Como obter um certificado de óbito internacional?
Documentos

Como obter um certificado de óbito internacional?

O certificado de óbito internacional é um documento retirado exclusivamente por um Cartório de Registro Civil através da solicitação dos mais próximos ao falecido. Mas, em casos de ausência, hospitais ou um amigo que tenha acompanhado a pessoa no leito de morte podem fazer o pedido para ocorrer a emissão deste documento.

Além disso, sem a certificação, não há possibilidade de realizar o enterro, mesmo que seja em um cemitério público ou particular. Por haver esta e outras obrigatoriedades, é importante ter o documento para iniciar o seu pedido, saiba mais!

Como tirar o certificado de óbito internacional?

Para tirar o certificado de óbito internacional, se dirija à Repartição Consular do país em que aconteceu o falecimento de seu familiar. Obrigatoriamente, exige-se de você seja parente próximo, como filho, viúvo ou genitor brasileiro para fazer este pedido.

Como tirar o certificado de óbito internacional
Fonte/Reprodução: original

É necessário a apresentação dos documentos na Embaixada ou enviar o pedido pelo e-mail. No último caso, é agendado um dia para o Registro de Óbito ser assinado por você – portanto, compareça ao local no período combinado.

Após realizar este procedimento no exterior, é necessário transcrever o documento no Brasil através do Cartório de Registro Civil mais próximo. Se for de sua preferência, há o Ofício localizado no Distrito Federal, que também realiza este processo rapidamente.

Como funciona um certificado de óbito internacional?

O certificado de óbito internacional funciona para comprovar que o seu parente e residente da Alemanha, por exemplo, tenha falecido por causas naturais, acidente ou similares e dar entrada com pedidos de cremação, translado, entre outros.

Este documento também permite que os órgãos de estatísticas avaliem o tipo de mortalidade, quais foram os motivos, se foi ocasionado por contaminação de agentes virais ou bacterianos, e causas naturais em decorrência da idade.

Quem assina o atestado de óbito?

O responsável por assinar o atestado de óbito é o médico que cuidou do seu parente, que realiza o preenchimento de dados importantes a respeito da morte, idade, dia e horário de falecimento, nome completo, data de nascimento, profissão, etc.

Caso aconteça de você observar que no atestado não constam informações e que existem partes em branco, retorne ao hospital e solicite o preenchimento dos dados, pois não são aceitos documentos incompletos na agência funerária e nem no translado.

Dicas para solicitar o documento de óbito internacional

O certificado de óbito internacional precisa ser feito adequadamente para não lidar com problemas com o meio judicial, pois sem este dado você também não pode declarar que o seu parente veio a óbito.

Por razões como estas, as dicas da AGBT te ajudarão a solicitar a certidão através da organização dos documentos corretos. Acompanhe o que é necessário para dar entrada com o pedido e separe em uma pasta antes de procurar a Repartição Consular:

Avise o consulado

Além de você se organizar no exterior, é obrigatório informar o Consulado Brasileiro e estrangeiro sobre o falecimento do seu parente. Os plantões ocorrem diariamente ao longo de vinte e quatro horas no Brasil – podendo haver variações entre os países -, o que permite que você informe o quanto antes sobre o ocorrido.

Tire o atestado de óbito

Como você é o familiar mais próximo do falecido, tire o atestado de óbito na Repartição Consular da região em que ocorreu o falecimento. Após o pedido ser realizado com o consulado, os documentos são entregues para dar continuidade à solicitação também no Brasil. Portanto, tenha estes dados do seu parente para fazer a solicitação:

  • Registro de casório brasileiro do falecido;
  • Documento de identidade;
  • Laudo médico;
  • Passaporte;
  • Declaração de óbito;
  • CPF.

Além disso, é obrigatório que o certificado de óbito internacional seja transcrito no Brasil. Esteja com os seus documentos pessoais do exterior e nacionais, como RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e suas respectivas cópias para evitar um novo agendamento para concluir o pedido.

