Ter traduções para produtos em feiras internacionais é um grande passo para o crescimento de uma empresa no exterior. Seja uma companhia que iniciou recentemente ou um negócio veterano no mercado, as feiras internacionais são ótimos locais para adquirir conhecimento do cenário e aumentar a qualidade de suas negociações.
Ao ter esse domínio, uma empresa pode crescer bastante de maneira saudável e inteligente. Visto a necessidade disso, a AGBT preparou para você um guia que contém todos os conceitos necessários para nortear todo o universo das traduções em feiras internacionais.
O que são os produtos de feiras internacionais?
Diversos tipos de produtos em feiras internacionais são expostos por empresas que querem demonstrar seus catálogos e cada feira terá produtos definidos segundo a proposta do evento. Feiras que propõem a temática de energias renováveis, por exemplo, terão o foco de invenções tecnológicas, práticas e tudo que envolve esse conteúdo.
Como contratar uma tradução para apresentações de produtos em feiras internacionais?
Para contratar uma tradução para produtos em feiras internacionais, é necessário buscar por profissionais capazes de transmitir a ideia do conteúdo de seu negócio de uma maneira prática e interessante. Logo, se você tem uma empresa e pretende expor seus produtos traduzidos para outras línguas em feiras, pode contar com a AGBT para realizar essa função.

A AGBT conta com os tradutores mais preparados do Brasil, para atender a proposta do seu trabalho e fazer com que este transmita a ideia do material em diversas línguas. Preza-se muito pela originalidade do conteúdo e pelos objetivos do contratante, fator muito necessário quando se pensa em traduções para feiras internacionais.
Por que é importante a tradução de produtos em feiras internacionais?
A tradução de produtos em feiras internacionais é importante para facilitar o entendimento da proposta do seu negócio nesses eventos. Com as traduções devidamente colocadas, o potencial cliente que já demonstra interesse em seu negócio, terá maior tranquilidade de compreender as utilidades daquele produto e isso o tornará mais disposto a negociações.
Assim, diversas vantagens são geradas ao seu negócio ao utilizar as traduções de produtos em feiras internacionais de maneira inteligente. Seguem alguns exemplos:
- Melhor interação do cliente com seu produto;
- Possibilidade de conhecer como o público se comporta;
- Observar as novas tendências do mercado;
- Melhor visão das empresas em relação ao seu negócio.
O cliente terá uma interação muito melhor com o seu produto justamente por aquela tradução retirar as dificuldades linguísticas. Dessa forma, a pessoa vai compreender de maneira mais rápida a ideia e poderá deduzir se aquele produto a interessa. Isso além de acelerar o trabalho de vendas, promove muito mais satisfação ao cliente.
Em sequência, não é possível imaginar uma empresa que deseja crescer seu tamanho mundial sem conhecer o público interessado em seus produtos. Por isso, as traduções em feiras internacionais são ótimas opções para entender o comportamento dos clientes em potencial e até mesmo compreender quais os conhecimentos utilizados pela concorrência.
A percepção de novas tendências é uma vantagem que transforma as feiras internacionais em eventos fornecedores de muitos conhecimentos positivos para o negócio. Através deles é possível melhorar processos e potencializar várias capacidades existentes na empresa.
Não é à toa que muitos recomendam que representantes visitem feiras internacionais apenas para observar e estudar as práticas de outras empresas. Dessa forma, o negócio conseguirá adquirir esses conhecimentos promissores e fazer boas exposições em outras oportunidades.
Por fim, outras empresas passam a ter maior respeito em relação ao seu trabalho devido à atenção prestada ao traduzir os produtos naquele estande. Garantir que as informações cheguem a clientes de diferentes nacionalidades revela competência e desejo de crescimento da empresa que contrata os serviços de tradução.
Como funcionam as feiras internacionais?
