Ao organizar uma viagem para a chamada Terra Santa, além de procurar por passagens, hospedagens e passeios, também é preciso descobrir se é preciso visto para Israel. Os vistos funcionam como uma permissão de entrada em um determinado país e cada um exige suas próprias regras de solicitação.
Com Israel não seria diferente, esse país é muito procurado por brasileiros que desejam realizar turismo religioso. Porém, esse não é o único motivo para se visitar o país. Israel também oferece ótimas praias, vida noturna, uma excelente gastronomia e, obviamente, muita história. Se deseja visitar o país nos próximos meses, confira aqui como funciona o processo de visto para Israel.
Precisa de visto para viajar para Israel?
Felizmente, cidadãos brasileiros ou portugueses que desejam visitar o país não dependem de um visto para visitar Israel como turista. É possível entrar na Terra Santa e permanecer até 90 dias legalmente apenas com um passaporte válido há pelo menos 6 meses. O visto para Israel é concedido aos brasileiros de forma automática e gratuita, normalmente no momento do desembarque.

Porém, não são todos os países que Israel concede visto automático. Por conta disso, caso o passaporte seja brasileiro, é importante consultar as informações atualizadas sobre o processo de retirada de visto para Israel.
Caso a entrada não seja concedida, o ideal é iniciar uma preparação de solicitação no mínimo de 2 meses antes da data do embarque. É possível consultar essas informações através do site do Ministério de Relações Exteriores de Israel. Entre os países que não entram sem o visto em Israel estão: Bolívia, Venezuela, Nicarágua, Bósnia, Turquia, Índia e Camarões.
Como viajar para Israel?
Cidadãos brasileiros não dependem de visto para Israel, porém ainda assim precisam apresentar alguns documentos para que a entrada seja permitida no país. Por isso, basta realizar a compra das passagens e hospedagem para embarcar em uma viagem até o país.
Mesmo sendo uma entrada simplificada, às vezes pode acontecer de haver uma sabatina feita por guardas de Israel. São feitas perguntas sobre os motivos da viagem para todos no voo, independente do local de partida do avião.
Mesmo sem a necessidade de visto, todos os brasileiros devem passar por um processo de imigração, considerado bastante rigoroso. Nesse processo também são feitas algumas perguntas que devem ser respondidas de maneira calma e sem brincadeiras. Também é comum ter que apresentar comprovantes de viagem e hospedagem no país.
Lembrando que até mesmo os turistas de países que mantêm boas relações com Israel passam por esse processo. Felizmente, é algo bastante simples e costuma liberar o passageiro para sua viagem em alguns minutos, nada burocrático ou cansativo.
Depois do processo, a pessoa é liberada para permanecer no país como turista em até três meses. Na entrada do país, o passaporte não é carimbado, pois o turista recebe um documento impresso. Com ele, é possível evitar possíveis problemas com países que não possuem relações diplomáticas com Israel.
Documentação necessária para viajar
Para entrar como turista ou a negócios, mesmo sem a necessidade de visto para Israel, é necessário que cada passageiro entregue os documentos requisitados pela imigração do país. São documentos simples, mas que todos os turistas brasileiros devem ter em mãos e totalmente organizados. Confira quais são:
- RG ou passaporte válido (em até 6 meses);
- Comprovantes de voos (ida e volta);
- Documento que comprove a hospedagem durante os dias no país;
- Documentos solicitados para entrar em um próximo destino (caso tenha);
- Comprovação de renda para todos os dias de estadia em Israel.
Também é aconselhado que todos os turistas verifiquem se há a necessidade do Certificado Internacional de Vacinação nos locais de visita no país. Caso seja obrigatório, ele deverá ser apresentado juntamente com os documentos acima. Se o passaporte for de outra origem que não seja Portugal ou Brasil, as informações de visto para Israel também devem ser consultadas antes da compra de passagens.
