânia – ambos usam o alfabeto cirílico – e de certa forma no mundo todo. Isso porque o Z se tornou um símbolo pró-Rússia na guerra entre os dois países, possivelmente por conta da frase “za pobedu”, que significa “para a vitória”, entoado por russos e apoiadores do país. 

Equivalência do alfabeto cirílico com português e idiomas latinos

Entender as equivalências e distinções entre o alfabeto cirílico português é muito educativo para conhecer as línguas eslavas, como as letras semelhantes e o que há no outro sistema de escrita que não existe no nosso. Sem dúvidas é um dos alfabetos mais interessantes por conta dessas equivalências. 

Equivalência do alfabeto cirílico com português e idiomas latinos
Fonte/Reprodução: original

A primeira equivalência está na própria origem do alfabeto cirílico, afinal, o sistema de escrita se originou com a mesma base do nosso: o sistema latino e grego. Nosso alfabeto, que é basicamente latino, utiliza essa mesma base, que inclusive está permeada de maneira generalizada no pensamento ocidental. 

Ligaturas

Certos alfabetos cirílico, especialmente na escrita sérvia, usam as ligaturas, que nada mais são do que a união entre sons específicos que podem gerar novas letras ou até mesmo uma união de letras. No alfabeto sérvio de origem cirílico podemos citar a ligaturas Љ e Њ. 

Para realizar a relação entre o alfabeto cirílico português podemos citar o nosso lh ou nh, que não são ligaturas, mas dígrafos, que, entretanto, correspondem exatamente aos fonemas sérvios. Isso exemplifica como o alfabeto cirílico ainda pode ser relacionado com a nossa língua portuguesa.

Diacríticos

O nome pode confundir, mas todos nós estamos acostumados com o diacrítico, que nada mais são do que sinais que se colocados sob as letras alteram sua fonética. Em nosso alfabeto esses diacríticos são encontrados na forma de acentos, como o agudo, a cedilha, o circunflexo e até mesmo o til. 

Diacríticos no alfabeto cirílico também existem e alguns são bem semelhantes ao do nosso idioma. Por exemplo, há a cedilha utilizada em certas letras como no Ҙ. Mas uma prática incomum para nós é a acentuação de consoantes, o que acontece em certos alfabetos como no caso do θ e ð. 

Dígrafos e trígrafos

Dígrafos e trígrafos são letras unidas para formar novos fonemas, algo semelhante a ligatura, porém o termo é específico para a união de letras distintas, e não de combinações que podem formar até mesmo novas letras. Quando duas letras são combinadas chamamos de dígrafos, e quando são três, trígrafos. 

Em certos alfabetos cirílicos podemos encontrar a combinação аь e ёь, que são dois dígrafos. O sistema de escrita também permite trígrafos, como, por exemplo, o рхӀ do idioma checheno. Esta é mais uma relação curiosa do alfabeto cirílico português. 

Outros alfabetos eslavos

Embora o alfabeto cirílico seja muito comum entre os povos eslavos e países que utilizam esses idiomas, ele não é o único. Muitos países ainda adotam o alfabeto latino, como é o caso da Croácia, Polônia e Eslováquia. Especialmente aqueles com tradição católica romana, onde o idioma oficial sempre foi o latim. 

Onde traduzir o alfabeto cirílico para português

Para todos que necessitam traduzir o idioma português para algum idioma eslavo, sobretudo para o alfabeto cirílico, é fundamental contar com ajuda profissional como o oferecido pela AGBT. Nossa agência de tradução pode fornecer esse serviço para inúmeros tipos de textos, seja para livros, apostilas, páginas de empresas, entre outros. 

Com a ajuda da AGBT você tem a certeza de que o processo de tradução será realizado por um profissional capacitado, respeito aos prazos, capricho e toda a eficiência que se espera de um tradutor. Ainda trabalhamos com outros tipos de traduções, como legendagem e até mesmo transcrição de áudio. 

