Como obter uma autorização de residência permanente em outro país?
Documentos

Como obter uma autorização de residência permanente em outro país?

Uma autorização de residência em outro país é um benefício raro e difícil de se obter, mas nem por isso é impossível. Claro que há inúmeras variáveis, como sua situação e o contato relativo que tem com a nação estrangeira, os motivos que levaram à solicitação de residência e principalmente a burocracia do país.

Portanto, se você deseja receber essa autorização das autoridades internacionais, é preciso conhecer muito bem como funciona todo esse processo. O mesmo vale para qualquer estrangeiro que esteja no Brasil e busque a tão sonhada autorização. É um longo caminho, mas com os documentos corretos e assessoria adequada é possível conseguir viver em outro país de maneira permanente.

O que é uma autorização de residência?

‌A autorização de residência permanente é um documento, status ou mesmo visto entregue para um estrangeiro viver dentro de outro país sem a necessidade de se retirar. Muitos países permitem a entrada de estrangeiros em seu território, em especial turistas, pessoas que viajam a negócios ou para visitar parentes.

Porém, o que a maioria desses países não permite é que esse estrangeiro viva de maneira permanente sem qualquer documentação extra ou autorização. Mesmo para países relativamente lenientes com a presença de visitantes, ainda assim é solicitado que o estrangeiro saia do território por alguns dias antes de uma nova entrada.

O que é uma autorização de residência
Fonte/Reprodução: original

Para que isso não ocorra, é necessária uma autorização de residência permanente. Isso não significa que essa autorização não precise ser renovada segundo os critérios estipulados pela autoridade estrangeira, pois há diversos tipos de autorização.

Cada país tem seus critérios para emitir essa autorização e para analisar caso a caso, no entanto, há certas normas que se convencionaram e geralmente integram a análise dessa autorização. Separamos os principais motivos que levam um país a aceitar que um estrangeiro resida permanentemente em seu território.

  • Busca por mão de obra e oferta de trabalho;
  • Estrangeiros que vieram cuidar de parentes;
  • Estrangeiros que vieram em missão humanitária;
  • Embaixadores e funcionários de embaixada;
  • Cônjuges e dependentes;
  • Indivíduos ilustres como autoridades científicas.

Novamente convém lembrar que cada país tem seus próprios critérios e pode negar ou aprovar uma solicitação de autorização de residência por qualquer motivo. Porém, as razões acima aparecem como mais fortes aos olhos de inúmeros governos e frequentemente acabam sendo positivas para a entrega de uma autorização.

Autorização de residência no Brasil

O Brasil também pode entregar uma autorização de residência permanente segundo alguns critérios estipulados pelo governo. Esta autorização se dedica para todos os imigrantes e pode ser entregue tanto em sua forma permanente quanto temporária, e independente do tipo que deseja, o caminho para consegui-la é quase o mesmo.

Em primeiro lugar, é indispensável saber quais são os motivos que levam o governo brasileiro a liberar uma autorização de residência no país. Existe uma série deles e cada um deve analisar seu caso antes de solicitar a sua entrada. Os principais são:

  • Pesquisa acadêmica;
  • Acolhimento humanitário;
  • Estudo;
  • Trabalho;
  • Tratamento de saúde;
  • Missão religiosa;
  • Reuniões familiares;
  • Investimentos em território nacional.

O imigrante deve solicitar a autorização de residência em um órgão federal, como a própria Polícia Federal, e lá também deve receber seu Registro Nacional Emigratório – RNE. O governo pede para que o solicitante tenha já em mãos documentos importantes como:

  • Documento de viagem – passaporte;
  • Documento de identidade;
  • Fotos 3 x 4 recentes – é importante que seja colorida e com fundo branco;
  • Certidão de nascimento ou casamento.

O imigrante também deve se preparar para pagar as taxas relativas à autorização. A solicitação custa R$168,13 enquanto a emissão do RNE fica no valor de R$204,77. Os valores podem modificar a qualquer momento de acordo com o governo brasileiro.