Organize e envie os documentos

Para agilizar o pedido de certificado de óbito internacional, preencha o formulário de registro de obituário, esteja com a certidão local de falecimento e, se o parente for cremado, a certidão que comprove este fato. Tenha estes demais documentos:

  • RG, passaporte ou CNH, mesmo que estejam vencidos, assim como certidão de nascimento ou casamento originários do Brasil;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Inscrição no INSS, caso o falecido tenha sido contribuinte;
  • Inscrição no PIS ou PASEP;
  • Número da previdência para caso a pessoa tenha recebido aposentadoria ou outros benefícios;
  • Carteira de trabalho.

Saiba que o registro de óbito no exterior é gratuito, facilitando a solicitação e tornando este processo doloroso menos complexo e cansativo. Procure se organizar mediante seu pedido para ter os documentos em pouco tempo em mãos.

Como funciona o translado?

O translado funciona através da liberação do aeroporto para o embarque dos restos mortais do falecido acontecer, mediante atestado de óbito e autorização para remover o cadáver do local, que precisa da aprovação de autoridades.

Vale comentar que o laudo médico de embalsamamento é um dos documentos mais importantes nesta solicitação. Com este dado, os profissionais entendem se o falecido contraiu doenças contagiosas e se era uma infecção de risco que necessitava de quarentena.

É obrigatório que o corpo seja colocado em uma urna feita de metal hermético e permaneça totalmente lacrado. Para não resolver este processo sozinho, converse com as agências funerárias especialistas neste tipo de procedimento e informe o que você precisa, pois os trâmites se tornam mais fáceis e rápidos.

Saiba que o transporte acontece apenas com a liberação do aeroporto escolhido e, através da funerária selecionada, você obtém os documentos corretos para dar continuidade à solicitação.

É necessário de todos esses procedimentos?

Os pedidos de certificado de óbito internacional precisam ocorrer seguindo os procedimentos para impedir que problemas aconteçam, como a dificuldade de trazer o corpo de seu familiar ao Brasil e a impossibilidade de enterrá-lo em solo nacional, se este for o seu desejo.

É indispensável seguir cada uma das dicas da AGBT para ter sucesso quanto a solicitação e proporcionar o merecido descanso ao seu ente querido. Quando o pedido ocorre adequadamente, você tem menos dores de cabeça e poucos problemas para se preocupar.

Qual o período para pedir a certidão de óbito?

Há um prazo de quinze dias que deve ser respeitado, pois o órgão responsável necessita de tempo para realizar o procedimento, levando de cinco a mais de trinta dias, a depender da distância do Cartório de Registro Civil, para formalizar o documento e entregá-lo.

Como a AGBT pode te ajudar com a documentação?

A certidão de óbito requer alteração de idiomas para ser validada no Brasil e a AGBT realiza o procedimento de tradução juramentada. Há uma equipe completa e experiente neste processo que segue as regras da legislação e respeita os dados originais para não alterá-los, apenas desenvolver a versão brasileira.

Como a AGBT pode te ajudar com a documentação
Fonte/Reprodução: original

É importante conter sete vias da certidão, pois ela é enviada às Repartições do Brasil e do país em que o seu parente faleceu. Resolver este processo por conta própria, além de ser ilegal, é complexo e cansativo, portanto, converse com os nossos profissionais competentes neste setor.

