Procurando onde publicar artigo científico? Essa é uma ambição de muitos estudantes brasileiros, principalmente quando estão na faculdade. Afinal, ele agrega bastante valor no currículo e abre portas para diversas oportunidades para a carreira, tanto acadêmica quanto profissional.
Por mais que haja diversas vantagens e benefícios em publicar um artigo científico, principalmente para o meio acadêmico, não devemos nos esquecer que o objetivo principal deste material é compartilhar o conhecimento e tornar a ciência de livre acesso para a população no geral.
Quer saber mais sobre como publicar artigo científico e quais são os principais meios de publicação? Acompanhe nosso texto e saiba mais sobre como fazer seu nome e construir um currículo sólido dentro de sua carreira acadêmica!
O que é um artigo científico?
Um artigo científico nada mais é do que uma produção que pode ser publicada em uma revista acadêmica ou livro, sejam eles digitais ou físicos. Esse tipo de texto geralmente é escrito de forma dissertativa argumentativa e tem como principais objetivos apresentar ideias ou técnicas diferentes dentro do cenário no qual é aplicado.
No desenvolvimento do texto, é possível desenvolver uma metodologia, explicar todos os processos envolvidos nas pesquisas ou nas revisões realizadas e apresentar todos os resultados obtidos — independente da área de conhecimento que envolva os temas tratados no artigo.
Todo artigo científico segue uma estrutura com base em seu gênero textual, que envolve uma introdução, objetivos, métodos, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. No geral, os artigos não costumam se estender demais e ficam em torno de 15 a 20 páginas.
Mas por que publicar um artigo científico durante a graduação é importante? Essa publicação com o seu nome como autor principal é um acréscimo ao seu currículo, valorizando e enriquecendo o mesmo. Assim, você ganha autoridade dentro do meio acadêmico e do seu nicho de atuação.
Não só isso: se você deseja seguir a vida acadêmica e continuar numa pós-graduação — mestrado e doutorado —, publicar artigo científico ajuda você a ter maior relevância no meio e conta como pontos nos processos seletivos para ingressar nesses programas.
Para publicar artigo científico, basta você ser da área de atuação da pesquisa e desenvolver o texto de forma que o seu objetivo esteja claro para todos os leitores que terão contato com o material. Independente de ser da graduação ou de uma pós-graduação, você pode desenvolver um artigo.
Onde publicar artigos científicos?
Saber onde publicar artigo científico é uma tarefa bem complicada, tanto para o estudante de graduação como para os que já são mestres ou doutores. E ter essa escolha em mente é, de fato, importante. Afinal, publicar em uma revista inadequada é um dos erros mais comuns entre os acadêmicos.
De uma forma geral, o seu artigo pode ser publicado em qualquer meio físico ou digital, seja ele o LinkedIn, blogs ou outros sites. Mas esses veículos não são adequados, pois não são especializados no tema e nem são autoridades científicas. Tampouco eles podem ser mencionados no nosso currículo Lattes — extremamente importante na formação do cientista brasileiro.
Por isso, sempre que vamos publicar um artigo científico, devemos escolher meios que tenham relevância, autoridade sobre o assunto dentro do seu nicho acadêmico e que apresentem um código de identificação para poder ser postado no Lattes.
A principal forma de publicar artigo científico — principalmente durante a graduação — é através de anais de congressos ou eventos acadêmicos. Aqui, você apresenta um trabalho relacionado ao artigo em forma de apresentação oral ou painel e, então, ele é devidamente publicado numa revista on-line do próprio evento.
Publicar o seu artigo científico nesses anais é uma ótima forma se você deseja seguir nesse meio. Afinal, publicações em revistas científicas podem demorar bastante tempo para serem publicadas, desde meses até anos.
Publicar o resumo do seu trabalho nos anais é extremamente benéfico para o Lattes e garante grande visibilidade para o seu perfil acadêmico.
Outros espaços para publicar artigos científicos são as revistas científicas ou periódicos, que devem ser pesquisados de forma criteriosa de acordo com a sua avaliação. Alguns indexadores, como o PubMed, Scielo e o próprio Google Acadêmico podem ser usados para achar qual revista será utilizada para a publicação.
É muito caro?
Pagar para publicar artigo científico varia de revista para revista, assim como o seu valor. Enquanto algumas revistas e periódicos são gratuitos, outros são pagos e podem ser com um valor em conta ou com um alto custo — tudo depende da sua escolha.
É possível publicar artigos científicos no exterior?
Publicar artigo científico no exterior é possível quando se escolhe periódicos ou revistas de fora para enviar o seu trabalho! Inclusive, ter seu artigo publicado em mídias do exterior aumenta bastante os pontos dentro do seu currículo.
Sempre que for publicar um artigo científico, procure contratar um serviço de tradução especializado para o inglês. Quando se está traduzido, as chances de ser publicado no exterior, assim como de receber colaborações e oportunidades de pesquisas no futuro, aumentam bastante. Isso porque, com essa publicação, você consegue expandir o leque de pessoas que têm acesso ao seu trabalho.
É justamente nesse ponto que você precisa se atentar: a tradução. Afinal, uma tradução mal conduzida pode prejudicar a sua publicação e afastar oportunidades, editoras e o engajamento de outros cientistas da área com o seu trabalho.
Para evitar esse problema, considere contratar um serviço de tradução livre como o da AGBT! Nossos profissionais atuam em diversas áreas, sendo ideais para realizar uma tradução que seja fiel à ideia principal do seu texto, sem fugir das convenções do campo de conhecimento específico.
Quais os benefícios de publicar um artigo científico?
Publicar artigos científicos traz inúmeros benefícios para o seu currículo! No geral, todos nós sabemos que realizar uma publicação é o sonho de qualquer estudante da graduação ou de pesquisados em diferentes áreas, não é mesmo?
E isso não se restringe apenas aos benefícios e as vantagens que publicar artigo científico pode causar na vida profissional e acadêmica: trata-se da autoridade e do destaque que ele promove para o seu nome enquanto cientista.
Para guiar você nessa jornada e ajudar a publicar o seu artigo científico, separamos os principais benefícios que esse tipo de trabalho pode ter em sua vida acadêmica. Confira!
Oportunidades internacionais
O primeiro grande ponto é que, publicar um artigo científico e focar em uma tradução para o Inglês, ou para outros idiomas, pode garantir inúmeras oportunidades internacionais para você! Não só para expandir o seu nome para outros países como, também, para receber convites de mestrados ou doutorados fora do país.
Agregar ao currículo
Agora, o principal benefício é que publicar artigos científicos auxilia na construção do seu currículo acadêmico. Ter um artigo publicado garante inúmeros pontos ao seu currículo Lattes e ajuda a fazer com que o seu nome tenha mais autoridade dentro do cenário científico do país.
Atingir mais pessoas
Por fim, publicar um artigo científico também é de extrema importância para fazer com que a sua pesquisa atinja inúmeras pessoas do meio e seja divulgada entre diferentes grupos.
Como vimos, publicar o seu artigo científico é uma excelente forma de amadurecer sua produção e construir uma carreira, permitindo o surgimento de oportunidades e abrindo portas para os programas de pós-graduação. Invista em sua carreira e comece a publicar seus artigos com qualidade e traduções especializadas!