O que são marcas de oralidade e como identificá-las nos textos?
O que são marcas de oralidade? Elas estão cada vez mais presentes em diferentes tipos de texto, especialmente naqueles que buscam aproximar-se da forma como as pessoas falam no dia a dia. Elas são recursos linguísticos que reproduzem a espontaneidade, o ritmo e a naturalidade da fala, mesmo em registros escritos. Esse fenômeno não ocorre por acaso: a oralidade é a base da comunicação humana, e sua incorporação na escrita cria maior proximidade entre autor e leitor. Compreender o que são marcas de oralidade e como identificá-las é essencial não apenas para estudiosos da linguagem, mas também para tradutores, escritores, revisores e profissionais da comunicação. O que são marcas de oralidade? Compreender o que são marcas de oralidade parte do princípio de que são elementos linguísticos que imitam, no texto escrito, características típicas da fala. Isso inclui o uso de interjeições, expressões coloquiais, pausas, repetições, construções menos formais e até desvios da norma culta, que simulam a linguagem espontânea. Fonte/Reprodução: original Elas conferem maior naturalidade e autenticidade ao texto, permitindo que o leitor “ouça” a voz do narrador ou das personagens. Esse recurso é muito utilizado em literatura, jornalismo, textos publicitários e até em trabalhos acadêmicos que buscam citar falas.