Assim como toda viagem internacional, a primeira coisa a se fazer é procurar se existe ou não a necessidade de visto para a Malásia quando for para a região. Além disso, é preciso se informar sobre todos os requisitos para realização da viagem e os procedimentos que os turistas devem tomar antes do seu embarque.
Felizmente, o processo de visto para a Malásia é considerado simples, facilitando o acesso a esse paraíso situado no continente asiático. O país é considerado um dos mais tradicionais entre pessoas que querem conhecer uma nova cultura e aproveitar as férias em lugares paradisíacos. Por isso, a Malásia recebe todos os dias milhares de pessoas de todo o globo. Conheça, a seguir, quando o visto é necessário para viajar ao país e quais os requisitos necessários.
Qual o valor para solicitar o visto para a Malásia?
O visto para a Malásia não é exigido para turistas brasileiros. Por conta disso, nenhuma taxa é cobrada, pois os documentos necessários para embarcar são requisitados somente no momento do embarque ou da chegada ao país. Ao entrar no país, o processo de autorização é realizado no aeroporto.
A Malásia é um país escolhido por diversos turistas como destino de férias, isso porque é repleto de atrações históricas e muitas belezas naturais, principalmente quando falamos de praias. Além disso, a culinária desse país é considerada uma das mais exóticas do mundo, com a utilização de muitos sabores e cores em um único prato.
O país está localizado no sudoeste do continente asiático e atualmente é dividido em dois territórios: uma chamada Malásia Insular e, a outra, de Península Malaia. Geograficamente, o país está cercado de belezas naturais e atrações consideradas milenares. Para turistas que desejam conhecer o máximo dessas atrações, o indicado é a contratação de guias turísticos para facilitar o deslocamento entre as cidades.
Quais são os requisitos para solicitar o visto?
O visto para Malásia não é obrigatório para turistas brasileiros, desde que eles permaneçam somente por até 3 meses, ou seja, 90 dias. Para que a viagem seja possível é necessário unicamente que a pessoa entregue os documentos necessários, como passaporte e comprovação de renda no momento do desembarque na Malásia. Os requisitos para entrar no país são:
- Estar com um passaporte válido (no mínimo em 6 meses);
- Que o passaporte contenha ao menos 2 páginas em branco.
Além dos documentos, para entrar na Malásia é preciso que o turista apresente o Certificado Internacional de Vacinação para comprovar ter tomado a vacina contra Febre Amarela. Essa entrega é necessária porque o país oferece algumas zonas de risco para a doença, principalmente nas áreas do interior e regiões costeiras.
Após entregar os documentos necessários, cumprindo os requisitos de entrada na Malásia, o turista receberá o carimbo de visto para entrar no país. Assim, o prazo para permanecer no país começa a ser contado no momento do desembarque.
Por quanto tempo é válido o visto para a Malásia?
Assim como propõe grande parte dos países, o visto para a Malásia tem a validade de até 3 meses, ou seja, 90 dias. Sendo assim, o turista que tiver seu passaporte carimbado poderá permanecer no país até o final do prazo conforme a necessidade.
É preciso lembrar que para o Brasil o visto para Malásia não é obrigatório, mas para outros 67 países ele é considerado necessário. Por isso, antes de marcar a viagem para o país, certifique-se se o visto não está sendo requisitado no momento, principalmente se utiliza um passaporte com outra nacionalidade. Entre os países que o visto para Malásia é obrigatório temos Sérvia, Nepal, Gana, Israel, Afeganistão, China e Colômbia.
Quais os benefícios de solicitar o visto para a Malásia?
Ao solicitar um visto para Malásia, será possível explorar o país em até 90 dias e com isso, será possível desfrutar de todos os benefícios dessa estadia. A Malásia é um país muito procurado por turistas por conta de suas praias consideradas paradisíacas e outras belezas naturais.
Todas as praias da Malásia oferecem águas cristalinas e areia branca, perfeita para passar as manhãs. Sem falar que grande parte delas são pouco frequentadas, ideal para quem procura férias tranquilas e sem muito agito. Além das praias, existem ilhas espalhadas por toda a Malásia, grande parte praticamente intocadas. Entre as praias mais procuradas por turistas no país temos a Ilha Redang, Penang e Langkawi.
A gastronomia da Malásia também é uma grande vantagem dessa viagem. A culinária do país é influenciada por diversos países da ásia, como China e Índia. Além de procurar por restaurantes, é possível conhecer a gastronomia do país através do Central Market, em Kuala Lumpur.
Para aqueles que gostam de viagens com aventura, a Malásia oferece o Monte Kinabalu, considerado o ponto mais alto do país. Nele, é possível praticar escaladas em grupos e com guias. Além da escalada, também é possível realizar caminhadas ao pé dessa montanha.
No geral, a Malásia é considerado um lugar seguro, visto que os locais prezam pela segurança dos turistas e moradores. Além disso, o povo da Malásia é conhecido por sua receptividade com os turistas, independente do país.
Outro ponto positivo é que mesmo o idioma oficial sendo o malaio, é possível se comunicar em inglês facilmente, como realizar pedidos, pedir informações e se localizar por meio de placas.
Quais documentos necessários?
O primeiro passo para quem deseja tirar o visto para a Malásia é se informar de todos os documentos necessários. Além de entregar todos no momento do desembarque, é importante que eles cumpram com os requisitos informados pelo país. Confira quais são os documentos a seguir:
- Passaporte válido e com cerca de 2 páginas em branco (validade superior a 6 meses);
- Comprovantes de voo (ida e volta);
- Comprovante de renda (pelo tempo que ficará no país);
- Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela.
Mesmo não sendo solicitado para brasileiros atualmente, é importante sempre consultar com a companhia aérea sobre a obrigatoriedade do visto para a Malásia. Assim, é possível viajar com mais tranquilidade e se informar previamente sobre mudanças nas regras.
Passo a passo para solicitar o visto para a Malásia
Felizmente, viajar para o país é considerado algo bastante fácil e sem muita burocracia, principalmente devido a não obrigatoriedade do visto para a Malásia. O primeiro passo para entrar no país é separar somente os documentos necessários.
Conforme já falado, o governo do país requer comprovante de vacina, passaporte válido e duas folhas em branco no documento. Os documentos serão solicitados no momento do desembarque no aeroporto do país.
Caso estejam dentro dos requisitos, uma pessoa será responsável por carimbar o passaporte e assim a entrada no país será liberada. Caso o turista pretenda estender o prazo no país, o Ministério dos Negócios Estrangeiros deverá ser contatado.
Não existe mistério em viajar para a Malásia, basta apenas contar com a organização dos documentos requisitados. Em alguns casos, o seguro viagem também é algo obrigatório, por isso o ideal é contratar esse serviço durante a organização das férias no país. Com o seguro viagem, é possível receber indenizações por imprevistos que acontecem durante a viagem. Muitos pacotes contam também com atendimento médico no exterior.
Viajar para a Malásia é algo bastante simples para brasileiros, pois não é preciso passar por um processo burocrático de solicitação para visto. Porém, assim como toda viagem para o exterior, viajar para esse país depende de documentos e do cumprimento de requisitos. Com eles em mãos, o turista poderá apreciar tudo que a Malásia tem para oferecer, como praias, construções históricas e uma ótima culinária.