O galês idioma é a língua oficial do País de Gales, um dos países mais importantes da ilha Grã-Bretanha, a mais conhecida das ilhas britânicas. Esta língua é muito antiga, falada há mais tempo que o próprio inglês, e embora seja um tanto desconhecida, é um idioma rico, interessante e tem uma série de particularidades.
Desdobrada em dialetos distintos, a língua galesa é tão rica quanto qualquer idioma, mesmo sendo pouco falada quando comparamos com outras línguas famosas, tendo cerca de 1 milhão de falantes no mundo. De sua origem até agora, a sua história é vasta e sem dúvidas está entre um dos idiomas mais curiosos do mundo.
Qual a origem da língua galesa?
O Galês idioma é de origem céltica e muito próxima do bretão – falado no oeste da Bretanha e na antiga França – e do córnico – o principal idioma falado na Cornualha, sudoeste da Bretanha. Com suas 28 letras, o idioma é rico em vocábulos e é um dos mais antigos e versáteis.
Sua origem remonta por volta do século V a. C., onde provavelmente cresceu como um dos idiomas mais falados por todo o território da Grã-Bretanha. Provas documentais e textuais do idioma, entretanto, só teremos no século VI com alguns textos que comprovam e confirmam sua antiguidade.
Antes do século V especialistas acreditam que a língua não era dotada de todas suas particularidades, ainda muito similar e com elementos de outros idiomas como o já citado Bretão. Porém, a partir do século V a língua se consagrou como o “galês antigo” e se manteve como a principal da região pertencente hoje ao País de Gales.
Evolução histórica do idioma
De modo geral, o galês idioma foi bastante influenciado pelas invasões vikings e por outras línguas que dariam origem ao inglês, no entanto, ainda assim seus falantes foram fiéis ao idioma. O papel do galês antigo foi tão proeminente que foi o fator decisivo para as fronteiras de Offa’s Dyke – Dique de Offa.
O dique foi construído no século VIII, por volta do ano de 778, e marca as fronteiras do País de Gales com a Inglaterra, definindo bem as terras dos falantes do idioma galês e com os do inglês. Outro ponto que chama a atenção quanto ao idioma galês é que seu povo foi um dos primeiros a abandonarem o latim e utilizarem seu próprio dialeto para criar suas leis.
Durante o ano de 1536 o galês idioma recebeu um duro golpe, onde o domínio inglês sob o reinado de Henrique VIII proibiu o uso do galês na administração local do governo. Esta proibição foi seguida por outras coerções que exigiam o inglês em cultos públicos. Hoje ainda pertencente ao Reino Unido, os galeses guardam seu idioma com orgulho e é a língua oficial do seu país.
Variações do inglês galês por território
As influências do idioma inglês e de outras línguas europeias, como também diferenças regionais, acabaram por criar algumas variações do galês por todo o País de Gales. Praticamente temos 4 tipos diferentes de dialetos galeses: o norte, o sul-ocidental, sul-oriental e o patagônico. Veja algumas características de cada um:
- Norte: muito influenciado pelo inglês;
- Sul-ocidental: dialeto rural e moderadamente influenciado pelo inglês;
- Sul-oriental: dialeto urbano e moderadamente influenciado pelo inglês;
- Patagônico: influenciado pela língua espanhola da Argentina.
Convém falar sobre o galês patagônico, que é uma versão do idioma falada na Argentina. Fundada em 1865, Gaiman foi uma colônia galesa estabelecida na província de Chubut, às margens do rio de mesmo nome. Neste local, galeses buscam preservar seu idioma, e ainda falam um dialeto da língua fortemente influenciado pelo espanhol argentino.
Galês contemporâneo
Hoje o galês ainda preserva muitas de suas características antigas, no modo como é falado, mas especialmente no escrito, mesmo que utilize o alfabeto latino. Influenciado por outras línguas, o galês idioma ainda não perdeu o seu vigor e pode ser encontrado no País de Gales sendo falado em jornais, programas de TV, nas escolas e por todo ambiente urbano.
Pronúncia do galês idioma
A fonologia do galês idioma, ou seja, boa parte de sua pronúncia é um tanto semelhante ao inglês e demais línguas saxãs. No entanto, há algumas particularidades que chamam bastante atenção como sua fricativa lateral alveolar surda, algo que foi inclusive emprestado pela língua inglesa na forma de palavras como Floyd (fl) ou Fluellen (fl).
