Tirar um visto para a Austrália é essencial se você planeja passar um bom tempo no país. Ocupando cerca de 70% do continente da Oceania, a Austrália é sem dúvidas o país mais relevante da região, com uma fauna e flora incríveis, uma cultura nativa muito presente e rica, em uma terra de belezas naturais de tirar o fôlego.
Além disso, a Austrália oferece condições de trabalho, estudo e outras atividades que são super interessantes para quem pode ter a oportunidade de passar um tempo no local. E não se preocupe com a língua, uma vez que o inglês é bastante predominante no país.
Com tudo isso, basta retirar seu visto e correr para a Austrália aproveitar o que o país tem de melhor. Venha entender como tirar seu visto para a terra dos cangurus, quais são os principais tipos, características e muito mais. Confira!
O que é o visto para a Austrália?
Um visto para a Austrália é uma autorização formal do governo australiano para que você, estrangeiro, possa passar um tempo no país.
Cada visto compreende atividades específicas que o indivíduo pode realizar dentro da Austrália, como trabalhar, estudar, palestrar, realizar pesquisas e entre outras coisas. O visto costuma ser condicionado às características do indivíduo, se ele tiver qualificações, por exemplo, terá um visto dedicado a essas habilidades.
É uma forma de não só regularizar quem entra e quem sai de dentro do território, mas também de incentivar aqueles que podem somar com suas capacidades a sociedade e o mercado da Austrália, seja por meio de trabalho ou mesmo de ensino.
O visto deve ser solicitado em território brasileiro em uma embaixada ou consulado da Austrália, que irá analisar o pedido e realizar suas considerações.
Quais os benefícios de se ter o visto para a Austrália?
Há diversos motivos que podem levar um brasileiro a visitar a Austrália. O primeiro é sem dúvidas o interesse na cultura e nas belezas naturais do país.
A Austrália abriga quase que 10% de toda a fauna no mundo, algo surpreendente para um país daquelas dimensões. Seus animais símbolos, como os coalas e os cangurus, são fáceis de ver e seus habitats são rotas comuns para turistas que visitam o país. A flora não fica para trás, com milhares de espécies e subespécies.
Para aqueles que buscam emprego, o país também é uma ótima oportunidade. Nem é preciso tanta qualificação, já que a Austrália oferece empregos como garçons, lava pratos e outras funções simples, mas rentáveis.
Para se ter uma ideia, o país recebe imigrantes de 140 países diferentes. É sem dúvidas um dos mais acolhedores do mundo.
Com a pandemia em 2020, a Austrália se viu forçada a fechar suas fronteiras — como toda nação no planeta. Mas logo, com o controle da pandemia do coronavírus em 2022, o país aumentou seu número de imigrantes permanentes em 35 mil, chegando aos 195 mil imigrantes que vivem fixamente no país.
E as vantagens de visitar a Austrália não param por aí. O país ainda tem uma inflação menor que a do Reino Unido e um dos maiores IDHs de todo o mundo. E isso sem contar os pontos turísticos comuns na Austrália, como o porto de Sydney, a Sydney Opera House e muito mais.
Tipos de visto para a Austrália
O visto para visitar a Austrália é obrigatório, mesmo se sua condição for a de turista. Mas calma, pois costumam ser rápidos, especialmente, se você passará pouco tempo no país como visitante. Conheça os tipos de vistos mais comuns para a Austrália:
Visit and tourism — para turistas
O tipo de visto mais comum é a condição da maioria que visita o país. Este visto já começa sendo impressionante, uma vez que tem uma validade de 12 meses, muito maior do que a média oferecida por outros países para turistas.
Mesmo com uma validade de 12 meses, para cada entrada no país ele permite uma
permanência de 90 dias, no máximo. O visitante tem a oportunidade de ir e voltar, claro. E como comentamos, o visto é bem fácil de ser conseguido, sua solicitação pode ser feita virtualmente pelo site da embaixada da Austrália. O visto também chega por e-mail, de modo bem prático.
Study — para estudantes
Visto dedicado para aqueles que querem ir até à Austrália, seja para aprender inglês ou realizar um curso superior, técnico ou pós-graduação.
