Muitas pessoas se perguntam qual a melhor idade para aprender um novo idioma, e às vezes acabam usando a idade como desculpa para não aprender algo novo, acreditando estarem velhas demais para isso. Mas a verdade é que aprender um novo idioma é excelente, independentemente de sua idade!
Em cada fase da vida seu cérebro irá absorver os conteúdos e informações de formas diferentes, oferecendo vantagens em qualquer idade. Entenda mais sobre o aprendizado de um idioma diferente e se existe uma melhor idade para aprender um novo idioma.
Fases do aprendizado de idiomas ao longo da vida
Aprender um novo idioma é sempre muito bem-vindo, seja para estudos, trabalhos ou até mesmo para realizar um sonho. Ainda que não exista uma melhor idade para aprender um novo idioma, cada fase da vida apresenta formas de aprendizagem diferentes, confira:
Aprendizagem na infância
Muitas pessoas consideram a infância como a melhor idade para aprender um novo idioma. Isso porque é nessa fase que nosso cérebro tem uma plasticidade neural maior, o que faz com que os novos conhecimentos sejam absorvidos de forma mais rápida. Além disso, durante a infância também é mais fácil alcançar a fluência sem muito esforço e com mais naturalidade.
Adolescência: a fase de maior facilidade
O período da adolescência também oferece facilidades de aprendizado, principalmente porque é nessa fase que o raciocínio lógico está a pleno vapor. Porém, nessa fase os jovens também podem se tornar mais dispersos. Por isso é importante criar métodos e artifícios para que eles se mantenham interessados nesse aprendizado.
Adultos e idosos: vantagens e desafios
Adultos e idosos também podem e devem aprender um novo idioma, ainda que nesse período da vida o aprendizado possa ser mais desafiador, principalmente porque o cérebro não é mais tão flexível quanto o dos mais jovens. Porém, aprender um novo idioma nessa idade proporciona outros benefícios como melhora da memória e da concentração, além da prevenção do declínio cognitivo relacionado à idade.
Benefícios de aprender um novo idioma em diferentes idades
Agora que sabemos que não existe uma melhor idade para aprender um novo idioma, precisamos entender que aprender um novo idioma oferece diversos benefícios para pessoas de todas as idades, como, por exemplo:
- Desenvolvimento cognitivo aprimorado;
- Aumento da criatividade;
- Melhora nas habilidades de resolução de problemas;
- Habilidades sociais aprimoradas;
- Melhor desempenho acadêmico;
- Preparação para o mercado de trabalho;
- Expansão de oportunidades profissionais;
- Aumento da autoestima;
- Enriquecimento cultural e pessoal;
- Estímulo mental e prevenção de doenças cognitivas;
- Melhora na memória;
- Oportunidade de socialização e novas experiências.
Independentemente do motivo que vai te levar a aprender a falar uma nova língua, trabalho, estudos, viagens ou apenas um hobby, os benefícios são excelentes a curto, médio e longo prazo. Por isso, identifique aquele idioma que gostaria de aprender e foque nos estudos: os benefícios logo serão percebidos!
Fatores que influenciam o aprendizado de idiomas
O aprendizado de um novo idioma é um processo complexo que pode ser influenciado por diferentes fatores, impactando diretamente na velocidade com que a nova língua é absorvida, por exemplo. Alguns dos principais fatores são:
Motivação e interesse
A motivação e o interesse são dois dos fatores mais importantes para que esse aprendizado tenha sucesso. Isso porque quanto mais motivado e interessado estiver no idioma, mais focado e empenhado você tende a ser, e aprende de forma mais rápida e melhor. Por isso a importância de escolher o idioma com que se identifica e um método de estudo que te auxilia nesse aprendizado, de forma a manter-se sempre motivado.
Ambiente de aprendizado
Ter um ambiente que favoreça o aprendizado e a fixação desse idioma também são fatores determinantes. Ter o apoio de professores e colegas de classe proporcionam uma interação maior e consequentemente um aprendizado mais acelerado. Além disso, ter o suporte emocional de outras pessoas nos auxilia a encarar o desafio, o que evita possíveis bloqueios.
