Há uma lista diversa sobre países mais fáceis de imigrar, e que encantam os olhos de muitos brasileiros. Sabe-se que, atualmente, o número de brasileiros em outros países ao redor do mundo aumenta a cada dia, e isso chama atenção de outras pessoas que despertam o desejo de fazer o mesmo.
Para quem pensa em imigrar algum dia, é fundamental que isso seja feito com cautela, atenção e, principalmente, planejamento para não haver problemas com ilegalidade, multas ou até mesmo deportação. Seja para buscar de uma qualidade de vida melhor, boas oportunidades de trabalho ou até mesmo para estudar, vale saber os países que são mais fáceis de imigrar.
Países mais fáceis de imigrar
Existem alguns países que são mais fáceis para os brasileiros imigrarem e conseguirem trabalhar legalmente, inclusive, alguns têm se tornado muito mais populares nos últimos anos e outros, poucas pessoas sabem da facilidade. Abaixo, confira algumas opções de países mais fáceis de imigrar:
- Portugal;
- Paraguai;
- Uruguai;
- Irlanda;
- Espanha;
- Canadá;
- Luxemburgo;
- Chile;
- Alemanha;
- Austrália;
- México.
Essas são apenas algumas das opções interessantes, que podem variar de acordo com cada caso, desejos, necessidades e, também, da situação de vida. Todos esses pontos devem considerados ao escolher para qual país ir.
Como obter visto para os países mais fáceis de imigrar?
As regras de vistos costumam variar bastante entre os países mais fáceis de imigrar, por isso, é importante conferir o que cada país solicita de documentação antes de começar o processo. Abaixo, confira alguns países e suas exigências de vistos para brasileiros:
Uruguai
Esse é um país que vem chamando atenção dos brasileiros que desejam imigrar. Isso porque, além de todas as vantagens do país como um bom sistema de educação e pela expectativa de vida ser melhor que a do Brasil, é um país do Mercosul.
Para morar no Uruguai, você só precisa apresentar sua carteira de vacinação atualizada, antecedentes criminais e certidão de nascimento. Não se exige nenhum tipo de comprovante de emprego, estudo ou até mesmo de renda.
Portugal
Nos últimos anos, esse é um dos países que mais tem recebido brasileiros e, por isso, as regras vêm mudando com frequência. Para os brasileiros que desejam morar em Portugal, existem diferentes tipos de vistos e todo o brasileiro consegue se encaixar em pelo menos um deles.
Existem vistos para aposentados, autônomos, pequenos empresários, estudantes e até mesmo para nômades digitais. Nesse caso, é interessante conhecer mais sobre os tipos de visto e dar entrada naquele que mais se adapta a sua necessidade.
Irlanda
Assim como em Portugal, a Irlanda também é um dos países mais procurados para os brasileiros. Mesmo sem a cidadania europeia, existem três formas de morar legalmente no país:
- Visto de estudo (Stamp 2): esse é um dos vistos mais procurados. Você pode aplicar para esse visto desde para um intercâmbio de escola de inglês e até mesmo faculdade ou pós-graduação;
- Visto de estudo (Stamp 1): com esse visto é possível trabalhar legalmente no país. Para isso, a empresa precisa ser responsável por oferecer um visto de trabalho;
- Visto de empreendedor (empreender/investir no país): esse é o visto mais difícil, para consegui-lo você precisa ter uma ideia realmente diferente e inovadora, investindo um valor bem alto.
As opções nesse caso são variadas, vale ponderar qual a que se encaixa melhor para as suas necessidades e desejos naquele país, pois há possibilidade desse visto se tornar uma residência permanente.
Canadá
O Canadá também é um país que oferece facilidades interessantes para os brasileiros. Existe um visto de turismo chamado “visto de residente temporário” que permite o brasileiro a permanecer por até 180 dias no país. Mas, além dele, existem diversos outros:
- Visto de estudo;
- Permissão de estudos e trabalho;
- Visto de trabalho;
- Visto de negócios (destinado para pessoas com habilidades que possam empreender no país);
- Super visa (pais e avós de residentes permanentes podem consegui-lo).