Note que muitos desses documentos para serem utilizados em solo brasileiro precisam passar por um processo chamado de tradução juramentada que fornece fé pública. Essa tradução não pode ser realizada por qualquer profissional, somente por tradutores capacitados e vinculados ao governo. Se você necessita solicitar sua autorização e não sabe onde conseguir tradução para seus documentos, então a AGBT pode te salvar!

A agência de tradução AGBT é uma das mais conceituadas do Brasil e fornece o tão importante serviço de tradução de documentos. Na AGBT você pode dar fé pública para seus documentos internacionais traduzindo-os para o português. E se você pretende solicitar a autorização em outros países também pode trazer seus documentos para serem traduzidos na agência.

Além do serviço de tradução juramentada, a AGBT fornece outros serviços de tradução essenciais como legendagem, tradução simultânea, tradução de livros, artigos e muito mais! Conheça o site da agência e veja como é fácil ter documentos traduzidos.

Como ter uma autorização de residência?

Para ter uma autorização de residência é necessário ter primeiro um motivo válido para estar no Brasil. Mesmo nações que facilitam a entrada de estrangeiros só oferecem a autorização quando há um motivo válido por trás dela como, por exemplo, casamento, dependentes e outros que já citamos aqui.

A partir daí as autoridades estrangeiras devem ser procuradas para a realização da solicitação. O solicitante dentro do próprio país já pode começar a realizar os passos necessários para solicitar a autorização ao procurar uma embaixada ou consulado da nação em que deseja residir.

Ao estar dentro de outro país, varia-se bastante os caminhos para conseguir uma autorização, mas no geral fica a critério do ministério imigratório, pasta ou secretarias que cuidam da área no governo federal. Por conta dessa variação é fundamental se inteirar sobre como solicitar a autorização antes de viajar.

Como funciona a autorização de residência permanente?

No geral, a autorização de residência permanente é entregue em forma de documento, e funciona para que o imigrante tenha direito de morar no país como um cidadão. Em certos casos, a autorização de residência pode ser acompanhada de cidadania também, mas não é regra e tudo depende da burocracia estrangeira.

Com a autorização em mãos, o imigrante pode residir no país sem problemas e sem a necessidade de voltar à sua terra nativa. É comum que essas autorizações sejam acompanhadas também de benefícios e permissões como:

  • Possibilidade de trabalhar no país;
  • Possibilidade de estudar no país;
  • Permissão para utilizar serviços públicos;
  • Permissão para investir;
  • Permissão para casar.

Mas novamente é importante frisar que esses aspectos não são garantidos para todos os países e tudo depende de como funciona a burocracia naquela nação especificamente. Outro ponto a respeito das autorizações de residência é que mesmo permanentes muitas vezes elas necessitam de renovação.

Essa renovação também pode variar bastante de país para país, algumas nações solicitam que sejam anuais, já outras a cada cinco anos ou até períodos mais longos. Tudo depende novamente do critério de organização do governo estrangeiro.

Quem pode usar uma autorização de residência?

A autorização de residência geralmente pode ser utilizada apenas pelo titular e seus dependentes como filhos. Quando nascidos em território estrangeiro é quase que garantido que ela se estenda aos filhos, porém quando são nascidos na terra nativa do imigrante pode haver algum transtorno para sua aplicação.

Quem pode usar uma autorização de residência
Fonte/Reprodução: original

De qualquer forma, é comum que filhos menores de idade tenham o direito de residir no país permanentemente. Fica mais uma vez a ressalva de que antes de solicitar a autorização no país seja estudada a possibilidade do Brasil ou do lugar onde você reside.

E se for solicitar, não deixe de contar com a AGBT que traduz seus documentos e poupa tempo enquanto torna suas chances de conseguir as autorizações mais factíveis. Residir em outro país é um sonho para muitos, portanto vale a pena se preparar e manter toda a burocracia em dia. Antes de viajar, procure a AGBT e tenha todos os seus documentos traduzidos!