Métodos e técnicas de ensino
Atualmente existem diversos métodos e técnicas de ensino, que podem ser mais adequados para uma ou outra pessoa. Por exemplo, existem pessoas que preferem aulas particulares, já outras gostam de participar de turmas. Por isso, escolha métodos que estejam alinhados com as suas necessidades e desejos – dessa forma se manterá sempre interessado no aprendizado e motivado a se dedicar cada vez mais.
Técnicas eficazes para crianças
Para aproveitar a facilidade que as crianças têm de aprender um novo idioma, algumas técnicas podem ser usadas não apenas para esse aprendizado e fixação, mas principalmente para que elas aprendam de forma lúdica e divertida, como:
- Jogos educativos: jogos da memória, quebra-cabeças, cartas de vocabulários, bingo;
- Músicas: músicas populares em outro idioma;
- Livros ilustrados e histórias;
- Atividades artísticas.
As crianças aprendem melhor através de brincadeiras que as mantém entretidas e interessadas. Dessa forma, o novo idioma começa a ser introduzido naturalmente, fazendo com que os pequenos aprendam de forma mais leve e natural.
Estratégias de aprendizado para adultos e idosos
Mesmo que não exista uma melhor idade para aprender um novo idioma, é natural que adultos e idosos tenham um pouco mais de dificuldade e bloqueios que atrapalham esse aprendizado. Por isso, existem algumas estratégias que podem auxiliar esse momento:
- Uso de tecnologia e aplicativos;
- Aprendizado por meio de interesses pessoais;
- Exercícios como palavras-cruzadas, quizzes, jogos;
- Filmes e músicas em outro idioma;
- Prática de conversação.
Na maioria das vezes, a dificuldade de aprender um idioma em idade mais avançada é por conta de bloqueios, traumas e até mesmo vergonha que já possa ter acontecido. Por isso, determinar metas realistas e respeitar seu próprio tempo são fundamentais para evitar mais traumas e frustrações.
Superando barreiras em diferentes idades
Cada fase da vida apresenta barreiras e desafios que impactam diretamente no aprendizado desse novo idioma. Porém, existem algumas maneiras de conduzir esse momento e superar essas barreiras. Confira as dicas da AGBT:
Medo e insegurança
Principalmente na adolescência, na vida adulta e na terceira idade, o medo, insegurança e a vergonha são os grandes vilões no aprendizado de um novo idioma. É preciso criar metas realistas, entender que se trata de um processo e que errar faz parte dele. Ver os erros como parte de tudo é fundamental para que o processo de aprendizagem ocorra de uma forma mais leve.
Além disso, ter um ambiente de aprendizagem seguro, sem julgamentos e que celebra o esforço, conquistas e progressões é fundamental para diminuir esse medo e insegurança que atrapalham e atrasam o aprendizado.
Diferenças cognitivas
É muito comum no processo de aprender um novo idioma, nos compararmos com outras pessoas ou até mesmo com colegas de classe. Embora natural, essa atitude é prejudicial para seu processo e causa grande frustração. É preciso entender que cada pessoa tem uma forma de aprender, fixar e até mesmo resolver problemas.
Por isso, evitar as comparações é importante para que você siga seu próprio processo, sem deixar que o de outras pessoas acabem impactando o seu de forma negativa. Entenda qual maneira funciona melhor para seu aprendizado e não se compare com os outros.
Tempo disponível para o aprendizado
Principalmente para adultos, o tempo disponível para o aprendizado é uma grande barreira na hora de aprender um novo idioma. São diversas demandas do dia a dia que acabam ocupando uma boa parte do tempo. Nesses casos, o novo idioma pode ser incluído em sua rotina em aulas online, cursos livres e até mesmo com filmes, séries e músicas. É importante manter uma frequência e estabelecer metas que te mantenham motivado.
Qualquer idade é uma melhor idade para aprender um novo idioma! O que vai determinar o sucesso e rapidez do seu aprendizado é o quanto você se dedica e se mantém interessado nesse processo. Escolher um idioma que você se identifica, um método de estudos que te deixa confortável e estabelecer metas são passos indispensáveis para alcançar a fluência.
Se você precisa de serviços de tradução livre, juramentada, legendagem e até mesmo transcrições em outros idiomas, a AGBT possui uma equipe especializada que pode te auxiliar nessas demandas! Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.