As redes sociais são, hoje, um dos meios de comunicação mais relevantes para o mundo dos negócios, e você ter um tradutor em redes sociais, vinculado à sua marca, site ou empresa, pode ajudar a emplacar sua marca no mercado internacional.
Não é só o povo brasileiro que ama esse tipo de plataforma, o público de outros países também está antenado nas redes, e uma empresa que sabe se comunicar neste ambiente só tem a ganhar. Existem tantas vantagens em conseguir popularizar sua marca nas redes sociais que é difícil escolher um ponto para começar a conversar sobre o assunto.
Além da presença de milhares — se tratando de certas plataformas, milhões — de usuários ativos, as redes sociais também oferecem um ambiente onde compartilhar um post, uma marca e um conteúdo é muito mais fácil.
Se você pode se aproveitar das redes sociais brasileiras para alavancar os negócios, por que não fazer o mesmo com as internacionais? Venha entender como fazer sua empresa conquistar espaço nas redes sociais internacionais e ter maiores chances de sucesso no mercado estrangeiro.
Como atua um tradutor em redes sociais?
Muitas pessoas já sabem como atuam os tradutores, uma profissão antiga e muito respeitada. Mas e os tradutores em redes sociais? Qual é o seu trabalho e suas formas de atuação?
A sua forma de atuação é, na verdade, bem parecida com o que um tradutor realiza, no geral. O tradutor em redes sociais irá se esforçar para traduzir todo o perfil de uma empresa para o mercado estrangeiro.

Aqui partimos do pressuposto de que sua empresa já reconheceu a necessidade de ter redes sociais e mantém seus perfis ativos em nosso idioma, disponível para o público brasileiro.
Esse perfil — ou perfis — que sua empresa mantém estão prontos para se comunicar com o nosso público. Mas e com o público internacional? É preciso muita preparação, uma preparação que vai além dos métodos de tradução automática disponibilizados por essas redes.
Para levar seu perfil em qualquer rede social para o público internacional, você vai precisar de um tradutor profissional. Só o tradutor profissional poderá colocar em palavras aquilo que sua empresa carrega: seus valores, seu conteúdo, seu objetivo no mercado, entre outros aspectos. Assim, sua empresa pode tentar abocanhar uma fatia do mercado estrangeiro.
Os números sobre as redes sociais em todo mundo são assustadores. Uma pesquisa revelou que o número de usuários ativos nas redes é de mais de 4,5 bilhões. Isso supera metade da população mundial.
E a pesquisa vai além, deixando claro que a população mundial passa cerca de 2 horas e meia navegando na internet, com os olhos vidrados nas redes sociais. Tudo isso são oportunidades que sua empresa pode estar perdendo ao não internacionalizar seu conteúdo e seus perfis nas redes sociais.
É um público imenso que pode ser transformar em leads e, em muitos casos, a única barreira entre o consumidor e sua empresa é a linguística. E é aí que entra o tradutor profissional, pronto para desfazer todos os impedimentos linguísticos que te afastam de todo esse público.
Qual a importância de um tradutor em redes sociais?
Apresentamos todas as razões para que você invista em marketing nas redes sociais. Mas será que não basta apenas investir nas redes sociais em língua portuguesa? Tudo depende das pretensões da sua empresa. Mas saiba que se sua empresa pretende algum dia pescar um pouco do mercado internacional, o tradutor em redes sociais é indispensável.
As redes sociais formam um imenso palco para sua empresa. Mais do que um palco, as redes oferecem um ambiente onde é possível compartilhar informações sobre seu negócio, interagir com o público de maneira orgânica e bastante próxima.
Esse fator de interação com o público é o maior diferencial das redes sociais. Por meio delas, a empresa não oferece apenas seus produtos, mas também estreita a sua comunicação com os consumidores. Porém, como uma empresa pode estreitar essa comunicação se nem ela e nem seus consumidores são capazes de se entender?
Este é o papel do tradutor em redes sociais. Não é o tradutor quem irá criar as campanhas de marketing, nem definir os rumos das propagandas e outros projetos da empresa. No entanto, é o profissional quem irá levar essa comunicação da empresa para o público internacional, preservando o cerne de seu conteúdo.