São várias as relações entre o alfabeto cirílico português, mas suas diferenças podem ser impeditivas para o entendimento da língua e é importante ter toda assistência possível para compreender bem. Não seja vítima desses impedimentos, busque a AGBT e tenha um serviço de tradução completo e de qualidade.

Deixe um comentário

Artigos Relacionados
Melhor idade para aprender um novo idioma
6 min

Linguagem

Melhor idade para aprender um novo idioma

Muitas pessoas se perguntam qual a melhor idade para aprender um novo idioma, e às vezes acabam usando a idade como desculpa para não aprender algo novo, acreditando estarem velhas demais para isso. Mas a verdade é que aprender um novo idioma é excelente, independentemente de sua idade! Em cada fase da vida seu cérebro irá absorver os conteúdos e informações de formas diferentes, oferecendo vantagens em qualquer idade. Entenda mais sobre o aprendizado de um idioma diferente e se existe uma melhor idade para aprender um novo idioma. Fases do aprendizado de idiomas ao longo da vida Aprender um novo idioma é sempre muito bem-vindo, seja para estudos, trabalhos ou até mesmo para realizar um sonho. Ainda que não exista uma melhor idade para aprender um novo idioma, cada fase da vida apresenta formas de aprendizagem diferentes, confira:  Aprendizagem na infância Muitas pessoas consideram a infância como a melhor idade para aprender um novo idioma. Isso porque é nessa fase que nosso cérebro tem uma plasticidade neural maior, o que faz com que os novos conhecimentos sejam absorvidos de forma mais rápida. Além disso, durante a infância também é mais fácil alcançar a fluência sem muito esforço e com.

Idioma da Índia: descubra a diversidade linguística do país
7 min

Linguagem

Idioma da Índia: descubra a diversidade linguística do país

Conhecer o idioma da Índia é fundamental, especialmente para quem pretende ir ao país para visitar ou morar. Não restam dúvidas de que a Índia gera bastante curiosidade das pessoas, tanto por sua cultura quanto pelos costumes e diversidade. Uma das principais causas da sua riqueza é o amplo território geográfico e por ser considerado o sétimo maior país e o segundo mais populoso do mundo, atrás somente da China. Nesse sentido, não é novidade que o idioma da Índia possui uma rica história, com uma diversidade linguística impressionante. Essa pluralidade não apenas enriquece a interação social, mas também desempenha um papel crucial na literatura, música e tradições locais, o que torna a Índia um verdadeiro caldeirão de expressões linguísticas e culturais. Conheça os idiomas indianos! A riqueza linguística da Índia A riqueza linguística da Índia é vasta, pois o país conta com 28 estados e 23 línguas, o que significa que cada um desses estados adotam uma língua diferente. Quando se fala em religião, a Índia não é um país resumido ao hinduísmo, pois muitos seguem o cristianismo, budismo, islamismo, sikihismo e jainismo. Fonte/Reprodução: original O hinduísmo é a religião com mais fieis no país, e representa 80,5% dos.

Preposição de tempo em inglês: como usar corretamente
7 min

Linguagem

Preposição de tempo em inglês: como usar corretamente

A preposição de tempo em inglês é usada para referenciar um período específico de tempo, seja um horário ou alguma data. No idioma inglês, as preposições mais utilizadas são in, on e at, mas ainda existem outras usadas na linguagem.  As preposições fazem parte da língua inglesa e qualquer pessoa que esteja estudando o inglês deve aprender sobre elas para aplicar uma boa conversação no idioma, utilizá-lo no trabalho ou mesmo viajar para o exterior.  O que é preposição de tempo? Preposição de tempo em inglês se refere a uma palavra usada para estabelecer o momento em que determinado evento ou uma ação acontece. Vamos pensar nosso idioma, no português usamos preposições em frases como “após alguns minutos recebi atendimento”, “o dia do professor é 15 de outubro”.  Fonte/Reprodução: Original E no inglês não é diferente, as preposições são palavras que indicam um determinado período de tempo. Elas apresentam expressões de tempo e se relacionam com outros termos em uma frase com essa finalidade.  Definição e importância das preposições de tempo A preposição de tempo em inglês serve para especificar uma data ou horário e as mais utilizadas são “in”, “at” e “on”, cada uma apresenta um sentido diferente As.