Gramática
Como já comentamos, o galês idioma utiliza o alfabeto e as letras latinas, porém eles acrescentam mais 8 enquanto dispensam os nossos Z, X e V. Essas diferenças auxiliam na pronúncia do idioma, mas são extremamente relevantes para compreendê-lo, falá-lo e até mesmo escrevê-lo. As letras adicionais são:
LETRAS ADICIONAIS NO IDIOMA GALÊS | ||||||||
Dígrafo no alfabeto latino: | ch | dd | ff | ng | ll | ph | rh | th |
Letra no alfabeto galês: | ech | edd | eff | eng | ell | ffi, yff | rhi | eth |
Nome da letra: | χ | ð | f | ŋ | ɬ | f | r̥ | θ |
As letras adicionais do galês idioma são chamadas de dígrafos, que é o nome que se dá quando há a união de duas letras do alfabeto latino. Essas letras são utilizadas de maneira frequente no idioma e sua compreensão depende, entre outras coisas, de compreender o papel dos seus fonemas na pronúncia e gramática.
Sotaque
O sotaque galês não é tão forte como de outras línguas europeias, mas é bastante perceptível quando o nativo pronuncia palavras com fonemas de g, especialmente em inglês como good. Muitas vezes qualquer palavra com fonemas de g trazem um som parecido com um “guh”.
Outro registro comum no sotaque de falantes gauleses é um leve chiado no final das palavras. Esse chiado é muito frequente por conta dos dígrafos que já mencionamos, que geralmente tem um som característico que sibila na fala.
Galês na cultura
Muito de nossa cultura tem alguma relação com o País de Gales, que exportou histórias, personalidades, músicas e até hábitos esportivos. As lendas arturianas e o mito do Santo Graal, por exemplo, tem forte influência dos galeses e se passa em grande parte naquela região que hoje é o País de Gales.
Personagens importantes de toda a cultura popular, como a bruxa fada Morgana, Merlin e outros, têm origem em histórias galesas. Além dos nomes emprestados, há influência em jogos eletrônicos como Dark Souls e Elden Ring, fortemente inspirados pelo galês idioma como a pronúncia de Blaidd ou Gwyn.
Personalidades galesas famosas
Atores famosos, premiados e muitos importantes para a história do cinema são galeses, como o oscarizado Anthony Hopkins. O cavaleiro da rainha Sir Tom Jones também nasceu em Treforest, uma vida em Pontypridd, ao sul do País de Gales. Veja algumas das personalidades galesas:
- Anthony Hopkins;
- Bonnie Tyler;
- Catherine Zeta-Jones;
- Christian Bale;
- Dylan Thomas;
- Lady Di;
- Tom Jones.
Este rico país com um idioma lindo como o galês, uma linda cultura e uma história incrível exportou ao longo de sua existência diversas personalidades para o mundo. Sem dúvidas vale a pena conhecer esse país.
Música
A música folclórica galesa é muito conhecida como welsh folk, mas há ainda muitos cantores atuais e modernos, como o já citado Tom Jones. Entre outras bandas e artistas famosos da sonografia galesa estão: Lostprophets, Badfinger, No Devotion, Aimée Ann Duffy e Bonnie Tyler.
Esporte
No País de Gales há dois esportes que se destacam: o rugby e o futebol, ambos têm suas ligas e são acompanhados por torcedores galeses de maneira fiel apaixonada. Três dos seus times jogam na popular Liga Inglesa de Futebol e atualmente o Wrexham Futebol Club foi comprado pelo ator Ryan Reynolds.
Mitologia galesa
Toda a região do País de Gales é extremamente conectada com suas histórias fantásticas e mitologia oriunda da antiga tradição céltica e druida. Seus deuses ligados à natureza, assim como histórias fantásticas, onde a própria lenda do Santo Graal é em inúmeros elementos antecessora da leitura cristã arturiana, ainda rendem excelentes histórias.
Terra dos dragões
Os heróis galeses, inclusive alguns que participam ativamente das lendas arturianas como sir Ambrósio Aureliano, encontravam frequentemente dragões em suas aventuras. O dragão vermelho no heráldico da bandeira teria como origem o encontro de Ambrósio com uma espécie do animal relatado em uma das lendas do Rei Arthur.
Esta associação com os dragões é tão forte que na famosa saga Harry Potter, o País de Gales é retratado como uma terra de dragões. Há até mesmo uma raça de dragão específica da região, o Verde-Galês-Comum.
Castelos galeses
Uma rápida pesquisa por “País de Gales” pode retornar uma série de imagens dos seus castelos. São cerca de 600 espalhados por todo o país, e são um dos motivos de visitas de turistas que querem ver de perto essas maravilhas arquitetônicas que contam um pouco da vida galesa antiga.
E se você pretende visitar o país ou morar no país, precisa dos seus documentos traduzidos, quer investir no País de Gales e necessita quebrar as barreiras da língua, conte com a AGBT. Nossa agência de tradução fornece o que você precisa para visitar, viver ou negociar com galeses de maneira facilitada.
O País de Gales é sem dúvidas um dos mais interessantes em todo o mundo, com riquezas distintas e que valem a pena conhecer. Seu galês idioma, língua oficial, pode ser difícil de compreender, mas a AGBT auxilia a se comunicar de maneira eficiente. Confira nosso site e esteja pronto para se relacionar com os nativos do país e falantes da língua galesa.