Deixe um comentário

Artigos Relacionados
Tradução jurídica: a técnica de traduzir textos legais
6 min

Documentos

Tradução jurídica: a técnica de traduzir textos legais

De todos os serviços desempenhados por tradutores, a tradução jurídica se destaca em complexidade, seriedade e fidedignidade. Para este serviço não há margem para adaptações e intervenções criativas, ele deve sempre se ater ao que o texto diz e traduzido com a máxima literalidade possível.  Esses textos apresentam essas características em sua própria estrutura, pois lidam com leis e fatos quase que inflexíveis onde qualquer tipo de alteração pode mudar o sentido do que é dito. No geral, esses textos têm aplicações acadêmicas, jurídicas ou até mesmo profissionais. Por isso que nem todo tradutor está habilitado para realizar este tipo de tradução que deve ser reservado aos profissionais mais competentes.  O que é a Tradução jurídica? A tradução jurídica é a categoria de tradução reservado para textos jurídicos, geralmente para processos, literatura do direito, textos acadêmicos, decisões judiciais ou até mesmo documentos. Todas as suas aplicações são bem técnicas e devem ser realizadas por um tradutor experiente e que conheça este trabalho.  Fonte/Reprodução: original Como deve parecer, este tipo de tradução se diferencia de outros serviços, não só por conta da sua rigidez como por outros fatores e qualidades. Entre essas características distintas se destacam os seguintes pontos a respeito.

Como solicitar reconhecimento de paternidade e maternidade internacional?
6 min

Documentos

Como solicitar reconhecimento de paternidade e maternidade internacional?

Ter um bebê requer que os responsáveis estejam cientes da importância de reconhecer a paternidade e maternidade internacional. Isto é, mesmo que o casal esteja junto há anos, é indispensável que o pai solicite voluntariamente a documentação para assinar e comprovar legalmente ser o progenitor da criança. Este tipo de solicitação pode levar dias ou semanas para ficar pronto, de acordo com as demandas de cada cartório ou hospital. Portanto, para ter agilidade no processo, é essencial saber onde fazer o pedido e o que é exigido dos pais - saiba mais em nosso texto! Como funciona o reconhecimento de paternidade e maternidade internacional? No exterior, é exigido apenas o preenchimento de papeladas em cartórios ou hospitais para reconhecer a paternidade e maternidade. A documentação, quando pronta, garante que a criança obtenha todos os direitos de um cidadão americano, além de receber parte da herança deixada pelos pais. Fonte/Reprodução: original Em casos que os responsáveis desconfiem da ligação sanguínea com a criança, é possível realizar testes para descobrir a legitimidade. Se o resultado indicar positivo, o homem ou mulher deve realizar o reconhecimento junto aos órgãos competentes dos Estados Unidos. Como solicitar o reconhecimento de paternidade e maternidade? Para pedir.

Como obter um certificado de antecedentes criminais internacional
6 min

Documentos

Como obter um certificado de antecedentes criminais internacional

Obter o seu certificado de antecedentes criminais é de grande importância, uma vez que possibilita viagens ao exterior ou, muito além disso, conquistar uma oportunidade de emprego. Diferentes empresas e países podem solicitar este dado e é indispensável tê-lo disponível para comprovar que você não tem problemas com a justiça. Qualquer pessoa que tenha o desejo de saber se está dentro da lei e precise apresentar a comprovação para realizar alguma viagem ao exterior, pode fazer a emissão do documento. Para isto ser possível, a AGBT te ajuda a obter o seu certificado e explica onde ele deve ser usado, além da sua importância aos países europeus. Como funciona o certificado de antecedentes criminais internacional? O certificado de antecedentes criminais internacional serve para informar se constam registros criminalistas no nome de uma pessoa. Estas são informações organizadas no banco de dados da Polícia Federal e são fornecidas aos interessados, como você, para comprovar que não teve nenhum problema de condenação à requerentes. Fonte/Reprodução: original Empresas contratantes que tenham justificado o pedido de antecedentes podem pedir que você emita o SINIC, porém, somente em casos que o ramo de atuação seja como bancário, motorista, cuidador de crianças, idosos ou empregado doméstico..