Quantos países falam espanhol? Confira!
7 min

Linguagem

Quantos países falam espanhol? Confira!

Saber quantos países falam espanhol permite que você conheça em quais lugares você tem a oportunidade de praticar o idioma, estudar, viajar ou até mesmo conseguir uma oportunidade de trabalho. É importante, inclusive, lembrar que esse é considerado o quarto idioma mais estudado no mundo.  Ao lado do inglês, o espanhol tem se tornado um dos principais idiomas. Um fato interessante é que grande parte dos estudantes que fazem o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) escolhem essa língua estrangeira para realizar a etapa de Idiomas na prova. Confira quantos países falam espanhol e saiba quais escolher para o seu intercâmbio!  Quantos países falam espanhol?  O espanhol é o idioma oficial em 21 nações, equivalendo a quase 500 milhões de pessoas praticantes desta língua. Porém, se considerarmos as pessoas ao redor do mundo, que estudam ou falam a linguagem espanhola, esse número aumenta para 543 milhões.  Fonte/Reprodução: original Esses números mencionados já nos permitem conhecer quantos países falam espanhol. Grandes países nos quais predominam tal idioma oferecem muitas oportunidades de viagens, estudos e trabalho, por isso, é essencial estudar a língua espanhola.  Quais os principais países que falam espanhol? Entre os países que falam o espanhol estão Argentina, Bolívia, México,.

Línguas mais difíceis de aprender: saiba os principais!
6 min

Linguagem

Línguas mais difíceis de aprender: saiba os principais!

O japonês e o árabe são vistos como duas das línguas mais difíceis de aprender, por exemplo. Isso acontece tanto pela quantidade de termos existentes como, também, por conta da diferença entre eles e a dificuldade para se pronunciar. Além desses dois, o idioma russo e tailandês também são outros bastante conhecidos por exigir muito esforço dos interessados para o domínio da língua. Entretanto, dada a diversidade de línguas, existem outras que podem gerar muitas dificuldades para o aprendizado, principalmente pelas diferenças entre as origens de cada uma. Mesmo que algumas utilizem um sistema semelhante ou até mesmo possua algumas palavras parecidas, a quantidade de símbolos existentes ou complexidade de pronúncia podem ser fatores que exijam mais tempo para total domínio da língua. Como podemos identificar quais são as línguas mais difíceis de aprender? Por meio da dificuldade de escrever em determinado idioma, é possível avaliar quais são as línguas mais difíceis de aprender. Junto a isso, também é preciso verificar o quão complicado pode ser realizar a pronúncia das palavras presentes e checar a quantidade de símbolos existentes no idioma também é importante para se ter noção do tempo que será gasto para aprendizado adequado. Fonte/Reprodução: original A distância.

Países que falam alemão: quais são e onde ficam?
6 min

Linguagem

Países que falam alemão: quais são e onde ficam?

A Suíça e a Bélgica são exemplos de países que falam alemão, muito conhecidos por toda a estrutura existente. Com grande destaque para a qualidade de educação e por suas belíssimas paisagens, os dois se destacam tanto para empresas que desejam oportunidades de crescimento como, também, para pessoas que desejam conhecer e passear pela região. Sendo assim, não são poucos os que desejam visitar os países que falam alemão, mas encontram dificuldades para fazer a escolha de quais locais devem conhecer primeiro. Como cada um possui as mais distintas características, é importante conhecer cada uma delas para saber qual escolher conhecer primeiro.  Onde ficam os países que falam alemão? A União Europeia localiza vários países que falam alemão. O número de falantes do idioma alemão chega próximo a 130 milhões em nações como Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Áustria, Tirol do Sul, Bélgica e Liechtenstein. Vale comentar também que a língua alemã é a décima primeira mais falada em comparação aos outros idiomas bastante utilizados no mundo. Fonte/Reprodução: original No entanto, a barreira do idioma sempre foi um problema que dificulta muitos interessados de visitar outros países que falam alemão. Até mesmo porque, ir até um local onde nem se sabe falar.

