As Nígero-Congolesas são uma família que reúne as línguas mais faladas na áfrica em relação à quantidade de falantes e também a área geográfica que possuem. Essa família de línguas, inclusive, é a que mais possui ligação com o Brasil por conta dos dialetos falados pelos negros trazidos pela escravidão ao país.
Toda a variedade de línguas existentes na áfrica faz com que muitos sintam dificuldades em compreender qual idioma deve ser utilizado na nação. Ao saber quais são as predominantes, por outro lado, é possível ter uma noção maior tanto da história do continente como entender os motivos para tanta variedade e presença de determinadas línguas, além saber quais são as possibilidades de idiomas em determinada região.
As línguas mais faladas na áfrica são muito diferentes?
A grande variedade das línguas mais faladas na áfrica se dá justamente pela história de colonização de diferentes nações que foram ao continente. Por conta disso, não é difícil encontrar idiomas europeus, por exemplo, que continuaram a ser utilizadas mesmo após os colonizadores deixarem os locais. Em questão de número, são 27 países da áfrica que adotam um idioma europeu como oficial e outros 18 mostram pelo menos alguma como tal.
O continente africano não só é conhecido por sua variedade de línguas como também pelo seu tamanho geográfico. Todas as riquezas naturais distribuídas no local fez com que nações de diversas localidades tivessem interesse em vir ao continente e buscar, assim, deixa marcas históricas e linguísticas.
Devido à grande variedade de línguas existentes, os negócios e pessoas interessadas passaram a buscar bastante por serviços de tradução com a ideia de romper a barreira comunicativa. Afinal, ao poder fazer materiais que sejam compreendidos em outros idiomas, aumenta-se o alcance daquelas ideias, ponto este bastante positivo na melhora de uma ação de empresa, por exemplo.
Para aproveitar as oportunidades que surgem em diferentes nações, não deixe de contar com o serviço de tradução da AGBT. Através de toda a nossa experiência no mercado, garantimos o máximo de cuidado com seu documento para as traduções saírem da forma desejada e permitam que o material atenda os fins desejados.
Árabe
O árabe é uma das línguas mais faladas na África e mais de 100 milhões de habitantes falam o idioma. É possível encontrar falantes na Etiópia, Senegal, Tanzânia e no Níger, por exemplo, sendo muito utilizada para cerimônias oficiais.
A influência árabe ocorreu por conta da ascensão do islamismo que aconteceu no norte do continente africano. Consequentemente, devido à colonização realizada pelos muçulmanos, não só a língua árabe é bastante utilizada de forma primária, como também a religião é outro fator muito relevante na cultura do lugar.
Iorubá
Iorubá é uma das línguas mais faladas na áfrica, principalmente na região da Nigéria, Benim e Togo que a população fala com mais frequência, além de outros locais como a Costa do Marfim, Libéria e Gana, por exemplo. O valor de falantes do Iorubá no continente africano chega a 30 milhões.
Também vale comentar que o Iorubá reúne uma quantidade bem grande de dialetos e comporta características tonais complexas. A cultura dos falantes dessa língua também é muito influente, visto que teve papel fundamental para padrões de culinária e religiosidade observados no Brasil.
Hauçá
O Hauçá se enquadra na família de línguas afro-asiáticas e é bastante falada na Nigéria e Níger. São cerca de 80 milhões de falantes, com destaque para as regiões da áfrica ocidental, já que são nelas onde o idioma apresenta maior importância devido à atividade de comércio e na economia ocorrida lá.
Este motivo, inclusive, faz com que o Hauçá seja ensinado em algumas universidades. Por curiosidade, vale comentar que na França existe uma estação de rádio que transmite as informações na língua Hauçá, mais especificamente em Issoudun.
Amárico
A língua amárica é o idioma tido como oficial da Etiópia e possui mais de 20 milhões de falantes, tanto nativos como os não nativos. Como características, destacam-se o seu sistema de escrita chamado de Ge’ez e com as letras sendo feitas da esquerda para direita.
Junto a isso também é interessante saber que o amárico é uma língua bastante antiga, já que existem registros textuais que são do século XIV. O uso do amárico é utilizado amplamente para o trabalho não só da Etiópia, mas também de diferentes estados do sistema federal.
Swahili
O Swahili, também chamado de suahíli ou Kiswahili se define como o idioma Bantu mais falado no continente africano. Através de seus 150 milhões de falantes, o Swahili se mostra como uma das línguas mais faladas na áfrica e atinge tanto o sul do continente como a parte central.
Como curiosidade, a palavra Swahili tem origem árabe e tem o significado de litoral ou costa. Por último, esse idioma também traz algumas palavras que tomam como base a língua árabe e o Kiswahili também é a língua materna para os povos que estão localizados no decorrer da costa da Somália e chegam até Moçambique.
Francês
O idioma francês está presente em 90 milhões de habitantes da áfrica e isso se deve principalmente a colonização feita em meados no século XX. É possível encontrar falantes no Gabão e Costa do Marfim. Além da língua francesa, pode-se achar outras línguas europeias como o próprio português ou inglês, por exemplo.
Podemos ver como o francês não é só uma das línguas mais faladas na áfrica, como também é muito influente em todo o globo, o que faz muitas pessoas recorrerem a ela para aproveitar novas oportunidades, seja de viagens novas ou possibilidades de realizar negócios. Porém, não são todos que podem depositar tempo para guiar os aprendizados no novo idioma, fator este bastante problemático aos que tem interesse em aproveitar as chances do país.
Por meio dos serviços de tradução da AGBT, entretanto, você consegue romper essa barreira linguística e permitir que seus materiais possam ser utilizados da maneira mais adequada possível. Com toda a capacidade de nossa equipe de tradutores, oferecemos uma estrutura única e adequada para que seus documentos transmitam a mensagem desejada no idioma escolhido!
Um ótimo exemplo de como a AGBT auxilia no seu aproveitamento dos serviços de tradução é através da opção de orçamento gratuito. Com ela, você pode enviar o documento que deseja traduzir que a nossa equipe analisará os fatores para precificá-lo, o que permite que você faça um planejamento financeiro antecipado para fazer a contratação!
Oromo
A língua Oromo é uma das mais faladas na áfrica oriental e possui mais de 25 milhões de pessoas que a utilizam como primeiro idioma. O oromo, por sua vez, entra para a família afro-asiáticas e é a que mais tem falantes dentro do grupo cuxítico e os que fazem uso são as nações que estão bem próximas da Etiópia e Quênia, além do próprio povo oromo.
As línguas mais faladas na áfrica são muitas e cada uma possui suas particularidades junto dos motivos de estarem presentes no continente africano. Por meio delas, você é capaz de entender melhor toda a configuração dos países e ter maior noção do desenvolvimento histórico desses idiomas.
Assim, contar com serviços de tradução adequados são mais necessários do que nunca para que você possa se comunicar com um número maior de nações com um mesmo material. Para isso, é possível conhecer alguns dos serviços oferecidos pela AGBT e deixar seu documento com uma equipe que reúne profissionais muito capacitados para realizar todas as etapas necessárias.