A AGBT realiza o procedimento da tradução do certificado de óbito internacional em poucos dias para garantir agilidade neste processo e torná-lo menos doloroso, mais confortável e prático. Não se preocupe com estes trâmites, pois em dias você recebe a documentação e encerra o pedido com mais praticidade

Deixe um comentário

Artigos Relacionados
Tradução jurídica: a técnica de traduzir textos legais
6 min

Documentos

Tradução jurídica: a técnica de traduzir textos legais

De todos os serviços desempenhados por tradutores, a tradução jurídica se destaca em complexidade, seriedade e fidedignidade. Para este serviço não há margem para adaptações e intervenções criativas, ele deve sempre se ater ao que o texto diz e traduzido com a máxima literalidade possível.  Esses textos apresentam essas características em sua própria estrutura, pois lidam com leis e fatos quase que inflexíveis onde qualquer tipo de alteração pode mudar o sentido do que é dito. No geral, esses textos têm aplicações acadêmicas, jurídicas ou até mesmo profissionais. Por isso que nem todo tradutor está habilitado para realizar este tipo de tradução que deve ser reservado aos profissionais mais competentes.  O que é a Tradução jurídica? A tradução jurídica é a categoria de tradução reservado para textos jurídicos, geralmente para processos, literatura do direito, textos acadêmicos, decisões judiciais ou até mesmo documentos. Todas as suas aplicações são bem técnicas e devem ser realizadas por um tradutor experiente e que conheça este trabalho.  Fonte/Reprodução: original Como deve parecer, este tipo de tradução se diferencia de outros serviços, não só por conta da sua rigidez como por outros fatores e qualidades. Entre essas características distintas se destacam os seguintes pontos a respeito.

Como solicitar reconhecimento de paternidade e maternidade internacional?
6 min

Documentos

Como solicitar reconhecimento de paternidade e maternidade internacional?

Ter um bebê requer que os responsáveis estejam cientes da importância de reconhecer a paternidade e maternidade internacional. Isto é, mesmo que o casal esteja junto há anos, é indispensável que o pai solicite voluntariamente a documentação para assinar e comprovar legalmente ser o progenitor da criança. Este tipo de solicitação pode levar dias ou semanas para ficar pronto, de acordo com as demandas de cada cartório ou hospital. Portanto, para ter agilidade no processo, é essencial saber onde fazer o pedido e o que é exigido dos pais - saiba mais em nosso texto! Como funciona o reconhecimento de paternidade e maternidade internacional? No exterior, é exigido apenas o preenchimento de papeladas em cartórios ou hospitais para reconhecer a paternidade e maternidade. A documentação, quando pronta, garante que a criança obtenha todos os direitos de um cidadão americano, além de receber parte da herança deixada pelos pais. Fonte/Reprodução: original Em casos que os responsáveis desconfiem da ligação sanguínea com a criança, é possível realizar testes para descobrir a legitimidade. Se o resultado indicar positivo, o homem ou mulher deve realizar o reconhecimento junto aos órgãos competentes dos Estados Unidos. Como solicitar o reconhecimento de paternidade e maternidade? Para pedir.

Como obter um certificado de antecedentes criminais internacional
6 min

Documentos

Como obter um certificado de antecedentes criminais internacional

Obter o seu certificado de antecedentes criminais é de grande importância, uma vez que possibilita viagens ao exterior ou, muito além disso, conquistar uma oportunidade de emprego. Diferentes empresas e países podem solicitar este dado e é indispensável tê-lo disponível para comprovar que você não tem problemas com a justiça. Qualquer pessoa que tenha o desejo de saber se está dentro da lei e precise apresentar a comprovação para realizar alguma viagem ao exterior, pode fazer a emissão do documento. Para isto ser possível, a AGBT te ajuda a obter o seu certificado e explica onde ele deve ser usado, além da sua importância aos países europeus. Como funciona o certificado de antecedentes criminais internacional? O certificado de antecedentes criminais internacional serve para informar se constam registros criminalistas no nome de uma pessoa. Estas são informações organizadas no banco de dados da Polícia Federal e são fornecidas aos interessados, como você, para comprovar que não teve nenhum problema de condenação à requerentes. Fonte/Reprodução: original Empresas contratantes que tenham justificado o pedido de antecedentes podem pedir que você emita o SINIC, porém, somente em casos que o ramo de atuação seja como bancário, motorista, cuidador de crianças, idosos ou empregado doméstico..