Línguas mais faladas na áfrica: quais são?
6 min

Linguagem

Línguas mais faladas na áfrica: quais são?

As Nígero-Congolesas são uma família que reúne as línguas mais faladas na áfrica em relação à quantidade de falantes e também a área geográfica que possuem. Essa família de línguas, inclusive, é a que mais possui ligação com o Brasil por conta dos dialetos falados pelos negros trazidos pela escravidão ao país. Toda a variedade de línguas existentes na áfrica faz com que muitos sintam dificuldades em compreender qual idioma deve ser utilizado na nação. Ao saber quais são as predominantes, por outro lado, é possível ter uma noção maior tanto da história do continente como entender os motivos para tanta variedade e presença de determinadas línguas, além saber quais são as possibilidades de idiomas em determinada região. As línguas mais faladas na áfrica são muito diferentes? A grande variedade das línguas mais faladas na áfrica se dá justamente pela história de colonização de diferentes nações que foram ao continente. Por conta disso, não é difícil encontrar idiomas europeus, por exemplo, que continuaram a ser utilizadas mesmo após os colonizadores deixarem os locais. Em questão de número, são 27 países da áfrica que adotam um idioma europeu como oficial e outros 18 mostram pelo menos alguma como tal. O continente.

Países que falam italiano: onde ficam e quais os principais?
6 min

Linguagem

Países que falam italiano: onde ficam e quais os principais?

Existem diversos países que falam italiano e entender onde ficam e quais são os principais é crucial para quem deseja viajar ou realizar um intercâmbio cultural para aprender o idioma de maneira mais fácil e imersiva. Muitos não sabem, mas o italiano é o terceiro idioma mais falado da União Europeia e conta com mais de 85 milhões de falantes. A influência do italiano se estende para além da Itália e é comumente falada em diversos países, especialmente por comunidades de imigrantes. Além da Itália, países como Vaticano, Suíça e San Marino são outras nações em que a língua é falada. No continente americano, existe uma variedade de comunidades italianas, o que inclui o Brasil. Além disso, pequenas comunidades também em Montenegro, França e Tunísia. A preservação do idioma por imigrantes italianos nos séculos XIX e XX em diferentes partes do mundo, apenas enriqueceu ainda mais a cultura de diversos países globalizados. Com isso, cada vez mais pessoas se interessam pelo idioma e por aprendê-lo, além de conhecer a Itália mais de perto e sua rica cultura. Onde ficam os países que falam italiano? Os países que falam italiano não estão limitados à União Europeia. Existem países em outros continentes.

Países que falam francês: diferenças da linguagem!
6 min

Linguagem

Países que falam francês: diferenças da linguagem!

Atualmente, os países que falam francês incluem a França, Senegal, Canadá, Costa do Marfim e Camarões. Com cerca de 136 milhões de falantes nativos e aproximadamente 500 milhões de pessoas que falam como segunda língua ao redor do mundo, o francês se torna um idioma mundialmente relevante. Entender quais são os países que falam francês e diferenças da linguagem é indispensável para pessoas que desejam conhecer esses países ou aprender o idioma no país, ou até mesmo à distância. Com uma variedade de comunidades francófonas em 56 países, o francês se trata uma língua com uma forte presença, a qual seu aprendizado pode ser altamente vantajoso para quem deseja aprender. Quais as diferenças de linguagem dos países que falam francês? A França é um país que possui uma história que perdura por muitas gerações, o que contribuiu diretamente para a diversidade linguística em outros países que falam francês ao redor do mundo em decorrência das colonizações.  Fonte/Reprodução: original Não apenas a França, mas o Canadá é um país amplamente recorrido para intercâmbio por prover uma variedade de oportunidades acadêmicas e profissionais para pessoas de diversos países, além de ser uma excelente oportunidade para aprender inglês ou praticar em simultâneo. O.

