O conteúdo programático é uma das melhores formas para professor de um curso garantir que terá mais controle e organização sobre seu ensino, além de informar os estudantes sobre o que irá aprender e de como se preparar para este curso. Assim, esse conteúdo é muito importante para que haja um preparo, tanto do aluno quanto do seu tutor.
Criar esse organograma completo, com todos os objetivos, disciplinas e até mesmo metodologias, é fundamental e será de grande auxílio para o ensino. E, ao tornar esse conteúdo acessível para os alunos – estejam eles presencialmente ou online -, o professor garante maior compreensão, marketing e potencial de vendas do seu curso.
O que é um conteúdo programático?
Pode-se definir o conteúdo programático como uma listagem completa de todos os elementos de um curso, como qual a metodologia, matéria, disciplinas e até mesmo metas. Neste conteúdo, as características servem para preparar o professor e aluno, e dão mais controle para que o curso transcorra sem problemas.
É importante deixar claro que este conteúdo pode servir para, praticamente, qualquer disciplina ou grau de instrução. Tanto um professor do ensino fundamental como do ensino superior, por exemplo, podem utilizar essa metodologia, seja para ensino presencial, híbrido ou a distância.
Para que serve?
A principal função do conteúdo programático é fornecer uma perspectiva clara do que é o curso e como ele irá transcorrer. O conteúdo deve trazer as informações relevantes e também o histórico das principais etapas e passos desse ensinamento, isso auxiliará para que todos possam compreender e se preparar melhor para o estudo.
Criar o conteúdo serve também para que certos professores e profissionais liberais possam vender seu curso. Especialmente no ambiente online, oferecer esse conteúdo, ou ao menos parte dele, auxilia durante a venda dos cursos e mostra aos seus potenciais alunos – e clientes – a como se interessar pelas aulas.
Benefícios de um conteúdo programático
Compreender melhor o que será ensinado, se preparar para o ensino e até mesmo entender a sua própria disciplina – no caso dos professores – são os principais benefícios de se elaborar um conteúdo programático. Além disso, outros incluem:
Conhecimento a respeito da própria disciplina
O professor passa a conhecer melhor a sua disciplina e todas suas etapas através da criação deste documento. Criar este conteúdo permite uma perspectiva integral do curso, um controle maior das metodologias e também possibilita que o tutor oriente os alunos com base neste documento.
Os alunos podem conhecer melhor o público
Alunos que obtêm conteúdo programático podem conhecer previamente o curso de maneira quase integral. Os principais elementos e características do curso estão colocados e integrados no conteúdo, assim os alunos podem conhecer, se preparar e até estudar melhor os assuntos que serão tratados em aula.
Auxilia na comercialização e marketing do curso
Segundo o Inep, quase 4 milhões de brasileiros se inscrevem e compram cursos online. Portanto, o conteúdo programático é muito importante para que um professor possa comercializar seu curso, sobretudo aqueles que trabalham no ambiente online, onde cada vez se vende mais conteúdo digital.
Para professores que desejam vender o curso online é fundamental trazer este material público e traduzido. Os tradutores da AGBT podem realizar esse serviço para seu curso e permitir que alunos de outros países possam conhecer o seu conteúdo programático para, então, se interessar por suas aulas.
Aumenta a produtividade
Tanto o aluno quanto o professor podem ter um aumento na produtividade por conta do conteúdo criado. O professor tem mais controle e planejamento do que será ministrado em aula, enquanto o aluno pode estudar por conta própria alguns temas, se preparar e ter uma concepção integral do que irá aprender e de quais as metodologias que serão aplicadas.
Oferece dinamismo no aprendizado
Pode não parecer, mas a criação do conteúdo programático auxilia na dinâmica do aprendizado. Por entregar a matéria de antemão para os alunos, assim como os objetivos e metodologia, o professor pode ter mais agilidade e praticidade para ensinar. O tutor pode até mesmo mudar o conteúdo durante o curso com base nas respostas dos alunos ao conteúdo preparado.
Permite a variação do aprendizado
Durante a concepção do conteúdo programático o professor tem a possibilidade de adaptar seu conteúdo de forma que o ensinamento se torne mais variado e adaptado de acordo com as necessidades dos alunos. Esta perspectiva ampla é fundamental para oferecer um ensinamento mais completo e facilitado.
Desafios de conteúdo programático
O uso do conteúdo programático é mais do que seus benefícios, ele também traz desafios como a construção de todos os elementos, sua listagem e até mesmo a adaptação das metodologias. Essas características importantes devem estar destacadas no processo de criação do conteúdo e constituem os seus principais desafios – dentre eles, estão:
- Adaptação do processo de ensino para o texto resumido;
- Criação do próprio método de ensino;
- Destacamento dos principais elementos e característica;
- Reunião dos passos e etapas do curso;
- Tradução correta do conteúdo para a venda online.
Esses são alguns dos principais desafios que devem ser levados em conta na hora de criar o seu conteúdo. O professor deve se esforçar para prestar atenção em cada um deles, pois sua criação e construção correta é um recurso importante para trazer mais alunos e conquistar sua autoridade como tutor.
Como criar um conteúdo programático?
Para criar o conteúdo programático, é essencial que o professor já conheça de antemão qual será sua metodologia de ensino, principais matérias e os objetivos gerais que os alunos devem buscar. Uma vez que todos esses elementos estejam prontos, é fundamental que o tutor os reúna e liste.
Não é necessário que esta primeira listagem seja encarada como o conteúdo em si, é mais interessante que seja encarada como protótipo. É com base nesta primeira listagem que o tutor poderá criar o seu conteúdo programático de fato, aquele que será utilizado durante as aulas e entregue aos alunos ou para a venda de suas aulas.
Principais elementos que compõem o planejamento no ensino
Dentro do conteúdo programático certos elementos são considerados fundamentais, como a estruturação das matérias, metodologia de ensino e metas. Todas essas informações são essenciais e devem estar integradas no planejamento de ensino, pois assim haverá maior possibilidade de aproveitamento do recurso do conteúdo. Os elementos são:
- Objetivos: o que o curso oferece para o aluno e quais as principais metas alcançadas com a sua conclusão;
- Competências: quais as habilidades que o curso exigirá de cada aluno e quais conhecimentos são necessários;
- Etapas: unidades, módulos e medições de etapas que serão utilizadas pelo professor;
- Carga horária: quantas horas de conteúdo terá o curso;
- Conteúdo: o que será abordado durante todo o curso;
- Avaliação: quais serão os métodos de avaliação utilizados para medir o nível dos alunos;
- Metodologias: como será a metodologia aplicada pelo profissional durante as aulas;
- Referências: fontes, referências bibliográficas e demais informações sobre as bases do curso.
O professor deve cuidar para que todos esses elementos estejam presentes no conteúdo programático. Quanto mais completas forem as informações entregues neste pequeno resumo do conteúdo do curso, maior será o apelo para novos alunos e interessados nas aulas.
Qual a diferença de um conteúdo programático para o ensino híbrido?
A principal diferença do conteúdo programático tradicional para o ensino híbrido é levar em consideração tanto as aulas EAD quanto as presenciais. O ensino híbrido é aquele que combina o ensino à distância com o presencial, o que permite mais liberdade para os alunos e professores.
Este é um tópico que se relaciona com a venda online e a tradução do conteúdo programático que permite o melhor marketing deste curso. A AGBT é a agência capaz de traduzir e levar para outros idiomas todo esse conteúdo e viabilizar as vendas do seu curso ou plataforma. Procure nossos tradutores e tenha um conteúdo em linguagem internacional!