Pesquisar e se informar sobre o visto para ir para o Peru é a primeira coisa que deve ser feita quando se está planejando uma viagem desse porte. Além do visto, também é indispensável conhecer quais são as regras para a entrada de brasileiros no país e os documentos que devem ser providenciados durante o planejamento.
O Peru é um destino muito buscado por brasileiros de todas as partes do país. A nação vizinha é rica em paisagens naturais, oferece uma gastronomia rica e conta com atrações históricas que agradam todos os turistas. É no Peru que se encontra uma das 7 Maravilhas do Mundo, Machu Picchu, sendo um dos destinos mais desejados por viajantes.
Pensando nisso e para facilitar na busca, separamos todos os requisitos e documentos atualizados que devem sem apresentados para entrar no Peru e se o visto se faz necessário para os brasileiros. Confira a seguir.
Quais documentos preciso para solicitar o visto para o Peru?
Atualmente, nenhum brasileiro depende de visto para ir para o Peru por conta de um acordo feito entre os dois países e o Mercosul. Assim, é permitido circular livremente pelo país dentro do período de 90 dias. O único documento obrigatório é o RG ou o passaporte, apresentado antes de embarcar para o Peru.
Já para as pessoas que pretendem morar no país para trabalhar ou estudar, é possível requisitar a autorização para visto com os seguintes documentos:
- Passaporte ainda válido;
- Cópias do passaporte;
- Cópias da solicitação de visto já preenchida;
- Carta de apresentação com a explicação do motivo da viagem/mudança;
- Itinerário de permanência no país;
- Carta emitida pela empresa ou empregador;
Também se faz necessário que o estrangeiro consiga comprovar os recursos financeiros durante o período da viagem por meio de extratos bancários ou com a restituição de imposto de renda.
Lembrando que o Peru é um dos países que não aceita a CNH como documento de identidade, coisa que acontece no Brasil e por isso o RG se faz ainda mais necessário.
Quais são as recomendações para viajar para o Peru?
O visto para ir para o Peru não é necessário, porém é importante que o viajante se atente as demais recomendações para realizar uma viagem segura ao país. A seguir, conheça algumas das principais dicas para viajar ao Peru de maneira segura:
Vacina contra a Febre Amarela
O comprovante de vacina contra a Febre Amarela não é considerado um documento obrigatório para viajar ao Peru. Porém, é recomendado que todo viajante se vacine contra a doença infecciosa e emita o certificado internacional.
Essa vacina se faz importante principalmente para pessoas que vão visitar áreas de selva do Peru, consideradas áreas de alto risco para contrair a doença. Para entender melhor como se vacinar e emitir o certificado, confira o site do Governo.
É preciso destacar que a vacina contra a Febre Amarela deve ser tomada ao menos 10 dias antes da data da viagem. Também é possível tomar a vacina no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, na cidade de Lima.
Certificar-se de que o documento de viagem esteja em boas condições
Antes de marcar viagem, o ideal é se atentar-se às condições do RG. É preciso lembrar que esse documento só é aceito em boas condições e com uma foto identificável. Caso ele não seja aceito, o turista pode apresentar seu passaporte desde que ele esteja válido e contenha uma foto atual.
Comprovante de vacinação ou teste de Covid
Segundo o governo brasileiro, desde outubro de 2022 a vacina contra covid-19 ou teste não são obrigatórios para entrar legalmente no Peru. Porém, o ideal é se manter informado quanto a esse requisito, pois podem ser alterados pelo governo do Peru conforme a necessidade.
Quais são os documentos necessários para entrar no Peru?
O único documento pessoal que se deve apresentar antes de entrar no Peru é o RG válido ou o passaporte. No caso do RG, este deve ser apresentado em boas condições de conservação e com uma foto que seja identificável. Caso o agente de viagem julgue necessário, o passaporte poderá ser solicitado para identificação.
Atualmente, o visto para ir para o Peru não é necessário aos brasileiros. Nesse caso, como já mencionado anteriormente, pode-se circular livremente pelo país dentro do prazo de 90 dias.
Declaração Jurada Peru
Mesmo sem necessidade de um visto para ir para o Peru, o turista ainda precisa obrigatoriamente preencher o documento ‘’Declaración Jurada de Salud y Autorización de Geolocalización’’ pelo menos 72 horas antes do embarque para o país.
Essa declaração individual deve ser preenchida pelo site do governo (encontrado em espanhol ou inglês). Após o preenchimento, cada pessoa receberá uma declaração. Esse documento deve ser entregue no momento do embarque (impresso ou pelo celular).
Quais são as regras para escala de viagem no Peru e para que serve?
As regras para escala de viagem no Peru foram criadas para melhor organização e segurança dos turistas. Nesse caso, pessoas que fazem escalas de viagem para o Peru com uma permanência de no mínimo 24 horas não são obrigados a preencher a Declaração Juramentada, obrigatória somente para pessoas que desembarcam como turistas no país.
Além disso, em caso de escala no país, o viajante também não precisará apresentar o teste de antígeno negativo ou RT-PCR. Isso será feito somente se for o caso do país destino do turista exigir e por isso é preciso manter-se informado.
Preciso de seguro viagem para viajar para o Peru?
O visto para ir para o Peru e o seguro viagem não são obrigatórios para turistas brasileiros. Mesmo assim, a recomendação do Ministério das Relações Exteriores é de que seja feito um seguro.
O Seguro Viagem consiste em um serviço capaz de ajudar o turista com problemas em sua viagem ou dentro dos destinos. A maioria dos pacotes consegue cobertura para extravio de bagagens, cancelamento de viagem, assistência farmacêutica e jurídica. Com isso, é preciso ter mais segurança da viagem e até mesmo contar com reembolsos e indenizações.
É preciso lembrar que por mais que o seguro viagem não seja algo obrigatório para viajar ao Peru, muitos outros destinos cobram esse serviço do viajante. São mais de 30 países que exigem, como a Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia e Noruega.
Como faço para prorrogar estadia no Peru?
O visto para ir para o Peru não é algo obrigatório aos turistas brasileiros. Por isso, é possível permanecer como turista em solo peruano em um período máximo de até 183 dias, ou seja, aproximadamente 6 meses (não prorrogável).
Para pessoas que pretendem permanecer mais do que esse período no país com objetivo de estudar ou trabalhar, será necessária a solicitação prévia do visto, emitido pelo consulado peruano.
Hoje, é possível solicitar o visto para negócios, que permite a realização de trâmites empresariais em solo peruano, o visto humanitário, visto para estudante, visto de trabalho e visto de residente. Por isso, pessoas que pretendem morar ou permanecer por mais de 183 dias devem buscar por aquele que engloba a necessidade.
Mesmo sem que o visto para ir para o Peru não seja obrigatório, a viagem depende de planejamento prévio e de alguns documentos importantes. Por isso, para aproveitar a viagem tranquilamente, providencie os documentos com antecedência e, se possível, contrate um plano de seguro de viagem que cubra gastos médicos e hospitalares.