É por isso que esse profissional é tão essencial, e deve estar nos planos de toda grande empresa contratar um tradutor para suas redes sociais. Assim, seus perfis terão a oportunidade de se comunicar com o público estrangeiro com a mesma desenvoltura com que se comunica com o brasileiro.
O que fazer para atingir um público internacional nas redes?
Atingir um público internacional com as redes sociais sem dúvidas não é uma tarefa fácil.
Conseguir novos clientes no mercado nacional já é um tanto complicado. No mercado internacional a disputa pela atenção do mesmo público é ainda maior. Mas calma, ainda é possível aumentar sua parcela de clientes conquistando parte desses consumidores!

O primeiro passo é investir em um tradutor em redes sociais. O tradutor será uma peça fundamental para seu marketing e aproximação com o cliente estrangeiro, levando a mensagem da empresa para território estrangeiro, com as adequações necessárias para impactar pessoas de determinada cultura.
Outros passos deverão ser dados, seja de modo ativo ou passivo. E com modo passivo, estamos falando principalmente de estudar o mercado, os consumidores e formular uma estratégia coerente para o que se espera do mercado internacional, que pode incluir:
- Ter uma presença multilíngue (tornando o tradutor super importante);
- Usar hashtags relevantes (pode necessitar de um estudo sobre quais as que melhor se adéquam às suas estratégias);
- Criar conteúdos para o público internacional (mais uma etapa onde o tradutor participará, traduzindo o conteúdo e adequando questões culturais);
- Recorrer à segmentação de audiência (assim cada parcela de seu público receberá os conteúdos ideias para elas);
- Identificar a rede sociais mais importantes de cada país (por questões culturais, em alguns países a rede mais popular e utilizada pode diferir das mais usadas aqui, então é bom atentar-se a isso).
Os ganhos que sua empresa pode ter sendo levada até o mercado estrangeiro são impressionantes. No entanto, a ânsia de lucrar com um novo mercado não deve estar acima do planejamento sério e preciso para guiar a empresa.
Portanto, tenha cuidado ao formular a estratégia. Pense bem em como será sua entrada no mercado internacional e qual parcela do público espera conseguir trazer para sua empresa nesta nova etapa.
Saiba da sua atual situação
Saber que próximos passos sua empresa irá dar depende de reconhecer onde ela está atualmente. A empresa deve entender qual a sua situação antes de avançar no mercado. Compreendendo isso, os próximos passos serão dados de maneira natural e sem grande esforço.
Portanto, antes de tentar o mercado internacional, tente colocar em uma perspectiva adequada em que momento sua empresa está. O que ela está fazendo, onde quer chegar e quais são os passos que deve dar para alcançar seu objetivo.
Conheça o seu público
Conhecer o público que se espera atingir também é essencial. Assim como sua empresa teve que entender o público brasileiro, ela também terá que conhecer o consumidor estrangeiro.
E neste caso é ainda mais difícil. Afinal, se por um lado a empresa está mais experiente e capaz de realizar uma análise dessas com mais precisão, por outro o público está imerso em uma cultura diferente. Sem quase nenhuma semelhança com o brasileiro.
A cultura é outra, os costumes, a forma como o público consome, entre outras informações. É tudo muito novo, por isso o estudo deve ser bem aprofundado.
Contrate um tradutor em redes sociais profissional
Por fim, como não poderíamos deixar de citar, contratar um tradutor em redes sociais é fundamental para sua empresa decolar no mercado estrangeiro! Com o tradutor internacional sua empresa tem as melhores oportunidades de interagir com o público de outro país.
Não só interagir, como se apresentar a esse público, conversar com ele, criar conteúdo em sua língua, entre outros benefícios. As vantagens que um tradutor em redes sociais traz para qualquer empresa são grandes, e devem ser aproveitadas sempre que possível.
E se você não sabe como ter seu tradutor disponível para cuidar das redes de sua empresa, confira os serviços oferecidos pela AGBT, uma das agências de traduções mais respeitadas do Brasil. Sem dúvidas a AGBT terá a honra de te auxiliar com a internacionalização da sua empresa!