Tradução adaptada: O que é e como ela pode ajudar?
6 min

Documentos

Tradução adaptada: O que é e como ela pode ajudar?

A tradução adaptada é uma das mais versáteis e úteis realizadas por profissionais da área. Esse tipo de serviço tenta unir os dois extremos da tradução, que é a fidelidade ao texto e o entendimento do público - um feito digno dos profissionais de tradução mais competentes do mercado.‌No ambiente profissional, de ensino, ou para entretenimento geral, a tradução adaptada é um recurso indispensável para ampliar a quantidade de pessoas que podem compreender a tradução. E, por isso, se consagra como um dos grandes serviços de traduções que podem ser contratados para videoconferências, legendas, livros e muito mais. O que é a tradução adaptada? Uma tradução adaptada é um serviço cujo foco não está na exatidão dos termos traduzidos, mas sim no entendimento do público. Essa tradução tem como principal objetivo ampliar a quantidade de pessoas que podem entender o assunto traduzido, seja ele documento, livro, apostilas e qualquer outro texto. Fonte/Reprodução: original Esse tipo de tradução é eficiente e muito recomendado quando o objetivo é levar um assunto de determinada área de conhecimento para um público mais amplo. Por exemplo, se o objetivo é traduzir uma apostila para um público escolar ou um treinamento para profissionais de determinada empresa,.

Como obter um certificado de óbito internacional?
6 min

Documentos

Como obter um certificado de óbito internacional?

O certificado de óbito internacional é um documento retirado exclusivamente por um Cartório de Registro Civil através da solicitação dos mais próximos ao falecido. Mas, em casos de ausência, hospitais ou um amigo que tenha acompanhado a pessoa no leito de morte podem fazer o pedido para ocorrer a emissão deste documento. Além disso, sem a certificação, não há possibilidade de realizar o enterro, mesmo que seja em um cemitério público ou particular. Por haver esta e outras obrigatoriedades, é importante ter o documento para iniciar o seu pedido, saiba mais! Como tirar o certificado de óbito internacional? Para tirar o certificado de óbito internacional, se dirija à Repartição Consular do país em que aconteceu o falecimento de seu familiar. Obrigatoriamente, exige-se de você seja parente próximo, como filho, viúvo ou genitor brasileiro para fazer este pedido. Fonte/Reprodução: original É necessário a apresentação dos documentos na Embaixada ou enviar o pedido pelo e-mail. No último caso, é agendado um dia para o Registro de Óbito ser assinado por você - portanto, compareça ao local no período combinado. Após realizar este procedimento no exterior, é necessário transcrever o documento no Brasil através do Cartório de Registro Civil mais próximo. Se for.

Como obter um certificado de casamento internacional?
7 min

Documentos

Como obter um certificado de casamento internacional?

O certificado de casamento internacional é um documento que comprova a sua união e serve para informar à jurisdição do Brasil que você é casado com um estrangeiro ou que o matrimônio aconteceu entre dois brasileiros no Japão ou Alemanha, por exemplo. Com a certidão devidamente apresentada ao consulado e com o registro pronto, você se torna oficialmente casado, podendo comprovar estes dados a qualquer momento, caso precise contratar serviços com instituições financeiras. Entenda melhor abaixo! Como ter um certificado de casamento internacional? Para obter o seu certificado de casamento internacional, é necessário antes fazer o registro através da Repartição Consular do Brasil para transcrevê-lo no cartório do local em que você e seu cônjuge vivem, havendo liberação para fazer este mesmo procedimento no 1° Ofício do Distrito Federal. Fonte/Reprodução: original O declarante, porém, deve ser brasileiro para realizar a assinatura e concordar com todos os termos em vigência. Mas, se você e seu parceiro forem de nacionalidade brasileira, podem assinar o livro de registros para dar continuidade ao pedido. Todos os cidadãos que vivem em território nacional estão liberados para solicitar esta documentação, assim como os estrangeiros que se mudaram ao país junto do seu cônjugue - desde que.

