tem o foco de transformar um áudio em texto, vale lembrar que a primeira ferramenta transcreve aquilo que foi falado com alterações, para corrigir erros ortográficos e trazer sentido ao que foi escrito. A segunda, descreve exatamente aquilo que foi falado, ainda que tenha erros ou partes difíceis de entender.
Etapas para análise do áudio de WhatsApp como prova
O áudio de WhatsApp pode ser usado como prova desde que se cumpra algumas etapas. É necessário que a mensagem falada permaneça preservada para evitar que a mesma seja manipulada e assim continue íntegra em sua totalidade, sem nenhum tipo de modificação.

Para usar áudios como provas judiciais é preciso assegurar o isolamento do fato digital, o espelhamento do fato e garantir a preservação da prova coletada para ser usada no processo.
Isolamento do fato digital
O isolamento serve para garantir a confiança da prova em questão e evitar fraudes. Em outras palavras, o áudio é armazenado em um local digital seguro. Ao comparar com o mundo físico seria como isolar a cena de um crime.
Espelhamento do fato
O espelhamento é a etapa na qual se coleta o máximo de informações possíveis sobre algum fato. Cada informação coletada ajudará a responder questões em um processo judicial. Esse processo é um meio lícito para se obter e garantir a prova.
Preservação da prova
A preservação é um elemento fundamental em um processo judicial, essa etapa garante que as evidências sobre um fato não foram adulteradas ou fraudadas. No meio digital isso é feito por meio de técnicas especializadas em coleta e análise. Nesse sentido, a justiça deve usar a tecnologia a seu favor.
Vale ressaltar que se o isolamento não foi cumprido, antes de chegar na preservação o material pode estar modificado ou adulterado. E se a preservação não for mantida, posteriormente a prova poderá ser alterada.
Em geral, essas etapas estão atreladas uma com a outra, é crucial manter o isolamento para garantir o espelhamento e a preservação dos elementos que serão usados como provas no processo.
Como evitar que WhatsApp como prova digital seja descartado?
Um áudio de WhatsApp pode ser usado como prova quando o mesmo é considerado válido. Para evitar que esse tipo de evidência seja descartada é necessário comprovar sua autenticidade, que pode ser realizada por meio de uma declaração de uma das partes, por uma perícia técnica ou por outros meios que possam comprovar a veracidade dos áudios.

O WhatsApp, como um aplicativo de mensagens instantâneas amplamente usado, pode servir como meio para produzir provas. No início mencionamos o artigo 369 do Código de Processo Civil que afirma que todos os meios legais e moralmente legítimos (isso incluir conversas do WhatsApp) são aceitáveis para provar a verdade dos fatos.
No blog da AGBT você pode saber mais sobre o uso de áudios como provas judiciais e conhecer melhor o serviço de degravação que a agência realiza através de profissionais altamente qualificados. Acompanhe e fique por dentro de tudo.