Se você estiver a fim de viajar para a região, um visto para Cingapura deve ser uma das suas primeiras preocupações. Esta cidade-estado fundada na Malásia em 1963 é atualmente considerada o oitavo país com maior renda per capita do mundo, logo, é natural que tanta prosperidade atraia olhares.
Muitos se perguntam é se, de fato, é necessário um visto para viajar e entrar em Cingapura. Essas dúvidas comuns, mas extremamente importantes devem ser sanadas antes de planejar qualquer viagem à república. Aprenda tudo sobre a necessidade do documento e como funciona a entrada e estadia na Cingapura.
O que é o visto para Cingapura?
Se você deseja viajar para Cingapura, um dos países mais impressionantes e ricos do mundo, então certamente deve se preparar com tal documento. O visto para Cingapura é permite a sua entrada e estadia no país, logo, o mesmo deve ser solicitado ao consulado ou embaixada no Brasil antes de sua viagem.
Cingapura é um país de cultura, etnia, religião e inúmeros outros aspectos totalmente diferentes do Brasil. É natural que este país seja um alvo para turistas e por se tratar de uma região extremamente próspera, também é comum que seja um país que atrai homens de negócios e por isso o seu visto é frequentemente requisitado.
O que muitos não sabem é que viajar poucos dias para Cingapura não exige visto. Se você é brasileiro, é possível ficar em Cingapura apenas com seu passaporte comum por um até 30 dias, porém, passado esse período o visto se torna obrigatório.
Esse pequeno intervalo de tempo é uma ótima oportunidade para quem quer viajar brevemente ao país, fazer uma viagem a negócios ou precisa ficar alguns dias em Cingapura.
Para os que precisam ou planejam ficar mais do que 30 dias no país, o visto para Cingapura se torna um documento obrigatório. Ele garante a legitimidade da sua visita e estadia, e também sua segurança. Enquanto estiver sob a proteção do visto em Cingapura, terá todo suporte jurídico do Estado para te defender.
Quais os documentos e requisitos para tirar o visto para Cingapura?
O visto para Cingapura é, no fim das contas, mais um documento. E como um documento, é necessário apresentar outros que comprovam a sua identidade e que serão utilizados para te localizar. Veja abaixo quais os documentos necessários para conseguir obter um visto para Cingapura:
- Documento de identidade com foto: CNH, RG ou RNE;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda;
- Foto 35 mm por 45 mm nova – de menos de 6 meses;
- Comprovante de vacinação contra a febre amarela;
- Comprovante de vacinação contra o covid 19;
- Passaporte brasileiro válido;
- Formulário de solicitação do visto preenchido.
Esses documentos são fundamentais para que você obtenha o seu visto. Lembrando que não é apenas para conseguir o visto para Cingapura que a documentação deve estar em ordem. Mesmo que você vá visitar o país sem o seu visto, apenas utilizando o seu passaporte brasileiro, ainda assim é necessário ter alguns documentos em mãos.
A depender do que irá realizar em Cingapura, é necessário ter também documentos traduzidos para outra língua. Esta é uma alternativa bastante comum para negócios. E se for o seu caso, não deixe de procurar a AGBT para realizar o serviço de tradução juramentada para os seus documentos, permitindo que possam ser usados no exterior sem maiores problemas.
Por exemplo, mesmo que você não esteja procurando um visto, os comprovantes de vacinação são necessários, assim como os outros documentos de identidade e o comprovante de renda. Sem isso, qualquer viagem até Cingapura que tenha visto ou não, pode ser barrada.
Quem pode tirar?
Todo e qualquer brasileiro pode solicitar seu visto para Cingapura caso deseje – ou precise – viajar até o país por um período maior do que os 30 dias. A partir deste período, como vimos anteriormente, o passaporte deixa de ser o suficiente e o visto passa a ser necessário.
Mas atenção: fique de olho na lista de documentos que disponibilizamos acima. Sem ela, você corre o sério risco de ter a sua solicitação pelo visto ser negada. Evite todo transtorno e só peça seu visto na certeza de que todos os documentos necessários estão organizados e prontos para envio.
Qual o valor do visto para Cingapura?
O documento do visto não é emitido de maneira gratuita. Para consegui-lo é preciso não apenas solicitá-lo, mas desembolsar uma taxa para que o documento seja emitido. No Brasil, esta taxa é cobrada pela embaixada e consulados no valor de 30 dólares, ou seja, cerca de R$150,00 convertidos.
Mas, tanto a embaixada quanto o consulado, deixam claro que esse valor pode ser alterado sem aviso prévio e a qualquer momento. Portanto, não se apegue a ele e sempre busque tirar suas dúvidas diretamente com embaixadas e consulados para se planejar. Para isso ligue para o número 61 2191-6565.
Quanto tempo leva para receber o visto para Cingapura?
As embaixadas e consulados não dão um período exato para a data do seu visto para Cingapura ficar pronto. Porém, tradicionalmente, o tempo para este tipo de documento ficar pronto varia de 5 a até 35 dias úteis. Por isso, ao se planejar para viajar e ficar um tempo em Cingapura, leve em conta essa espera para a emissão do documento.
Já o serviço de imigração em Cingapura é considerado um dos mais rápidos e ágeis do mundo. Então, se o seu documento demorou para ficar pronto no Brasil, fique tranquilo, pois dificilmente a experiência se repetirá ao chegar no país que quer visitar. Em Cingapura as filas da imigração andam rapidamente e o atendimento é bem ágil.
Como tirar o visto para Cingapura online e presencial?
Existem diversos modos de conseguir o seu visto para Cingapura. Um dos mais utilizados é o preenchimento do SAVE (Submission of Application for Visa Electronically) e esse formulário deve ser baixado aqui. Essa é uma forma indireta, porém bem rápida de informar sua solicitação de visto para a embaixada solicitando análise. De todos os métodos, este é o mais abrangente.
Outro método famoso é o preenchimento do formulário 14A, que deve ser preenchido e enviado diretamente para a embaixada de Cingapura. O formulário em questão pode ser baixado aqui e preenchido com outro formulário, o V39.
Enquanto o formulário 14A é preenchido pelo cidadão brasileiro que deseja o visto, o formulário V39 é preenchido pelo cidadão de Cingapura que irá receber o brasileiro em todo o período que irá passar no Brasil. Além de preencher o documento corretamente, é preciso que o cidadão de Cingapura ainda deixe anexado no formulário a sua carteira de identidade de Cingapura.
O mesmo se aplica ao cidadão brasileiro, que deve anexar em seu formulário 14A os documentos essenciais para que seu visto seja aceito como comprovante de endereço, documento de identidade, CPF, número do passaporte e foto 35 mm por 45 mm. Com tudo isso em mãos, sinta-se livre para solicitar seu visto!
Crianças precisam de visto?
Se você tiver crianças e pretende passar com elas mais de 30 dias dentro de Cingapura, então, sim, você irá necessitar de um visto. Mesmo as crianças devem ter seu visto em dia, e para qualquer dúvida, contate com os canais oficiais da Cingapura no número (61) 99584 9583 ou e-mail singemb_bsb@mfa.sg
Você já está mais do que preparado para garantir o seu visto para Cingapura com todas as informações disponíveis! Tome cuidado com cada parte do processo para solicitar corretamente o seu visto e estar habilitado para ficar mais de um mês nesse país incrível.