Como obter um visto de investidor para outro país?
6 min

Documentos

Como obter um visto de investidor para outro país?

Para muitos empresários, o visto de investidor é um documento valioso que permite a entrada legal em determinado país por mais tempo, desde que uma série de critérios seja seguida adequadamente. Diversas regiões do globo têm interesse nesses tipos de perfis, pois é através deles que se obtém mais empregos, fortalece a economia e melhora a visibilidade local, além de atrair mais turistas e novos investidores que querem obter o visto. Como funciona um visto de investidor? O visto de investidor funciona como se fosse um green card voltado apenas ao público que realiza investimentos frequentes, ou seja, acima de US$800 mil em empresas selecionadas pelo governo ou que abram os próprios negócios em locais como Estados Unidos. Fonte/Reprodução: original Caso você crie uma companhia neste país, é obrigatório disponibilizar até dez vagas de emprego no período de dois anos. Mesmo que o setor escolhido seja mais restritivo, o governo americano só entrega o seu visto através de contratações. Como solicitar um visto de investidor? Para solicitar o visto de investidor, analise o que seu país de interesse exige dos empresários, pois em locais como Portugal o procedimento é ainda mais exigente. Confira a seguir o que é necessário para.

Como obter um certificado de nascimento internacional?
6 min

Documentos

Como obter um certificado de nascimento internacional?

Muitos pais que residem no exterior e são brasileiros precisam tirar o certificado de nascimento internacional dos filhos, pois além de ser uma questão obrigatória, garante que a criança tenha direito a tudo o que o governo local tem a oferecer. Em cada país, a emissão é realizada de maneiras diferentes e tanto o pai quanto a mãe precisam estar com documentos específicos porque sem eles não é possível pedir o certificado e validar as informações do recém-nascido. Saiba como proceder com a emissão deste documento no artigo! Como funciona um certificado de nascimento internacional? Este documento funciona como um comprovante de todos os dados apresentados no registro civil. No certificado constam o nome, nacionalidade, filiação, local, dia e horário em que a criança nasceu. Fonte/Reprodução: original A partir do momento que o cartório local inclui os dados no registro, a criança conquista o direito à educação, lazer, segurança e saúde, além de, no futuro, exercer seus direitos civis, podendo também tirar passaporte e carteira de motorista. Este é um documento tão importante quanto o RG, pois sem ele, futuramente o seu filho não terá a oportunidade de ser matriculado em escolas, cursos e outras atividades por não ser reconhecido.

Como obter um certificado de divórcio internacional?
6 min

Documentos

Como obter um certificado de divórcio internacional?

O certificado de divórcio internacional visa comprovar que você optou pela separação junto de seu ex-cônjuge. Através da averbação que informa a conclusão do processo, você está divorciado, podendo comprovar esta informação para terceiros ou ao Estado, se necessário.  Quando você realiza este procedimento com os órgãos competentes do país em que vive, pode se relacionar com uma nova pessoa e até casar sem ter problemas com a justiça. Isso é possível desde que também comprove em território nacional que está legalmente separado através da documentação. Como ter um certificado de divórcio internacional? Para um casamento realizado no Canadá, é solicitado pela Columbia Britânica que, passados trinta e um dias após o divórcio, você frequente o cartório do Supremo Tribunal. No local, você faz o pedido de emissão do documento ao efetuar o pagamento de uma taxa de US$40,00. Fonte/Reprodução: original Se o pedido for feito por correio, é necessário enviar uma carta para o cartório da Suprema Corte em que você apresentou o pedido de divórcio. Neste conteúdo deve constar o número de processo judicial, nome completo do ex-parceiro e o seu, endereço, número de telefone e ordem de pagamento no valor de US$50,00. Requisitos para solicitar o certificado.