Casar com americano no Brasil é uma possibilidade oferecida pelos cartórios brasileiros, mas é preciso ter atenção quanto a uma série de dados, informações e requisições. Até mesmo certos prazos devem receber atenção dos solicitantes, para que o casamento seja aceito e oficializado pelas autoridades.
O casamento civil, ou união civil, garante que o Estado reconheça dois cônjuges como “casados”, e que a partir daí passam a ter responsabilidades e garantias mútuas. O comum é que o serviço seja realizado com duas pessoas da mesma nacionalidade, mas muitas vezes se dá entre um brasileiro e estrangeiro, ou mesmo dois estrangeiros.
É possível casar com americano no Brasil?
De fato é possível casar com americano no Brasil. Na verdade, essa possibilidade é aberta para praticamente todos os estrangeiros. Porém, esse processo é mais complexo, por conta da diferença de nacionalidades, de forma a ser necessário solicitar novos documentos e até processos exclusivos de tradução.
Os requerimentos são muitos, mas a rigor é completamente possível casar com americano no Brasil. Ao contrário do que muitos imaginam, este serviço não necessita de um visto especial, e pode ser realizado com o de turista ou mesmo com o visto de negócios. Exceto na documentação, o processo é bem similar ao casamento entre dois brasileiros.
Quais documentos necessários para casar com americano no Brasil?
Para casar com americano no Brasil é necessário ter alguns documentos como o de identidade, visto e demais solicitados pelo cartório. Existem também requerimentos especiais e outros pontos específicos que o órgão pode solicitar, a depender da situação das duas partes que solicitarem o serviço.
Também é necessário realizar o serviço de tradução de documentos ou a juramentada. Esse tipo de tradução especial, feita pela agência AGBT, torna qualquer documento em outra língua possível de ser utilizado pelos órgãos jurídicos no Brasil, como cartórios. É essencial para casamentos com estrangeiros no país. Veja mais sobre os documentos solicitados abaixo:
Documentos para casamento de estrangeiro solteiro no Brasil
Os documentos solicitados para casar com americano solteiro no Brasil são os mais básicos e fundamentam praticamente todas as outras solicitações. Esta solicitação envolve os documentos mais comuns e que são fundamentais para que a união seja legal e oficializada. Entre todos os solicitados estão:
- Certidão de nascimento dos noivos legalizada no Consulado ou Embaixada Brasileira no país de origem da certidão;
- Declaração de estado civil e não impedimento para o casamento gerado pela Embaixada – ou Consulado -, com a assinatura legalizada pelo Itamaraty;
- Cópia autenticada do passaporte e visto de entrada;
- Todos os documentos acima devem estar traduzidos por meio da tradução juramentada;
- Todos os documentos devem também estar registrados em cartório – pode ser realizado no mesmo cartório do casamento.
Veja que para que o casamento seja marcado a embaixada do Brasil deve ser procurada nos Estados Unidos, para que o cônjuge tenha a sua certidão oficializada, assim como a embaixada americana deve assinar a declaração de não impedimento. Mais do que isso, todos os documentos devem ser traduzidos por tradutor juramentado
Por isso os serviços da AGBT são tão essenciais, pois nossa equipe traduz os documentos para a língua portuguesa segundo o método juramentado, e viabiliza o casamento. O melhor de tudo: na AGBT você consegue o serviço com um bom custo-benefício, com profissionais que entregam seus documentos dentro do prazo acordado.
Documentos para casamento de estrangeiro divorciado no Brasil
Para os estrangeiros que já foram divorciados e desejam casar no Brasil os documentos são os mesmos acima, mas deve ser acrescentada uma declaração de divórcio. Novamente esta declaração deve ser traduzida por um tradutor juramentado e solicitada uma carta de sentença no Superior Tribunal de Justiça, homologando o divórcio.
Esse processo pode demorar um pouco mais do que o casamento entre dois solteiros, mas é essencial para prevenir fraudes e processos de bigamia. Também é preciso mais atenção, pois neste caso ainda mais documentos devem passar pelo processo de tradução juramentada.
Documentos para casamento de estrangeiro viúvo no Brasil
Mais uma vez, casar com americano no Brasil quando o estrangeiro é viúvo também é possível, mas os mesmos documentos solicitados acima devem ser apresentados junto com uma cópia da certidão de óbito do antigo cônjuge, e uma certidão do antigo casamento. Tudo isso, mais uma vez, traduzido de maneira juramentada.
Ambos documentos devem passar pelo processo de tradução e também devem ser oficializados pela embaixada do Brasil ou consulado brasileiro nos Estados Unidos. Somente após passar por esse processo o documento deve vir para o Brasil, para que se dê início ao casamento.
Como funciona para casar com americano no Brasil?
Para casar com americano no Brasil os documentos são essenciais, porém é necessário realizar alguns passos para que a solicitação seja aceita pelo cartório. Um dos primeiros e mais essenciais é passar os documentos pela tradução juramentada, serviço oferecido pela AGBT.
Outros passos devem ser realizados conforme as solicitações do casório, e vale a pena deixar claro que esses requerimentos são dinâmicos e variam de acordo com o estado civil dos noivos. Mesmo em casos similares, pode acontecer de imprevistos no processo causarem novas requisições. De qualquer modo, veja o passo a passo mais tradicional:
Passo a passo
O primeiro passo para casar com americano no Brasil é buscar o cartório com certos documentos em mãos: documento de identidade para os brasileiros e passaporte com visto para o estrangeiro. Lá, os parceiros poderão solicitar maiores informações e os requerimentos necessários para dar continuidade
Depois de passado no cartório é hora de iniciar a separação e organização dos documentos, que envolvem não só a sua seleção, como a tradução. Todo documento de língua estrangeira deverá passar pelo processo de tradução juramentada realizado por um tradutor vinculado ao Estado.
É exatamente esse serviço que garante que casar com americano no Brasil poderá acontecer de maneira legítima. Com a AGBT você obtém esse serviço de maneira oficial: a tradução juramentada com todas as vantagens e garantias do processo.
Trâmite de casamento: o que é e como fazer?
Trâmite de casamento é o processo pré-casório que acontece durante a preparação dos noivos, onde o cartório é procurado, os documentos separados e as solicitações dos escrivães solicitadas. Todo esse processo é chamado de trâmite ou “habilitação”, que nada mais é do que um preparo.
Essa etapa é equivalente à primeira parte do processo. Os parceiros brasileiro e estrangeiro devem procurar o cartório e verificar tudo o que é necessário para o seu caso. É essencial que seja realizado para que o casal saiba de todos os documentos essenciais para concluir o processo.
Como e onde registrar os documentos para o casamento?
Boa parte dos documentos solicitados pelo casamento devem ser levados até a embaixada ou consulado brasileiro e americano. Depois disso, todos eles devem ser apresentados no cartório, mas não sem antes passar pelo já citado processo de tradução juramentada, onde o documento é copiado e traduzido frase por frase pelo tradutor juramentado pelo Estado.
São os noivos que devem contratar esse tradutor, por mais que todos eles sejam tradutores reconhecidos pelo governo. Na AGBT você pode contratá-los com facilidade, basta solicitar os serviços da agência em nosso site. Entregamos o projeto completo dentro do prazo acordado e oferecemos o melhor custo-benefício, com excelência e preço competitivo.
Os documentos não devem ser um entrave para seu casamento. Pelo contrário, eles podem ser, por meio da tradução juramentada, o primeiro passo para a realização do seu sonho. A AGBT tem prazer em fazer parte deste processo e entregar todos os documentos traduzidos de maneira juramentada, para que você possa realizar seu casamento.