Atualmente, os países que falam francês incluem a França, Senegal, Canadá, Costa do Marfim e Camarões. Com cerca de 136 milhões de falantes nativos e aproximadamente 500 milhões de pessoas que falam como segunda língua ao redor do mundo, o francês se torna um idioma mundialmente relevante.
Entender quais são os países que falam francês e diferenças da linguagem é indispensável para pessoas que desejam conhecer esses países ou aprender o idioma no país, ou até mesmo à distância.
Com uma variedade de comunidades francófonas em 56 países, o francês se trata uma língua com uma forte presença, a qual seu aprendizado pode ser altamente vantajoso para quem deseja aprender.
Quais as diferenças de linguagem dos países que falam francês?
A França é um país que possui uma história que perdura por muitas gerações, o que contribuiu diretamente para a diversidade linguística em outros países que falam francês ao redor do mundo em decorrência das colonizações.
Não apenas a França, mas o Canadá é um país amplamente recorrido para intercâmbio por prover uma variedade de oportunidades acadêmicas e profissionais para pessoas de diversos países, além de ser uma excelente oportunidade para aprender inglês ou praticar em simultâneo. O francês também é considerado idioma oficial em diversos países como:
- Camarões;
- Bélgica;
- Haiti;
- Madagascar;
- Camarões;
- Senegal;
- Costa do Marfim.
Por este motivo, atualmente existe uma diversidade de variações linguísticas e três principais sotaques, que incluem o francês da França, o africano e o quebequense, que podem ser melhor identificados ao dominar o idioma.
Cada um desses sotaques reflete diretamente na diversidade cultural e história dos países em que o idioma é falado. Ainda que seja desafiador distinguir as suas diferenças, existe a possibilidade de entendê-los por meio de dicas e aprendizado.
França
A França é o berço do idioma francês e é um país amplamente escolhido por pessoas que desejam realizar um intercâmbio ou apenas viajar para aproveitar a culinária mundialmente conhecida e uma variedade de museus e pontos turísticos.
No país, também é possível identificar variações linguísticas e sotaques diferentes. Por exemplo, o sotaque da região norte do país pode se diferenciar dos habitantes de outros locais.
Vale lembrar que esses sotaques e variações podem ser identificados apenas por pessoas que dominam o idioma. Portanto, fazer um curso de francês nesses casos é a melhor solução e em casos de emergência para tradução juramentada e outros serviços, deve-se contar com uma empresa de traduções, como a AGBT.
O francês conta com mais de 80 milhões de falantes nativos e é um dos idiomas mais populares do continente europeu, além de ser amplamente falado ao redor do mundo e é muito valorizado. Muitos decidem aprender o idioma na França para uma melhor imersão no idioma.
Senegal
O Senegal é um país localizado no litoral Atlântico da África Ocidental e é um dos principais países que falam francês. O país também desempenha um papel crucial para a região, o continente africano.
Senegal é um país onde o francês é um idioma predominante devido à colonização francesa. Ainda que enfrente muitos desafios sociais, os senegaleses tentam manter sua história e cultura, além de terem apresentado mudanças de vida significativas nos últimos tempos e destacando-se como exemplo de democracia no continente.
O país é amplamente escolhido por pessoas de diversas partes do mundo que desejam realizar um intercâmbio ou fazer trabalho voluntário. Além disso, por ser um país tropical, é excelente para aproveitar o verão em suas belas praias.
Sua economia tem crescido gradualmente e embora ainda careça de uma boa infraestrutura, o investimento dos turistas é persistente. Sua independência ainda é recente, visto que o país tornou-se de fato independente no ano de 1960 e atualmente luta para manter sua cultura e história intactas.
Canadá
Considerado um dos melhores países para imigrantes, o Canadá se destaca quando o assunto são países que falam francês. Atualmente o Canadá conta com uma população de mais de 37 milhões de habitantes e é reconhecido ao redor do mundo como país bilíngue, visto que nele também é falado inglês além do francês.
O idioma é predominantemente falado na província do Quebec e é daí que surge o sotaque conhecido como quebequeano. O francês que é falado no Canadá é conhecido como francês canadense pelo fato de possuir algumas distinções entre os demais países que falam esse idioma, o que reflete as influências culturais do país.
O Canadá é um dos principais destinos para pessoas que desejam aprender inglês, mas também se destaca como um ótimo país para realizar um intercâmbio cultural, seja para fazer um curso superior, ensino básico escolar ou para aprender francês.
Assim como o português de Portugal e o do Brasil se distinguem, o mesmo vale para o francês da França e do Canadá. Nesse caso, pode ser difícil para que um francês entenda o que um canadense diz.
Costa do Marfim
A Costa do Marfim, também chamada de República da Costa do Marfim, localiza-se na África Ocidental e é banhada pelo Oceano Atlântico na região do Golfo da Guiné. Suas paisagens são bastante variadas e podem se tratar de florestas e savanas.
Atualmente o país conta com cerca de 27 milhões de habitantes, onde grande parte deles vive em cidades como Yamoussoukro, reconhecido como centro político e administrativo, além da cidade de Abidjan, que carrega oportunidades por ser a capital econômica do país.
O país é reconhecido pela produção e exportação de cacau, além de contar com uma forte indústria do turismo, que cresce exponencialmente com o passar dos anos. Assim, como o Senegal, sua independência também é recente, sendo conquistada apenas no ano de 1960.
No entanto, a partir dos anos 2000 o país passou a sofrer uma guerra civil e golpes de Estado. Hoje, a religião que mais se destaca no país é a islâmica, seguida da católica, evangélica, animismo, metodista e outras.
Com o crescente turismo, o país tem se tornado cada vez mais aberto a visitantes e conta com uma variedade de hotéis e atrações, não apenas para pessoas de fora do país, mas também para seus próprios habitantes.
Camarões
A República de Camarões, ou Camarões, também é um dos países que falam francês que fica localizado no continente africano. Ele se situa precisamente na região da África Central e é rica em diversidade linguística e étnica.
O país conta com belas paisagens, não apenas das praias, mas também de cachoeiras deslumbrantes. Em sua capital, Yaoundé, é possível ter acesso a uma variedade de museus e espaços culturais, além de hotéis e locais disponibilizados por aplicativos de locação de apartamentos.
O clima do país é tropical e, assim como Senegal, também tornou-se independente da França no ano de 1960. Ele é reconhecido como uma África menor, por conta da sua diversidade étnica e a religião predominante é a católica romana. As demais religiões incluem o protestantismo, as religiões cristãs e o islamismo.
Como vimos, os países que falam francês incluem a França, Senegal, Canadá, Costa do Marfim e Camarões. Além disso, também existem países que utilizam a língua como co-oficial e graças a mudanças culturais e localização, a forma de falar esse idioma ode mudar de um país para outro.
Se você ainda não domina o francês e precisa de serviços de tradução rápidos e de qualidade, deve contar com uma empresa de confiança. A AGBT (Agência Brasileira de Traduções) se destaca por realizar serviços de tradução juramentada, tradução livre ou simples, transcrição, tradução simultânea e muito mais.