Da mesma forma que a Irlanda, são várias as possibilidades de vistos que o Canadá oferece para os brasileiros, o que faz com que ele seja um dos países mais fáceis de imigrar.
Alemanha
A Alemanha tem se tornado um excelente país para os brasileiros, isso porque existe uma escassez de profissionais de diversas áreas, o que vem atraindo imigrantes para o país. Existem vistos de estudante, que são os mais procurados, e também o visto de trabalho, que a Alemanha vem flexibilizando as regras nos últimos anos.
Espanha
Caso você não tenha cidadania espanhola, ainda assim o país oferece facilidades para os brasileiros migrarem. A melhor forma de entrar, é com o visto de estudo ou intercâmbio e ao final, se receber uma proposta de trabalho, o visto será alterado para um visto de trabalho. Além disso, após dois anos, é possível aplicar para a cidadania espanhola.
Quais os documentos necessários?
A documentação necessária pode variar bastante entre os países mais fáceis de imigrar. Por isso, depois de escolher o seu país de destino e verificar o visto que mais se adapta para as suas necessidades, é fundamental conferir a lista de documentos exigidos pelo local.
No geral, as documentações solicitadas são o passaporte válido, o visto, comprovante de vacinas e certificado de antecedentes criminais. Alguns países podem exigir o comprovante de matrícula na instituição de estudo, contrato de trabalho e até mesmo o seguro saúde.
Essa é realmente uma lista que varia bastante de um país para o outro, por isso não deixe de conferir bem as exigências para o seu tipo de visto. Dessa forma, você consegue imigrar sem problemas e sem atrasos na sua viagem por falta de documentação.
Qual o país mais fácil para brasileiro ir morar?
Normalmente, os países mais fáceis de imigrar para brasileiros, são os países do Mercosul, como Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Chile. Isso porque, além da proximidade e do fuso horário, os brasileiros possuem diversas vantagens em morar nesses países, como, por exemplo:
- Facilidade em conseguir visto de residência;
- Permissão de trabalho;
- Validação acadêmica;
- Semelhança linguística;
- Presença da comunidade brasileira;
- Acesso à saúde e educação;
- Isenção de alguns impostos e tarifas;
- Custo de vida (principalmente habitação e alimentação).
São algumas das vantagens mais atrativas para brasileiros morarem em outros países do Mercosul. Nesses locais, o passaporte brasileiro consegue abrir diversas portas com mais facilidades do que em outros locais.
Como me preparar para morar nos países mais fáceis de imigrar?
Independente de qual a sua escolha dentre os países mais fáceis de emigrar, o planejamento é fundamental para que sua mudança seja feita de forma tranquila, segura e com menos chances de problemas e imprevistos. Por isso, o ideal é começar a planejar a mudança com cerca de 1 ano de antecedência. Abaixo, confira alguns passos para essa preparação:
- Liste os países que se adaptam a sua necessidade pessoal e desejos;
- Confira os requisitos de imigração de cada um deles;
- Pesquisa o custo de vida para planejar seu orçamento;
- Garanta que tenha os documentos necessários para solicitar o visto;
- Organize seu orçamento para custos iniciais, mas não esqueça das despesas extras que possam surgir;
- Pesquise imóveis e contratos de aluguel antes de se mudar;
- Faça um check-up de saúde antes de sair do país;
- Verifique a necessidade de vacinas específicas;
- Planeje passagens e transporte com antecedência para sua adaptação no local;
- Confira a necessidade de tradução juramentada de documentos e conte com a AGBT para isso.
A documentação é importante no processo de visto e mudança, por isso é fundamental que ela esteja de acordo com as exigências do país. Existem países que solicitam a tradução juramentada e a AGBT possui uma equipe especializada para te auxiliar nesse processo.
O processo de mudança deve ser feito com o máximo de antecedência possível, liste, pesquise, se necessário busque ajuda de consultores e empresas especializadas nesse processo de imigração para te auxiliar para que o processo seja feito de forma correta e tranquila.