Uma dúvida constante é se o bisneto de alemão tem direito à cidadania alemã, e os ascendentes possuem, sim, a oportunidade de solicitarem a segunda cidadania. Porém, para isto, é preciso estar com as documentações corretas e organizadas. Caso contrário, as chances de o pedido ser invalidado são maiores.
É de direito dos ascendentes com cidadania votarem, terem acesso à saúde de qualidade e segurança, aspectos bem organizados na Alemanha, e que proporcionam excelente qualidade de vida aos moradores e aos turistas. Para se maravilhar em um país com uma cultura e costumes ricos e diferentes, é preciso analisar as exigências do Consulado para ter sucesso no requerimento.
O que diz a lei sobre a cidadania alemã para bisnetos?
Os ascendentes de alemães podem solicitar a cidadania junto ao Consulado, conforme explica o site Representações da República Federal da Alemanha no Brasil.
Isto é, filhos de pai e mãe que não adquiriram a segunda nacionalidade têm o direito de requerer essa comprovação por meio do agendamento.
Histórico da cidadania alemã
Era possível obter a cidadania alemã por meio de uma declaração até 1978. Porém, se esta não foi feita até o referido período, é possível fazê-lo agora com o Consulado Alemão. Com facilidade, você tem acesso a outras informações essenciais, como o período de nascimento e época em que seus pais estavam casados, pois são fatores decisivos no momento de solicitar pela validação da herança.
Requisitos legais para bisnetos
Como requisitos, é necessário separar os documentos e ter a declaração em ordem para solicitar o pedido. Afinal, o bisneto de alemão tem direito à cidadania alemã e possui a chance de reivindicar o direito por meio da comprovação de informações que, obrigatoriamente, precisam estar traduzidas com o serviço de juramentação e apostiladas, e que podem ser feitas pela AGBT com qualidade, eficiência e agilidade.
Como comprovar a ancestralidade alemã?
O bisneto de alemão tem direito à cidadania alemã e precisa ter algumas documentações extras que comprovem as informações. Caso contrário, as chances de o pedido ser aprovado são mínimas, além de ser exigido o reenvio das papeladas para uma nova análise, caso estejam completos. Entenda o que é solicitado:
- Certidão de nascimento do bisavô/avó;
- Certidão de nascimento do pai/mãe;
- Documentos de identificação pessoal;
- Comprovantes de residência;
- Certificado atual de boa conduta;
- Certificado de mudança de nome, se aplicável;
- Prova de posse de outras cidadanias;
- Documentos de custódia, para adolescentes de até 16 anos;
- Certificado de descendência;
- Livros de família;
- Passaporte.
Estes são os documentos necessários para o bisneto de alemão que tem direito à cidadania alemã fazer o pedido. Além desses itens, é importante fazer o download de um pacote de fichas (formulários), para preencher com as suas informações, pois esse é um fator obrigatório e muito importante para o pedido ser validado.
Processo para solicitar a cidadania alemã
Um bisneto de alemão tem direito à cidadania alemã, pois não há limite de gerações, e tudo o que ele deve fazer é entrar com o processo de solicitação. Ou seja, se você é um ascendente e quer reivindicar esse direito, precisa estar com os documentos devidamente organizados, as papeladas preenchidas e prontas para serem enviadas ao local correto, junto da declaração de pedido.
Onde fazer o pedido?
Faça o pedido pela internet no Consulado Alemão, que possui a opção de “Agendamento Online”, voltado para regiões como Porto Alegre–RS, Rio de Janeiro–RJ, São Paulo–SP e Recife, Pernambuco, gratuitamente e disponível durante 24h. Não é possível marcar um horário por telefone: é necessário entrar em contato direto com o Cônsul Honorário de sua região, como Blumenau-SC e Natal-RN.
O que levar em conta antes de solicitar a cidadania
Considere o tempo que pode levar a análise do pedido, a junção dos documentos, orçamento de tradução e localização do Consulado. Porém, se o bisneto de alemão tem direito à cidadania alemã, deve, de fato, entrar com a solicitação para resgatar essa herança, mesmo que leve um período maior, pois ter a possibilidade de viver tranquilamente na Alemanha é um sonho que nem todos conseguem realizar de imediato.