Motivos para viajar para Israel
Israel é considerado um destino muito desejado por brasileiros. Esse país é um local multicultural, onde há a junção de tradição e modernidade. De fato, o turismo religioso é o ponto mais forte de Israel, porém há diversos outros motivos que atraem turistas de todos os cantos do globo, como os museus, praias, vida noturna, entre outros. Veja, a seguir, as principais razões que fazem de Israel um excelente destino.
Gastronomia
A gastronomia de Israel é uma das mais ricas do mundo, por isso turistas que procuram descobrir novos sabores devem visitar o país. Com uma gastronomia considerada caprichosa, o país oferece diversos pratos típicos, como falafel e bolinhos de fava.
Também há ótimos pratos para quem adora doce, como o Krembo – um doce israelense feito com marshmallow e uma cobertura deliciosa de chocolate. Para quem é fã de gastronomia e pratos típicos, Tel Aviv é uma ótima opção de cidade para visitar, considerada uma capital vegana.
Mar Morto
O Mar Morto é uma das maiores atrações de Israel, conhecido em todo o globo. Ele tem esse nome por não conter vida dentro de suas águas, como peixes. Isso ocorre por conta do seu grande nível de sal, muito maior do que a porcentagem que contém o oceano. Além de ser um lugar bonito, a alta concentração de sal faz com que os turistas fiquem flutuando em suas águas com grande facilidade – o que o torna um dos destinos mais procurados.
Muro das Lamentações
Outro grande destino de Israel é o mundialmente famoso Muro das Lamentações. Esse local é considerado sagrado por todos os judeus e é atualmente a última parte do primeiro Templo, construído durante o século X a.C. Mesmo após tantos anos de guerras e algumas reformas, o muro continua em pé e sendo visitado por pessoas do mundo todo, principalmente por aqueles que desejam orar e realizar pedidos.
Museus
Em Israel há mais de 20 edifícios de museus para se visitar, entre eles o Museu de Israel e o Museu de Arte Moderna de Tel Aviv. Por meio desses museus israelenses pode-se conhecer um pouco mais da cultura judaica e da história da arte no país.
Clima
O clima de Israel também é algo que chama atenção de turistas. A região sul do país é conhecida por ser mais quente e bastante seca na época do verão, mas durante o inverno as temperaturas costumam ser bem amenas. Já ao norte o inverno é considerado muito rigoroso e com temperaturas bem agradáveis no verão.
Segurança
Israel é um ótimo destino para turistas que desejam visitar somente países seguros, sendo ideal para mulheres que desejam realizar viagens sozinhas e sem preocupações. Além disso, Israel lida muito bem com a diversidade, inclusive é o país que oferece uma das maiores paradas LGBT.
Como é a recepção de brasileiros em Israel?
Além de manter boas relações com o Brasil, que resulta na não obrigatoriedade do visto para Israel, o país é conhecido por realizar uma boa recepção aos brasileiros. Grande parte dos turistas não fazem reclamações sobre a recepção que tiveram no país, o que resulta em uma grande procura no destino. Dados de 2018 mostraram que Israel recebeu cerca de 2,1 milhões de visitantes brasileiros somente de janeiro a junho.

O país também é conhecido por investir no turismo local, o que faz com que todas as necessidades dos turistas sejam atendidas, principalmente nas áreas de maior fluxo de pessoas. Por lá, são encontrados hotéis, restaurantes e até mesmo ferramentas que ajudam a converter a moeda facilmente.
Por não necessitar de visto para Israel, brasileiros conseguem entrar no país facilmente e sem grandes burocracias de viagem, o que faz disso um atrativo a mais para o país. Mesmo assim, a viagem demanda organização e documentos entregues na chegada, que inclusive podem ser traduzidos com os serviços da AGBT para facilitar sua comunicação com as autoridades locais. Por isso, se deseja visitar as maravilhas de Israel, a dica é se organizar muito bem antes do embarque. Boa viagem!