A documentação do visto de estudante é rodeada de algumas burocracias, que exigem paciência de quem tiver o interesse em estudar em um local completamente diferente do Brasil.
É preciso preencher alguns formulários, pagar taxas, apresentar declarações e aguardar a permissão por parte do Consulado para entrar no país e iniciar os estudos.
O que é o visto de estudante?
O visto de estudante nada mais é do que a permissão para entrar em um país diferente do seu para estudar. Nesse caso, o aluno pode iniciar seus estudos em uma universidade específica nos Estados Unidos e ficar pelo tempo necessário permitido até finalizar esse curso.
Não se esqueça da importância de ser aprovado primeiramente no curso, antes de pensar em pegar seus itens pessoais e viajar sem ter certeza. A partir do momento em que você verificar no site o resultado positivo, é dada a carta verde para embarcar no voo.
Carregue consigo os comprovantes de aprovação da universidade em questão e leve dinheiro suficiente para conseguir se manter fora do Brasil. É crucial encontrar um local para ficar, como uma república ou uma host family.
Para que serve o visto de estudante?
Como explicado, o visto de estudante serve para permitir a sua entrada em determinado país por um período específico, mediante aprovação de universidade ou colégio que tenha solicitado para entrar. Esse é um documento que se encontra junto de seu passaporte, e sem ele, você não consegue viajar a absolutamente nenhum lugar para estudar.
É por intermédio do visto que você apresenta o período que precisa ficar, a fim de não passar por problemas e ser deportado. Essa é uma ocasião específica, que ocorre apenas pela falta de apresentação dos documentos que informem o tempo em que deva permanecer no país.
Países como os Estados Unidos tendem a ser exigentes nesse aspecto, portanto, se o seu interesse é o de viajar para estudar, tenha cuidado e faça tudo sempre com muita cautela. A última coisa de que você precisa é ser deportado e enfrentar dificuldades futuras para viajar ao local novamente.
Quais requisitos para o visto de estudante?
Será solicitado que você tenha a autorização fornecida pela universidade do exterior e, junto a essa informação, a declaração de escolaridade no Brasil caso o curso tenha ligação com alguma instituição local.
Para conseguir o seu visto de estudante, é preciso, em primeiro lugar, procurar por um país no qual você tenha interesse em visitar e estudar. Após definir o local com calma e muita atenção, é o momento em que você deve solicitar o seu passaporte.
Assim, vale mencionar que o período para a retirada do passaporte pode demorar 90 dias, portanto, faça isso antes de definir o país para o qual deseja viajar. Este processo é demorado, por isso, o recomendado é planejar tudo muito bem antes de decidir em definitivo o que quer fazer.
Outro ponto muito importante e que merece a devida atenção é com relação à renda. Esse é um fator importante, exigido por qualquer país que você entrar, como uma forma de seguro para se manter no local.
Quais cursos mais procurados por quem quer tirar o visto e estudar fora?
Os brasileiros saem em busca de se aperfeiçoar no curso de inglês ou optam pelos de proficiência técnica. Nesse caso, há estudantes que desejam realizar o tão sonhado mestrado, doutorado ou se graduar como um bacharel em determinado curso.
Existem muitas categorias acadêmicas que os alunos podem fazer em busca de se aperfeiçoarem e melhorarem suas próprias técnicas. Existem aqueles que voltam para o Brasil para trabalhar, os que optam por aumentar o período de estudos e aqueles que decidem se tornar residentes permanentes, porque se acostumaram e perceberam que a qualidade de vida por lá é melhor.
Uma das modalidades mais procuradas atualmente é a comunicação, seja em países como os Estados Unidos, Reino Unido ou Holanda. Nesses países, estão os maiores acervos de pesquisa da área, que auxiliam na formação de milhares de alunos todos os anos.
Onde tirar o visto de estudante?
Pelo SEVIS, acontece o processo inicial da solicitação e depois pelo CASV, caso a sua intenção seja a de tirar o visto de estudante para viajar para os Estados Unidos. Será necessário ter em mãos um formulário mandado pela instituição, que será preenchido por você, antes de acessar esses sites.
Posteriormente, acesse o site SEVIS e realize o cadastro pelo formulário denominado l-901 e realize o pagamento da taxa exigida. Em seguida, haverá a necessidade de preencher um novo formulário chamado DS-160.
Será solicitado que você crie uma conta pelo site CASV, inclua o número de confirmação do seu formulário e faça o pagamento da taxa para o visto. É nesse mesmo site que você fará o agendamento para realizar a entrevista no consulado, mediante envio dos documentos e conclusão do processo.
Qual documentação necessária?
Como explicado, os documentos do visto de estudante são: passaporte, certidão de nascimento e de antecedentes criminais negativos. Também é exigido a sua fotografia em um tamanho específico, junto da documentação emitida pela universidade ou instituição a qual tenha lhe admitido.
Como proceder na entrevista verbal para o visto de estudante?
Mantenha-se com seriedade e explique os seus principais motivos para querer a liberação do visto de estudante. Mencione o seu interesse em estudar e que está em busca de oportunidades profissionais para ser um complemento na sua vida acadêmica.
Além disso, se atente com os países que solicitam por uma entrevista verbal, pois a vestimenta precisa estar, obrigatoriamente, adequada à ocasião. Caso contrário, isso pode se tornar um impeditivo para o que deseja fazer, que é viajar e estudar fora do Brasil.
Lembre-se de manter um diálogo formal, evitar gírias, ter postura e responder às perguntas com calma e ser direto ao ponto, pois isso aumenta as suas chances de conseguir o seu visto de estudante e viajar ao exterior.
Regras gerais para o visto de estudante
Escolha o país-destino, tenha um passaporte válido em mãos, preencha os formulários exigidos e apresente a autorização enviada pela instituição e declaração de sua faculdade, caso queira prosseguir com os estudos no exterior.
É crucial que você não esqueça das passagens, pois sem elas, é impossível sair do Brasil, principalmente pela necessidade de comprovar a data que entrará e sairá do país.
Existem países que não pedem o visto de estudante por um período de 3 a 6 meses. Dentre eles, podemos mencionar a Inglaterra, que o exige apenas após completar um semestre que chegou ao país, os demais são trimestrais:
- Suíça;
- Nova Zelândia;
- Itália;
- Irlanda;
- França;
- Costa Rica;
- Espanha;
- África do Sul;
- Alemanha.
Esses países são mais flexíveis e permitem o período mencionado, porém, é interessante sempre se atentar com as datas e tomar cuidado para não extrapolar o período permitido.
Há necessidade de prorrogação do visto de estudante?
Somente se for necessário permanecer no país por um período maior que 3 ou 6 meses. Dependerá, inclusive, do que será decidido pelas autoridades e se existe a possibilidade de permanecer no país.
Caso realmente haja essa necessidade, não esqueça de apresentar todos os documentos ao consulado, pois evitará problemas como ser deportado. Além disso, você fica mais tranquilo e consegue realizar o que precisa sem pressa.
Viajar para estudar em um país diferente do Brasil é uma oportunidade especial, que merece ser aproveitada por todos os estudantes, principalmente pelo fato de conhecer uma cultura diferente e visitar locais históricos que agregam muito ao seu conhecimento.