Línguas mais faladas na Europa: quais são as principais?
7 min

Linguagem

Línguas mais faladas na Europa: quais são as principais?

Com uma incrível variedade de idiomas presentes no continente, é importante conhecer as línguas mais faladas na Europa. Atualmente, o continente abriga de 150 a 200 línguas, o que reflete a rica cultura que pertence a cada um dos países. Grande parte dessas línguas são pertinentes às famílias indo-europeias, que reflete as conexões profundas com os povos europeus. No geral, os linguistas debatem sobre a definição do que é uma língua ou o dialeto de uma língua. Antes do século XIII, as variações orais eram significativas, por isso, é difícil determinar a origem exata de algumas línguas e dialetos europeus. Hoje, dentre as línguas mais faladas na Europa, as que mais se destacam são as modernas, enquanto outros são falados apenas em um único país. Essa variedade, torna o continente muito rico em cultura e diversidade linguística. As línguas mais faladas da Europa são muito diferentes? Embora seja o segundo menor continente do mundo, a Europa surpreendentemente conta com mais de 150 línguas diferentes. A maioria das línguas mais faladas na Europa são variantes do indo-europeu. Fonte/Reprodução: original Ainda que haja uma grande variedade de idiomas, existem as línguas mais faladas na Europa, que são aquelas que se destacam como.

Países que falam português: quais são os principais e suas diferenças!
6 min

Linguagem

Países que falam português: quais são os principais e suas diferenças!

Os países que falam português vão muito além do gigantesco Brasil e de Portugal, colonizador distribuidor do idioma original. Alguns países africanos e até um país asiático adotam o português como sua língua oficial. Todos esses países que falam português foram colônias de Portugal e, ao misturar a cultura vigente da época, trouxe uma miscelânea linguística para o português, o que deixa um diferencial em cada território no qual o idioma foi inserido. Por isso, muitas vezes, mesmo falando o mesmo idioma, temos dificuldade de entender nossos irmãos linguísticos. Existem muitos países que falam português? O mundo possui 193 países e, além da considerável parcela de falantes desse idioma, não há muitos países que falam português. São 9 países que empregam a língua portuguesa como idioma oficial e língua materna. Não é porque existe um número pequeno de países que falam português que o idioma não seja prestigiado. A língua portuguesa é considerada a língua que possui maior riqueza em palavras, tornando-a uma das mais belas e expressivas do mundo. Fonte/Reprodução: original Segundo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, países como Angola, Moçambique, Timor-Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Brasil, São Tomé e Príncipe e Portugal compõem os.

Línguas mais fáceis de aprender: confira as principais!
6 min

Linguagem

Línguas mais fáceis de aprender: confira as principais!

Há aproximadamente 7.111 idiomas ativos pelo mundo e para os falantes nativos do português é possível listar as línguas mais fáceis de aprender. Desenvolver um novo idioma é a chance que muitos têm para enriquecer o currículo e conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.  Porém, não é somente essa vantagem que existe em aprender um novo idioma. Falando novas línguas, pode-se explorar novas culturas pelo mundo e conseguir viver, trabalhar ou até mesmo estudar em um país diferente.  Para aqueles que desejam aprender uma língua com maior facilidade, o ideal é procurar por uma que falantes nativos do português consigam desenvolver de forma mais simples e rápida. Conheça quais são as línguas mais fáceis de aprender e inicie sua nova jornada de estudos rapidamente. Como podemos identificar as línguas mais fáceis de aprender? As línguas mais fáceis de aprender são facilmente identificadas conforme o idioma que já sabemos, e, principalmente, aquele que somos considerados nativos. O português, por exemplo, é um idioma falado por aproximadamente 280 milhões de pessoas e é famoso por sua produção cultural e por ser de origem latina. Com isso, diversas línguas que existem são consideradas mais simples de se aprender para os falantes do.

Países que falam árabe: quais são e onde ficam?
6 min

Linguagem

Países que falam árabe: quais são e onde ficam?