Passo a passo da solicitação
Ao saber que o bisneto de alemão tem direito à cidadania alemã, é necessário que você tenha atenção em toda a etapa de solicitação para poder ter sucesso. O procedimento é prático, mas pode levar um tempo maior para todas as informações estarem em sua posse. Portanto, siga esse passo a passo:
- Organize os documentos;
- Baixe o pacote de solicitação com clareza e cuidado;
- Faça o agendamento online;
- Verifique a disponibilidade de horários;
- Preencha o formulário com as informações obrigatórias;
- Envie o formulário e aguarde a confirmação do pedido.
Em relação aos documentos, é importante que todos os papéis estejam com a tradução juramentada feita, bem como o apostilamento, pois sem essa organização, as informações permanecem válidas apenas no Brasil, enquanto o correto é que estejam adequadas na Alemanha, também.
Dúvidas frequentes sobre a cidadania alemã
Além da dúvida: “bisneto de alemão tem direito a cidadania alemã?”, é normal existirem outras que causem receio na hora de fazer o pedido da nacionalidade. O ideal é saná-las para ter mais segurança e praticidade no momento de entrar com a solicitação, para os documentos serem validados e o processo ganhar continuidade.
O que fazer se não tenho todos os documentos?
Se você não encontrar, opte pelo arquivo nacional, cartório, sites voltados para esse tipo de busca ou os censos. O museu da imigração, familysearch e myheritage são algumas das outras possibilidades disponíveis por meio das quais você consegue encontrar informações a respeito de seus bisavôs.
É interessante você também conversar com parentes, como os avós, tios ou padrinhos, para descobrir se eles ainda guardam alguns documentos. Normalmente, os familiares permanecem com o hábito de manter papéis protegidos, e você pode ter chances maiores de encontrar o que precisa com a família.
Tempo de processamento do pedido
O tempo pode variar de 6 meses a 2 anos, pois depende exclusivamente da região em que o processo vai ser feito. É possível que ele seja mais rápido ou muito mais demorado que o normal, mas todas as informações do procedimento você consegue acompanhar pelo site do Consulado.
Benefícios de ter a cidadania alemã
Ao saber que um bisneto de alemão tem direito à cidadania alemã, você tem o benefício de viver em um país europeu seguro e que oferece uma boa qualidade de vida. Como cidadão, você também vai ter os seus direitos e obrigações a cumprir, como votar nas eleições, além destes benefícios:
- Educação: de excelente qualidade e acesso gratuito ao sistema educacional;
- Saúde pública: de alta qualidade, pois oferece cobertura médica para todos;
- Segurança: é oferecido seguro saúde, seguro-desemprego e seguro de pensão;
- Qualidade de vida: as cidades são limpas, possuem boa infraestrutura e a segurança é um dos diferenciais;
- Economia: a Alemanha é um dos melhores países para se viver por ter boa economia e não ter oscilações na moeda;
- Emprego: as oportunidades de emprego são melhores;
- Europa: você tem acesso aos países presentes no Espaço Schengen;
- Passar a cidadania: os seus descendentes poderão ser cidadãos alemães;
- Viajar para qualquer país: você consegue viajar aos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Japão.
Extremamente benéfico, requerer a cidadania alemã proporciona boas oportunidades de emprego, acesso à educação de qualidade e uma segurança maior. A economia é uma das melhores do mundo e a moeda é o euro, que está com uma alta valorização atualmente, o que te possibilita viver com mais tranquilidade.
Para solicitar a sua cidadania, é necessário separar toda a documentação e encontrar informações mais antigas com parentes próximos ou distantes. A partir disso, é preciso preencher o formulário com os dados exigidos pelo Consulado, para não deixar que nenhum documento falte.
Quando reunir tudo o que precisa, entre em contato com a AGBT, que vai realizar a tradução juramentada dos seus documentos para o idioma correto. Solicite o seu orçamento com os especialistas e aguarde a data de entrega para dar início ao processo de segunda cidadania junto ao Consulado de sua região!