Tradução adaptada: O que é e como ela pode ajudar?
6 min

Documentos

Tradução adaptada: O que é e como ela pode ajudar?

A tradução adaptada é uma das mais versáteis e úteis realizadas por profissionais da área. Esse tipo de serviço tenta unir os dois extremos da tradução, que é a fidelidade ao texto e o entendimento do público - um feito digno dos profissionais de tradução mais competentes do mercado.‌No ambiente profissional, de ensino, ou para entretenimento geral, a tradução adaptada é um recurso indispensável para ampliar a quantidade de pessoas que podem compreender a tradução. E, por isso, se consagra como um dos grandes serviços de traduções que podem ser contratados para videoconferências, legendas, livros e muito mais. O que é a tradução adaptada? Uma tradução adaptada é um serviço cujo foco não está na exatidão dos termos traduzidos, mas sim no entendimento do público. Essa tradução tem como principal objetivo ampliar a quantidade de pessoas que podem entender o assunto traduzido, seja ele documento, livro, apostilas e qualquer outro texto. Fonte/Reprodução: original Esse tipo de tradução é eficiente e muito recomendado quando o objetivo é levar um assunto de determinada área de conhecimento para um público mais amplo. Por exemplo, se o objetivo é traduzir uma apostila para um público escolar ou um treinamento para profissionais de determinada empresa,.

Como obter uma autorização de residência permanente em outro país?
6 min

Documentos

Como obter uma autorização de residência permanente em outro país?

Uma autorização de residência em outro país é um benefício raro e difícil de se obter, mas nem por isso é impossível. Claro que há inúmeras variáveis, como sua situação e o contato relativo que tem com a nação estrangeira, os motivos que levaram à solicitação de residência e principalmente a burocracia do país. Portanto, se você deseja receber essa autorização das autoridades internacionais, é preciso conhecer muito bem como funciona todo esse processo. O mesmo vale para qualquer estrangeiro que esteja no Brasil e busque a tão sonhada autorização. É um longo caminho, mas com os documentos corretos e assessoria adequada é possível conseguir viver em outro país de maneira permanente. O que é uma autorização de residência? ‌A autorização de residência permanente é um documento, status ou mesmo visto entregue para um estrangeiro viver dentro de outro país sem a necessidade de se retirar. Muitos países permitem a entrada de estrangeiros em seu território, em especial turistas, pessoas que viajam a negócios ou para visitar parentes. Porém, o que a maioria desses países não permite é que esse estrangeiro viva de maneira permanente sem qualquer documentação extra ou autorização. Mesmo para países relativamente lenientes com a presença de.

Como obter um certificado de casamento internacional?
7 min

Documentos

Como obter um certificado de casamento internacional?

O certificado de casamento internacional é um documento que comprova a sua união e serve para informar à jurisdição do Brasil que você é casado com um estrangeiro ou que o matrimônio aconteceu entre dois brasileiros no Japão ou Alemanha, por exemplo. Com a certidão devidamente apresentada ao consulado e com o registro pronto, você se torna oficialmente casado, podendo comprovar estes dados a qualquer momento, caso precise contratar serviços com instituições financeiras. Entenda melhor abaixo! Como ter um certificado de casamento internacional? Para obter o seu certificado de casamento internacional, é necessário antes fazer o registro através da Repartição Consular do Brasil para transcrevê-lo no cartório do local em que você e seu cônjuge vivem, havendo liberação para fazer este mesmo procedimento no 1° Ofício do Distrito Federal. Fonte/Reprodução: original O declarante, porém, deve ser brasileiro para realizar a assinatura e concordar com todos os termos em vigência. Mas, se você e seu parceiro forem de nacionalidade brasileira, podem assinar o livro de registros para dar continuidade ao pedido. Todos os cidadãos que vivem em território nacional estão liberados para solicitar esta documentação, assim como os estrangeiros que se mudaram ao país junto do seu cônjugue - desde que.