A Argélia, Israel e o Catar são países que falam árabe e bastante conhecidos pelos seus costumes e culturas. Esse idioma faz parte da família das línguas afro-asiáticas, enquanto este se encontra nas línguas semíticas. Também vale comentar que o árabe é uma das línguas oficiais da ONU.  O idioma árabe representa muita importância em diversos aspectos importantes do mundo, como questões religiosas, culturais e até mesmo econômicas. Elementos muito conhecidos no Brasil a exemplo do uso de noz moscada, pimenta e banha de porco na culinária são marcas deixadas no país. Assim, é importante conhecer os diferentes locais que falam essa língua. Além desse ato ser uma excelente forma de enriquecer a bagagem cultural, é possível também encontrar outros locais para novos intercâmbios, oportunidades de negócio ou viagens turísticas bastante relevantes que certamente farão a diferença em sua jornada. Onde ficam os países que falam árabe? O Oriente Médio, Norte da África e Sudoeste Asiático concentram a maior parte dos países que falam árabe. Mais de 360 milhões de pessoas falam essa língua e o idioma mostra uma importância considerável em várias áreas do conhecimento como filosofia, matemática e ciências. Fonte/Reprodução: original Devido à grande importância que essa língua.

Países que falam mandarim: quais os principais e onde ficam?
6 min

Linguagem

Países que falam mandarim: quais os principais e onde ficam?

Países que falam mandarim são aqueles que possuem o idioma como principal, e saber quais são eles é fundamental para diversas oportunidades, como um intercâmbio cultural ou negócios de trabalho. Além disso, conhecer quais países possuem esse idioma também pode inspirar a realizar viagens e tomar a coragem necessária para aprender o idioma, ou continuar no processo de aprendizado. Não apenas isso, mas os países que falam mandarim oferecem culturas diversas e são ricas em variados aspectos, seja na culinária, culta e outros fatores, que podem contribuir para ampliar seus horizontes em relação à cultura de outros países. Para facilitar sua viagem, conte com os serviços de tradução da AGBT! Onde ficam os países que falam mandarim? O mandarim é falado nativamente na Ásia, mas a somatória representa cerca de 1,1 bilhão de pessoas ao redor do mundo e por isso é um idioma bastante valorizado. Os principais países nos quais o idioma é falado fluentemente compreendem: China; Taiwan; Cingapura; Malásia; Indonésia. Em relação ao intercâmbio cultural, por ser o berço do mandarim e com uma riqueza de dialetos diversos, a China é o país mais indicado e procurado. Devido a sua rica história, cultura milenar e por ser reconhecido.

Países que falam inglês: principais e suas peculiaridades!
6 min

Linguagem

Países que falam inglês: principais e suas peculiaridades!

Muitos são os países que falam inglês e que o tem como seu principal idioma. Saber quais são abre portas para oportunidades diversas de conhecer novas culturas, realizar intercâmbios culturais e visitar diferentes países. Em termos de universalidade, o inglês se destaca como o idioma mais falado do mundo. Atualmente, aproximadamente 86 países falam o inglês, seja como língua nativa, segundo ou terceiro idioma. Além disso, ela é reconhecida como linguagem universal, capaz de conectar indivíduos de diferentes partes do mundo. Uma curiosidade sobre o idioma é que grande parte das pessoas que falam inglês não são nativas de países que falam inglês, o que significa que eles as utilizam como segundo idioma. Existe muita diferença na linguagem dos países que falam inglês? Os países que falam inglês possuem diferenças relacionadas à linguagem, assim como os países que falam português. Com isso, os países que têm o inglês como principal idioma compreendem: Inglaterra; Estados Unidos; Canadá; Austrália; Nova Zelândia. Quando se trata de linguística, as mudanças e variações são visíveis e um fator que contribui para isso, são as questões culturais. Ela consegue ser modificada com o tempo e ser adaptada por conta das condições sociais de cada local. Por.

