Planejar uma viagem para um dos países mais importantes do Oriente Médio depende de muita organização e atenção às informações, como se é necessário ou não o visto para o Qatar. É comum que durante esse processo de planejamento muitos brasileiros fiquem confusos a respeito dos documentos necessários para entrar no país.
Como já mencionado, o Qatar é um país localizado dentro do Oriente Médio e possui diversos atrativos para turistas brasileiros, como desertos incríveis, arquitetura, grandes centros comerciais e diversos Patrimônios Mundiais da Unesco para visitar. Além disso, ele é considerado uma das nações mais ricas do globo.
Assim como todo país, o Qatar também formulou suas próprias regras para turistas, assim como documentos que devem ser apresentados para receber a permissão de entrada e retirada de visto. Pensando naqueles que pretendem viajar para esse incrível país turístico, separamos as principais informações sobre como tirar o visto para o Qatar e quais seus requisitos. Conheça tudo sobre a seguir!
Precisa de visto para viajar para o Qatar?
Desde o ano de 2017, todos os brasileiros que pretendem entrar no Qatar como turistas não precisam de visto. A entrada como turista sem visto é concedida com o prazo máximo de 30 dias no país e sem a necessidade de pagar taxas extras ou qualquer outro tipo de tarifa. Para entrar no país basta apenas um passaporte que esteja dentro da validade.
Além dos turistas, os passageiros que precisam realizar uma conexão no país também não necessitam de visto. Para que essa troca de avião aconteça, não é preciso nem ao menos uma documentação, deve-se apenas passar pelo raio-x e seguir para o portão de embarque determinado.
Porém, para aqueles que desejam aproveitar os momentos de espera visitando alguns locais fora do aeroporto, será preciso passar pelo processo de imigração, mas ainda assim sem a necessidade de um visto. Uma ótima dica para esses casos é procurar por um hotel localizado próximo ao aeroporto.
Requisitos para conseguir o visto para o Qatar
Para turistas brasileiros que desejam permanecer no país dentro do prazo de 30 dias, o visto para o Qatar não é necessário. Essa regra também engloba entradas múltiplas no país, desde que ainda esteja dentro do tempo estipulado. Caso seja necessário, o turista pode optar por uma extensão, também de 30 dias. Porém, para ter direito é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Passaporte válido (ao menos por 6 meses após a data da viagem);
- Comprovante de seguro saúde (por todo período no país);
- Comprovante de fundos para cobrir toda a estadia);
- Comprovantes de passagens e de hospedagem organizados.
Mesmo não sendo obrigatório o visto para o Qatar, o ideal é conversar sempre com a companhia aérea escolhida sobre a permissão de entrar sem o visto no país, isso porque as condições estão sujeitas a alterações a todo momento.
É preciso lembrar também que o visto só não é obrigatório para o Brasil já que outros 95 países fazem parte do acordo com o Qatar. Porém, há outras localidades que dependem do visto para o Qatar, como o Afeganistão, Gana, Egito e Síria.
Procedimentos para conseguir visto para o Qatar
Mesmo não precisando de visto para o Qatar, ainda se faz necessário passar pela imigração no momento da chegada e realizar alguns procedimentos, lembrando que o Aeroporto Internacional de Hamad é considerado um dos mais movimentados do mundo e trabalha com a Qatar Airways.
Para quem quer entrar no país, passar pela imigração é bastante simples. Basta seguir as placas que se referem a retirada de bagagens e assim encontrar facilmente a imigração. Por conta do tamanho do aeroporto, é provável ter fila de ao menos 30 minutos. No momento do atendimento, são requisitados somente os comprovantes da lista de documentos e fazer uma coleta de digital. Também é possível fazerem algumas poucas perguntas, mas nada burocrático ou complicado.
Por ser um aeroporto considerado hub de conexões, muitas pessoas trocam de avião nesse ambiente. Para aqueles que não desejam entrar no país, passar pela imigração é desnecessário, bastando procurar por seu próximo portão para o embarque.
Motivos para viajar para o Qatar
O Qatar é um destino extremamente procurado por turistas do mundo todo. Ele está entre as nações mais bem desenvolvidas e ricas, proporcionando a seus turistas restaurantes luxuosos, ótimos hotéis, uma culinária surpreendente e uma arquitetura de tirar o fôlego. Por isso, se está pensando em visitar o país que sediou a última Copa do Mundo, confira os principais motivos que fazem do Qatar um excelente destino para aproveitar as férias.
Segurança
Um grande ponto do Qatar que atrai turistas de todos os lugares é a segurança. Esse país é considerado um dos mais seguros, sendo possível passear por suas ruas com maior tranquilidade. Porém, o Qatar também é extremamente conservador, por isso é preciso respeitar todas as suas normas, como não utilização roupas de banho longe das praias e não consumir álcool nas ruas.
Proporciona ótimas compras
No Qatar, mais precisamente em Doha, é possível encontrar ótimos lugares para compras, desde peças de luxo a roupas artesanais. Um desses lugares é o Mall of Qatar, um ambiente que oferece centenas de lojas aos turistas e moradores da cidade, além de lugares voltados ao entretenimento.
Na capital do país também é possível encontrar muitos mercados tradicionais, chamados de souqs. Nesses mercados os turistas podem encontrar iguarias e muitos objetos para compra, até mesmo pedras preciosas. Por isso, todos que visitam o Qatar devem reservar um tempo para explorar esses ambientes.
Deserto
Não é todo mundo que já visitou um deserto na vida e o Qatar oferece essa experiencia única. Lá é possível realizar safáris no deserto ou apenas assistir o sol nascer nesse ambiente espetacular. Entre os mais visitados destaca-se o Deserto de Khor Al Udeid, localizado ao sudeste do país.
Uma nova cultura
O país também oferece uma oportunidade para os turistas conhecerem uma cultura única. No Qatar, o islamismo é a religião com mais fieis, sendo possível encontrar vários pontos para conhecer mais sobre essa cultura, como o Museu de Arte Islâmica e a Mesquita Fanar, que se destaca por conta da sua arquitetura tipica do país. Além disso, a língua oficial do país é o árabe, o que torna uma ótima oportunidade para pessoas que querem ter contato com esse idioma ou até mesmo aprender a falar.
Como é a recepção de brasileiros no Qatar?
Brasileiros não precisam retirar o visto para o Qatar, o que já torna a entrada nesse país mais convidativa. Além disso, grande parte dos turistas costumam realizar elogios sobre o tratamento que recebem no país, pois todos os cidadãos do Qatar costumam tratá-los com respeito.
Porém, para receber esse tratamento é preciso também manter o respeito dentro do país, pois conforme já falado, o Qatar é um país bastante conservador. Em muitos lugares públicos é proibido mostrar algumas partes do corpo, principalmente as mulheres. Inclusive, regatas não são permitidas até mesmo para homens. Demonstrações de afeto também não são bem-vindas em público, mesmo que sejam beijos e abraços. Por isso, se quiser um bom tratamento dentro do país, é importante seguir suas regras e maneirar no comportamento.
Mesmo sendo um país conservador ao extremo, brasileiros podem entrar sem o uso do visto para o Qatar e usufruir de excelentes férias. O país tem muito a oferecer a seus turistas e o que não faltam são atrações. Vale a pena escolher o Qatar como viagem pelo menos uma vez na vida.