Como obter um visto de investidor para outro país?
6 min

Documentos

Como obter um visto de investidor para outro país?

Para muitos empresários, o visto de investidor é um documento valioso que permite a entrada legal em determinado país por mais tempo, desde que uma série de critérios seja seguida adequadamente. Diversas regiões do globo têm interesse nesses tipos de perfis, pois é através deles que se obtém mais empregos, fortalece a economia e melhora a visibilidade local, além de atrair mais turistas e novos investidores que querem obter o visto. Como funciona um visto de investidor? O visto de investidor funciona como se fosse um green card voltado apenas ao público que realiza investimentos frequentes, ou seja, acima de US$800 mil em empresas selecionadas pelo governo ou que abram os próprios negócios em locais como Estados Unidos. Fonte/Reprodução: original Caso você crie uma companhia neste país, é obrigatório disponibilizar até dez vagas de emprego no período de dois anos. Mesmo que o setor escolhido seja mais restritivo, o governo americano só entrega o seu visto através de contratações. Como solicitar um visto de investidor? Para solicitar o visto de investidor, analise o que seu país de interesse exige dos empresários, pois em locais como Portugal o procedimento é ainda mais exigente. Confira a seguir o que é necessário para.

Como obter um certificado de nascimento internacional?
6 min

Documentos

Como obter um certificado de nascimento internacional?

Muitos pais que residem no exterior e são brasileiros precisam tirar o certificado de nascimento internacional dos filhos, pois além de ser uma questão obrigatória, garante que a criança tenha direito a tudo o que o governo local tem a oferecer. Em cada país, a emissão é realizada de maneiras diferentes e tanto o pai quanto a mãe precisam estar com documentos específicos porque sem eles não é possível pedir o certificado e validar as informações do recém-nascido. Saiba como proceder com a emissão deste documento no artigo! Como funciona um certificado de nascimento internacional? Este documento funciona como um comprovante de todos os dados apresentados no registro civil. No certificado constam o nome, nacionalidade, filiação, local, dia e horário em que a criança nasceu. Fonte/Reprodução: original A partir do momento que o cartório local inclui os dados no registro, a criança conquista o direito à educação, lazer, segurança e saúde, além de, no futuro, exercer seus direitos civis, podendo também tirar passaporte e carteira de motorista. Este é um documento tão importante quanto o RG, pois sem ele, futuramente o seu filho não terá a oportunidade de ser matriculado em escolas, cursos e outras atividades por não ser reconhecido.

Como obter um certificado de divórcio internacional?
6 min

Documentos

Como obter um certificado de divórcio internacional?

O certificado de divórcio internacional visa comprovar que você optou pela separação junto de seu ex-cônjuge. Através da averbação que informa a conclusão do processo, você está divorciado, podendo comprovar esta informação para terceiros ou ao Estado, se necessário.  Quando você realiza este procedimento com os órgãos competentes do país em que vive, pode se relacionar com uma nova pessoa e até casar sem ter problemas com a justiça. Isso é possível desde que também comprove em território nacional que está legalmente separado através da documentação. Como ter um certificado de divórcio internacional? Para um casamento realizado no Canadá, é solicitado pela Columbia Britânica que, passados trinta e um dias após o divórcio, você frequente o cartório do Supremo Tribunal. No local, você faz o pedido de emissão do documento ao efetuar o pagamento de uma taxa de US$40,00. Fonte/Reprodução: original Se o pedido for feito por correio, é necessário enviar uma carta para o cartório da Suprema Corte em que você apresentou o pedido de divórcio. Neste conteúdo deve constar o número de processo judicial, nome completo do ex-parceiro e o seu, endereço, número de telefone e ordem de pagamento no valor de US$50,00. Requisitos para solicitar o certificado.