Os vistos para Europa tiram o sono de muitos brasileiros que estão se programando para conhecer novos lugares. Mas a verdade é que não deve haver muitas preocupações. Além do visto não ser obrigatório em muitos países, o auxílio de profissionais da área do turismo e também de tradutores ajudam em todos os assuntos burocráticos.
Viajar livremente e sem problema é um dos objetivos daqueles que querem conhecer países além do Brasil. Por isso, se atentar às leis e ordens de cada território é muito importante para evitar surpresas.
É importante lembrar que os vistos podem levar tempo para serem aprovados e retirados. Isso porque todo o passo a passo vai além de apenas enviar documentos. As fases presenciais devem ser agendadas e, é claro, ter um dia correto para acontecer. Nestes casos é comum que a fila para a realização seja gigante. Por isso, quanto antes procurar, melhor.
Como conseguir vistos para Europa?
Para conseguir os vistos para a Europa, há um novo sistema que o brasileiro tem a obrigação de conhecer: o ETIAS. O Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem é o responsável por emitir permissões de entrada em países da União Europeia e entrará em vigor ainda em 2024.
Ele não chega a ser um dos tipos de vistos para Europa, mas quem viaja terá a obrigação de tê-lo em mãos. Isso porque o sistema permite controlar e garantir a segurança de quem entra e sai dos países que fazem parte do Espaço Schengen.
A parte boa é que ele pode ser preenchido online e a aprovação pode chegar em horas, diminuindo a ansiedade. Com ele, o brasileiro pode entrar e ficar no país até 90 dias com a liberação, como se fosse um dos vistos da Europa. Em caso de dúvidas, os profissionais da AGBT estão disponíveis para te auxiliar no preenchimento correto dos dados.
Mas, antes do ETIAS entrar em vigor, há muitos países em que brasileiros não precisam de vistos para Europa. Conhecer todos eles pode ser uma boa saída para aqueles que têm pouco tempo para definirem e organizarem a papelada da viagem. São eles:
- Áustria;
- Alemanha;
- Bélgica;
- Chéquia;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Lituânia;
- Liechtenstein;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Noruega;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- Suécia e Suíça.
Quais os tipos de vistos para Europa?
Porém, nem tudo são flores, e existem países importantíssimos que obrigam o uso dos vistos para Europa. E, antes de fazer a solicitação deste documento, é necessário entender todos os tipos que estão disponíveis.
Evitar erros, seja na hora de preencher o formulário ou no momento da entrevista é muito importante. Por isso, é sempre indicado que especialistas no assunto e tradutores sejam contratados, pois dessa forma a garantia dos vistos para a Europa se torna mais certeira.
Visto de turismo
Este é o visto mais comum de ser pedido, isso porque é ele que te dá a liberação para entrar nos países a passeio. Além disso, você também pode fazer o pedido dele quando for visitar algum parente no exterior, por exemplo.
Visto de Negócio
O visto de negócios serve para todos os que viajam com um compromisso de negócios empresarial marcado, ou seja, vão para participar de alguma conferência, reunião internacional, ou até mesmo, para fechar acordo com empresas de fora do Brasil.
Normalmente, no pedido deste, você deve apresentar a carta convite para o evento em que vai e, também, comprovar que o evento realmente acontecerá. Muitos casos que tentavam burlar as leis para conquistar este tipo de visto já foram flagrados.
Visto de Estudante
Aqui o próprio nome fala por si. O visto para estudantes é o documento necessário para que você possa estudar em uma universidade internacional. Neste, no momento de fazer o pedido, você deve anexar a carta de aceitação da faculdade e, também, um comprovante para fins financeiros com o objetivo de comprovar que você tem como se bancar por lá.
Visto de Trabalho
Entre os vistos para Europa, o visto de trabalho é um dos mais complicados. Ele pode ser pedido apenas quando já há uma vaga de trabalho e quando o proprietário da empresa consegue provar que, no país, não há ninguém à altura da vaga.
O empregador deve agir desta forma senão o governo entende que você está indo para o país e ainda “roubando” o emprego de quem vive lá. Por isso, todo o cuidado é pouco durante este momento.
Visto de Residência
Se o seu desejo é morar fora do Brasil, você deve fazer o pedido do visto de residência. Entre os vistos para a Europa, ele é o que mais exige documentação como a prova de residência, seguro saúde e, em alguns casos, a prova de que sabe a língua nativa do país que deseja.
Neste caso, como você passará a ser morador do local, tudo passa a ser, também, muito mais rigoroso. Isso porque o governo se dedica a cuidar tanto de você quanto daqueles que já vivem no país para onde você deseja se mudar.
Quanto custa um visto para a Europa?
Os valores para obter os vistos para a Europa podem variar, isso porque ele vai conforme o país a ser visitado e, também, de acordo com o tipo de visto solicitado. Geralmente, os custos giram em torno de taxas como de solicitação de visto, de processamento e adicionais para serviços opcionais, como o agendamento de entrevista.
Para ter uma ideia geral de custos, pode-se analisar duas opções: o visto de curta duração, feito para viagens a lazer, por exemplo, e o de longa duração também pode ser analisado, como é o caso do visto de residência. Normalmente, os de longa duração podem custar centenas de euros, visto toda a parte burocrática feita para ser obtido.
No caso do ETIAS, o valor que os países da Europa cobrarão, até o momento, é de 7 euros. Porém, é sempre importante se manter por dentro das notícias para não ter imprevistos no momento de retirar algum dos vistos para Europa. Por este motivo, também, a procura para tirar o visto deve ser feita anteriormente, desta forma evita gastos desnecessários.
Como a AGBT pode te ajudar com a viagem para Europa?
Além dos vistos para Europa, outro assunto que causa calafrios é o medo da língua estrangeira. Por isso, ter ao lado tradutores especializados é mais do que indicado para o momento burocrático de tirar o visto para uma viagem.
Toda a equipe da AGBT é preparada para traduzir os mais diferentes estilos e idiomas. Por isso, estão preparados para te auxiliar na tradução não só de documentos básicos do dia a dia como também de documentos burocráticos.
Em casos de dúvidas em formulários, você contará com a ajuda de um time preparado para te auxiliar em qualquer assunto que envolve a retirada dos vistos para a Europa. Há anos no mercado, a empresa é indicada para aqueles que possuem fluência ou não no idioma.
Ainda é válido lembrar que a empresa zela por seus documentos e trata todos os assuntos com total confiabilidade. Os anos de experiência tornaram a AGBT não só referência no assunto como uma empresa de confiança para todos os que buscam profissionais e tradutores de excelência.
Por isso, não hesite em entrar em contato caso esteja precisando de ajuda. Estamos prontos para te auxiliar neste momento importante e para tomar as decisões assertivas que envolvam o seu futuro em outro país.