Há ainda mais facilidade neste tipo de visto, pois ele permite que o estudante trabalhe legalmente no país por até 20 horas semanais. Para adquiri-lo, o estudante deve comprovar para o governo australiano, que tem condições de se manter no país e enviar os documentos necessários para a embaixada.
Work — para trabalho
Esta categoria de visto permite que o indivíduo viaje para a Austrália em busca de oportunidades de trabalho. Ela permite que a pessoa trabalhe por 40 horas semanais e exige que o solicitante tenha de 18 a 30 anos.
No entanto, este pode ser um balde de água fria, já que para esta modalidade o passaporte brasileiro não é válido. Para um brasileiro conseguir esse visto ele deve ter dupla cidadania, geralmente italiana ou portuguesa. As quais são as cidadanias mais fáceis para nossos cidadãos conquistarem.
Live here permanently — visto permanente
Como comentamos acima, a Austrália costuma oferecer oportunidades de trabalho para seus imigrantes. E certos setores da indústria são tão carentes de mão de obra que oferecem visto permanente para o profissional, basta, apenas, que ele comprove sua especialização, experiência e tenha bons resultados como trabalhador na Austrália.
Outro visto permanente comum é o de família, para cônjuges de cidadãos australianos. Como é de se esperar, este é um visto que exige mais burocracia e processos, no geral todas elas têm relação com a qualificação e trabalho do solicitante.
Mais informações podem ser obtidas no site de imigração australiano, e entre as profissões mais aceitas para este tipo de visto estão:
- Engenheiros;
- Médicos;
- Profissionais de TI;
- Contadores.
Com isso, se prepare para uma árdua jornada burocrática para conquistar um visto desses, mas ainda assim, a recompensa vale o esforço.
Quanto tempo dura o visto para a Austrália de turismo?
A duração de um visto para a Austrália depende bastante da categoria, que foi requisitada e aprovada.
Vistos para turistas, por exemplo, chegam a durar um ano. No entanto, é preciso ficar atento, pois sua duração enquanto validade não é a mesma para a permanência. O de turista permite apenas que o indivíduo fique 90 dias seguidos no país, mas durante este um ano ele pode ir e voltar.
Vistos para estudantes duram em torno de um ano, e os de trabalho podem durar enquanto o contrato com a empresa for válido. Sem contar o visto para a Austrália permanente que pode ser tentado por qualquer um que trabalhe ou tenha vínculos familiares com um australiano.
Como tirar o visto para a Austrália: Passo a Passo
Após entender sobre os tipos de visto, outra parte essencial e o processo de solicitação. Assim, siga este guia para auxiliar na retirada do seu visto, confira:
Comece com o contato com as instituições
Entre em contato com a embaixada da Austrália, faça seu cadastro no departamento de imigração — o site irá te redirecionar para o departamento — escolha seu visto e preencha o formulário.
Preencha o formulário e anexe seus documentos
Muita atenção com o formulário. Ele é todo em inglês e o processo de preenchimento também. Evite deslizes e qualquer coisa que atrapalhe sua solicitação. Nesta etapa também é necessário anexar seus documentos. Entre os principais solicitados estão:
- Passaporte;
- Comprovante de identidade em RG ou CNH;
- Comprovante bancário;
- Contrato — caso vá a trabalho;
- Matrícula — caso vá para estudar.
Deixe tudo pronto e envie para o Departamento de Imigração, e fique atento quanto a documentos especiais que podem ser solicitados pela autoridade australiana.
Pague a taxa do visto
Existe uma taxa a ser paga pelo visto, pode chegar a no máximo mil dólares australianos e você consegue pagar pela internet com seu cartão de crédito internacional.
Aguarde a análise da sua solicitação
Agora é só aguardar o governo australiano analisar a sua solicitação de visto. Caso a reposta seja positiva, é só pegar o seu novo documento e viajar!
Viu como é fácil? Mesmo que pareça trabalhoso, o processo é bem simples e você pode estar a alguns cliques de conseguir seu visto para a Austrália.