As feiras internacionais funcionam com a montagem de vários estandes que representam as empresas participantes. No decorrer do evento, diversas pessoas vão passar pelos produtos ou ideias expostas por essas empresas e entender quais suas funções no mercado. Com essa definição, para se portar bem nas feiras internacionais, é necessário que as empresas:
- Avaliem a qualidade da feira;
- Avaliem os custos para estar no evento;
- Organizem o conteúdo que será exposto;
- Selecione as melhores pessoas para apresentar o conteúdo;
- Separe um tempo para tratar os contatos obtidos.
Avaliar a qualidade da feira é um fator essencial para garantir que sua marca esteja em um local promissor para não desperdiçar recursos e esforços em um evento ruim. Portanto, é interessante conhecer históricos daquela feira e obter informações de empresas que já investiram no evento com a ideia de entender a variedade de possibilidades do lugar.

A verba precisa ser muito discutida entre os colaboradores da parte financeira da empresa já que os custos para a presença em uma feira não são poucos. Ter uma projeção de despesas proporciona uma maior organização e melhor uso dos recursos da empresa.
Junto a isso, é interessante avaliar o tempo que os profissionais precisam ficar por lá e avaliar desde gastos básicos como transporte, hospedagem como também ver o preço do aluguel do estande.
A organização do conteúdo a ser exposto é outro fator importantíssimo e deve ser feito conforme os objetivos e capacidades daquela empresa junto da proposta da feira. Caso você possua um negócio que trabalhe produtos do mundo agrícola, por exemplo, é necessário buscar por feiras que tratem do assunto e observar qual o material de maior qualidade que sua empresa pode oferecer.
Selecionar bons profissionais para a apresentação do conteúdo é a etapa na qual se escolhem as pessoas que vão representar todas as ideias daquela empresa. Neste ponto, é preciso escolher profissionais com boa capacidade de expressar ideias e os que conseguem compreender o que a empresa necessita para ter seus produtos apresentados naquele momento.
Outra capacidade exigida para os que representarão a sua empresa é a de tratar e esclarecer dúvidas ao possível cliente. É possível preparar esses profissionais por meio de capacitações e observar os que possuem maior facilidade nos pontos citados.
Na seleção de pessoas para apresentar o produto nas feiras internacionais, também se nota a importância da presença de um tradutor da AGBT Traduções. Facilitar aos visitantes a compreensão de ideias nos conteúdos escolhidos como a tradução ao vivo da própria fala vai proporcionar um maior aproveitamento do evento e, por consequência, melhorar a experiência do público.
Por fim, é necessário separar um tempo adequado para tratar dos contatos obtidos na feira internacional a fim de aproveitar a imagem gerada pelo evento para a interação com o cliente. Somente tome cuidado para não focar demais em conversar com os clientes e esquecer das outras demandas, acontecimento muito comum no pós-feira.
Qual o papel das feiras internacionais e exposições no Brasil e no exterior?
O principal papel das feiras internacionais é possibilitar que várias empresas diferentes adquiram conhecimentos do cenário exterior. Esses saberes permitem que os negócios atuem em mais nações de uma forma mais segura e eficiente.
Vamos retomar o exemplo da empresa que trabalha produtos agrícolas. Caso ela esteja com recursos suficientes para exportar soja a outra nação, como a China. É possível que a companhia se aproveite das feiras internacionais para entender como os clientes desse país tratam o produto e assim adaptar esses conhecimentos ao próprio negócio. Para finalizar, seguem alguns exemplos de feiras internacionais desse segmento:
- Intermodal South America;
- Pet South America;
- Agrishow;
- Anufood Brazil.
Podemos notar durante todo o artigo como as feiras internacionais são importantes para o crescimento de um negócio. Em paralelo a isso, vimos como uma tradução pode fazer a diferença nesses eventos e melhorar a apresentação e o aproveitamento da empresa neles.
Para proporcionar uma grande atuação nas apresentações de produtos em feiras internacionais, você já percebeu que um tradutor é peça essencial na tarefa. Portanto, conte com os diversos tipos de serviços oferecidos pela AGBT Traduções e faça de seu negócio uma grande marca internacional!