Ferramentas de idiomas: confira os melhores!
6 min

Linguagem

Ferramentas de idiomas: confira os melhores!

As ferramentas de idiomas são mecanismos que servem para modificar uma frase ou sentença inteira do inglês ao português. Tudo o que os usuários devem fazer é inserir no campo de mensagem o que precisa ser alterado para o mecanismo traduzir o conteúdo em segundos. Usar as ferramentas de tradução é beneficial, principalmente para usuários que querem modificar frases de maneira rápida e simples. Elas também são ideais para traduzir páginas de sites internacionais, textos, documentos e até mesmo imagens capturadas pela tela do smartphone. Linguee O Linguee é um dicionário que traduz conteúdos do inglês ao português e também de diversos idiomas que o usuário solicitar. A principal diferença dessa ferramenta, é por ela realizar a tradução respeitando o contexto das informações sem alterá-las como costuma acontecer. Fonte/Reprodução: original Esta é uma das ferramentas de idiomas mais indicadas para pessoas que querem fazer uma tradução rápida e sem complicações. Inclusive, o Linguee oferece alguns recursos que podem ser utilizados para facilitar a utilização, que são: Dicionário de sinônimos; Exemplos de frases; Traduções bilíngues. Frases e expressões. Você tem a possibilidade de realizar o download gratuitamente da ferramenta ao seu computador para traduzir textos, arquivos ou aprimorar ainda mais a.

Quais as línguas mais faladas mundo? Confira!
6 min

Linguagem

Quais as línguas mais faladas mundo? Confira!

Saber quais são as línguas mais faladas mundo vai muito além de uma curiosidade. Essa informação pode oferecer um leque de oportunidades de aprendizado e, é claro, internacionalização. Entender a fundo sobre uma cultura e o idioma que ela fala diz muito sobre integração social. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), cada idioma tem o seu papel importante não apenas na comunicação, como também no desenvolvimento humano e populacional. Confira agora quais são os sete idiomas mais falados no mundo: Bengali (Sétimo lugar) O nome pode até parecer estranho, mas o idioma Bengali é a língua original de Blandesh e é a sétima colocada quando o assunto são as línguas mais faladas mundo. Apesar do país possuir apenas pouco mais de 148 mil km² como espaço territorial, o idiota também é falado em algumas regiões da Índia e Birmânia, países que estão na fronteira. Para o aprendizado, principalmente para quem fala um idioma latino, o Bengali se torna um idioma difícil. Em seu alfabeto, constam 35 consoantes e 11 vogais. Além disso, suas letras, muitas vezes, parecem mais símbolos do que letras em si, quando comparado a escrita brasileira. Hoje, estima-se.

Qual a língua mais difícil do mundo? Confira!
6 min

Linguagem

Qual a língua mais difícil do mundo? Confira!

Em todo o globo existem aproximadamente 7 mil línguas, mas, muitos têm a curiosidade sobre qual a língua mais difícil do mundo? Essa dúvida é muito comum entre aqueles que desejam aprender um novo idioma ou visitar um novo país.  Dentre todas essas línguas que existem, de fato, há aquelas em que um estrangeiro consegue se sentir mais familiarizado e aprender com rapidez. Porém, também há aquelas mais complexas e totalmente diferente do idioma que estamos acostumados aprender e da própria língua nativa. Mesmo após descobrir qual a língua mais difícil do mundo, não é preciso desanimar. Até mesmo as línguas mais complexas são possíveis de aprender com bastante empenho, basta entender suas características e realizar a imersão cultural.  Qual a língua mais difícil do mundo?  Atualmente, a língua mais difícil do mundo é o árabe, principalmente para brasileiros. Esse idioma tem características totalmente opostas do português que conhecemos e também das línguas populares, como o inglês.  O seu sistema de escrita é chamado de abjad sendo criado da esquerda para a direita, com a utilização somente de consoantes. Com isso, um leitor comum deve interpretar quais são as vogais corretadas para a leitura. Fonte/Reprodução: original Quando falamos de fonética,.