Entender quantos línguas existem no mundo é compreender a riqueza linguísticas disposta em todas as línguas faladas em todo o planeta Terra. A diversidade linguística reflete a grande riqueza cultural e histórica que percorre por todo o passado e contempla o atual presente, com as variedades da comunicação.
Cada língua carrega consigo uma identidade única, tradições e conhecimentos específicos transmitidos de geração em geração. Isso só contribui para uma maior diversidade e tradição cultural de diversos povos.
Embora o número de línguas seja inacreditável, muitas línguas sofrem risco de extinção, uma vez que a globalização predomina as línguas consideradas majoritárias, o que contribui para o triste desaparecimento dessas línguas. Venha conhecer quantas línguas existem no mundo!
Quantas línguas existem no mundo?
Identificar quantos línguas existem no mundo é um dado volátil, mas estima-se que há 7.164 línguas existentes utilizadas atualmente, de acordo com a Ethnologue: Languages of the World, a instituição linguística que reúne dados de todas as línguas disponíveis no mundo todo.

Dentre todas as milhares de línguas disponíveis, a grande maioria é falada por um pequeno número de pessoas. Estima-se que 90% destas línguas sejam utilizadas por menos de 100.000 pessoas, o que contribui para sua extinção e representa a grande perda para a cultura, e história, de povos ao redor do mundo.
Por outro lado, as dez línguas mais faladas no mundo são usadas por metade da população global, o que demonstra um contraste entre as línguas majoritárias e as minoritárias, que correm risco de extinção diariamente.
Qual a importância das linguagens no mundo?
A identidade de um povo e, principalmente, sua cultura são concretizadas com as linguagens, uma vez que moldam a comunicação e tornam os indivíduos que a utilizam pertencentes de um único grupo. Em outras palavras, os tornam membros de uma comunidade.
Assim, as línguas não servem apenas para a comunicação entre povos como também para transmitir suas histórias, tradições, valores, crenças e separar as diferentes comunidades existentes ao redor do mundo.
Além disso, as línguas ajudam identidades e tradições a se manterem vivas pela preservação da cultura de uma herança passada de geração em geração. Quando uma língua desaparece, todo o conhecimento e herança cultural de um grupo é perdido.
Outra importância de entender quantos línguas existem no mundo e sua importância é o enorme papel na educação e desenvolvimento socioeconômico. Uma vez que o acesso à informação é facilitado, os processos democráticos se tornam de fácil entendimento.
Quais as línguas mais faladas no mundo?
Descobrir quantos línguas existem no mundo é compreender que as línguas existentes possuem destaques para as mais faladas por nativos e praticantes, que por sua vez tornam-se as majoritárias. Conheça as 10 mais faladas ao redor do mundo e quantas pessoas a utilizam diariamente:
- Inglês: originada na Inglaterra, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, totalizando em aproximadamente 1,5 bilhões de pessoas que utilizam desta língua, seja por nativos, ou por pessoas que a utilizam como segunda língua.
- Mandarim: utilizado por 1,1 bilhões de pessoas, o mandarim é um grupo de dialetos provenientes do chinês, especialmente utilizado na região de Pequim, assim como é a língua oficial na China e Taiwan.
- Hindi: Uma das línguas oficiais na índia é o hindi, derivado do sânscrito. Hoje é reconhecido como a 3º língua mais falado no mundo, possuindo cerca de 600 milhões de falantes ao redor do mundo.
- Espanhol: Esta língua também é conhecido como “castelhano”. A língua tem origem na da Península Ibérica, possui aproximadamente 580 milhões de falantes em todo o mundo e é a língua oficial de 21 países. Por este motivo, é considerada a segunda mais falada pela quantidade de falantes nativos.
- Francês: Língua nativa da Bélgica, Suíça, Canadá, França e em alguns lugares na África, o francês possui cerca de 275 milhões de falantes e é uma das línguas oficiais de Organizações Internacionais, como a União Europeia e a Organização das Nações Unidos.
- Árabe: A língua semítica central, originada na Península Arábica, é a língua oficial em 26 países e de forma litúrgica no Islã. É estimado que 310 milhões de pessoas falem o idioma.
- Bengalês: Conhecido também como Bengali, a língua indo-ariana é falada principalmente em Bangladesh e no estado indiano de Bengala Ocidental. É a sétima língua mais falado no mundo e possui cerca de 270 milhões de falantes nativos no mundo.
- Português: Originária da península Ibérica, o português é o idioma oficial de nove países, sendo eles o Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, e outros. Atualmente estima-se 260 milhões de falantes em todo o mundo.
- Russo: A língua eslava oriental é a porta de comunicação oficial da Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão. É uma das seis línguas oficiais da ONU e possui cerca de 258 milhões de falantes.
- Urdu: Esta língua indo-ariana é amplamente falada no Paquistão e na Índia, que possui mais de 21 outras línguas oficiais. O Urdu é falado por 230 milhões de nativos e não nativos.
Estas línguas não servem apenas como veículos de comunicação, como desempenham importante papel para a cultura, comércio e no meio diplomático, destacando-se quantos línguas existem no mundo e quais são mais faladas, que acabam desempenhando grande importância em meio global.
A diversidade linguística, portanto, enriquece a sociedade de forma que promove o entendimento aprofundado entre os diferentes povos e culturas existentes em todo o planeta.
Qual a língua considerada universal?
Diante de quantos línguas existem no mundo, o inglês é frequentemente referido como a língua universal, devido a ampla aceitação e uso global. Com essa presença dominante no mundo da ciência, tecnologia e negócios, o inglês é conhecido como uma língua franca, que facilita a comunicação entre as pessoas de diferentes países e culturas.
O papel do inglês como língua universal se deve principalmente pela herança cultural, que inicia no período colonial britânico após o domínio econômico nos Estados Unidos durante o século XX.

Atualmente o inglês é a língua oficial ou secundária em diversos países, inclusive no Brasil, onde o estudo desta língua é obrigatório em todas as escolas, desde o ensino fundamental, apresentado a crianças com sete anos, até o ensino médio, com jovens de 17 anos.
Além do papel histórico, o inglês é a língua principal para criação de websites e nas publicações científicas, representando 55% de todos os sites e uma larga escala de artigos científicos publicados, o que torna esta língua indispensável no currículo.
Como a AGBT pode te ajudar com serviços de tradução?
E com quantos línguas existem no mundo, a AGBT te auxilia na tradução simultânea, consecutiva, livre, simples, juramentada, legendagem, transcrição e degravação para diversos idiomas.
Seja para pequenos ou grandes projetos, a AGBT está equipada para lidar com as suas necessidades de tradução, garantindo que você se comunique de forma eficam em qualquer idioma.
Garanta a tradução de alta qualidade com precisão e fidelidade ao conteúdo original com a ajuda da equipe de tradutores qualificados e experientes da AGBT, que está sempre pronta para te ajudar.
Todas as 7.000 quantos línguas existem no mundo são uma reflexão da rica cultura disponível em todos os cantos de nosso planeta. Aproveite a experiência da AGBT para garantir suas mensagens compreendidas em diversos idiomas, ampliando suas oportunidades e fortalecendo suas conexões globais.