O intercambio Espanha abre diversas oportunidades, tanto na área pessoal como profissional. Esse processo alia o aprendizado de uma nova língua com algo que seja o objetivo do indivíduo, como estudo, estágio, férias ou emprego. No entanto, esse termo no dicionário é apresentado como uma troca de relações culturais entre países.
Para realizar um intercambio Espanha, é preciso compreender quais etapas devem ser realizadas, assim como saber as melhores cidades para a estadia, entre outros aspectos importantes. Para isso, pode contar com a AGBT (Agência brasileira de traduções) e nossos serviços.
Como funciona o intercâmbio Espanha?
O intercambio Espanha funciona do seguinte modo: o interessado escolhe o formato ideal para o seu momento de vida, que consiste em cursos de idioma, graduação ou pós-graduação. Em seguida, ele seleciona uma agência de intercâmbios no Brasil, no qual deve separar as documentações necessárias.
O planejamento é um fator essencial para fazer intercambio Espanha. Isso porque, para estudar no país, é necessário cumprir uma série de requisitos que variam conforme o tipo de curso que o estudante deseja fazer.
Para cursos de nível superior ou de espanhol, que possuem duração maior, por exemplo, é preciso solicitar o visto permanente como estudante, além de comprovar que possui recursos financeiros para permanecer no país.
O intercambista com visto de estudante fica apto a trabalhar na Espanha, desde que não ultrapasse uma jornada de 20 horas semanais e que não haja interferência nos estudos. O empregador deve obter uma permissão de trabalho no Ministério de Relações Exteriores.
Esse processo de intercâmbio é facilitado por meio de agências, que podem auxiliar o estudante desde o início, desde a separação de documentos até a obtenção de visto, escolha da cidade destino e alojamento, entre outras questões.
Além de alcançar uma rotina de estudos que contribui para a sua formação acadêmica, o estudante tem a oportunidade de praticar o espanhol com pessoas nativas, e também tem a chance de obter experiência profissional estrangeira.
Quanto custa o intercâmbio para Espanha?
Os valores de intercambio Espanha variam conforme a região escolhida, tempo de estadia, curso e hospedagem. Em geral, o preço médio fica entre R$4.000,00 a R$25.000,00. Além disso, deve-se considerar outros gastos como alimentação e transporte, por exemplo.
Por isso, é necessário que o estudante comprove condições de estadia na Espanha no momento de se inscrever para um intercâmbio. Um ponto positivo é que é possível trabalhar durante os estudos, e assim complementar a renda para conseguir ter boa permanência no país.
Como conseguir um intercâmbio na Espanha?
A recomendação é iniciar o processo de aplicação do visto junto à embaixada espanhola, seja no exterior ou no Brasil, 60 dias antes de chegar ao destino. Dessa forma, esse processo deve ser realizado com antecedência.
Algumas regras devem ser seguidas para fazer um intercâmbio na Espanha. Primeiro, o estudante deve adquirir ou comprar um curso com duração de pelo menos 6 a 12 meses, em alguma escola. Em segundo, é necessário ter um seguro saúde, que geralmente é adquirido com a instituição de ensino.
Além disso, é preciso ter uma acomodação definida. Uma agência de intercâmbio auxilia nessa etapa de escolher o local de residência, e também ajuda no processo de comprar um curso e fazer o seguro de saúde.
Outro requisito é obter um atestado médico traduzido para o espanhol, que afirme que o estudante tenha uma boa saúde. Outro critério é que o estudante precisa apresentar antecedentes criminais (que deve ser retirado no país onde a pessoa se encontra).
No Brasil, o antecedente criminal deve estar devidamente traduzido, juramentado e apostilado. Por fim, é preciso apresentar um extrato bancário que comprove a capacidade para sobrevivência. A pessoa deve ter pelo menos 537 euros para cada mês de permanência no país. Nesse caso, o que você precisa para fazer intercâmbio na Espanha é:
- Ter curso de espanhol;
- Seguro saúde;
- Acomodação reservada;
- Atestado médico em espanhol;
- Antecedentes criminais em espanhol;
- Extrato bancário com renda mínima para viver cada mês na Espanha.
Quem estuda e obtém o visto nesta condição pode levar o seu cônjuge e dependentes menores de idade. No caso, a esposa ou esposo deve apresentar renda que supera até 70% dos 537 euros. O casal deve comprovar renda suficiente de até 50% desse valor para os seus dependentes.
Principais cidades da Espanha para fazer intercâmbio
As principais cidades para intercambio Espanha são Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Salamanca, Pamplona e Granada. Isso com base no QS World University ranking 2024 e 2025, que classifica as melhores universidades mundiais. A escolha é difícil, haja vista a variedade de regiões.
Para tornar esse processo de decisão mais fácil, a lista da QS World mostra as melhores universidades da Espanha. Apresentamos, a seguir as cidades, nas quais ficam localizadas essas instituições de ensino:
Madrid
É a capital da Espanha, e nela se concentram inúmeras instituições de ensino. A cidade conta com uma vida cultural e noturna agitada. Em geral, esta costuma ser a primeira escolha dos estudantes que decidem fazer um intercâmbio no país.
Barcelona
Esta é a segunda maior cidade espanhola. Ela conta com trinta universidades e diversas opções de cursos para escolher. É um destino muito popular entre os estrangeiros. O catalão é o idioma oficial e permite nomear a gastronomia local, mas o castelhano é presente também nos cardápios, placas e folhetos.
Valência
Esta cidade fica próxima de Madrid e Barcelona. É recomendada para estudantes que procuram um estilo de vida mais econômico, pois o custo de vida é mais barato em comparação com as outras cidades. Além disso, tem a presença da Universidade Politécnica de Valência, uma das mais renomadas.
Sevilha
Sevilha é a capital de Andaluzia, no Sul da Espanha. A atmosfera do local é de interior, com centro antigo, praças, ruas e arquitetura de época. É uma cidade repleta de lugares históricos e monumentos. Além disso, abriga universidades de prestígio. Em se tratando de custo de vida, o alojamento representa a maior despesa, enquanto comida e transporte público são mais baratos.
Salamanca
Fica localizada a apenas 2 horas de Madrid. É uma das principais cidades para intercambio Espanha e é onde se fala o castelhano mais puro do país. Além disso, é um local com muita qualidade de vida e diferentes opções de entretenimento durante o dia e a noite.
Pamplona
Essa cidade fica situada ao Norte da Espanha. Nela se encontra a conceituada Universidade de Navarra. A segurança, a saúde e o clima da região são aspectos favoráveis para os estrangeiros. O custo de vida é mais baixo em comparação a Madrid e Barcelona.
Como a AGBT pode te ajudar com as viagens?
Alguns países, como a Espanha e Irlanda, exigem atestado médico e antecedentes criminais traduzidos para, assim, obter-se o visto de estudante, sendo que o último documento deve ser juramentado e apostilado. Aqui entram os serviços da AGBT, a Agência brasileira de traduções, que pode te ajudar com a tradução de documentos oficiais e não oficiais.
A AGBT conta com tradutores juramentados habilitados, para validar documentos oficiais emitidos em língua estrangeira. Somente esse tipo de profissional está apto para fazer tradução juramentada.
A agência conta também com tradutores para documentos simples, aqueles que não precisam de validação jurídica. Também oferece outros serviços, como legendagem e transcrição.
Se você deseja fazer intercambio Espanha, a AGBT tem o tradutor juramentado ideal para validar o seu documento. Assim, você pode se preocupar com outras questões da viagem. A agência conta com profissionais qualificados para te entregar o melhor serviço.